Formação inicial de professores na Licenciatura em Matemática:

breve olhar sobre estudos e práticas no estágio curricular supervisionado

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47328/rpv.v14i2a.21268

Palavras-chave:

formação docente, estágio supervisionado, codocência

Resumo

Este trabalho objetiva apresentar reflexões baseadas na disciplina Prática Docente IV da Licenciatura em Matemática do Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca, a qual incluiu o estágio supervisionado em uma escola estadual, com atividade de regência em turma de 1° ano do ensino médio. Pretende-se discutir a importância do planejamento e da flexibilidade em sua execução, da clareza metodológica e do uso didático dos recursos disponíveis. Ao longo dos processos de observação e regência no estágio supervisionado, foi possível vivenciar os desafios da prática docente, registrados em um diário de campo pelo licenciando-estagiário e discutidos com a professora orientadora e outros estudantes da licenciatura, em formação inicial. A aplicação da aula revelou as vantagens do trabalho em grupo, do acolhimento de ideias, do uso de perguntas e do diálogo para o engajamento dos estudantes em aulas de matemática. Ao final, a experiência ratificou a necessidade da articulação entre teoria e prática, bem como a interdependência entre estudos acadêmicos e prática docente na educação básica na formação de futuros professores.

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Publicado

12-05-2025

Como Citar

CARVALHO, T. R. D. de; MACEDO, R. M. de. Formação inicial de professores na Licenciatura em Matemática:: breve olhar sobre estudos e práticas no estágio curricular supervisionado. Revista Ponto de Vista, [S. l.], v. 14, n. 1 Ed. Especial, p. 01–11, 2025. DOI: 10.47328/rpv.v14i2a.21268. Disponível em: https://periodicos.ufv.br/RPV/article/view/21268. Acesso em: 22 jun. 2025.

Edição

Seção

Relatos de Experiência