Pedagogo há 20 anos:
desafios, conflitos e possibilidades da formação
DOI:
https://doi.org/10.47328/rpv.v14i1%20Ed.%20Especial.20990Palavras-chave:
Experiência, Formação docente , PedagogiaResumo
Neste artigo, são destacadas duas décadas de experiências após a conclusão do curso de Pedagogia, refletindo sobre os desafios vividos, os conflitos entre habilitação, competências, mercado de trabalho e sonhos, além das possibilidades de atuação no campo pedagógico. O objetivo é compartilhar vivências, dilemas e conquistas de um pedagogo, relacionados à formação. Ao final, espera-se que essas experiências sirvam como base para uma reflexão contínua sobre a Pedagogia, tanto como curso de graduação quanto como ciência da Educação na sociedade contemporânea
Downloads
Referências
FORTUNATO, I. A quem interessa a burocracia na educação? @mbienteeducação, v. 17, p. e023004, 2024a.
FORTUNATO, I. Educação, Escola, Direitos Humanos, Sociedade... e Docência: a autoformação alvitrada. Itapetininga: Edições Hipótese, 2023.
FORTUNATO, I. Ensinar a ensinar ciências: um ensaio aforístico. In: SHIGUNOV NETO, A.; et al (org). Congresso Paulista de ensino de ciências. Itapetininga: Edições Hipótese, 2022a. p. 367-376.
FORTUNATO, I. A Didática na formação inicial docente: experiências de um professor formador em autoformação. Rev. Int. Educação Superior, v. 8, e022009, p. 1-18, 2022b.
FORTUNATO, I. 2020 e a pandemia do ensino remoto. Política e Gestão Educacional, v. 25, n. 2, p. 1053-1070, 2021.
FORTUNATO, I. Caminhos da formação na licenciatura: de estudante a docente. Práxis Educacional, v. 14, n. 27, 2018.
FORTUNATO, I. Tornar-se professor: reflexões iniciais sobre um percurso paradoxal. SAJEBTT, v. 4, n. 1, p. 4-9, 2017.
FORTUNATO, I. Algumas ideias de Celestin Freinet para motivar a docência. Direcional Educador, v. 105, p. 34-36, 2013.
FORTUNATO, I; PORTO, M. R. S. Das inspirações de A. S. Neill ao centenário de Summerhill: liberdade, autogoverno e felicidade. Revista História da Educação, v. 27, e125048, 2013.
FREINET, C. Pedagogia do bom senso. 7. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2004.
FREINET, C. As técnicas de Freinet da Escola Moderna. 4. ed. Lisboa, Portugal: Estampa, 1975.
FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. 17. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.
FÜLLER, F. F. Concerns of teachers: a development conceptualization. American Educational Research Journal, v. 6, n. 2, p. 207-226, 1969.
GHIRALDELLI JR., P. O que é Pedagogia. São Paulo: Editora Brasiliense, 1987.
LIBÂNEO, J. C. Pedagogia e pedagogos. Educar, Curitiba, n. 17, p. 153-176. 2001.
LIMA, L. O. Pedagogia: reprodução ou transformação. São Paulo: Brasiliense, 1982.
NASCENTES, A. Dicionário etimológico. Rio de Janeiro: Jornal do Commercio, 1955.
REIMER, E. A escola está morta. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1979.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Revista Ponto de Vista

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
POLITICA DE ACESSO LIVRE
A revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o principio de disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público e proporcionar a democratização do conhecimento.
A Revista se reserva o direito de efetuar nos originais alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.