De leitor a autor:
lendo e produzindo narrativas
DOI:
https://doi.org/10.47328/rpv.v14iEd.%20Especial%20n.1.21356Palavras-chave:
Produção textual; escrita autoral; narrativasResumo
Trata-se de um relato de experiência vivenciada em um projeto de ensino e extensão que foi desenvolvido no Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Acre (Cap/Ufac) com os(as) alunos (as) da pré-escola (Pré II) e 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental. O objetivo deste texto é descrever como ocorreu essa ação e de que forma contribuiu para desenvolver a leitura, escrita, autoestima e a expressão de sentimentos por meio da produção de livros e evento de autógrafos. Como fundamentação teórica, utilizaram-se os escritos de Kleiman (2010), Dolz, Gagnon, Decândio (2010), Passarelli (2012) e Geraldi (2013), que trazem análises sobre o processo da escrita na produção textual. Como resultado, foram publicados livros em parceria com a empresa “Estante Mágica” e se destaca o desenvolvimento do gosto e do prazer pela escrita autoral. Desta forma, afirma-se que a experiência contribuiu para o ensino da língua como prática social e não como mera atividade mecânica, por meio de produção de textos, em que cada criança foi protagonista de sua própria história.
Downloads
Referências
BARROSO, J. O estado, a educação e a regulação das políticas públicas. Educ. Soc., Campinas, vol. 26, n. 92, p. 725-751, Especial – Out. 2005.
DOLZ, J.; GAGNON, R.; DECÂNDIO, F. Produção escrita e dificuldades de aprendizagem. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2010.
ESTANTE MÁGICA. O que é a Estante Mágica? 2024. Disponível em: https://estantemagica.com.br/sobre-nos Acesso em: 16 set. 2024.
GERALDI, J. W. Portos de passagem. Sa?o Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2013.
KLEIMAN, A. B. Trajetórias de acesso ao mundo da escrita: relevância das práticas não escolares de letramento para o letramento escolar. PERSPECTIVA, Florianópolis, v. 28, n. 2, 375-400, jul./dez. 2010.
MARQUES, C. V. M.; CARVALHO, D. S. Estrutura do texto narrativo. Relatório técnico. NCS/UFRJ. 2021. Disponível em: https://pantheon.ufrj.br/bitstream/11422/14351/1/0321.pdf. Acesso em: 16 set. 2024.
PASSARELLI, L. M. G. Ensino e correc?a?o na produção de textos escolares. Sa?o Paulo: Cortez, 2012.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Revista Ponto de Vista

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
POLITICA DE ACESSO LIVRE
A revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o principio de disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público e proporcionar a democratização do conhecimento.
A Revista se reserva o direito de efetuar nos originais alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.