Ser “escola de aplicação”:

o caso da EAUFPA

Autores

  • Cleodir Moraes Universidade Federal do Pará

DOI:

https://doi.org/10.47328/rpv.v14i1%20Ed.%20Especial.21380

Palavras-chave:

Escola de Aplicação, Identidade, Cultura Escolar

Resumo

 Este artigo aborda um tema controverso em relação à Escola de Aplicação da UFPA (EAUFPA): a questão de identidade da escola. A controvérsia se estabelece quando se ignora a distinção entre prescrições legais (regimentos, leis e diretrizes) e saberes e práticas efetivas articuladas no interior de uma cultura escolar, conceito discutido por diferentes autores no campo da História da Educação e História das Disciplinas Escolares, como Dominique Julia, André Chervel, Jean-Claude Forquin e Antonio Viñao Frago. Esse conceito coloca em suspeição as perspectivas unificadoras e essencialistas, que, como “dispositivos discursivos”, tendem a suprimir ou pretender suprimir as diferenças, desigualdades, identificações e relações de poder que conferem às identidades culturais sua vitalidade e existência histórica. Daí porque, este estudo desenvolve a hipótese de que, ser ou não ser escola de aplicação, é um problema datado, que se configurou como tal, como resultado das articulações, alinhamentos e engajamentos docentes, durante o processo de redemocratização do Brasil, entre meados dos anos 1980 e início do século XXI, em meio as lutas por maior autonomia administrativa, financeira e pedagógica da EAUFPA.

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Publicado

12-06-2025

Como Citar

MORAES, C. Ser “escola de aplicação”:: o caso da EAUFPA. Revista Ponto de Vista, [S. l.], v. 14, n. 1 Ed. Especial, p. 01–16, 2025. DOI: 10.47328/rpv.v14i1 Ed. Especial.21380. Disponível em: https://periodicos.ufv.br/RPV/article/view/21380. Acesso em: 14 jul. 2025.

Edição

Seção

Artigos Científicos