Formação inicial docente em uma escola de educação básica:
o GTD Mulheres na História
DOI:
https://doi.org/10.47328/rpv.v14i1%20Ed.%20Especial.21014Palavras-chave:
Mulheres, Professora em formação, Momentos históricos.Resumo
Este trabalho tem o objetivo de relatar a experiência de uma professora em formação inicial, em torno de um trabalho desenvolvido junto a estudantes que cursam o Terceiro Ciclo de Formação Humana em uma escola federal de Belo Horizonte, durante o primeiro semestre 2024, em uma disciplina que compõe a parte diversificada do currículo dessa instituição. O Grupo de Trabalho Diferenciado (GTD) intitulado Mulheres na História voltou-se para o estudo e a discussão da vida de mulheres que foram e ainda são importantes para a construção da humanidade e dos direitos femininos, considerando que, mesmo na atualidade, vivemos em uma sociedade machista e patriarcal onde as bases da educação seguidas no Brasil ainda invisibilizam grandes feitos realizados por mulheres. Nos baseamos, para tanto, na importância dos saberes da docência e na ideia da aula de História como um espaço para aprendizagens significativas (SEFFNER, 2010), bem como na premissa do perigo de uma história única (ADICHIE, 2019). Revisitamos os momentos históricos e as mulheres que ali estavam e conseguiram mudar o curso da história a seu modo, quebrando os padrões que foram colocados para elas. Foram estudadas também mulheres contemporâneas, no intuito de buscar uma maior identificação e inspiração por parte dos estudantes. Dessa forma, utilizou-se de vários recursos como letras de música, trechos de filmes, confecção de cartas e, ao final da disciplina, uma exposição foi produzida totalmente pelos/as estudantes.
Downloads
Referências
ADICHIE, C. N. O perigo de uma história única. São Paulo: Companhia das Letras, 2019.
ARRAES, J. As lendas de Dandara. São Paulo: Cultura, 2016.
BASTOS, M. M.; RIBEIRO, M. A. Ca. R. Frida Kahlo: uma vida. PSICANÁLISE & BARROCO em Revista, Rio de Janeiro, RJ, v. 5, n. 2, p.46-77, dez. 2019. Disponível em: https://seer.unirio.br/psicanalise-barroco/article/view/8860. Acesso em: 13 jun. 2024.
BORGES, V. Dandara. 2017. 1 vídeo (3min42seg). Disponível em: https://
www.youtube.com/watch?v=WPLFVkxC6n4&ab_channel=VanessaBorges. Acesso em: 1 mar. 2024.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.
DUNCAN, Z. COSTA, A. Sete Mulheres Pela Independência do Brasil. Rio de Janeiro, 2023. Disponível em: https://open.spotify.com/intl-pt/album/0Dzp7dgYQGEb55wNwDvZkf. Acesso em: 7 set. 2023.
FÓRUM DE CIÊNCIA E CULTURA DA UFRJ. Incontáveis. Episódio 3: Mulheres na ditadura. Rio de Janeiro: Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2022. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=sAY9dAfGJ7A&t=624s&ab_channel=F%C3%B3rumdeCi%C3%AAnciaeCulturadaUFRJ. Acesso em: 7 de abril de 2024.
FRIDA. Direção de Julie Taymor. Estados Unidos da América: Miramax, 2002. 1 DVD (123 min.).
LITERAFRO - O portal da literatura Afro-Brasileira. Conceição Evaristo. Belo Horizonte, 2009. Disponível em: http://www.letras.ufmg.br/literafro/autoras/188-conceicao-evaristo. Acesso em: 13 de abril de 2024.
MEDEIROS, R. S. Manifesto de tecido: a moda de Zuzu Angel e a ditadura civil-militar. Revista discente Ofícios de Clio, Pelotas, v.5, n.8, p.348-367, jan./jun. 2020. Disponível em: https://revistas.ufpel.edu.br/index.php/clio/article/view/1909. Acesso em: 15 mar. 2024.
MULAN. Direção de Tony Bancroft, Barry Cook. Estados Unidos da América: Walt Disney Studios, 1998. 1 DVD (95 min.).
SEFFNER, F. Saberes da doce?ncia, saberes da disciplina e muitos imprevistos: atravessamentos no territo?rio do Ensino de Histo?ria. In: BARROSO, V. L. M. B.; BERGAMASCHI, M. A.; GEDOZ, S. T.; PADRÓS, E. S.; PEREIRA; N. M.; (org.) Ensino de História. Desafios Contemporâneos. Porto Alegre, EST, 2010. p. 213-229.
STARLING, H. M. M..; PELLEGRINO, A. (Org.). Independência do Brasil: as mulheres que estavam lá. 1. ed. Rio de Janeiro: Bazar do Tempo, 2022. v. 1. 223p.
TOSI, L.. A ciência de Marie Curie. Paris: Universidade Pierre e Marie Curie, 1996. In: CHC - Ciência Hoje das Crianças. Disponível em: https://chc.org.br/acervo/a-ciencia-de-marie-curie/. Acesso em: 27 mar. 2024.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Revista Ponto de Vista

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
POLITICA DE ACESSO LIVRE
A revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o principio de disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público e proporcionar a democratização do conhecimento.
A Revista se reserva o direito de efetuar nos originais alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.