Geografia do esporte e do turismo: o que se aprende em sala de aula?

Autores

  • Jaiterson Santos de Oliveira
  • Leomar Tiradentes

Palavras-chave:

Ensino de Geografia, Turismo e Esporte, Geografia Humana

Resumo

O ensino de Geografia no Brasil vem se caracterizando por buscar novas opções temáticas que possibilite um maior contato entre os alunos e sua realidade. Nesse processo, novos conteúdos são agregados à ciência geográfica como, por exemplo, o esporte e o turismo. Compreendendo a Geografia como uma ciência de muitos olhares e vários focos, o presente artigo tem como objetivo discutir com os professores do Ensino Médio brasileiro, a importância do esporte e do turismo como atividades geográficas de caráter socioeconômico, cultural e ambiental que interagem e interferem em toda a dinâmica local, nacional e internacional. Trata-se de uma pesquisa geográfica que possibilita o aprofundamento do tema para o ensino de referida ciência. Quanto à natureza do estudo, a presente pesquisa apresenta um caráter qualitativo-quantitativo e de natureza exploratória, devido à escassez de dados e à necessidade de se reconhecer as práticas do esporte e do turismo como parte da ciência geográfica. Conclui-se que essas duas temáticas são exemplos como a transversalidade dialoga com a ciência geográfica contribuindo com o ensino e com a aprendizagem dos alunos devido às suas interações.

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Publicado

21-10-2019

Como Citar

OLIVEIRA, J. S. de; TIRADENTES, L. Geografia do esporte e do turismo: o que se aprende em sala de aula?. Revista Ponto de Vista, [S. l.], v. 8, n. 1, p. 14–30, 2019. Disponível em: https://periodicos.ufv.br/RPV/article/view/9188. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos Científicos