O jogo “Odisseia Matemática” como ferramenta pedagógica para o desenvolvimento do Pensamento Algébrico no Ensino Fundamental

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47328/rpv.v14i2a.21291

Palavras-chave:

Pensamento algébrico, Jogos matemáticos, Tecnologia

Resumo

Este artigo apresenta dados de uma pesquisa de mestrado em curso, cujo objetivo é investigar as potencialidades do jogo “Odisseia Matemática”, no desenvolvimento do Pensamento Algébrico de estudantes do 7º ano do Ensino Fundamental. A pesquisa examina como o jogo pode contribuir para a compreensão das estruturas e estratégias algébricas, focando na representação de valores desconhecidos e na generalização de padrões. Os dados foram coletados por meio de gravações de áudio e vídeo, além da resolução de problemas baseados em situações do jogo. Este artigo concentra-se nas interações de um estudante, analisando suas respostas e reflexões durante as atividades. As conclusões preliminares sugerem que o jogo pode oferecer suporte teórico e metodológico para docentes que buscam novas abordagens no ensino de álgebra.

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Biografia do Autor

Diogo Alves de Faria Reis, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutor em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais, na linha de pesquisa Educação Matemática (2010-2014). Mestre em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2008). Especialista em Matemática e Ensino (2002), em Informática na Educação (2003), em Psicopedagogia (2004), em Gestão Escolar (2005), em Mercado Financeiro e de Capitais (2022). Graduado em Matemática (2001). Psicanalista em formação pelo Círculo Psicanalítico de Minas Gerais. Atualmente sou Professor efetivo do Núcleo de Matemática do Centro Pedagógico da UFMG e Professor do Mestrado Profissional em Educação da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais. 

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Publicado

12-05-2025

Como Citar

REIS, D. A. de F.; ARAÚJO, A. S. B. de. O jogo “Odisseia Matemática” como ferramenta pedagógica para o desenvolvimento do Pensamento Algébrico no Ensino Fundamental. Revista Ponto de Vista, [S. l.], v. 14, n. 1 Ed. Especial, p. 01–21, 2025. DOI: 10.47328/rpv.v14i2a.21291. Disponível em: https://periodicos.ufv.br/RPV/article/view/21291. Acesso em: 13 jun. 2025.

Edição

Seção

Artigos Científicos