Fotografia & Geometria:

possibilidades pedagógicas para o ensino de geometria no Ensino Fundamental II

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47328/rpv.v14i2a.21292

Palavras-chave:

fotoeducação matemática, fotografia, Geometrria

Resumo

Este artigo investiga a utilização da Fotoeducação Matemática como ferramenta pedagógica para o ensino de Geometria no Ensino Fundamental II. A proposta, baseada nas diretrizes da BNCC (Brasil, 2018) e nos estudos de Makiewicz (2014a, 2014b), utiliza a fotografia para integrar conceitos geométricos ao cotidiano dos estudantes, tornando o aprendizado mais concreto e significativo para os alunos. A sequência didática foi aplicada em duas escolas e se estrutura em momentos de leitura, análise e produção de fotografias, contemplando as fases de interiorização e exteriorização. Durante as atividades, os educandos identificaram, interpretaram e produziram imagens que representavam figuras geométricas, o que favoreceu a compreensão dos conceitos trabalhados. Os resultados indicam que o uso da fotografia proporcionou uma abordagem mais prática e visual da Geometria, oportunizou uma interação mais significativa entre teoria e prática e, sobretudo, provocou maior engajamento dos estudantes. Neste contexto, a pesquisa permite considerar que a Fotoeducação Matemática oferece uma abordagem prática e diferenciada, capaz de integrar teoria e prática no ensino de Geometria, contribuindo para o desenvolvimento do pensamento geométrico dos estudantes. Essa abordagem pode ser adequada a diferentes contextos educacionais, abrindo novas perspectivas para a educação matemática.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Consulta Pública. Brasília, 2018

FREEMAN, M. Curso de Fotografia – Composição. Porto Alegre: Bookman, 2015.

FREEMAN, M. O olho do fotógrafo: composição e design para fotografias digitais incríveis. Porto Alegre: Bookman, 2012.

LORENZATO, S. Por que não ensinar geometria? In: A Educação Matemática em Revista. Blumenau: SBEM, ano III, n. 4, 1995, p.3-13.

MAKIEWICZ, M. Photography in elementary education. Constructing the meaning of the concept of symmetry in the process of interiorization and exteriorization". Problemy Wczesnej Edukacji 1 (24):59-73. 2014a.

MAKIEWICZ, M. Photography for the Mathematical Culture of the Student. Research Report. International Journal of Pedagogy, Innovation and New Technologies. SSN: 2392-0092, Vol. 1, No. 1, p. 61 -76. 2014b.

MAKIEWICZ, M. Mathematical cognition in metaphors expressed through photography. Chem didact ecol metrol. 2012;17(1-2):27- 39. DOI: 10.2478/cdem-2013-0002.

REGO, A. Possibilidades pedagógicas do uso da fotografia: uma proposta para ensinar Geometria no Ensino Fundamental II. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) – Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2023, 146f.

VALE, I & BARBOSA, A. Photography: a resource to capture outdoor math. Instituto Politécnico de Viana do Castelo & CIEC, Universidade do Minho, Portugal. Research on Outdoor STEM Education in the digital Age. Proceedings of the ROSETA Online Conference in June 2020 (pp. 179-186).

Downloads

Publicado

12-05-2025

Como Citar

REIS, D. A. de F.; REGO, A. L. B. Fotografia & Geometria:: possibilidades pedagógicas para o ensino de geometria no Ensino Fundamental II. Revista Ponto de Vista, [S. l.], v. 14, n. 1 Ed. Especial, p. 01–20, 2025. DOI: 10.47328/rpv.v14i2a.21292. Disponível em: https://periodicos.ufv.br/RPV/article/view/21292. Acesso em: 13 jun. 2025.

Edição

Seção

Artigos Científicos