Uma experiência de leitura: os videopoemas do projeto O verbo tornado carne

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47328/rpv.v14iEd.%20Especial%20n.1.21347

Palavras-chave:

Formação Docente, videopoesia, leitura literária

Resumo

O projeto de ensino e pesquisa O verbo tornado carne, vinculado à unidade de Escola Básica e de formação docente da Universidade Federal do Rio de Janeiro (CAp-UFRJ), estuda a formação leitora e a imaginação literária nos termos de Antonio Candido e Gaston Bachelard. Tendo como pressuposto que são os professores-leitores que formam estudantes-leitores, o objetivo do projeto é promover experiências de leitura para alunos da Educação Básica e futuros docentes, além de divulgar a literatura tanto no espaço escolar quanto no espaço virtual. Assim, este estudo apresenta videopoemas elaborados pelas bolsistas, docentes em formação, a partir das leituras literárias do projeto. Os videopoemas materializam a palavra numa experiência audiovisual e divulgam a vivência poética com o texto por meio da ferramenta reels do Instagram.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

AMÂNCIO, C. M. O conceito de videopoesia e a não obrigatoriedade de presença da linguagem verbal nessas obras. Texto Digital. Florianópolis, v. 10, n. 1, p. 202-220, jan./jul. 2014. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/textodigital/article/view/1807-9288.2014v10n1p202. Acesso em: 01 set. 2024.

BACHELARD, G. A poética do espaço. São Paulo: Martins Fontes, 2008a.

BACHELARD, G.. A psicanálise do fogo. São Paulo: Martins Fontes, 1999.

BACHELARD, G.. A terra e os devaneios da vontade: ensaio sobre a imaginação das forças. São Paulo, Martins Fontes, 2008b.

BONDÍA, J. L. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. In: Revista Brasileira de Educação. Rio de Janeiro, s/v., n. 19, pp. 20-28, jan.-abr. 2002. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbedu/a/Ycc5QDzZKcYVspCNspZVDxC/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 01 set. 2024.

CANDIDO, A. O direito à literatura. In: ______. Vários escritos. Rio de Janeiro: Ouro sobre azul, 2011, pp. 171-193.

DIAS, A. C. P. Literatura e Educação literária: quando a literatura faz sentido(s). Revista Cerrados, v.25, n. 42, pp. 210-228, dez. 2016. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/cerrados/article/view/25333. Acesso em: 01 set. 2024.

PEIXOTO, J. L. A criança em ruínas. Porto Alegre/ São Paulo: dublinense, 2017.

PETIT, M.. Os jovens e a leitura: uma nova perspectiva. Traduc?a?o de Celina Olga de Souza. Sa?o Paulo: Editora 34, 2009.

SAMPAIO, C. R. Ver no escuro. Lisboa: Tinta da China, 2006.

Downloads

Publicado

12-05-2025

Como Citar

SEABRA LEITE, T.; MIKALOSKI PINTO DA SILVA, G.; DE ALMEIA RODRIGUES, A.; DA SILVA SOUZA, A.; NOGUEIRA, C.; LOURENÇO, M. Uma experiência de leitura: os videopoemas do projeto O verbo tornado carne. Revista Ponto de Vista, [S. l.], v. 14, n. 1 Ed. Especial, p. 01–12, 2025. DOI: 10.47328/rpv.v14iEd. Especial n.1.21347. Disponível em: https://periodicos.ufv.br/RPV/article/view/21347. Acesso em: 13 jun. 2025.

Edição

Seção

Artigos Científicos