https://periodicos.ufv.br/RPV/issue/feed Revista Ponto de Vista 2021-07-01T13:11:19-03:00 Leomar Tiradentes pontodevistacoluni@ufv.br Open Journal Systems <p align="justify">A Revista Ponto de Vista&nbsp; (ISSN 1983-2656) surgiu como um espaço para a expressão daqueles, que não só veem a educação como um instrumento para o desenvolvimento do país, mas também a concebem como um processo contínuo de estudos, descobertas e criações que devem ser compartilhadas. Com uma periodicidade semestral, propõe-se preferencialmente subsidiar o trabalho, a formação e a atualização dos profissionais de ensino, promovendo a interlocução e a reflexão nas diversas áreas do saber. Esse é o compromisso da revista PONTO DE VISTA que convida educadores e ou outros profissionais de diferentes áreas e níveis de ensino, a enviarem para publicação, artigos, resenhas, relatos de experiências entre outros.</p> https://periodicos.ufv.br/RPV/article/view/12557 Corpos estigmatizados na Educação Física: distanciamentos e aproximações de um reconhecimento legítimo 2021-06-02T10:31:02-03:00 Rafael Marques Garcia rafa.mgarcia@hotmail.com <p>Este relato de experiência é oriundo da ferramenta de avaliação da disciplina “Corpo, Saúde e Mídia” do Programa de Pós-Graduação em Educação Física da Universidade Federal do Rio de Janeiro e do Programa de Pós-Graduação em Ciências do Exercício e do Esporte da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. O presente texto tem por objetivo apresentar uma compreensão sobre o conceito de estigma na área de conhecimento da Educação Física, discutindo sobre aspectos que tensionam normas importantes deste fenômeno. Nesse sentido, discutem-se teorizações fundamentais e clássica sobre norma, desvio, estigma e corpo, e ao final, correlacionam-se esses aspectos com a área “Educação Física” e os processos de subversão para inclusão dos estigmatizados.</p> 2021-07-01T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2021 Revista Ponto de Vista https://periodicos.ufv.br/RPV/article/view/12804 Editorial n 10, v. 2 - 2021 2021-07-01T13:11:19-03:00 LEOMAR TIRADENTES pontodevistacoluni@ufv.br 2021-07-01T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2021 Revista Ponto de Vista https://periodicos.ufv.br/RPV/article/view/12099 Análise das estruturas arco de desinfecção, rodolúvio e pedilúvio como barreiras sanitárias em tempos de pandemia 2021-04-09T16:19:54-03:00 Ivanilson Silva Souza ivanilson.souza@hotmail.com Cecília Ferreira cfsouza@ufv.br <p>Dada a urgência de abordagens sólidas sobre o novo coronavírus, o presente artigo faz uma reflexão sociológica sobre três estruturas que são barreiras sanitárias: o arco de desinfecção, o pedilúvio e o rodolúvio. Neste estudo se comprovou a falta de referências científicas sobre tais estruturas e suas aplicações e, menos ainda, a relativa eficácia em ocasiões específicas. Observou-se também, nas poucas encontradas, a nomenclatura equivocada, demonstrando falta de fundamento até nas etimologias. Ficou claro ainda, que não há normas específicas referentes à confecção dessas estruturas e, nem testes sobre a eficiência de cada uma delas. O que se faz aqui é um esforço para, apesar da abordagem comum nas Ciências Agrárias, num olhar sociológico, tentar preencher uma lacuna no resgate da importância dessas barreiras, ainda mais em razão do momento atual do novo coronavírus.</p> 2021-06-01T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2021 REVISTA PONTO DE VISTA https://periodicos.ufv.br/RPV/article/view/12604 A construção da consciência socioambiental no ensino de Geografia 2021-06-03T21:58:19-03:00 Philipe de Freitas Sek philipe.sek@ufv.br Edson Soares Fialho fialho@ufv.br <p>O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) para a formação docente de qualidade, é no presente trabalho o foco da reflexão sobre o ensino de Geografia, a partir da experiência sobre o papel capaz de viver os possíveis dramas e alegrias da prática docente, e também sobre a oportunidade de elaboração e aplicação do projeto “Consciência Socioambiental: uma proposta para o ensino de Geografia” desenvolvido por discentes do curso de Geografia da Universidade Federal de Viçosa (UFV), na Escola Estadual Dr. Mariano da Rocha, no município de Teixeiras-MG, que tem como pano de fundo os preceitos geossistêmicos que apontam para uma compreensão da totalidade do mundo, na esperança de contribuir para a Educação Ambiental com um olhar geográfico (comumente abordada no Ensino Básico pelas disciplinas de Geografia e Ciências/Biologia).</p> 2021-07-14T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2021 Revista Ponto de Vista