Etnobotânica e o ensino de ciências:

interdependência entre o ser humano e as plantas, preservação das variedades tradicionais e proteção da biodiversidade local

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47328/rpv.v14i1%20Ed.%20Especial.21174

Palavras-chave:

Conhecimentos Tradicionais, Educação Básica, Botânica

Resumo

Diante das dificuldades enfrentadas no Ensino de Ciências e a necessidade de desenvolver metodologias que quebram os paradigmas do ensino tradicional, a importância de conectar os conhecimentos tradicionais e conhecimentos científicos é evidente, pois essa integração possibilita uma abordagem mais completa e sustentável para lidar com os desafios educacionais e ambientais contemporâneos. O objetivo deste trabalho foi avaliar as consequências pedagógicas no ensino e aprendizagem de Ciências por meio da aplicação de uma Sequência Didática que integra conhecimentos tradicionais e científicos. A Sequência Didática (SD) foi elaborada, metodologicamente, de forma sequencial, fundamentada em seis etapas: escolha do referencial teórico-metodológico, escolha da turma, seleção do conto tradicional, seleção do tema, definição dos objetivos de aprendizagem, seleção e elaboração das atividades. Integrar conteúdos relacionados à etnobotânica em práticas pedagógicas, não apenas enriquecem o currículo, mas também fomentam nos alunos a apreciação pela diversidade vegetal e seu papel indispensável tanto no ecossistema quanto na sociedade.

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Publicado

04-06-2025

Como Citar

OLIVEIRA, L. F. da S.; OLIVEIRA, D. M. da S.; MIRANDA, A. C. G. Etnobotânica e o ensino de ciências: : interdependência entre o ser humano e as plantas, preservação das variedades tradicionais e proteção da biodiversidade local. Revista Ponto de Vista, [S. l.], v. 14, n. 1 Ed. Especial, p. 01–21, 2025. DOI: 10.47328/rpv.v14i1 Ed. Especial.21174. Disponível em: https://periodicos.ufv.br/RPV/article/view/21174. Acesso em: 22 jun. 2025.

Edição

Seção

Artigos Científicos