Heranças:

linguagem, território e identidade na teia interdisciplinar das aulas de Português e Geografia

Autores

  • Mariana Maris UFPB
  • Lindemberg Silva Santos UFPE

DOI:

https://doi.org/10.47328/rpv.v14i1%20Ed.%20Especial.21048

Palavras-chave:

Projeto interdisciplinar, Práticas de letramento, Herança cultural

Resumo

Este relato compartilha um projeto interdisciplinar vivenciado em turmas de 6º e 7º anos do Colégio de Aplicação da UFPE, em 2023, sob orientação dos docentes de Português e Geografia. Intitulado Heranças, o projeto visava inter-relacionar linguagem, território e identidade nas vivências de sujeitos vinculados ao Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) e na literatura de países africanos lusófonos. Foi realizado a partir de metodologias diversificadas, desenvolvidas nas dependências físicas do colégio e em espaços externos, na forma de aulas-campo. O objetivo do relato é evidenciar implicações pedagógicas do uso de projetos interdisciplinares para o letramento dos estudantes e para ressignificar as relações dos sujeitos com a herança cultural que atravessa o currículo escolar. Fundamenta-se a discussão na concepção de currículo de Sacristán (2013), na proposta de projeto interdisciplinar de Kleiman e Moraes (1999) e na concepção de aula como acontecimento de Geraldi (2015). O projeto proporcionou aprimoramento das práticas de letramento dos estudantes, destacando-se o papel do geógrafo, aliado ao da professora de Português, na formação para a leitura e a escrita. Apontou, ainda, para o caráter dinâmico da herança cultural, acionado à medida que os estudantes interpretavam e relacionavam os conhecimentos que a constituem a partir de sua própria rede de conhecimentos, práticas, experiências e visões de mundo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ANTES do prato. Direção: Carol Quintanilha. Produção: Theodora Filmes. Brasil: O2 Play e Taturana Mobilização Social, 2023.

CHAVES, R. (Org.). Contos africanos dos países de língua portuguesa. São Paulo: Ática, 2009.

GERALDI, J. W. A aula como acontecimento. In: GERALDI, J. W. A aula como acontecimento. 2 ed. São Carlos: Pedro & João Editores, 2015. p. 81-101

KLEIMAN, A. B; MORAES, S. E. Leitura e interdisciplinaridade: tecendo redes nos projetos da escola. Campinas: Mercado de Letras, 1999.

MAFRA, M. V. P; FLORES, D. A. C. Trabalho de campo no ensino da Geografia na educação básica: dificuldades e desafios para professores. Revista de Ensino de Geografia, Uberlândia, v. 8, n. 15, p. 6-16, 2017.

SACRISTÁN, J. G. O que significa o currículo?. In: SACRISTÁN, J. G. (Org.). Saberes e incertezas sobre o currículo. Porto Alegre: Penso, 2013. p. 16-35.

Downloads

Publicado

23-05-2025

Como Citar

MARIS, M.; SANTOS, L. S. Heranças:: linguagem, território e identidade na teia interdisciplinar das aulas de Português e Geografia. Revista Ponto de Vista, [S. l.], v. 14, n. 1 Ed. Especial, p. 01–10, 2025. DOI: 10.47328/rpv.v14i1 Ed. Especial.21048. Disponível em: https://periodicos.ufv.br/RPV/article/view/21048. Acesso em: 22 jun. 2025.

Edição

Seção

Relatos de Experiência