Heranças:
linguagem, território e identidade na teia interdisciplinar das aulas de Português e Geografia
DOI:
https://doi.org/10.47328/rpv.v14i1%20Ed.%20Especial.21048Palavras-chave:
Projeto interdisciplinar, Práticas de letramento, Herança culturalResumo
Este relato compartilha um projeto interdisciplinar vivenciado em turmas de 6º e 7º anos do Colégio de Aplicação da UFPE, em 2023, sob orientação dos docentes de Português e Geografia. Intitulado Heranças, o projeto visava inter-relacionar linguagem, território e identidade nas vivências de sujeitos vinculados ao Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) e na literatura de países africanos lusófonos. Foi realizado a partir de metodologias diversificadas, desenvolvidas nas dependências físicas do colégio e em espaços externos, na forma de aulas-campo. O objetivo do relato é evidenciar implicações pedagógicas do uso de projetos interdisciplinares para o letramento dos estudantes e para ressignificar as relações dos sujeitos com a herança cultural que atravessa o currículo escolar. Fundamenta-se a discussão na concepção de currículo de Sacristán (2013), na proposta de projeto interdisciplinar de Kleiman e Moraes (1999) e na concepção de aula como acontecimento de Geraldi (2015). O projeto proporcionou aprimoramento das práticas de letramento dos estudantes, destacando-se o papel do geógrafo, aliado ao da professora de Português, na formação para a leitura e a escrita. Apontou, ainda, para o caráter dinâmico da herança cultural, acionado à medida que os estudantes interpretavam e relacionavam os conhecimentos que a constituem a partir de sua própria rede de conhecimentos, práticas, experiências e visões de mundo.
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Referências
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