Educação patrimonial e o ensino de História:
um relato de experiência sobre uma intervenção pedagógica realizada no CAp-Coluni/UFV
DOI:
https://doi.org/10.47328/rpv.v14i1%20Ed.%20Especial.21392Palavras-chave:
Ensino de História, Educação patrimonial, História localResumo
O presente trabalho descreve e analisa uma intervenção pedagógica realizada com os estudantes secundaristas do 1º ano do Colégio de Aplicação CApColuni, da Universidade Federal de Viçosa (MG). Considerando as propostas da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) de se trabalhar com os bens culturais e a constatação da carência dessa discussão nos livros didáticos, as atividades realizadas buscaram colocar em diálogo o ensino de História e os debates acerca dos patrimônios culturais brasileiros. O objetivo principal consistiu em evidenciar os bens culturais locais, proporcionando o conhecimento e a valorização da história, da cultura e das tradições da realidade dos educandos. A proposta procurou direcionar o olhar atento e crítico para os elementos que compõem a memória do município de Viçosa, da Universidade e do próprio CAp-Coluni. A intervenção, por sua vez, possibilitou a sensibilização e a instrumentalização dos estudantes acerca das discussões patrimoniais e destacou a importância dos contextos históricos nas análises conjunturais dos patrimônios culturais, mostrando-se eficiente no desenvolvimento do pensamento crítico e da formação cidadã.
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