Uma experiência de leitura: os videopoemas do projeto O verbo tornado carne
DOI:
https://doi.org/10.47328/rpv.v14iEd.%20Especial%20n.1.21347Palavras-chave:
Formação Docente, videopoesia, leitura literáriaResumo
O projeto de ensino e pesquisa O verbo tornado carne, vinculado à unidade de Escola Básica e de formação docente da Universidade Federal do Rio de Janeiro (CAp-UFRJ), estuda a formação leitora e a imaginação literária nos termos de Antonio Candido e Gaston Bachelard. Tendo como pressuposto que são os professores-leitores que formam estudantes-leitores, o objetivo do projeto é promover experiências de leitura para alunos da Educação Básica e futuros docentes, além de divulgar a literatura tanto no espaço escolar quanto no espaço virtual. Assim, este estudo apresenta videopoemas elaborados pelas bolsistas, docentes em formação, a partir das leituras literárias do projeto. Os videopoemas materializam a palavra numa experiência audiovisual e divulgam a vivência poética com o texto por meio da ferramenta reels do Instagram.
Downloads
Referências
AMÂNCIO, C. M. O conceito de videopoesia e a não obrigatoriedade de presença da linguagem verbal nessas obras. Texto Digital. Florianópolis, v. 10, n. 1, p. 202-220, jan./jul. 2014. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/textodigital/article/view/1807-9288.2014v10n1p202. Acesso em: 01 set. 2024.
BACHELARD, G. A poética do espaço. São Paulo: Martins Fontes, 2008a.
BACHELARD, G.. A psicanálise do fogo. São Paulo: Martins Fontes, 1999.
BACHELARD, G.. A terra e os devaneios da vontade: ensaio sobre a imaginação das forças. São Paulo, Martins Fontes, 2008b.
BONDÍA, J. L. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. In: Revista Brasileira de Educação. Rio de Janeiro, s/v., n. 19, pp. 20-28, jan.-abr. 2002. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbedu/a/Ycc5QDzZKcYVspCNspZVDxC/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 01 set. 2024.
CANDIDO, A. O direito à literatura. In: ______. Vários escritos. Rio de Janeiro: Ouro sobre azul, 2011, pp. 171-193.
DIAS, A. C. P. Literatura e Educação literária: quando a literatura faz sentido(s). Revista Cerrados, v.25, n. 42, pp. 210-228, dez. 2016. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/cerrados/article/view/25333. Acesso em: 01 set. 2024.
PEIXOTO, J. L. A criança em ruínas. Porto Alegre/ São Paulo: dublinense, 2017.
PETIT, M.. Os jovens e a leitura: uma nova perspectiva. Traduc?a?o de Celina Olga de Souza. Sa?o Paulo: Editora 34, 2009.
SAMPAIO, C. R. Ver no escuro. Lisboa: Tinta da China, 2006.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Revista Ponto de Vista

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
POLITICA DE ACESSO LIVRE
A revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o principio de disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público e proporcionar a democratização do conhecimento.
A Revista se reserva o direito de efetuar nos originais alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.