Fotografia & Geometria:
possibilidades pedagógicas para o ensino de geometria no Ensino Fundamental II
DOI:
https://doi.org/10.47328/rpv.v14i2a.21292Palavras-chave:
fotoeducação matemática, fotografia, GeometrriaResumo
Este artigo investiga a utilização da Fotoeducação Matemática como ferramenta pedagógica para o ensino de Geometria no Ensino Fundamental II. A proposta, baseada nas diretrizes da BNCC (Brasil, 2018) e nos estudos de Makiewicz (2014a, 2014b), utiliza a fotografia para integrar conceitos geométricos ao cotidiano dos estudantes, tornando o aprendizado mais concreto e significativo para os alunos. A sequência didática foi aplicada em duas escolas e se estrutura em momentos de leitura, análise e produção de fotografias, contemplando as fases de interiorização e exteriorização. Durante as atividades, os educandos identificaram, interpretaram e produziram imagens que representavam figuras geométricas, o que favoreceu a compreensão dos conceitos trabalhados. Os resultados indicam que o uso da fotografia proporcionou uma abordagem mais prática e visual da Geometria, oportunizou uma interação mais significativa entre teoria e prática e, sobretudo, provocou maior engajamento dos estudantes. Neste contexto, a pesquisa permite considerar que a Fotoeducação Matemática oferece uma abordagem prática e diferenciada, capaz de integrar teoria e prática no ensino de Geometria, contribuindo para o desenvolvimento do pensamento geométrico dos estudantes. Essa abordagem pode ser adequada a diferentes contextos educacionais, abrindo novas perspectivas para a educação matemática.
Downloads
Referências
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Consulta Pública. Brasília, 2018
FREEMAN, M. Curso de Fotografia – Composição. Porto Alegre: Bookman, 2015.
FREEMAN, M. O olho do fotógrafo: composição e design para fotografias digitais incríveis. Porto Alegre: Bookman, 2012.
LORENZATO, S. Por que não ensinar geometria? In: A Educação Matemática em Revista. Blumenau: SBEM, ano III, n. 4, 1995, p.3-13.
MAKIEWICZ, M. Photography in elementary education. Constructing the meaning of the concept of symmetry in the process of interiorization and exteriorization". Problemy Wczesnej Edukacji 1 (24):59-73. 2014a.
MAKIEWICZ, M. Photography for the Mathematical Culture of the Student. Research Report. International Journal of Pedagogy, Innovation and New Technologies. SSN: 2392-0092, Vol. 1, No. 1, p. 61 -76. 2014b.
MAKIEWICZ, M. Mathematical cognition in metaphors expressed through photography. Chem didact ecol metrol. 2012;17(1-2):27- 39. DOI: 10.2478/cdem-2013-0002.
REGO, A. Possibilidades pedagógicas do uso da fotografia: uma proposta para ensinar Geometria no Ensino Fundamental II. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) – Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2023, 146f.
VALE, I & BARBOSA, A. Photography: a resource to capture outdoor math. Instituto Politécnico de Viana do Castelo & CIEC, Universidade do Minho, Portugal. Research on Outdoor STEM Education in the digital Age. Proceedings of the ROSETA Online Conference in June 2020 (pp. 179-186).
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Revista Ponto de Vista

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
POLITICA DE ACESSO LIVRE
A revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o principio de disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público e proporcionar a democratização do conhecimento.
A Revista se reserva o direito de efetuar nos originais alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.