A complexidade da escola e a forma-ação permanente de professores

Autores

  • Maria Rosário Silveira Porto Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo
  • Ivan Fortunato IFSP Itapetininga

DOI:

https://doi.org/10.47328/rpv.v14i1%20Ed.%20Especial.20972

Palavras-chave:

Cultura, Educação escolar, Formação docente

Resumo

Este artigo discute dois elementos basilares da educação escolar, prenunciados no próprio título: a complexidade do contexto cultural onde se inclui a instituição escolar; e a formação docente, pela sua qualidade de permanente e pela proposta de se analisar a própria formação como um jogo de palavras em que se tem forma (modelos, concepções etc.) e ação (a prática pedagógica em si e/ou o pensar sobre a prática). Ao final, busca-se ressaltar o quão complexa é a trama entre a escola como lugar de educação e a formação docente como processo perene de desenvolvimento de si.

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Biografia do Autor

Maria Rosário Silveira Porto, Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo

Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, Professora aposentada

Ivan Fortunato, IFSP Itapetininga

PIPD/CAPES no Programa de Pós-Graduação em Educação/FAED/UFGD. Doutorando em Ecologia Aplicada (ESALQ/USP). Professor do IFSP, campus Itapetininga

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Publicado

23-05-2025

Como Citar

PORTO, M. R. S.; FORTUNATO, I. A complexidade da escola e a forma-ação permanente de professores. Revista Ponto de Vista, [S. l.], v. 14, n. 1 Ed. Especial, p. 01–13, 2025. DOI: 10.47328/rpv.v14i1 Ed. Especial.20972. Disponível em: https://periodicos.ufv.br/RPV/article/view/20972. Acesso em: 13 jun. 2025.

Edição

Seção

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