Travessias no mediterrâneo:
do conceito de estreito geográfico as questões humanitárias relacionadas às migrações ilegais
DOI:
https://doi.org/10.47328/rpv.v14iEd.%20Especial%20n.1.21337Palavras-chave:
estreitos geográficos, migrações, crise humanitáriaResumo
Este relato de experiência aborda uma prática educativa desenvolvida desde 2015 junto aos estudantes do oitavo ano do Centro Pedagógico da Universidade Federal de Minas Gerais, focada nas questões humanitárias associadas às migrações ilegais no Mar Mediterrâneo. Metodologicamente, essa prática foi estruturada por meio de uma Sequência de Ensino (SE), uma estratégia pedagógica eficaz que visa auxiliar professores na organização e implementação de seus planejamentos didáticos. O principal objetivo dessa iniciativa foi fomentar a reflexão crítica sobre a importância de certos estreitos geográficos que, para além de suas características físicas, se configuram como passagens estratégicas globais, carregando implicações humanitárias significativas em suas travessias. A abordagem procurou enfatizar os desafios e as tragédias humanitárias que envolvem aqueles que arriscam suas vidas em busca de sobrevivência e melhores condições de existência — traduzida muitas vezes por melhores condições de moradia, de saúde, de liberdade, de culto, de educação, entre outros. Os resultados alcançados evidenciam a importância de práticas educativas que priorizem a sensibilização dos estudantes em relação às crises humanitárias contemporâneas. Ademais, reforçam a necessidade de se desenvolver uma consciência crítica e empática diante da dor dos outros, fundamental para a formação de cidadãos mais solidários e comprometidos com a justiça social.
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