A pesquisa com crianças na escola das infâncias:
questões éticas, relacionais e subjetivas
DOI:
https://doi.org/10.47328/rpv.v14i1%20Ed.%20Especial.21204Palavras-chave:
Pesquisa Científica com Crianças;, Sociologia da Infância, Colégio de AplicaçãoResumo
este artigo tem como objetivo discutir a pesquisa científica com crianças, e não apenas sobre elas, com base na identificação de projetos de pesquisa desenvolvidos no Centro de Educação Infantil – Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Nosso objetivo de pesquisa é destacar, compreender e discutir pesquisas que consideram a escuta das crianças como estratégia metodológica. Para atingir esse objetivo, inicialmente realizamos um estudo bibliográfico sobre o tema, fundamentado nos novos estudos sociais da infância, especialmente na Sociologia da Infância; em seguida, analisamos resumos de projetos de pesquisa realizados com crianças, desenvolvidos na Instituição. Apresentamos uma investigação baseada nas rotinas diárias da escola de educação básica, que começa com o processo de busca no Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas da Universidade. Para tanto, investigamos e analisamos os resumos de projetos de pesquisa realizados com crianças que estão em fase de execução, com base nas seguintes categorias: objetivo geral; aspectos que caracterizam a pesquisa; elementos que compõem a produção/análise dos dados; e a faixa etária/etapa de ensino. Os resultados indicam que é necessário pensar em possibilidades teórico-metodológicas em pesquisas com crianças que considerem o inesperado, o surpreendente, o imprevisto, o impensável, para desmistificar a crença em torno da homogeneidade da condição das crianças, conhecendo-as e reconhecendo-as, por meio de indicadores científicos, como grupos sociais distintos, dedicando-se ao exercício de escuta de suas vozes.
Downloads
Referências
AZEVEDO, B. R. T. C de; BORTOLETTO, D. A criança como sujeito de pesquisa: uma breve revisão da literatura. Anais do VI Simpósio Luso-Brasileiro/I Simpósio Luso-Afro-Brasileiro em Estudos da Criança. 2024.
BARBOSA, M. C. S. A ética na pesquisa etnográfica com crianças: primeiras problematizações. Práxis Educativa, Ponta Grossa, v. 9, n. 1, p.235-245, jan./jun. 2014.
BARBOSA, M. C. S.; DELGADO, A. C.; TOMÁS, C. A. Estudos da infância, estudos da criança: quais campos? Quais teorias? Quais questões? Quais métodos? Inter-Ação, Goiânia, v.41, n.1, p.103-122, jan./abr.2016.
BARROS, L.P.; KASTRUP, V. Cartografar é acompanhar processos. IN: PASSOS, E.; KASTRUP, V; ESCOSSIA, L. Pistas do método da cartografia: pesquisa intervenção e produção de subjetividade. Porto Alegre: Editora Sulina, 2020.
BORTOLETTO, D. As emoções e a socialização na Escola da Infância: a escuta de crianças no NEI CAp-UFRN. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Natal. 2023.
CAMPOS, M. M. Por que é importante ouvir a criança? A participação das crianças pequenas na pesquisa científica. In: CRUZ, S. H. V. (org.). A criança fala: a escuta de crianças em pesquisas. São Paulo: Cortez, 2008. p.35-42.
COHN, C. Antropologia da criança. Rio de Janeiro: Zahar, 2005.
CORSARO, W. A sociologia da infância. Porto Alegre: Artmed, 2011.
CORSARO, W. A. Entrada no campo, aceitação e natureza da participação nos estudos etnográficos com crianças pequenas. Educação e Sociedade, Campinas, vol. 26, n. 91, p. 443-464, maio/ago. 2005.
DELGADO, A. C. C.; MÜLLER, F. Sociologia da Infância: pesquisa com crianças. Educação e Sociedade. Campinas, vol. 26, n. 91, p. 351- 360, Maio/Ago. 2005.
FREIRE, M. A paixão de conhecer o mundo: relatos de uma professora. 22 ed. Rio de Janeiro: Paz & Terra, 2023.
FERNANDES, F. As “Trocinhas do Bom Retiro”: contribuição ao Estudo Folclórico e Sociológico da Cultura e dos Grupos Infantis. Pro-Posições, Campinas, v.15, n. 1 (43), p.229-250, jan./abr.2004.
FERNANDES, N; MARCHI, R. C. A participação das crianças nas pesquisas: nuances a partir da etnografia e na investigação participativa. Revista Brasileira de Educação, v.25 e250024, 2020.
GRAUE, M. E; WALSH, D. Investigação etnográfica com crianças: teoria, método e ética. Lisboa: Fundação Caloust Gulbenkian, 2003.
KRAMER, S. A infância e sua singularidade. In: BRASIL. Ministério da Educação. Ensino fundamental de nove anos: orientações para a inclusão da criança de 6 anos de idade. Brasília, DF, 2006. p. 19-21.
KRAMER, S. Autoria e autorização: questões éticas na pesquisa com crianças. Cadernos de Pesquisa, n.116, p. 41-59, jul. 2002.
MAFRA, A. H. Metodologias de pesquisa com crianças: desafios e perspectivas. Zero-a-seis, v. 17, n. 31, p.107-119.
ONU. Organização das Nações Unidas. Convenção sobre os Direitos da Criança de 1989. Disponível em: http://www.unicef.org/brazil/convencao-sobre-os-direitos-da-crianca Acesso em 18 ago. 2024.
PALOS, A. C. Desafios da investigação com crianças na formação de professores: contributos da sociologia da infância. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 44, e182055, 2018.
PASSOS, E.; BARROS, L.P. A cartografia como método de pesquisa-intervenção. IN: PASSOS, E.; KASTRUP, V; ESCOSSIA, L. Pistas do método da cartografia: pesquisa intervenção e produção de subjetividade. Porto Alegre: Editora Sulina, 2020.
PROUT, A. Reconsiderando a nova Sociologia da Infância. Cadernos de Pesquisa, v. 40, n.141, p.729-750, set./dez. 2010.
RIVERO, A. S.; ROCHA, E. A. C. A brincadeira e a constituição social das crianças em um contexto de educação infantil. Revista Brasileira de Educação, v. 24, 240063, 2019, p. 1-24.
SANTOS, S. E.; ANJOS, C. I dos; FARIA, A. L. G. de. A criança das pesquisas, a criança nas pesquisas... A criança faz pesquisa?. Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 13, n. 25, p. 158-175, 2017.
SARMENTO, M. J. Gerações e alteridade: interrogações a partir da sociologia da infância. Educação e Sociedade. Campinas, vol.26, n.91, maio/ago. 2005.
SIROTA, R. Emergência de uma sociologia da infância: evolução do objeto e do olhar. Cadernos de Pesquisa. São Paulo, n. 112, p. 7-31, Mar. 2001.
SOARES, N. F.; SARMENTO, M. J.; TOMÁS, C. A. Investigação da infância e crianças como investigadoras: metodologias participativas dos mundos sociais das crianças. Nuances. UNESP – Presidente Prudente, vol. 12, nº 13: 50-64, 2005.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Revista Ponto de Vista

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
POLITICA DE ACESSO LIVRE
A revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o principio de disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público e proporcionar a democratização do conhecimento.
A Revista se reserva o direito de efetuar nos originais alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.