Cultura, brinquedos e brincadeiras:

uma imersão na diversidade por meio do brincar

Autores

  • Adriana Ribeiro dos Santos Quintanna Colégio de Aplicação/Ufac
  • Arlete Pereira de Oliveira Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Acre
  • Francisca Karoline Rodrigues Braga Ramos Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Acre
  • Mirian Souza da Silva
  • Nagila Maria Silva Oliveira Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Acre

DOI:

https://doi.org/10.47328/rpv.v14iEd.%20Especial%20n.1.21340

Palavras-chave:

brincar, culturas, diversidade étnico-racial

Resumo

Trata-se de relato de uma experiência ainda em andamento, proporcionada por meio de um projeto de ensino, cujo objetivo é ampliar repertórios culturais de forma significativa, partindo do ato de brincar como elemento apropriador de experiências que propiciem a imersão na diversidade étnico-cultural que compõem as culturas do Brasil e do mundo. O projeto tem como público-alvo alunos da Pré-escola (Pré II) e do Ensino Fundamental (1º ao 5º ano) do Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Acre. As concepções de ludicidade e brincadeira sustentam-se teoricamente em Cordazzo (2007); Oliveira (1993) e Kishimoto (2010) fundamentação teórica, bem como as discussões acerca de diversidade, cultura e didática intercultural ancoram-se em Candau (2008). A metodologia utilizada tem como base a Abordagem Triangular (Coelho, 2020). Embora o projeto ainda não tenha sido concluído, nas atividades já realizadas, observou-se que é possível, a partir de brinquedos e/ou brincadeiras, proporcionar o contato com outras culturas e promover o reconhecimento de si e do outro, da diversidade e a percepção do “cruzamento de culturas”, e, consequentemente propiciar uma formação mais respeitosa, que aprecia e valoriza as diferenças culturais e desenvolva a sensibilidade intercultural. 

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Referências

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Publicado

12-05-2025

Como Citar

RIBEIRO DOS SANTOS QUINTANNA, A.; PEREIRA DE OLIVEIRA , A.; RODRIGUES BRAGA RAMOS, F. K.; SOUZA DA SILVA, M.; SILVA OLIVEIRA, N. M. Cultura, brinquedos e brincadeiras:: uma imersão na diversidade por meio do brincar. Revista Ponto de Vista, [S. l.], v. 14, n. 1 Ed. Especial, p. 01–09, 2025. DOI: 10.47328/rpv.v14iEd. Especial n.1.21340. Disponível em: https://periodicos.ufv.br/RPV/article/view/21340. Acesso em: 22 jun. 2025.

Edição

Seção

Relatos de Experiência

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