Formação inicial docente em uma escola de educação básica:

o GTD Mulheres na História

Autores

  • Eulálio Marques Borges Universidade Federal de Minas Gerais
  • Daniela Borges Ferreira Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.47328/rpv.v14i1%20Ed.%20Especial.21014

Palavras-chave:

Mulheres, Professora em formação, Momentos históricos.

Resumo

Este trabalho tem o objetivo de relatar a experiência de uma professora em formação inicial, em torno de um trabalho desenvolvido junto a estudantes que cursam o Terceiro Ciclo de Formação Humana em uma escola federal de Belo Horizonte, durante o primeiro semestre 2024, em uma disciplina que compõe a parte diversificada do currículo dessa instituição. O Grupo de Trabalho Diferenciado (GTD) intitulado Mulheres na História voltou-se para o estudo e a discussão da vida de mulheres que foram e ainda são importantes para a construção da humanidade e dos direitos femininos, considerando que, mesmo na atualidade, vivemos em uma sociedade machista e patriarcal onde as bases da educação seguidas no Brasil ainda invisibilizam grandes feitos realizados por mulheres. Nos baseamos, para tanto, na importância dos saberes da docência e na ideia da aula de História como um espaço para aprendizagens significativas (SEFFNER, 2010), bem como na premissa do perigo de uma história única (ADICHIE, 2019). Revisitamos os momentos históricos e as mulheres que ali estavam e conseguiram mudar o curso da história a seu modo, quebrando os padrões que foram colocados para elas. Foram estudadas também mulheres contemporâneas, no intuito de buscar uma maior identificação e inspiração por parte dos estudantes. Dessa forma, utilizou-se de vários recursos como letras de música, trechos de filmes, confecção de cartas e, ao final da disciplina, uma exposição foi produzida totalmente pelos/as estudantes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ADICHIE, C. N. O perigo de uma história única. São Paulo: Companhia das Letras, 2019.

ARRAES, J. As lendas de Dandara. São Paulo: Cultura, 2016.

BASTOS, M. M.; RIBEIRO, M. A. Ca. R. Frida Kahlo: uma vida. PSICANÁLISE & BARROCO em Revista, Rio de Janeiro, RJ, v. 5, n. 2, p.46-77, dez. 2019. Disponível em: https://seer.unirio.br/psicanalise-barroco/article/view/8860. Acesso em: 13 jun. 2024.

BORGES, V. Dandara. 2017. 1 vídeo (3min42seg). Disponível em: https://

www.youtube.com/watch?v=WPLFVkxC6n4&ab_channel=VanessaBorges. Acesso em: 1 mar. 2024.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.

DUNCAN, Z. COSTA, A. Sete Mulheres Pela Independência do Brasil. Rio de Janeiro, 2023. Disponível em: https://open.spotify.com/intl-pt/album/0Dzp7dgYQGEb55wNwDvZkf. Acesso em: 7 set. 2023.

FÓRUM DE CIÊNCIA E CULTURA DA UFRJ. Incontáveis. Episódio 3: Mulheres na ditadura. Rio de Janeiro: Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2022. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=sAY9dAfGJ7A&t=624s&ab_channel=F%C3%B3rumdeCi%C3%AAnciaeCulturadaUFRJ. Acesso em: 7 de abril de 2024.

FRIDA. Direção de Julie Taymor. Estados Unidos da América: Miramax, 2002. 1 DVD (123 min.).

LITERAFRO - O portal da literatura Afro-Brasileira. Conceição Evaristo. Belo Horizonte, 2009. Disponível em: http://www.letras.ufmg.br/literafro/autoras/188-conceicao-evaristo. Acesso em: 13 de abril de 2024.

MEDEIROS, R. S. Manifesto de tecido: a moda de Zuzu Angel e a ditadura civil-militar. Revista discente Ofícios de Clio, Pelotas, v.5, n.8, p.348-367, jan./jun. 2020. Disponível em: https://revistas.ufpel.edu.br/index.php/clio/article/view/1909. Acesso em: 15 mar. 2024.

MULAN. Direção de Tony Bancroft, Barry Cook. Estados Unidos da América: Walt Disney Studios, 1998. 1 DVD (95 min.).

SEFFNER, F. Saberes da doce?ncia, saberes da disciplina e muitos imprevistos: atravessamentos no territo?rio do Ensino de Histo?ria. In: BARROSO, V. L. M. B.; BERGAMASCHI, M. A.; GEDOZ, S. T.; PADRÓS, E. S.; PEREIRA; N. M.; (org.) Ensino de História. Desafios Contemporâneos. Porto Alegre, EST, 2010. p. 213-229.

STARLING, H. M. M..; PELLEGRINO, A. (Org.). Independência do Brasil: as mulheres que estavam lá. 1. ed. Rio de Janeiro: Bazar do Tempo, 2022. v. 1. 223p.

TOSI, L.. A ciência de Marie Curie. Paris: Universidade Pierre e Marie Curie, 1996. In: CHC - Ciência Hoje das Crianças. Disponível em: https://chc.org.br/acervo/a-ciencia-de-marie-curie/. Acesso em: 27 mar. 2024.

Downloads

Publicado

23-05-2025

Como Citar

BORGES, E. M.; FERREIRA, D. B. Formação inicial docente em uma escola de educação básica: : o GTD Mulheres na História . Revista Ponto de Vista, [S. l.], v. 14, n. 1 Ed. Especial, p. 01–18, 2025. DOI: 10.47328/rpv.v14i1 Ed. Especial.21014. Disponível em: https://periodicos.ufv.br/RPV/article/view/21014. Acesso em: 22 jun. 2025.

Edição

Seção

Artigos Científicos