Educação patrimonial e o ensino de História:

um relato de experiência sobre uma intervenção pedagógica realizada no CAp-Coluni/UFV

Autores

  • Marcella Fonseca Cassiano Universidade Federal de Viçosa
  • Raquel Santos Sousa Lima CAp-Coluni/UFV

DOI:

https://doi.org/10.47328/rpv.v14i1%20Ed.%20Especial.21392

Palavras-chave:

Ensino de História, Educação patrimonial, História local

Resumo

O presente trabalho descreve e analisa uma intervenção pedagógica realizada com os estudantes secundaristas do 1º ano do Colégio de Aplicação CApColuni, da Universidade Federal de Viçosa (MG). Considerando as propostas da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) de se trabalhar com os bens culturais e a constatação da carência dessa discussão nos livros didáticos, as atividades realizadas buscaram colocar em diálogo o ensino de História e os debates acerca dos patrimônios culturais brasileiros. O objetivo principal consistiu em evidenciar os bens culturais locais, proporcionando o conhecimento e a valorização da história, da cultura e das tradições da realidade dos educandos. A proposta procurou direcionar o olhar atento e crítico para os elementos que compõem a memória do município de Viçosa, da Universidade e do próprio CAp-Coluni. A intervenção, por sua vez, possibilitou a sensibilização e a instrumentalização dos estudantes acerca das discussões patrimoniais e destacou a importância dos contextos históricos nas análises conjunturais dos patrimônios culturais, mostrando-se eficiente no desenvolvimento do pensamento crítico e da formação cidadã.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BBEZERRA, M. Patrimônio e educação patrimonial. Dicionário temático de patrimônio: debates contemporâneos/ organização: Aline Carvalho e Cristina Meneguello. Campinas, SP: Editora da Unicamp, 2020. p.63.

BRASIL. [Constituição (1988)]. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Bra-sília, DF: Presidente da República, [2016].

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018

CARVALHO, A.; MENEGUELLO, C. Dicionário temático de patrimônio: debates contempo-râneos/ organização: Campinas, SP: Editora da Unicamp, 2020.

CASSIANO, M. F. Educação patrimonial no ensino de História: práticas pedagógicas a partir de uma perspectiva local no CAP COLUNI – UFV. Trabalho de conclusão de Licenciatura, Cur-so de História. Universidade Federal de Viçosa, 2024.

CHUVA, M.. A proteção institucionalizada. Os arquitetos da memória: sociogênese das práticas de preservação do patrimônio cultural no Brasil. Rio de Janeiro. Editora UFRJ, 2009.

HOOKS bell. Ensinamento 1: o pensamento crítico. Ensinando o pensamento crítico: sabedoria prática. São Paulo: Elefante, 2020.

HORTA, M. L. P.; GRUNBERG, E.; MONTEIRO, A. Q. Guia básico de Educação Patrimonial. Brasília/Rio de Janeiro: Iphan/Museu Imperial, 1999.

LIMA, R. S. S. Os usos da história e a relação passado-presente: um relato sobre experiências exito-sas e os desafios como docente de história nas turmas da primeira série do CAp-Coluni. In: ASSIS, Angelo A.; Mota, Thiago H.; Vargas, Patrícia; Lana, Vanessa. (Org.). Ensinos de História em Minas Gerais: experiências, desafios, complexidades e resistências. 1ed.Viçosa: Divisão Gráfica Universitária, 2022, v., p. 96-112.

NAME, L.; ZAMBUZZI, M. Notas inconclusivas sobre raça, arquitetura e colonialidade do patri-mônio material e imaterial. Epistemologias do Sul: Pensamento social e Político em/desde/para América Latina, Caribe, África e Ásia. Dossiê Giro decolonial, UNILA, Foz do Iguaçu, volume 3, número 1, p.118-140, 2019.

PACHECO, R. A. Ensino de História e Patrimônio Cultural: Um percurso Docente. 1.ed. Jun-diaí, SP: Paco, 2017.

SILVA, C. B. Patrimônio Educativo. Dicionário temático de patrimônio: debates contemporâ-neos/ organização: Aline Carvalho e Cristina Meneguello. Campinas, SP: Editora da Unicamp, 2020. p. 205.

TOLENTINO, A. B. Educação patrimonial na escola: concepções e diretrizes para uma atuação reflexiva, dialógica e crítica. 7º Curso de Formação Continuada da Olimpíada Nacional em História do Brasil: “Patrimônio Cultural e Ensino de História: Desafios do e no Tempo Pre-sente” – Campinas – 06 de fevereiro a 16 de abril de 2023 – ONHB-Unicamp.

TOLENTINO, A. O que não é educação patrimonial: cinco falácias sobre seu conceito e sua prática. 7º Curso de Formação Continuada da Olimpíada Nacional em História do Brasil: “Patrimônio Cultural e Ensino de História: Desafios do e no Tempo Presente” – Campinas – 06 de fevereiro a 16 de abril de 2023 – ONHB-Unicamp.

ZARBATO, J. A. M. Patrimônio cultural nas aulas de História. 7º Curso de Formação Continua-da da Olimpíada Nacional em História do Brasil: “Patrimônio Cultural e Ensino de História: Desafios do e no Tempo Presente” – Campinas – 06 de fevereiro a 16 de abril de 2023 – ONHB-Unicamp.

Downloads

Publicado

23-05-2025

Como Citar

CASSIANO, M. F.; LIMA , R. S. S. Educação patrimonial e o ensino de História: : um relato de experiência sobre uma intervenção pedagógica realizada no CAp-Coluni/UFV. Revista Ponto de Vista, [S. l.], v. 14, n. 1 Ed. Especial, p. 01–10, 2025. DOI: 10.47328/rpv.v14i1 Ed. Especial.21392. Disponível em: https://periodicos.ufv.br/RPV/article/view/21392. Acesso em: 22 jun. 2025.

Edição

Seção

Relatos de Experiência