https://periodicos.ufv.br/RPV/issue/feed Revista Ponto de Vista 2021-08-30T22:17:53-03:00 Leomar Tiradentes pontodevistacoluni@ufv.br Open Journal Systems <p align="justify">A Revista Ponto de Vista&nbsp; (ISSN 1983-2656) surgiu como um espaço para a expressão daqueles, que não só veem a educação como um instrumento para o desenvolvimento do país, mas também a concebem como um processo contínuo de estudos, descobertas e criações que devem ser compartilhadas. Com uma periodicidade semestral, propõe-se preferencialmente subsidiar o trabalho, a formação e a atualização dos profissionais de ensino, promovendo a interlocução e a reflexão nas diversas áreas do saber. Esse é o compromisso da revista PONTO DE VISTA que convida educadores e ou outros profissionais de diferentes áreas e níveis de ensino, a enviarem para publicação, artigos, resenhas, relatos de experiências entre outros.</p> https://periodicos.ufv.br/RPV/article/view/12099 Análise das estruturas arco de desinfecção, rodolúvio e pedilúvio como barreiras sanitárias em tempos de pandemia 2021-04-09T16:19:54-03:00 Ivanilson Silva Souza ivanilson.souza@hotmail.com Cecília Ferreira cfsouza@ufv.br <p>Dada a urgência de abordagens sólidas sobre o novo coronavírus, o presente artigo faz uma reflexão sociológica sobre três estruturas que são barreiras sanitárias: o arco de desinfecção, o pedilúvio e o rodolúvio. Neste estudo se comprovou a falta de referências científicas sobre tais estruturas e suas aplicações e, menos ainda, a relativa eficácia em ocasiões específicas. Observou-se também, nas poucas encontradas, a nomenclatura equivocada, demonstrando falta de fundamento até nas etimologias. Ficou claro ainda, que não há normas específicas referentes à confecção dessas estruturas e, nem testes sobre a eficiência de cada uma delas. O que se faz aqui é um esforço para, apesar da abordagem comum nas Ciências Agrárias, num olhar sociológico, tentar preencher uma lacuna no resgate da importância dessas barreiras, ainda mais em razão do momento atual do novo coronavírus.</p> 2021-06-01T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2021 REVISTA PONTO DE VISTA https://periodicos.ufv.br/RPV/article/view/12604 A construção da consciência socioambiental no ensino de Geografia 2021-06-03T21:58:19-03:00 Philipe de Freitas Sek philipe.sek@ufv.br Edson Soares Fialho fialho@ufv.br <p>O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) para a formação docente de qualidade, é no presente trabalho o foco da reflexão sobre o ensino de Geografia, a partir da experiência sobre o papel capaz de viver os possíveis dramas e alegrias da prática docente, e também sobre a oportunidade de elaboração e aplicação do projeto “Consciência Socioambiental: uma proposta para o ensino de Geografia” desenvolvido por discentes do curso de Geografia da Universidade Federal de Viçosa (UFV), na Escola Estadual Dr. Mariano da Rocha, no município de Teixeiras-MG, que tem como pano de fundo os preceitos geossistêmicos que apontam para uma compreensão da totalidade do mundo, na esperança de contribuir para a Educação Ambiental com um olhar geográfico (comumente abordada no Ensino Básico pelas disciplinas de Geografia e Ciências/Biologia).</p> 2021-07-14T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2021 Revista Ponto de Vista https://periodicos.ufv.br/RPV/article/view/12631 Casos de Ensino na Pós-Graduação: Um mergulho em casos reais sobre os jogos de negócios 2021-07-14T11:52:59-03:00 Sidney Pires Martins prof_sidneypmartins@saberesaber.com Mateus José dos Santos mateus.j.santos@ufv.br Rita Márcia Andrade Vaz de Mello rmello@ufv.br <p class="western" align="JUSTIFY"><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><span style="font-size: medium;">O presente trabalho descreve um caso de ensino elaborado para a disciplina de Jogos de Negócios, ofertada por um curso de pós-graduação Lato Sensu em Gestão Financeira de uma Instituição de Ensino Superior da cidade de Viçosa-MG. Na ocasião, os 21 estudantes matriculados na disciplina foram divididos em quatro grupos e, por meio do WhatsApp, os discentes interagiram entre si com o objetivo de resolver um caso de ensino que apresentava uma situação-problema real. As interações foram mediadas pelas tecnologias e cada grupo recebeu um perfil de cliente diferente que precisaria ser estudado entre os integrantes de cada equipe e, ao final, cada grupo precisaria apresentar um argumento consistente resolvendo a problemática supracitada. A atividade intitulada como “Desafio 24 horas” abarca situações cotidianas que emergem o tempo todo no campo dos negócios e requer tomada de decisões fundamentadas e coerentes em tempo hábil, para que os clientes não desistam de realizar suas compras com uma determinada empresa. Nesta lógica, a atividade explorou as atitudes dos pós-graduandos frente a uma problemática que demandou diálogo, colaboração, pesquisa, reflexão e outros valores no âmbito da disciplina de Jogos de Negócios, suscitando o desenvolvimento de uma aprendizagem mais humana e ativa na pós-graduação.</span></span></p> <p class="western" align="JUSTIFY">&nbsp;</p> 2021-09-14T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2021 Revista Ponto de Vista https://periodicos.ufv.br/RPV/article/view/12678 Horta escolar: laboratório vivo para o ensino de ciências e biologia 2021-07-14T11:26:45-03:00 Lidiane Figueiredo dos Santos lidianefigueiredosantos@hotmail.com Fabíola Aparecida Pimentel fabiolaap65@hotmail.com Regina Aparecida de Figueiredo Santos reginafigueiredo98@yahoo.com.br Sabrina de Sousa Proêza sabrinaproeza@hotmail.com <p>O ensino de Ciências e Biologia torna o cidadão mais crítico acerca dos fenômenos naturais que os cercam, assim, é importante criar práticas pedagógicas que ensinem essas disciplinas de forma lúdica, unindo teoria e prática. No entanto, as escolas públicas não apresentam uma estrutura laboratorial que atenda a essa demanda. Assim, surge a necessidade dos professores adotarem práticas alternativas. Dentre essas práticas tem-se a implantação de hortas na escola, alternativa que tem se mostrado eficiente no processo de ensino-aprendizagem.</p> 2021-08-26T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2021 Revista Ponto de Vista https://periodicos.ufv.br/RPV/article/view/12713 Ciências com sabor: uma experiência pedagógica de inovação e interdisciplinaridade 2021-07-27T14:19:58-03:00 Marli Duffles Donato Moreira marliddmoreira@ufv.br <p>Este relato aborda a experiência do Projeto <em>Ciências com Sabor</em> desenvolvido no âmbito do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência da Universidade Federal de Viçosa (PIBID/UFV). Este projeto foi desenvolvido na Escola Estadual Doutor Mariano da Rocha, localizada no Município de Teixeiras, MG, durante o ano letivo de 2019, com as turmas do Ensino Médio. A experiência pedagógica envolveu todos os pibidianos e professores supervisores juntamente com a coordenadora de área do núcleo Física-Matemática-Química do PIBID/UFV-Campus Viçosa registrando a participação de 296 alunos da escola. O trabalho contou com o apoio dos funcionários, professores e direção da escola. O projeto <em>Ciências com Sabor</em> teve como objetivo desenvolver o letramento científico dos estudantes, a partir de receitas culinárias, propondo um ensino para além da transmissão de conhecimentos (ensino tradicional), favorecendo a participação dos alunos, desenvolvendo autonomia e pensamento crítico. Fundamentamos o trabalho nos estudos de Leontiev (1978), Moreira (2016), Morin (2006), Cachapuz <em>et al</em> (2005) e Freire (2003). Os resultados apresentados apontam para a relevância e a conveniência de se considerar práticas pedagógicas interdisciplinares e contextualizadas no ensino de ciências na escola básica.</p> 2021-09-14T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2021 Revista Ponto de Vista https://periodicos.ufv.br/RPV/article/view/12557 Corpos estigmatizados na Educação Física: distanciamentos e aproximações de um reconhecimento legítimo 2021-06-02T10:31:02-03:00 Rafael Marques Garcia rafa.mgarcia@hotmail.com <p>Este relato de experiência é oriundo da ferramenta de avaliação da disciplina “Corpo, Saúde e Mídia” do Programa de Pós-Graduação em Educação Física da Universidade Federal do Rio de Janeiro e do Programa de Pós-Graduação em Ciências do Exercício e do Esporte da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. O presente texto tem por objetivo apresentar uma compreensão sobre o conceito de estigma na área de conhecimento da Educação Física, discutindo sobre aspectos que tensionam normas importantes deste fenômeno. Nesse sentido, discutem-se teorizações fundamentais e clássica sobre norma, desvio, estigma e corpo, e ao final, correlacionam-se esses aspectos com a área “Educação Física” e os processos de subversão para inclusão dos estigmatizados.</p> 2021-07-01T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2021 Revista Ponto de Vista https://periodicos.ufv.br/RPV/article/view/12927 A busca pela força-motriz na Geografia: 2021-08-30T22:17:53-03:00 Bruno Frank bruno.j.frank@gmail.com <p>Esta resenha analisa a obra de Daniel Gade <em>Curiosity, Inquiry and the Geographical Imagination </em>(2011). Esta obra, de profunda importância para Geógrafos e pesquisadores, aborda a questão da curiosidade e da investigação na imaginação geográfica. O autor utiliza-se de exemplos históricos de trajetórias profissionais e de pesquisa de geógrafos importantes e realiza um comparativo com as teorias da psicanálise e da filosofia.</p> 2021-09-22T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2021 Revista Ponto de Vista https://periodicos.ufv.br/RPV/article/view/12607 Gravidade 2021-08-26T11:01:38-03:00 José D'Assunção Barros jose.d.assun@globomail.com <p>poema, para a seção 'Outros Olhares'</p> 2021-08-26T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2021 Revista Ponto de Vista https://periodicos.ufv.br/RPV/article/view/12804 Editorial n 10, v. 2 - 2021 2021-07-01T13:11:19-03:00 LEOMAR TIRADENTES pontodevistacoluni@ufv.br 2021-07-01T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2021 Revista Ponto de Vista