Diagnóstico de leitura de estudantes: interfaces entre automaticidade e compreensão leitora

Autores

  • Alessandra Pereira Gomes Machado Universidade Federal de Sergipe Colégio de Aplicação
  • Isabel Maria Santos Universidade Federal de Sergipe
  • Daiane Santos Cruz

Palavras-chave:

Fluência em leitura oral, Compreensão em leitura, Teste Cloze.

Resumo

A interface entre automaticidade na decodificação e compreensão leitora tem sido instrumento de investigação em diversas pesquisas, com o intuito de delinear as relações estabelecidas entre essas duas dimensões da leitura. Um leitor fluente lê com velocidade, precisão e expressividade adequadas. Trabalhamos com a fluência em leitura oral enquanto diagnóstico de leitura para verificar processos de decodificação com automaticidade que demonstram a compreensão leitora (MACHADO, 2018a). Conduzimos essa investigação com base na premissa de que a automaticidade na decodificação é um elemento basilar para a compreensão. Objetivamos verificar a correlação entre o desempenho em fluência em leitura oral e em compreensão leitora por meio de dois testes. Participaram do estudo 39 estudantes do 6o ano do ensino fundamental do Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Sergipe (Codap/UFS). Seguimos o método Curriculum- Based Measurement (DENO, 2003) para controlar processos de automaticidade na decodificação em 1 minuto de leitura oral. Para verificar a compreensão leitora, aplicamos um teste Cloze. A correlação entre os testes comprovou que quem tem fluência em leitura oral, consequentemente, compreenderá o texto lido. Desse modo, corroborando com a nossa tese de investigação que atesta a

necessidade da automaticidade na decodificação para a compreensão leitora.

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Publicado

22-10-2019

Como Citar

MACHADO, A. P. G.; SANTOS, I. M.; CRUZ, D. S. Diagnóstico de leitura de estudantes: interfaces entre automaticidade e compreensão leitora. Revista Ponto de Vista, [S. l.], v. 8, n. 1, p. 47–61, 2019. Disponível em: https://periodicos.ufv.br/RPV/article/view/9203. Acesso em: 20 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos Científicos