O jogo “Odisseia Matemática” como ferramenta pedagógica para o desenvolvimento do Pensamento Algébrico no Ensino Fundamental
DOI:
https://doi.org/10.47328/rpv.v14i2a.21291Palavras-chave:
Pensamento algébrico, Jogos matemáticos, TecnologiaResumo
Este artigo apresenta dados de uma pesquisa de mestrado em curso, cujo objetivo é investigar as potencialidades do jogo “Odisseia Matemática”, no desenvolvimento do Pensamento Algébrico de estudantes do 7º ano do Ensino Fundamental. A pesquisa examina como o jogo pode contribuir para a compreensão das estruturas e estratégias algébricas, focando na representação de valores desconhecidos e na generalização de padrões. Os dados foram coletados por meio de gravações de áudio e vídeo, além da resolução de problemas baseados em situações do jogo. Este artigo concentra-se nas interações de um estudante, analisando suas respostas e reflexões durante as atividades. As conclusões preliminares sugerem que o jogo pode oferecer suporte teórico e metodológico para docentes que buscam novas abordagens no ensino de álgebra.
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