Hortas e jardins escolares como ferramenta de ensino:
contribuições para a integração curricular em Colégios de Aplicação
DOI:
https://doi.org/10.47328/rpv.v14iEd.%20Especial%20n.1.21371Palavras-chave:
interdisciplinaridade, sustentabilidade, educação básicaResumo
Os Colégios de Aplicação (CAPs) são instituições de ensino vinculadas a universidades ou centros de pesquisa, criadas com o propósito de servir como espaços de experimentação pedagógica e formação de professores. Os CAPs atuam como verdadeiros laboratórios de inovação, onde práticas educativas são constantemente testadas. Entre as diversas práticas pedagógicas possíveis, o uso de jardins e hortas escolares tem sido considerado um importante mediador no processo de ensino-aprendizagem. Assim, o objetivo deste trabalho é discutir as contribuições de hortas e jardins escolares para a integração curricular nos CAPs, à luz das orientações da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). O estudo foi dividido em duas partes: na primeira, foram mapeados e analisados trabalhos científicos que abordaram o tema nos últimos dez anos; na segunda parte, foi apresentado um relato de experiência realizado no Jardim Agroecológico do Colégio Universitário. Nossas análises indicam que o uso de hortas e jardins escolares são ferramentas centrais para o trabalho interdisciplinar, pois contempla objetivos e abordagens diversas que podem ser aplicadas desde as primeiras etapas do ensino fundamental até a educação de jovens e adultos. Além disso, contribuem significativamente para o maior engajamento e desenvolvimento do pensamento crítico dos estudantes, ampliam as possibilidades de socialização e cooperação, oferecem oportunidades para a formação científica de estudantes e cooperam para a formação continuada de docentes, enriquecendo o processo de ensino-aprendizagem. Dessa forma, hortas e jardins escolares não apenas atendem às demandas da BNCC para a integração curricular, como também, frequentemente, superam as expectativas ao oferecerem amplas possibilidades de atuação.
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