https://periodicos.ufv.br/RPV/issue/feed Revista Ponto de Vista 2022-08-27T16:41:07-03:00 Prof. Dr. Leo Tiradentes pontodevistacoluni@ufv.br Open Journal Systems <p align="justify">A Revista Ponto de Vista&nbsp; (ISSN 1983-2656) surgiu como um espaço para a expressão daqueles, que não só veem a educação como um instrumento para o desenvolvimento do país, mas também a concebem como um processo contínuo de estudos, descobertas e criações que devem ser compartilhadas. Com uma periodicidade semestral, propõe-se preferencialmente subsidiar o trabalho, a formação e a atualização dos profissionais de ensino, promovendo a interlocução e a reflexão nas diversas áreas do saber. Esse é o compromisso da revista PONTO DE VISTA que convida educadores e ou outros profissionais de diferentes áreas e níveis de ensino, a enviarem para publicação, artigos, resenhas, relatos de experiências entre outros.</p> https://periodicos.ufv.br/RPV/article/view/14183 A criação do mundo 2022-04-27T08:20:52-03:00 José D'Assunção Barros joseassun57@gmail.com <p>Poema</p> 2022-05-01T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2022 Revista Ponto de Vista https://periodicos.ufv.br/RPV/article/view/13405 Leveza no reino da arte de contar histórias 2021-11-29T08:37:20-03:00 Marcelo Calderari Miguel marcelo.miguel@edu.ufes.br <div id="articleAbstract"> <h4>Resumo</h4> <br> <div>A poesia, ou texto lírico, é uma das sete artes tradicionais, pela qual a linguagem humana é utilizada com fins estéticos ou críticos, ou seja, ela retrata uma mensagem.&nbsp;&nbsp;</div> </div> <div id="articleSubject"> <h4>Palavras-chave</h4> <br> <div>Poema; Poesia; Língua; literatura; Dialeto; Linguagem; Idiomas; Português</div> </div> 2022-05-01T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2022 Revista Ponto de Vista https://periodicos.ufv.br/RPV/article/view/13937 Diálogos entre o projeto de extensão Preparanem e a Educação Física escolar 2022-03-08T20:08:00-03:00 Rafael Marques Garcia rafa.mgarcia@hotmail.com Leandro Teofilo de Brito leandro8978@gmail.com Alex Pina de Almeida alexpina823@gmail.com Erik Giuseppe Barbosa Pereira egiuseppe@eefd.ufrj.br <p>Este ensaio promove reflexões a partir do projeto de extensão PreparaNem (pré-vestibular social que prepara pessoas LGBTI+ para vestibulares), enfocando a precarização, o reconhecimento e a inclusão da identificação transgênero no campo da Educação e seus reflexos na Educação Física escolar. Para tanto, problematizamos a abordagem da temática de gênero no componente Educação Física do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), já que este é um dos veículos de preparação do projeto, e finalizamos com reflexões sobre a Educação Física escolar, discutindo como pessoas que se identificam como transgêneros encontram-se mais suscetíveis a situações de segregação e evasão das aulas.</p> 2022-05-01T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2022 Revista Ponto de Vista https://periodicos.ufv.br/RPV/article/view/13268 A matemática financeira a serviço da educação financeira: reflexões sobre planejamentos financeiros 2021-12-16T16:38:02-03:00 Paulo Tadeu Gandra Campos paulo.gandra@ufv.br Chang Kuo Rodrigues changkuockr@gmail.com <p>A proposta deste artigo, voltada para professores e futuros professores de Matemática, repousa no campo da Educação Financeira, com vistas a discutir estratégias para, sem a aquisição de dívidas, realizar desejos de consumo, além de enfatizar a importância de se poupar antes para gastar depois. A inquietação que gerou esse trabalho nasceu da observação das várias reportagens disponibilizadas na mídia a respeito do alto percentual de famílias brasileiras endividadas. Por meio da metodologia Engenharia Didática e da Teoria Antropológica do Didático, o trabalho foi estruturado objetivando buscar respostas que indiquem quais estratégias usamos para realizar desejos de consumo sem entrar em dívidas. Como dinâmica para a atividade, aplicamos a um grupo de sete graduandos e recém graduados em Matemática uma atividade contendo uma hipotética aquisição de um bem. Em seguida, discutimos e refletimos sobre as estratégias que têm como objetivo realizar tal desejos de consumo, sobretudo aqueles que indiquem algum planejamento prévio, para averiguar se existem alternativas que respondem a tal inquietação, fazendo uso de saberes matemáticos básicos, logo, acessíveis a professores e estudantes do Ensino Médio. Assim, o presente artigo propõe semear ideias em professores da Educação Básica no que se refere a projetos relativos à Educação Financeira.</p> 2022-05-01T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2022 Revista Ponto de Vista https://periodicos.ufv.br/RPV/article/view/13387 Sobre o Dia C Corrida Solidária Virtual: Relatos de uma experiência 2021-12-02T11:26:39-03:00 Sergio Lucas Cardoso sergio.cardoso@ufv.br <p>Este artigo trata-se de um relato de experiência sobre um trabalho desenvolvido pelo SicoobUFVCredi juntamente com a Campic Consultoria Júnior, para promover a saúde e a solidariedade em tempos de pandemia, visando cumprir e pleitear o princípio do interesse pela comunidade que é um dos pilares do cooperativismo, com isso beneficiando as pessoas participantes do evento esportivo virtual, sendo caminhada, bike e corrida. Além de propagar, aplicar e executar a solidariedade através da arrecadação de alimentos não perecíveis para serem distribuídos entre as instituições que prestam serviços aos mais vulneráveis e necessitados, buscando com essa campanha conscientizar e mostrar a importância do esporte e da solidariedade na vida das pessoas, sendo os municípios de Viçosa – MG, Teixeiras -MG e Florestal -MG, as cidades e instituições contempladas com essas ações.</p> 2022-05-01T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2022 Revista Ponto de Vista https://periodicos.ufv.br/RPV/article/view/14210 Editorial Vol. 11, n. 1 - 2022 2022-04-29T15:36:47-03:00 Lidiane Maria Ferraz Rosa lidiane.rosa@ufv.br Flávia Monteiro Coelho Ferreira flavia.mferreira@ufv.br 2022-05-01T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2022 Revista Ponto de Vista https://periodicos.ufv.br/RPV/article/view/14129 Pegada Ecológica - um estudo de caso 2022-08-27T16:41:07-03:00 Raphael Ribeiro Mantovani raphael11mantovani@gmail.com Lidiane Maria Ferraz Rosa lidiane.rosa@ufv.br <p><span class="TextRun SCXW266586134 BCX0" lang="PT-BR" xml:lang="PT-BR" data-contrast="auto"><span class="NormalTextRun SCXW266586134 BCX0"> Tendo em vista a grande importância do desenvolvimento sustentável na atualidade, o presente projeto tem como objetivo avaliar o impacto ambiental dos estudantes do </span><span class="NormalTextRun SCXW266586134 BCX0">CAp</span><span class="NormalTextRun SCXW266586134 BCX0">-COLUNI do ano de 2020. Para tanto, foi utilizada a Pegada Ecológica (PE), uma renomada metodologia de contabilidade que utiliza um questionário virtual para obter dados de cada respondente. Assim, para coletar informações da população de estudo, as perguntas deste formulário foram copiadas para um arquivo </span><span class="NormalTextRun SCXW266586134 BCX0">GoogleForms</span><span class="NormalTextRun SCXW266586134 BCX0">, o qual foi aplicado aos alunos do </span><span class="NormalTextRun SCXW266586134 BCX0">CAp</span><span class="NormalTextRun SCXW266586134 BCX0">-COLUNI. As respostas foram salvas e individualmente copiadas ao site oficial da metodologia, permitindo que este calculasse o impacto ambiental de cada um. Como resultado, a ferramenta forneceu várias variáveis, dentre as quais destaca-se a Pegada Ecológica e a Pegada de Carbono (PC). A partir da aplicação do questionário, foram obtidas 101 respostas do total de 480 estudantes (21%). A PE média encontrada foi de 4,86 </span><span class="NormalTextRun SCXW266586134 BCX0">gha</span><span class="NormalTextRun SCXW266586134 BCX0"> (hectares globais), significativamente acima da média brasileira (2,9 </span><span class="NormalTextRun SCXW266586134 BCX0">gha</span><span class="NormalTextRun SCXW266586134 BCX0">) e da área teoricamente disponível para cada indivíduo (1,8 </span><span class="NormalTextRun SCXW266586134 BCX0">gha</span><span class="NormalTextRun SCXW266586134 BCX0">). Além disso, foi notada uma forte correlação entre a Pegada Ecológica e a de Carbono. Em média, a PC foi responsável por 46% da PE dos alunos e o coeficiente de correlação de Pearson entre ambas foi 0,88. Devido a esta relação e aos altos valores da PE, conclui-se que os estilos de vida dos estudantes são altamente insustentáveis e que a redução das emissões de carbono pode ser uma medida eficiente para reverter tal quadro.</span></span></p> 2022-09-12T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2022 Revista Ponto de Vista