A pesquisa com crianças na escola das infâncias:

questões éticas, relacionais e subjetivas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47328/rpv.v14i1%20Ed.%20Especial.21204

Palavras-chave:

Pesquisa Científica com Crianças;, Sociologia da Infância, Colégio de Aplicação

Resumo

este artigo tem como objetivo discutir a pesquisa científica com crianças, e não apenas sobre elas, com base na identificação de projetos de pesquisa desenvolvidos no Centro de Educação Infantil – Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Nosso objetivo de pesquisa é destacar, compreender e discutir pesquisas que consideram a escuta das crianças como estratégia metodológica. Para atingir esse objetivo, inicialmente realizamos um estudo bibliográfico sobre o tema, fundamentado nos novos estudos sociais da infância, especialmente na Sociologia da Infância; em seguida, analisamos resumos de projetos de pesquisa realizados com crianças, desenvolvidos na Instituição. Apresentamos uma investigação baseada nas rotinas diárias da escola de educação básica, que começa com o processo de busca no Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas da Universidade. Para tanto, investigamos e analisamos os resumos de projetos de pesquisa realizados com crianças que estão em fase de execução, com base nas seguintes categorias: objetivo geral; aspectos que caracterizam a pesquisa; elementos que compõem a produção/análise dos dados; e a faixa etária/etapa de ensino. Os resultados indicam que é necessário pensar em possibilidades teórico-metodológicas em pesquisas com crianças que considerem o inesperado, o surpreendente, o imprevisto, o impensável, para desmistificar a crença em torno da homogeneidade da condição das crianças, conhecendo-as e reconhecendo-as, por meio de indicadores científicos, como grupos sociais distintos, dedicando-se ao exercício de escuta de suas vozes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luanna Priscila da Silva Gomes, UFRN

Dra em Educação, docente e Coordenadora de Pesquisa e Extensão no Núcleo de Educação da Infância - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, ORCID 0000-0002-7157-6870

Bárbara Raquel Coutinho Toscano Azevedo, UFRN

Doutoranda em Educação. Docente e Coordenadora de Ensino no Núcleo de Educação da Infância - Universidade Federal do Rio Grande do Norte,  ORCID 0000-0001-5006-7439

Maristela de Oliveira Mosca, UFRN

Doutora em Educação. Docente e diretora do Núcleo de Educação da Infância - Universidade Federal do Rio Grande do Norte. ORCID 0000-0002-8731-0372.

Kívia Pereira de Medeiros Faria, UFRN

Doutora em Educação. Docente e Coordenadora de Ensino no Núcleo de Educação da Infância - Universidade Federal do Rio Grande do Norte. ORCID 0009-0002-2327-4891

Referências

AZEVEDO, B. R. T. C de; BORTOLETTO, D. A criança como sujeito de pesquisa: uma breve revisão da literatura. Anais do VI Simpósio Luso-Brasileiro/I Simpósio Luso-Afro-Brasileiro em Estudos da Criança. 2024.

BARBOSA, M. C. S. A ética na pesquisa etnográfica com crianças: primeiras problematizações. Práxis Educativa, Ponta Grossa, v. 9, n. 1, p.235-245, jan./jun. 2014.

BARBOSA, M. C. S.; DELGADO, A. C.; TOMÁS, C. A. Estudos da infância, estudos da criança: quais campos? Quais teorias? Quais questões? Quais métodos? Inter-Ação, Goiânia, v.41, n.1, p.103-122, jan./abr.2016.

BARROS, L.P.; KASTRUP, V. Cartografar é acompanhar processos. IN: PASSOS, E.; KASTRUP, V; ESCOSSIA, L. Pistas do método da cartografia: pesquisa intervenção e produção de subjetividade. Porto Alegre: Editora Sulina, 2020.

BORTOLETTO, D. As emoções e a socialização na Escola da Infância: a escuta de crianças no NEI CAp-UFRN. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Natal. 2023.

CAMPOS, M. M. Por que é importante ouvir a criança? A participação das crianças pequenas na pesquisa científica. In: CRUZ, S. H. V. (org.). A criança fala: a escuta de crianças em pesquisas. São Paulo: Cortez, 2008. p.35-42.

COHN, C. Antropologia da criança. Rio de Janeiro: Zahar, 2005.

CORSARO, W. A sociologia da infância. Porto Alegre: Artmed, 2011.

CORSARO, W. A. Entrada no campo, aceitação e natureza da participação nos estudos etnográficos com crianças pequenas. Educação e Sociedade, Campinas, vol. 26, n. 91, p. 443-464, maio/ago. 2005.

DELGADO, A. C. C.; MÜLLER, F. Sociologia da Infância: pesquisa com crianças. Educação e Sociedade. Campinas, vol. 26, n. 91, p. 351- 360, Maio/Ago. 2005.

FREIRE, M. A paixão de conhecer o mundo: relatos de uma professora. 22 ed. Rio de Janeiro: Paz & Terra, 2023.

FERNANDES, F. As “Trocinhas do Bom Retiro”: contribuição ao Estudo Folclórico e Sociológico da Cultura e dos Grupos Infantis. Pro-Posições, Campinas, v.15, n. 1 (43), p.229-250, jan./abr.2004.

FERNANDES, N; MARCHI, R. C. A participação das crianças nas pesquisas: nuances a partir da etnografia e na investigação participativa. Revista Brasileira de Educação, v.25 e250024, 2020.

GRAUE, M. E; WALSH, D. Investigação etnográfica com crianças: teoria, método e ética. Lisboa: Fundação Caloust Gulbenkian, 2003.

KRAMER, S. A infância e sua singularidade. In: BRASIL. Ministério da Educação. Ensino fundamental de nove anos: orientações para a inclusão da criança de 6 anos de idade. Brasília, DF, 2006. p. 19-21.

KRAMER, S. Autoria e autorização: questões éticas na pesquisa com crianças. Cadernos de Pesquisa, n.116, p. 41-59, jul. 2002.

MAFRA, A. H. Metodologias de pesquisa com crianças: desafios e perspectivas. Zero-a-seis, v. 17, n. 31, p.107-119.

ONU. Organização das Nações Unidas. Convenção sobre os Direitos da Criança de 1989. Disponível em: http://www.unicef.org/brazil/convencao-sobre-os-direitos-da-crianca Acesso em 18 ago. 2024.

PALOS, A. C. Desafios da investigação com crianças na formação de professores: contributos da sociologia da infância. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 44, e182055, 2018.

PASSOS, E.; BARROS, L.P. A cartografia como método de pesquisa-intervenção. IN: PASSOS, E.; KASTRUP, V; ESCOSSIA, L. Pistas do método da cartografia: pesquisa intervenção e produção de subjetividade. Porto Alegre: Editora Sulina, 2020.

PROUT, A. Reconsiderando a nova Sociologia da Infância. Cadernos de Pesquisa, v. 40, n.141, p.729-750, set./dez. 2010.

RIVERO, A. S.; ROCHA, E. A. C. A brincadeira e a constituição social das crianças em um contexto de educação infantil. Revista Brasileira de Educação, v. 24, 240063, 2019, p. 1-24.

SANTOS, S. E.; ANJOS, C. I dos; FARIA, A. L. G. de. A criança das pesquisas, a criança nas pesquisas... A criança faz pesquisa?. Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 13, n. 25, p. 158-175, 2017.

SARMENTO, M. J. Gerações e alteridade: interrogações a partir da sociologia da infância. Educação e Sociedade. Campinas, vol.26, n.91, maio/ago. 2005.

SIROTA, R. Emergência de uma sociologia da infância: evolução do objeto e do olhar. Cadernos de Pesquisa. São Paulo, n. 112, p. 7-31, Mar. 2001.

SOARES, N. F.; SARMENTO, M. J.; TOMÁS, C. A. Investigação da infância e crianças como investigadoras: metodologias participativas dos mundos sociais das crianças. Nuances. UNESP – Presidente Prudente, vol. 12, nº 13: 50-64, 2005.

Downloads

Publicado

12-06-2025

Como Citar

BORTOLETTO, D.; GOMES, L. P. da S.; AZEVEDO, B. R. C. T.; MOSCA, M. de O.; FARIA, K. P. de M. A pesquisa com crianças na escola das infâncias: : questões éticas, relacionais e subjetivas. Revista Ponto de Vista, [S. l.], v. 14, n. 1 Ed. Especial, p. 01–18, 2025. DOI: 10.47328/rpv.v14i1 Ed. Especial.21204. Disponível em: https://periodicos.ufv.br/RPV/article/view/21204. Acesso em: 14 jul. 2025.

Edição

Seção

Artigos Científicos