Pedagogo há 20 anos:

desafios, conflitos e possibilidades da formação

Autores

  • Ivan Fortunato IFSP Itapetininga

DOI:

https://doi.org/10.47328/rpv.v14i1%20Ed.%20Especial.20990

Palavras-chave:

Experiência, Formação docente , Pedagogia

Resumo

Neste artigo, são destacadas duas décadas de experiências após a conclusão do curso de Pedagogia, refletindo sobre os desafios vividos, os conflitos entre habilitação, competências, mercado de trabalho e sonhos, além das possibilidades de atuação no campo pedagógico. O objetivo é compartilhar vivências, dilemas e conquistas de um pedagogo, relacionados à formação. Ao final, espera-se que essas experiências sirvam como base para uma reflexão contínua sobre a Pedagogia, tanto como curso de graduação quanto como ciência da Educação na sociedade contemporânea

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ivan Fortunato, IFSP Itapetininga

PIPD/CAPES no Programa de Pós-Graduação em Educação/FAED/UFGD. Doutorando em Ecologia Aplicada (ESALQ/USP). Professor do IFSP, campus Itapetininga

Referências

FORTUNATO, I. A quem interessa a burocracia na educação? @mbienteeducação, v. 17, p. e023004, 2024a.

FORTUNATO, I. Educação, Escola, Direitos Humanos, Sociedade... e Docência: a autoformação alvitrada. Itapetininga: Edições Hipótese, 2023.

FORTUNATO, I. Ensinar a ensinar ciências: um ensaio aforístico. In: SHIGUNOV NETO, A.; et al (org). Congresso Paulista de ensino de ciências. Itapetininga: Edições Hipótese, 2022a. p. 367-376.

FORTUNATO, I. A Didática na formação inicial docente: experiências de um professor formador em autoformação. Rev. Int. Educação Superior, v. 8, e022009, p. 1-18, 2022b.

FORTUNATO, I. 2020 e a pandemia do ensino remoto. Política e Gestão Educacional, v. 25, n. 2, p. 1053-1070, 2021.

FORTUNATO, I. Caminhos da formação na licenciatura: de estudante a docente. Práxis Educacional, v. 14, n. 27, 2018.

FORTUNATO, I. Tornar-se professor: reflexões iniciais sobre um percurso paradoxal. SAJEBTT, v. 4, n. 1, p. 4-9, 2017.

FORTUNATO, I. Algumas ideias de Celestin Freinet para motivar a docência. Direcional Educador, v. 105, p. 34-36, 2013.

FORTUNATO, I; PORTO, M. R. S. Das inspirações de A. S. Neill ao centenário de Summerhill: liberdade, autogoverno e felicidade. Revista História da Educação, v. 27, e125048, 2013.

FREINET, C. Pedagogia do bom senso. 7. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2004.

FREINET, C. As técnicas de Freinet da Escola Moderna. 4. ed. Lisboa, Portugal: Estampa, 1975.

FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. 17. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.

FÜLLER, F. F. Concerns of teachers: a development conceptualization. American Educational Research Journal, v. 6, n. 2, p. 207-226, 1969.

GHIRALDELLI JR., P. O que é Pedagogia. São Paulo: Editora Brasiliense, 1987.

LIBÂNEO, J. C. Pedagogia e pedagogos. Educar, Curitiba, n. 17, p. 153-176. 2001.

LIMA, L. O. Pedagogia: reprodução ou transformação. São Paulo: Brasiliense, 1982.

NASCENTES, A. Dicionário etimológico. Rio de Janeiro: Jornal do Commercio, 1955.

REIMER, E. A escola está morta. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1979.

Downloads

Publicado

23-05-2025

Como Citar

FORTUNATO, I. Pedagogo há 20 anos: : desafios, conflitos e possibilidades da formação. Revista Ponto de Vista, [S. l.], v. 14, n. 1 Ed. Especial, p. 01–20, 2025. DOI: 10.47328/rpv.v14i1 Ed. Especial.20990. Disponível em: https://periodicos.ufv.br/RPV/article/view/20990. Acesso em: 22 jun. 2025.

Edição

Seção

Artigos Científicos

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.