https://periodicos.ufv.br/RPV/issue/feedRevista Ponto de Vista2022-05-01T17:58:22-03:00Prof. Dr. Leo Tiradentespontodevistacoluni@ufv.brOpen Journal Systems<p align="justify">A Revista Ponto de Vista (ISSN 1983-2656) surgiu como um espaço para a expressão daqueles, que não só veem a educação como um instrumento para o desenvolvimento do país, mas também a concebem como um processo contínuo de estudos, descobertas e criações que devem ser compartilhadas. Com uma periodicidade semestral, propõe-se preferencialmente subsidiar o trabalho, a formação e a atualização dos profissionais de ensino, promovendo a interlocução e a reflexão nas diversas áreas do saber. Esse é o compromisso da revista PONTO DE VISTA que convida educadores e ou outros profissionais de diferentes áreas e níveis de ensino, a enviarem para publicação, artigos, resenhas, relatos de experiências entre outros.</p>https://periodicos.ufv.br/RPV/article/view/14210Editorial Vol. 11, n. 1 - 20222022-04-29T15:36:47-03:00Lidiane Maria Ferraz Rosalidiane.rosa@ufv.brFlávia Monteiro Coelho Ferreiraflavia.mferreira@ufv.br2022-05-01T00:00:00-03:00Copyright (c) 2022 Revista Ponto de Vistahttps://periodicos.ufv.br/RPV/article/view/13937Diálogos entre o projeto de extensão Preparanem e a Educação Física escolar2022-03-08T20:08:00-03:00Rafael Marques Garciarafa.mgarcia@hotmail.comLeandro Teofilo de Britoleandro8978@gmail.comAlex Pina de Almeidaalexpina823@gmail.comErik Giuseppe Barbosa Pereiraegiuseppe@eefd.ufrj.br<p>Este ensaio promove reflexões a partir do projeto de extensão PreparaNem (pré-vestibular social que prepara pessoas LGBTI+ para vestibulares), enfocando a precarização, o reconhecimento e a inclusão da identificação transgênero no campo da Educação e seus reflexos na Educação Física escolar. Para tanto, problematizamos a abordagem da temática de gênero no componente Educação Física do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), já que este é um dos veículos de preparação do projeto, e finalizamos com reflexões sobre a Educação Física escolar, discutindo como pessoas que se identificam como transgêneros encontram-se mais suscetíveis a situações de segregação e evasão das aulas.</p>2022-05-01T00:00:00-03:00Copyright (c) 2022 Revista Ponto de Vistahttps://periodicos.ufv.br/RPV/article/view/13268A matemática financeira a serviço da educação financeira: reflexões sobre planejamentos financeiros2021-12-16T16:38:02-03:00Paulo Tadeu Gandra Campospaulo.gandra@ufv.brChang Kuo Rodrigueschangkuockr@gmail.com<p>A proposta deste artigo, voltada para professores e futuros professores de Matemática, repousa no campo da Educação Financeira, com vistas a discutir estratégias para, sem a aquisição de dívidas, realizar desejos de consumo, além de enfatizar a importância de se poupar antes para gastar depois. A inquietação que gerou esse trabalho nasceu da observação das várias reportagens disponibilizadas na mídia a respeito do alto percentual de famílias brasileiras endividadas. Por meio da metodologia Engenharia Didática e da Teoria Antropológica do Didático, o trabalho foi estruturado objetivando buscar respostas que indiquem quais estratégias usamos para realizar desejos de consumo sem entrar em dívidas. Como dinâmica para a atividade, aplicamos a um grupo de sete graduandos e recém graduados em Matemática uma atividade contendo uma hipotética aquisição de um bem. Em seguida, discutimos e refletimos sobre as estratégias que têm como objetivo realizar tal desejos de consumo, sobretudo aqueles que indiquem algum planejamento prévio, para averiguar se existem alternativas que respondem a tal inquietação, fazendo uso de saberes matemáticos básicos, logo, acessíveis a professores e estudantes do Ensino Médio. Assim, o presente artigo propõe semear ideias em professores da Educação Básica no que se refere a projetos relativos à Educação Financeira.</p>2022-05-01T00:00:00-03:00Copyright (c) 2022 Revista Ponto de Vistahttps://periodicos.ufv.br/RPV/article/view/13387Sobre o Dia C Corrida Solidária Virtual: Relatos de uma experiência2021-12-02T11:26:39-03:00Sergio Lucas Cardososergio.cardoso@ufv.br<p>Este artigo trata-se de um relato de experiência sobre um trabalho desenvolvido pelo SicoobUFVCredi juntamente com a Campic Consultoria Júnior, para promover a saúde e a solidariedade em tempos de pandemia, visando cumprir e pleitear o princípio do interesse pela comunidade que é um dos pilares do cooperativismo, com isso beneficiando as pessoas participantes do evento esportivo virtual, sendo caminhada, bike e corrida. Além de propagar, aplicar e executar a solidariedade através da arrecadação de alimentos não perecíveis para serem distribuídos entre as instituições que prestam serviços aos mais vulneráveis e necessitados, buscando com essa campanha conscientizar e mostrar a importância do esporte e da solidariedade na vida das pessoas, sendo os municípios de Viçosa – MG, Teixeiras -MG e Florestal -MG, as cidades e instituições contempladas com essas ações.</p>2022-05-01T00:00:00-03:00Copyright (c) 2022 Revista Ponto de Vistahttps://periodicos.ufv.br/RPV/article/view/14183A criação do mundo2022-04-27T08:20:52-03:00José D'Assunção Barrosjoseassun57@gmail.com<p>Poema</p>2022-05-01T00:00:00-03:00Copyright (c) 2022 Revista Ponto de Vistahttps://periodicos.ufv.br/RPV/article/view/13405Leveza no reino da arte de contar histórias2021-11-29T08:37:20-03:00Marcelo Calderari Miguelmarcelo.miguel@edu.ufes.br<div id="articleAbstract"> <h4>Resumo</h4> <br> <div>A poesia, ou texto lírico, é uma das sete artes tradicionais, pela qual a linguagem humana é utilizada com fins estéticos ou críticos, ou seja, ela retrata uma mensagem. </div> </div> <div id="articleSubject"> <h4>Palavras-chave</h4> <br> <div>Poema; Poesia; Língua; literatura; Dialeto; Linguagem; Idiomas; Português</div> </div>2022-05-01T00:00:00-03:00Copyright (c) 2022 Revista Ponto de Vista