Orientação de estudos: uma experiência de estágio em psicologia escolar.

Autores

  • Paula Cristina Barbosa de Carvalho Tavares Universidade Federal de Minas Gerais Centro Pedagógico - Escola de Educação Básica e Profissional
  • Cecília Cotinguiba Silva Universidade Federal de Minas Gerais

Palavras-chave:

Processos Seletivos, Mindfulness, Orientação de Estudo.

Resumo

O relato de experiência apresenta um trabalho realizado por estagiárias de psicologia na Escola de Educação Básica e Profissional da UFMG – o Centro Pedagógico. A intervenção teve como objetivo atender a uma demanda dos alunos do 9° ano do Ensino Fundamental que solicitaram um espaço de orientação de estudos para processos seletivos do ensino médio e técnico. O trabalho realizado foi distribuído em atividades de autoconhecimento e diálogo sobre a escolha do curso técnico, informativos sobre os processos seletivos e orientação de estudos. Como resultado percebeu-se a importância do profissional de psicologia na escola, de modo a auxiliar os estudantes a lidarem com suas questões relativas ao processo ensino-aprendizagem e o futuro pessoal e profissional. No entanto, entende-se que a prática da orientação de estudos pode ser mais completa com a participação de outros atores e outros saberes, além da psicologia. Destaca-se ainda os bons resultados do uso de exercícios de mindfulness entre os alunos, proporcionando bem-estar e reflexão sobre si, e a contribuição do estágio para a formação crítica e profissional das estagiárias de psicologia.

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Publicado

22-10-2019

Como Citar

TAVARES, P. C. B. de C.; SILVA, C. C. Orientação de estudos: uma experiência de estágio em psicologia escolar. Revista Ponto de Vista, [S. l.], v. 8, n. 1, p. 128–135, 2019. Disponível em: https://periodicos.ufv.br/RPV/article/view/9210. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Relatos de Experiência