Checklist como ferramenta para fomentar práticas de comunicação inclusivas em sites de escolas de EPT

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47328/rpv.v14i1%20Ed.%20Especial.20696

Palavras-chave:

Comunicação Institucional, Acessibilidade para pessoas surdas, Checklist

Resumo

Partindo de um diálogo inicial com autores não lusófonos que conceituam e orientam a construção de checklists, este artigo discute de que modo essa ferramenta já tão conhecida apresenta potencial para fomentar práticas de comunicação mais acessíveis a pessoas surdas usuárias da Língua Brasileira de Sinais em sites institucionais. Para isso, após uma fundamentação teórica e uma breve reflexão sobre comunicação institucional e acessibilidade, passa-se à apresentação dos resultados de uma pesquisa empírica cujas constatações demandaram a proposição de um recurso educacional com vistas à superação das fragilidade na comunicação com surdos identificadas no site institucional de uma das mais prestigiadas escolas de educação profissional e tecnológica do Brasil. A partir dos resultados desse estudo, são apresentados, finalmente, os processos de construção e a versão final de um exemplo de uma checklist a ser usada para fomentar a adoção de práticas de comunicação digital acessíveis voltadas para pessoas surdas que acessam os sites das escolas de educação profissional e tecnológica. Espera-se, portanto, que este artigo alcance, principalmente, criadores de conteúdos, elaboradores, avaliadores e desenvolvedores de sites institucionais que tenham como interesse a materialização de uma educação mais inclusiva e, por consequência, mais democrática.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Layse Moura Barboza Giannecchini Souto , IFMG - Bambuí

Tradutora e Intérprete de Libras
Diretoria de Ensino e Registro Acadêmico IFMG - Bambuí

Pedro Vitor Vieira Godoy, Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais

Diagramador

Coordenação de design e comunicação audiovisual

CEFET-MG

Referências

AMAYA, M. R. et al.. Construção e validação de conteúdo de checklist para a segurança do paciente em emergência. Revista Gaúcha de Enfermagem, v. 37, n. spe, 2016.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 9050: Acessibilidade a edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos. 4. ed. 147 p. Rio de Janeiro, 2020. Disponível em: https://www.abntcolecao.com.br/mpf/pdfview/viewer.aspx?Q=F7EDD3DF8B0726D04DA33CBCEC4E0502212EBDEE38E1BE1C15FE5D2B69B57C5F. Acesso em: 24 out. 2023.

BONIFÁCIO, E. M. R. Critérios de avaliação de livro didático para o ensino-aprendizagem de inglês para controladores de tráfego aéreo brasileiros: uma proposta de checklist. 2015. 170 f. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada) – Universidade de Taubaté, Taubaté-SP. Disponível em: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/755 Acesso em: 18 nov 2024.

BRASIL. [Constituição (1988)]. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal, 2016. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm. Acesso em: 01 jun. 2024.

BRASIL. Decreto nº 6.949, de 25 de agosto de 2009. Promulga a Convenção Internacional sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência e de seu Protocolo Facultativo, assinado em Nova York, em 30 de março de 2007. Brasília, DF: Presidência da República, 2009. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2009/decreto/d6949.htm. Acesso em: 13 jun.2024.

BRASIL. Lei nº 10.098, de 19 de dezembro de 2000. Estabelece normas gerais e critérios básicos para a promoção da acessibilidade das pessoas portadoras de deficiência ou com mobilidade reduzida, e dá outras providências. Brasília, DF: Presidenta da República, 2000. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l10098.htm. Acesso em: 17 out. 2023.

BRASIL. Lei nº 13.146, de 6 de julho de 2015. Institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência). Brasília, DF: Presidenta da República, 2015. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2015-2018/2015/Lei/L13146.htm#art67. Acesso em: 19 de maio de 2023.

CONFORTO, D.; SANTAROSA, L. M. C. Acessibilidade à Web: Internet para Todos. Revista de Informática na Educação: Teoria, Prática – PGIE/UFRGS. V.5 N ? 2 p.87-102. nov/2002.

FIGARO, R. Comunicação e trabalho: implicações teórico-metodológicas. Galáxia (São Paulo), n. 39, p. 177-189, set. 2018. Disponível em: https://www.scielo.br/j/gal/a/3fjwtPkq4M9y9VZJvytFcyk/?lang=pt#. Acesso em: 27 de maio de 2024.

GAMA, C. S.; BACKMAN, C.; OLIVEIRA, A. C.. Impact of surgical checklist and its completion on complications and mortality in urgent colorectal procedures. Revista do Colégio Brasileiro de Cirurgiões, v. 49, p. e20213031, 2022.

MANTOAN, M. T. E.; BARANAUSKAS, M. C. C. Acessibilidade em ambientes educacionais: para além das Guidelines. São Paulo: Rev. da Biblioteca Prof. Joel Martins, v. 2, n. 2, p. 13 - 23, 2001. Disponível em: https://www.academia.edu/49744482/Acessibilidade_em_ambientes_educacionais_para_al%C3%A9m_das_guidelines. Acesso em: 16 out. 2023.

NUNES, L. R. Linguagem e Comunicação Alternativa: Uma introdução. Em L.R. Nunes (Org), favorecendo o desenvolvimento da comunicação em crianças e jovens com necessidade educacionais especiais. (pp. 1-13). Rio de Janeiro: Dunya, 2003.

REIJERS H., LEOPOLD H., e RECKER J. Towards a science of checklists. In Proceedings of the 50th Hawaii International Conference on System Sciences, pages 5773–5782. University of Hawaii, 2017. Disponível em: https://core.ac.uk/download/pdf/301371513.pdf Acesso em: 18 nov. 2024.

SASSAKI, R. K. Inclusão - Construindo uma sociedade para todos. 7. ed. Rio de Janeiro: WVA, 2006.

SASSAKI, R. K. Um panorama dos direitos das pessoas com deficiência no Brasil. In: CGI.Br, Comitê Gestor da Internet no Brasil. Acessibilidade e Tecnologias: um panorama sobre acesso e uso de tecnologias de Informação e Comunicação por pessoas com deficiência no Brasil e na América Latina. São Paulo: NIC.Br, 2020, p. 65 - 91. Disponível em: https://cetic.br/media/docs/publicacoes/7/20200521062327/estudos-setoriais-acessibilidade-e-tecnologias.pdf. Acesso em: 16 out. 2023.

Downloads

Publicado

14-05-2025

Como Citar

SOUTO , L. . M. B. G.; GODOY, P. V. V.; SANTOS, R. A. Checklist como ferramenta para fomentar práticas de comunicação inclusivas em sites de escolas de EPT. Revista Ponto de Vista, [S. l.], v. 14, n. 1 Ed. Especial, p. 01–15, 2025. DOI: 10.47328/rpv.v14i1 Ed. Especial.20696. Disponível em: https://periodicos.ufv.br/RPV/article/view/20696. Acesso em: 13 jun. 2025.

Edição

Seção

Artigos Científicos