De leitor a autor:

lendo e produzindo narrativas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47328/rpv.v14iEd.%20Especial%20n.1.21356

Palavras-chave:

Produção textual; escrita autoral; narrativas

Resumo

Trata-se de um relato de experiência vivenciada em um projeto de ensino e extensão que foi desenvolvido no Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Acre (Cap/Ufac) com os(as) alunos (as) da pré-escola (Pré II) e 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental. O objetivo deste texto é descrever como ocorreu essa ação e de que forma contribuiu para desenvolver a leitura, escrita, autoestima e a expressão de sentimentos por meio da produção de livros e evento de autógrafos. Como fundamentação teórica, utilizaram-se os escritos de Kleiman (2010), Dolz, Gagnon, Decândio (2010), Passarelli (2012) e Geraldi (2013), que trazem análises sobre o processo da escrita na produção textual. Como resultado, foram publicados livros em parceria com a empresa “Estante Mágica” e se destaca o desenvolvimento do gosto e do prazer pela escrita autoral. Desta forma, afirma-se que a experiência contribuiu para o ensino da língua como prática social e não como mera atividade mecânica, por meio de produção de textos, em que cada criança foi protagonista de sua própria história.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BARROSO, J. O estado, a educação e a regulação das políticas públicas. Educ. Soc., Campinas, vol. 26, n. 92, p. 725-751, Especial – Out. 2005.

DOLZ, J.; GAGNON, R.; DECÂNDIO, F. Produção escrita e dificuldades de aprendizagem. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2010.

ESTANTE MÁGICA. O que é a Estante Mágica? 2024. Disponível em: https://estantemagica.com.br/sobre-nos Acesso em: 16 set. 2024.

GERALDI, J. W. Portos de passagem. Sa?o Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2013.

KLEIMAN, A. B. Trajetórias de acesso ao mundo da escrita: relevância das práticas não escolares de letramento para o letramento escolar. PERSPECTIVA, Florianópolis, v. 28, n. 2, 375-400, jul./dez. 2010.

MARQUES, C. V. M.; CARVALHO, D. S. Estrutura do texto narrativo. Relatório técnico. NCS/UFRJ. 2021. Disponível em: https://pantheon.ufrj.br/bitstream/11422/14351/1/0321.pdf. Acesso em: 16 set. 2024.

PASSARELLI, L. M. G. Ensino e correc?a?o na produção de textos escolares. Sa?o Paulo: Cortez, 2012.

Downloads

Publicado

12-05-2025

Como Citar

SOUZA DA SILVA, M.; CLEMENTINA GOMES, E.; FERREIRA SILVA, E.; SMOLY ARARIPE, T.; APARECIDA DE MELO, A. De leitor a autor: : lendo e produzindo narrativas. Revista Ponto de Vista, [S. l.], v. 14, n. 1 Ed. Especial, p. 01–10, 2025. DOI: 10.47328/rpv.v14iEd. Especial n.1.21356. Disponível em: https://periodicos.ufv.br/RPV/article/view/21356. Acesso em: 13 jun. 2025.

Edição

Seção

Relatos de Experiência

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)