Formação inicial de professores na Licenciatura em Matemática:
breve olhar sobre estudos e práticas no estágio curricular supervisionado
DOI:
https://doi.org/10.47328/rpv.v14i2a.21268Palavras-chave:
formação docente, estágio supervisionado, codocênciaResumo
Este trabalho objetiva apresentar reflexões baseadas na disciplina Prática Docente IV da Licenciatura em Matemática do Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca, a qual incluiu o estágio supervisionado em uma escola estadual, com atividade de regência em turma de 1° ano do ensino médio. Pretende-se discutir a importância do planejamento e da flexibilidade em sua execução, da clareza metodológica e do uso didático dos recursos disponíveis. Ao longo dos processos de observação e regência no estágio supervisionado, foi possível vivenciar os desafios da prática docente, registrados em um diário de campo pelo licenciando-estagiário e discutidos com a professora orientadora e outros estudantes da licenciatura, em formação inicial. A aplicação da aula revelou as vantagens do trabalho em grupo, do acolhimento de ideias, do uso de perguntas e do diálogo para o engajamento dos estudantes em aulas de matemática. Ao final, a experiência ratificou a necessidade da articulação entre teoria e prática, bem como a interdependência entre estudos acadêmicos e prática docente na educação básica na formação de futuros professores.
Downloads
Referências
BARBOSA, E. F.; MOURA, D. G. de. Metodologias ativas de aprendizagem na educação profissional e tecnológica. Boletim Técnico do Senac, v. 39, n. 2, p. 48-67, 2013.
BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Resolução CNE/CP nº 02, de 20 de dezembro de 2019. Define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial de Professores da Educação Básica.
HORTA, Ícaro Belém; LAUDARES, Maria Luiza Gomes. Imersão docente e prática pedagógica: percepção de jovens professores em formação inicial. Revista Ponto de Vista, [S. l.], v. 11, n. 2, p. 1-18, 2022. DOI: 10.47328/rpv.v11i2.14534. Disponível em: (https://periodicos.ufv.br/RPV/article/view/14534). Acesso em: 1 set. 2024.
MAMEDE, S. Aprendizagem baseada em problemas: características, processos e racionalidade. In: MAMEDE, S.; PENAFORTE, J. (Org.). Aprendizagem baseada em problemas: anatomia de uma nova abordagem educacional. Fortaleza: Hucitec, 2001, p. 25-48.
OLIVEIRA-PEREIRA, W.; ANJOS, R. E.; ROMEIRO, M. A. Aprendizagem baseada em problemas: surgimento, disseminação internacional e sua chegada ao Brasil. Boletim de Conjuntura (BOCA), v. 15, n. 44, p. 114-136, 2023.
PIMENTA, S. G. Formação de professores: identidade e saberes da docência. In: PIMENTA, S. G. (Org.). Saberes pedagógicos e atividade docente. São Paulo: Cortez, 1999, p. 15-34.
SHULMAN, L. S. Those Who Understand: Knowledge Growth in Teaching. Educational Researcher, Stanford, v. 15, n. 2, p. 4-14, fev. 1986.
SILVA, A. A. N. “Prática” e “Estágio Supervisionado” na formação de professores: o que revela um curso de Licenciatura em Matemática da UNEB? Remat – Revista da Sociedade Brasileira de Educação Matemática, São Paulo, SP, v. 17, 2020, p. 1 – 19.
SILVA, G. S. F. da; MATTOS, C. Análise da atividade de codocência na prática de ensino na formação inicial de professores de física. Revista Brasileira da Pesquisa Sócio-Histórico-Cultural e da Atividade, São Paulo, SP, v. 1, n. 2, 2019, p. 1 – 21.
SILVA, U. D.; OLIVEIRA, A. T. C. C. Influências do Estágio Supervisionado para Professores de Matemática em Início de Carreira – buscando compreender escolhas e características das escolas-campo. Revista Baiana de Educação Matemática, v.2, n.1, p.1- 25, 2021.
SILVESTRE, M. A.; PLACCO, V. M. N. S. Modelos de formação e estágios curriculares. Formação Docente, Belo Horizonte, v. 03, n. 05, p. 30-45, ago./dez. 2011.
SOUZA, I. S.; FERREIRA, R. S. ALGUMAS REFLEXÕES SOBRE A FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA: vivências do estágio supervisionado. Ensino da Matemática em Debate, São Paulo, v. 5, n. 2, p. 127-141, 2018.
SOUZA, S. C.; DOURADO, L. Aprendizagem baseada em problemas (ABP): um método de aprendizagem inovador para o ensino educativo. Holos, v.5, ano 31, p.182-200, 2015.
TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. 9. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2021.
TOZONI-REIS, M. F. C. A pesquisa e a produção de conhecimentos. In: Universidade Estadual Paulista. Prograd. Caderno de Formação: formação de professores. Educação, Cultura e Desenvolvimento. São Paulo: Cultura Acadêmica, v. 3, p. 1-38, 2010.
TRACTENBERG, L. E STRUCHINER, M. Revisão da literatura sobre colaboração docente no ensino superior de ciências exatas, biológicas e da saúde (1988-2008). In: VII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2009, Florianópolis. Atas ... ABRAPEC, 2009, v.7, p.1-11, 2009.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Revista Ponto de Vista

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
POLITICA DE ACESSO LIVRE
A revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o principio de disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público e proporcionar a democratização do conhecimento.
A Revista se reserva o direito de efetuar nos originais alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.