Cultura, brinquedos e brincadeiras:
uma imersão na diversidade por meio do brincar
DOI:
https://doi.org/10.47328/rpv.v14iEd.%20Especial%20n.1.21340Palavras-chave:
brincar, culturas, diversidade étnico-racialResumo
Trata-se de relato de uma experiência ainda em andamento, proporcionada por meio de um projeto de ensino, cujo objetivo é ampliar repertórios culturais de forma significativa, partindo do ato de brincar como elemento apropriador de experiências que propiciem a imersão na diversidade étnico-cultural que compõem as culturas do Brasil e do mundo. O projeto tem como público-alvo alunos da Pré-escola (Pré II) e do Ensino Fundamental (1º ao 5º ano) do Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Acre. As concepções de ludicidade e brincadeira sustentam-se teoricamente em Cordazzo (2007); Oliveira (1993) e Kishimoto (2010) fundamentação teórica, bem como as discussões acerca de diversidade, cultura e didática intercultural ancoram-se em Candau (2008). A metodologia utilizada tem como base a Abordagem Triangular (Coelho, 2020). Embora o projeto ainda não tenha sido concluído, nas atividades já realizadas, observou-se que é possível, a partir de brinquedos e/ou brincadeiras, proporcionar o contato com outras culturas e promover o reconhecimento de si e do outro, da diversidade e a percepção do “cruzamento de culturas”, e, consequentemente propiciar uma formação mais respeitosa, que aprecia e valoriza as diferenças culturais e desenvolva a sensibilidade intercultural.
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Referências
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