(Re)construindo práticas e estratégias de ensino-aprendizagem do esporte para crianças com transtorno do espectro autista:

uma experiência inclusiva no sexto ano do ensino fundamental

Autores

  • José Batista de Barros Universidade Federal de Pernambuco
  • Pedro Henrique Romeiro Cavalcanti Universidade Federal de Pernambuco
  • Paula Roberta Paschoal Boulitreau Universidade Federal de Pernambuco
  • Adriana Letícia Torres da Rosa Universidade Federal de Pernambuco https://orcid.org/0000-0002-9529-7251

DOI:

https://doi.org/10.47328/rpv.v14i1%20Ed.%20Especial.21299

Palavras-chave:

ensino-aprendizagem do Esporte, crianças com transtorno do espectro autista, inclusão, ensino fundamental

Resumo

O estudo analisou as práticas pedagógicas voltadas ao ensino do Esporte para crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) do sexto ano do ensino fundamental em uma escola pública federal destinada à formação de professores. A instituição, conhecida por seu caráter experimental, implementou políticas inclusivas a partir de 2017, como a reserva de vagas para alunos de escolas públicas e pessoas com deficiência (PcD). Em 2021, adotou um sistema de sorteio público para ingresso, ampliando o acesso de alunos com diversas deficiências, incluindo TEA. Em 2023, 64% dos alunos atendidos pelo Atendimento Educacional Especializado (AEE) eram autistas, o que gerou a necessidade de adaptar as práticas no ensino do Esporte, uma área que apresenta desafios significativos para esses estudantes, devido à sua complexidade e à demanda por interação social e coordenação motora. A pesquisa, de caráter qualitativo, fundamentou-se em autores como Schmidt (2016), Sella; Ribeiro (2024), Schwartzman (2011) e Weizenmann; Pezzi; Zanon (2020), e envolveu a revisão de artigos sobre autismo e Esporte, além da análise de aulas filmadas antes e depois das modificações pedagógicas. Foram identificadas práticas que garantem um ensino mais inclusivo, valorizando a cooperação em detrimento da competição. As adaptações pedagógicas incluíram dividir comandos complexos em etapas menores, criar rituais estruturados e ajustar regras dos jogos para facilitar a participação e a compreensão dos alunos com TEA. O estudo sugere aprimoramentos nas práticas pedagógicas, baseados em reflexões sócio-históricas, para promover um ensino do Esporte mais acessível e inclusivo para crianças autistas.

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Biografia do Autor

José Batista de Barros, Universidade Federal de Pernambuco

Universidade Federal de Pernambuco, Colégio de Aplicação, Atendimento Educacional Especializado, doutor em Ciências da Linguagem.

Pedro Henrique Romeiro Cavalcanti, Universidade Federal de Pernambuco

Universidade Federal de Pernambuco, Colégio de Aplicação, estudante do Ensino Médio, bolsista de iniciação científica pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Paula Roberta Paschoal Boulitreau, Universidade Federal de Pernambuco

Universidade Federal de Pernambuco, Colégio de Aplicação, Doutora em Ciências da Linguagem, professora de Educação Física.

Adriana Letícia Torres da Rosa, Universidade Federal de Pernambuco

Universidade Federal de Pernambuco, Colégio de Aplicação, professora titular de Língua Portuguesa, Doutora em Letras.

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Publicado

29-06-2025

Como Citar

BARROS, J. B. de; CAVALCANTI, P. H. R.; BOULITREAU, P. R. P.; ROSA, A. L. T. da. (Re)construindo práticas e estratégias de ensino-aprendizagem do esporte para crianças com transtorno do espectro autista:: uma experiência inclusiva no sexto ano do ensino fundamental. Revista Ponto de Vista, [S. l.], v. 14, n. 1 Ed. Especial, p. 01–20, 2025. DOI: 10.47328/rpv.v14i1 Ed. Especial.21299. Disponível em: https://periodicos.ufv.br/RPV/article/view/21299. Acesso em: 14 jul. 2025.

Edição

Seção

Artigos Científicos