Uma Proposta de Robótica Educacional Aplicada ao Ensino de Titulações Ácido-Base

Autores

  • Iterlandes Machado Junior Universidade Federal de Viçosa - UFV https://orcid.org/0000-0001-9150-2716
  • Efraim Lázaro Reis Universidade Federal de Viçosa/Departamento de Química https://orcid.org/0000-0003-4285-8892
  • César Reis Universidade Federal de Viçosa/Departamento de Química https://orcid.org/0000-0002-4783-9634
  • Odilaine Inácio de Carvalho Damasceno Universidade Federal de Viçosa/CAp-COLUNI
  • Per Christian Braathen União de Ensino Superior de Viçosa - UNIVIÇOSA

Palavras-chave:

Robótica Educacional, Titulador Automático, Ensino de Química

Resumo

Uma proposta de utilização da robótica educacional no ensino de titulações ácido-base foi implementada com materiais de baixo custo. Por meio de conexões entre sensor de temperatura, módulo de pH, válvula peristáltica e plataforma Arduino®, uma titulação potenciométrica é operada automaticamente fornecendo uma curva de titulação remotamente para o Smartphone através do aplicativo Virtuino App (biblioteca Virtuino 1.7.0) e para a planilha Microsoft Excel por meio do software PLX-DAQ instalado no computador.

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Biografia do Autor

Iterlandes Machado Junior, Universidade Federal de Viçosa - UFV

Mestre em Química pela Universidade Federal de Viçosa (2019). Graduado em Química pela Universidade de Uberaba (2009) com especialização em Educação Ambiental pelas Faculdades Integradas de Jacarepaguá (2012), bem como em Docência no Ensino Superior pela Universidade de Franca (2016).

Efraim Lázaro Reis, Universidade Federal de Viçosa/Departamento de Química

Graduado em Química (Bacharelado e Licenciatura) pela Universidade Federal de Viçosa - UFV (1977), mestre em Química (1983) e doutor em Química (1997), ambos pelo Instituto de Química da Universidade Estadual de Campinas. Professor Titular Aposentado da UFV.

César Reis, Universidade Federal de Viçosa/Departamento de Química

Possui graduação em Bacharelado e Licenciatura em Química (1986) e mestrado em Agroquímica (1991) pela Universidade Federal de Viçosa – UFV e doutorado em Química Analítica (1996) pelo Instituto de Química da Universidade Estadual de Campinas. Professor Titular Aposentado da UFV.

Odilaine Inácio de Carvalho Damasceno, Universidade Federal de Viçosa/CAp-COLUNI

Possui graduação em Química (Licenciatura) pelo Centro Universitário de Caratinga (2005), mestrado (2008) e doutorado (2015) em Agroquímica pela Universidade Federal de Viçosa (2008). Professora de Química do Colégio de Aplicação-COLUNI da UFV.

Per Christian Braathen, União de Ensino Superior de Viçosa - UNIVIÇOSA

Possui Graduação em Química pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1969), mestrado em Química pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1976) e doutorado em Educação pela University of Wisconsin (1987).  Professor Adjunto IV Aposentado da UFV.

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Publicado

21-10-2020

Como Citar

MACHADO JUNIOR, I.; LÁZARO REIS, E.; REIS, C.; INÁCIO DE CARVALHO DAMASCENO, O.; BRAATHEN, P. C. Uma Proposta de Robótica Educacional Aplicada ao Ensino de Titulações Ácido-Base. Revista Ponto de Vista, [S. l.], v. 9, n. 3, p. 75–94, 2020. Disponível em: https://periodicos.ufv.br/RPV/article/view/10612. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos Científicos