Materiais didáticos e o ensino de química para surdos:

o que considerar?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47328/rpv.v14i1%20Ed.%20Especial.21190

Palavras-chave:

Materiais visuais, Educação inclusiva, Ligação Química

Resumo

Pensar a educação escolar dos surdos passa por considerar sua cultura e os traços que influenciam suas compreensões do mundo e seus processos de aprendizagem. Nesse sentido, o ensino de Química para surdos pode beneficiar-se do uso de materiais didáticos visuais elaborados para o desenvolvimento desses educandos. A partir do discurso dos participantes de um curso de extensão e de algumas propostas de materiais didáticos feitas por eles, este trabalho promove uma discussão sobre diferentes aspectos a serem considerados na elaboração de materiais didáticos para o ensino de Química a alunos surdos no contexto da educação básica. Utilizando a técnica de análise de conteúdo, foram identificadas seis categorias relacionadas à elaboração dos materiais: relação com o conteúdo químico; função pedagógica; contexto para criação; modo/estrutura; visualidade; e linguagem utilizada. A partir disso, foi possível dialogar sobre aspectos relevantes do trabalho docente, da inclusão de surdos, e da elaboração de materiais centrados nos aspectos visuais que caracterizam o modo de expressão e interação com o mundo desses educandos. Por fim, concluiu-se que todos os aspectos mencionados pelos participantes são relevantes e coerentes com o contexto educacional dos surdos e com a busca por um ensino de Química inclusivo, garantindo seus direitos linguísticos e educacionais.

 

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Biografia do Autor

Kevin Pereira, Universidade Federal de Juiz de Fora

Mestre e Doutorando pelo Programa de Pós-Graduação em Química na área de Educação pela Universidade Federal de Juiz de Fora — UFJF, onde desenvolve projetos relacionados ao ensino de química para surdos, semiótica e linguagem química.

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Publicado

12-06-2025

Como Citar

PEREIRA, K. L.; BRITO, F. R.; ALMEIDA , A. G.; REIS, I. F. Materiais didáticos e o ensino de química para surdos:: o que considerar?. Revista Ponto de Vista, [S. l.], v. 14, n. 1 Ed. Especial, p. 01–21, 2025. DOI: 10.47328/rpv.v14i1 Ed. Especial.21190. Disponível em: https://periodicos.ufv.br/RPV/article/view/21190. Acesso em: 14 jul. 2025.

Edição

Seção

Artigos Científicos