Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • Os campos com nome do autor ou autores, instituição a que encontra-se vinculado, endereço, telefone, e-mail e biografia foram removidos do manuscrito e inseridos somente no sistema.
  • O texto segue os padrões e os requisitos descritos nas "Diretrizes para Autores", no menu "Submissões".
  • Se publicado, os direitos autorais do manuscrito serão cedidos e passam a ser de propriedade da Revista de Direito.

Diretrizes para Autores

Qualquer pessoa, seja ela vinculada ou não à Universidade Federal de Viçosa, poderá submeter artigos para publicação na Revista do curso de Direito que deverão ser inéditos.

Os artigos obrigatoriamente devem estar relacionados com as temáticas do Direito e enviados através deste portal.

Os trabalhos devem atender às disposições especificadas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) na NBR6022, para preparação de artigos em publicações periódicas; NBR6023, para elaboração das referências; NBR10520, para citações em documentos; NBR6028, para apresentação dos resumos; NBR14724 nos aspectos gráficos (imagens, figuras, tabelas e gráficos).

Os artigos deverão ter entre 15 e 30 laudas no formato A4, estar em editor de texto (Microsoft Word ou LibreOffice Writer) e no modelo (template).

Versões do template: Português / Inglês; Inglês / Português; Espanhol / Inglês.

Os elementos pré-textuais deverão ser organizados na seguinte ordem:
· Título: subtítulo (se houver) em Português;
· Título: subtítulo (se houver) em Inglês;
· Resumo (limitado a 150 palavras) em Português;
· Palavras-chave (entre 3 e 5 palavras separadas por ponto) em Português;
· Abstract (limitado a 150 palavras) em Inglês;
· Keywords (entre 3 e 5 palavras separadas por ponto) em Inglês.

Título em Inglês, abstract e keywords são de apresentação obrigatória.

A revisão do texto, nos idiomas escritos, é de inteira responsabilidade dos autores, não sendo permitido tradução automática. Caso seja identificada tradução automática, o artigo será rejeitado. Em caso de aprovação para publicação, será necessário o envio de declaração de profissional responsável pela revisão dos idiomas escritos no texto.

Os elementos textuais que compõe o artigo são:
· Introdução: parte inicial onde deve constar a delimitação do assunto, os objetivos da pesquisa e outros elementos que caracterizam o artigo;
· Desenvolvimento: é a exposição do assunto tratado. Podem ser utilizadas seções e subseções para melhor delimitação dos conteúdos;
· Conclusão: Parte final, dedicada à apresentação das conclusões correspondentes aos objetivos do estudo.
· Glossário, Apêndice(s), Nota(s) e Anexo(s): incluir apenas o necessário. Caberá à Equipe Editorial julgar a necessidade de sua publicação.

Quanto ao uso de siglas, quando aparecem pela primeira vez no texto, devem apresentar a forma completa e depois a sigla entre parênteses. Exemplo: Universidade Federal de Viçosa (UFV).

Para citações, referências e outros procedimentos:
. As citações no corpo do texto deverão ser redigidas de acordo com a NBR10520, com o sistema autor-data;
. Citações diretas, literais ou textuais: Inseridas no texto: As citações breves (até três linhas) são incluídas no próprio texto, entre aspas duplas. Citações com mais de três linhas, devem estar em parágrafo(s) destacado(s) do texto corrido (recuo de 4 cm da margem esquerda e margem direita igual à do texto), corpo 10, em espaçamento interlinear simples.
. Citações indiretas: A fonte também deverá ser citada (autor, data, página) dentro do próprio parágrafo em que estão expostas as ideias do autor ou ao final do mesmo sob forma de nota de rodapé.

Há preferência por referências em formato autor-data. Contudo, também são aceitas referências em notas de rodapé, devendo ser limitadas ao mínimo indispensável.

Ao final do texto será necessária a apresentação das referências, com indicação em ordem alfabética das fontes utilizadas pelo autor, alinhadas à esquerda com espaçamento simples e de acordo com as especificações da NBR6023.

Os campos com nome do autor ou autores, instituição a que encontra-se vinculado, e-mail e biografia são de preenchimento obrigatório e deverão ser inseridos somente no sistema. O texto não poderá ter identificação.

Serão permitidos, no máximo, 3 (três) autores por artigo. Não serão publicados artigos de um mesmo autor (ainda que em coautoria) em um mesmo número da revista. Ao submeter, o autor fica ciente de que, se aprovados, haverá espera em fila para publicação posterior.

Uma vez aceito o trabalho, os autores receberão uma notificação e terão prazo de até 15 dias para devolvê-lo com as possíveis alterações que se façam necessárias.

É de responsabilidade dos autores reconhecerem e revelarem conflitos de natureza financeira, pessoal, comercial, política ou acadêmica que influenciem a elaboração ou avaliação do manuscrito.

Caso o artigo tenha recebido algum tipo de financiamento, os autores deverão indicar, por meio de nota de rodapé junto ao título do texto, em sua primeira página.

Todas as diretrizes acima descritas são obrigatórias e o descumprimento acarretará na rejeição do manuscrito.

Os artigos recebidos são submetidos a análise da Coordenação da Revista quanto à linha editorial e sua adequação aos critérios formais constantes na chamada. Sendo o trabalho considerado como relevante para a comunidade e atendidos os critérios, os manuscritos serão encaminhados para o processo de avaliação pelos pares.

Na identificação de plágio e autoplágio, o manuscrito será rejeitado. Plágio é caracterizado quando uma ideia ou formulação utilizada não é creditada, presumindo-se que seja de domínio público ou contribuição original. Autoplágio é quando um trabalho idêntico ou semelhante, do próprio autor, já foi publicado e não foi referenciado no texto.

A seleção dos trabalhos para publicação é de competência do Conselho Editorial da Revista, que selecionará os que forem considerados como expressivos para os profissionais do Direito, em particular para os leitores do periódico, e atendem aos requisitos da CAPES. A aprovação do manuscrito não é garantia de sua publicação.

A Comissão da Revista é soberana quanto a seleção e o aceite dos trabalhos e reserva-se o direito de recusar aqueles cujas solicitações dos pareceristas não foram atendidas.

A Revista reserva-se no direito de efetuar, no artigo publicado, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.

Não serão devidos direitos autorais ou qualquer remuneração pela publicação dos trabalhos na Revista.

A Coordenação da Revista possui autonomia para publicação de artigo de pesquisadores convidados.

Artigos de fluxo contínuo

Clique aqui para acessar as "Diretrizes para Autores".

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou à terceiros.