v. 14 n. 1 Ed. Especial (2025): XIII SICEA

					Visualizar v. 14 n. 1 Ed. Especial (2025):  XIII SICEA
Publicado: 12-05-2025

Editorial

Artigos Científicos

  • Formação inicial docente em uma escola de educação básica: o GTD Mulheres na História

    Eulálio Marques Borges, Daniela Borges Ferreira
    01-18
    DOI: https://doi.org/10.47328/rpv.v14i1 Ed. Especial.21014
  • Uma experiência interdisciplinar entre Geografia e Matemática na Educação Básica

    Elisângela de Azevedo Silva Rodrigues, André Luiz Sabino, Arianne Vellasco Gomes
    01-17
    DOI: https://doi.org/10.47328/rpv.v14i1 Ed. Especial.21369
  • A complexidade da escola e a forma-ação permanente de professores

    Maria Rosário Silveira Porto, Ivan Fortunato
    01-13
    DOI: https://doi.org/10.47328/rpv.v14i1 Ed. Especial.20972
  • Uma experiência de leitura: os videopoemas do projeto O verbo tornado carne

    Thais Seabra Leite, Gabriella Mikaloski Pinto da Silva, Aline de Almeia Rodrigues, Andréia da Silva Souza, Clara Nogueira, Millena Lourenço
    01-12
    DOI: https://doi.org/10.47328/rpv.v14iEd. Especial n.1.21347
  • As incidências da agenda global na Educação Infantil: novos tempos e velhas prerrogativas

    Luciana Pimentel Rhodes Gonçalves Soares, Alessandra Martins Constantino Cypriano
    01-18
    DOI: https://doi.org/10.47328/rpv.v14iEd. Especial n.1.20659
  • O jogo “Odisseia Matemática” como ferramenta pedagógica para o desenvolvimento do Pensamento Algébrico no Ensino Fundamental

    Diogo Alves de Faria Reis, André Sousa Braz de Araújo
    01-21
    DOI: https://doi.org/10.47328/rpv.v14i2a.21291
  • Os Discursos sobre a língua portuguesa nas redes sociais: predominância, valorização e estigmatização da variação linguística através de figuras de linguagem

    Adriana Rosa, Yasmim Bandeira, José Batista, Beatriz Sampaio
    01-20
    DOI: https://doi.org/10.47328/rpv.v14iEd. Especial n.1.21247
  • Materiais didáticos e o ensino de química para surdos: o que considerar?

    Kevin Pereira, Flávia R. de Brito, Amanda G. de Almeida, Ivoni Freitas-Reis
    01-21
    DOI: https://doi.org/10.47328/rpv.v14i1 Ed. Especial.21190
  • Ser “escola de aplicação”: o caso da EAUFPA

    Cleodir Moraes
    01-16
    DOI: https://doi.org/10.47328/rpv.v14i1 Ed. Especial.21380
  • Hortas e jardins escolares como ferramenta de ensino: contribuições para a integração curricular em Colégios de Aplicação

    Ana Carolina Abrão Neri, Ione Marly Arouche- Lima
    01-16
    DOI: https://doi.org/10.47328/rpv.v14iEd. Especial n.1.21371
  • Pedagogo há 20 anos: desafios, conflitos e possibilidades da formação

    Ivan Fortunato
    01-20
    DOI: https://doi.org/10.47328/rpv.v14i1 Ed. Especial.20990
  • Checklist como ferramenta para fomentar práticas de comunicação inclusivas em sites de escolas de EPT

    Layse Moura Barboza Giannecchini Souto , Pedro Vitor Vieira Godoy, Rodrigo Alves Santos
    01-15
    DOI: https://doi.org/10.47328/rpv.v14i1 Ed. Especial.20696
  • Fotografia & Geometria: possibilidades pedagógicas para o ensino de geometria no Ensino Fundamental II

    Diogo Alves de Faria Reis, Ana Luiza Barbosa
    01-20
    DOI: https://doi.org/10.47328/rpv.v14i2a.21292
  • A pesquisa com crianças na escola das infâncias: questões éticas, relacionais e subjetivas

    Denise Bortoletto, Luanna Priscila da Silva Gomes, Bárbara Raquel Coutinho Toscano Azevedo, Maristela de Oliveira Mosca, Kívia Pereira de Medeiros Faria
    01-18
    DOI: https://doi.org/10.47328/rpv.v14i1 Ed. Especial.21204
  • Etnobotânica e o ensino de ciências: interdependência entre o ser humano e as plantas, preservação das variedades tradicionais e proteção da biodiversidade local

    Lucas Felipe da Silva Oliveira, Divalnia Maria da Silva Oliveira, Ana Carolina Gomes Miranda
    01-21
    DOI: https://doi.org/10.47328/rpv.v14i1 Ed. Especial.21174
  • Políticas de ações afirmativas na educação básica: uma experiência do acesso de negros/as aos colégios universitários – o caso do COLUN-UFMA

    Fernanda Lopes Rodrigues, Maria do Carmo Alves da Cruz, Carlos Benedito Rodrigues da Silva, Ana Carolina Abrão Neri
    01-17
    DOI: https://doi.org/10.47328/rpv.v14iEd. Especial n.1.21374

Artigos de Iniciação Científica

  • Carcarás do século XXI: poetas cancionistas maranhenses de nosso tempo em revista

    Ludmila Portela Gondim Braga
    01-12
    DOI: https://doi.org/10.47328/rpv.v14i1 Ed. Especial.21220
  • Linguagem, cultura e resistência O Rap ludovicense em um documentário com tradução em Libras

    Raquel Pires Costa, Luna Ribeiro Serra
    01-13
    DOI: https://doi.org/10.47328/rpv.v14i1 Ed. Especial.21229

Relatos de Experiência

  • Travessias no mediterrâneo: do conceito de estreito geográfico as questões humanitárias relacionadas às migrações ilegais

    Adriana Angélica Ferreira
    01-10
    DOI: https://doi.org/10.47328/rpv.v14iEd. Especial n.1.21337
  • Educação patrimonial e o ensino de História: um relato de experiência sobre uma intervenção pedagógica realizada no CAp-Coluni/UFV

    Marcella Fonseca Cassiano, Raquel Santos Sousa Lima
    01-10
    DOI: https://doi.org/10.47328/rpv.v14i1 Ed. Especial.21392
  • Heranças: linguagem, território e identidade na teia interdisciplinar das aulas de Português e Geografia

    Mariana Maris, Lindemberg Silva Santos
    01-10
    DOI: https://doi.org/10.47328/rpv.v14i1 Ed. Especial.21048
  • De leitor a autor: lendo e produzindo narrativas

    Mirian Souza da Silva, Eva Clementina Gomes, Evanilza Ferreira Silva, Tavifa Smoly Araripe, Adelia Aparecida de Melo
    01-10
    DOI: https://doi.org/10.47328/rpv.v14iEd. Especial n.1.21356
  • Cultura, brinquedos e brincadeiras: uma imersão na diversidade por meio do brincar

    Adriana Ribeiro dos Santos Quintanna, Arlete Pereira de Oliveira , Francisca Karoline Rodrigues Braga Ramos, Mirian Souza da Silva, Nagila Maria Silva Oliveira
    01-09
    DOI: https://doi.org/10.47328/rpv.v14iEd. Especial n.1.21340
  • Formação inicial de professores na Licenciatura em Matemática: breve olhar sobre estudos e práticas no estágio curricular supervisionado

    Teresa Raquel Dalta de Carvalho, Raul Milagres de Macedo
    01-11
    DOI: https://doi.org/10.47328/rpv.v14i2a.21268
  • A diversidade africana nas Minas setecentistas: o ensino de História como instrumento de combate ao racismo religioso

    Iury Filipe Prudente Verdan, Mateus Mendes Silva, Pedro Eduardo Alves Carmo, Luiz Gustavo Santos Cota
    01-10
    DOI: https://doi.org/10.47328/rpv.v14i1 Ed. Especial.21385