Checklist como ferramenta para fomentar práticas de comunicação inclusivas em sites de escolas de EPT
DOI:
https://doi.org/10.47328/rpv.v14i1%20Ed.%20Especial.20696Palavras-chave:
Comunicação Institucional, Acessibilidade para pessoas surdas, ChecklistResumo
Partindo de um diálogo inicial com autores não lusófonos que conceituam e orientam a construção de checklists, este artigo discute de que modo essa ferramenta já tão conhecida apresenta potencial para fomentar práticas de comunicação mais acessíveis a pessoas surdas usuárias da Língua Brasileira de Sinais em sites institucionais. Para isso, após uma fundamentação teórica e uma breve reflexão sobre comunicação institucional e acessibilidade, passa-se à apresentação dos resultados de uma pesquisa empírica cujas constatações demandaram a proposição de um recurso educacional com vistas à superação das fragilidade na comunicação com surdos identificadas no site institucional de uma das mais prestigiadas escolas de educação profissional e tecnológica do Brasil. A partir dos resultados desse estudo, são apresentados, finalmente, os processos de construção e a versão final de um exemplo de uma checklist a ser usada para fomentar a adoção de práticas de comunicação digital acessíveis voltadas para pessoas surdas que acessam os sites das escolas de educação profissional e tecnológica. Espera-se, portanto, que este artigo alcance, principalmente, criadores de conteúdos, elaboradores, avaliadores e desenvolvedores de sites institucionais que tenham como interesse a materialização de uma educação mais inclusiva e, por consequência, mais democrática.
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