Geografia Física no ensino superior: entendimentos preliminares do conceito e das relações com a natureza

Autores

Palavras-chave:

natureza, geografia física, ensino superior

Resumo

Uma das características mais icônicas da Geografia é o seu constante contato com outras ciências. O conteúdo da geografia física, especificamente, e a sua interface com outras ciências como a física, a química e a estatística fazem esta área de saber científico ser visto com certo temor e técnicas tidas como favoritas da geografia física, como as tecnologias de informação geográfica, vem ampliando seu distanciamento do objeto geográfico. Nesse sentido, o presente trabalho busca compreender, a partir das noções conceituais de natureza, sociedade e suas relações, as diferentes visões de natureza e limitações enfrentadas pelo “geógrafo calouro” e extrair qual ou quais naturezas existem em suas interpretações. Tendo esse problema em mente, os dados amostrados foram coletados através de um questionário aberto e a análise das respostas foram categorizadas em três grandes grupos: o de natureza intocada, o de natureza transformada e o de natureza como recurso. Os resultados obtidos foram quatro nuvens de palavras-chave que mais se evidenciaram nas respostas dos alunos e que a diversidade do conceito de natureza dentro e fora da ciência foi o dado mais relevante da pesquisa.

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Publicado

21-10-2020

Como Citar

MARINHO, M. Geografia Física no ensino superior: entendimentos preliminares do conceito e das relações com a natureza. Revista Ponto de Vista, [S. l.], v. 9, n. 3, p. 39–56, 2020. Disponível em: https://periodicos.ufv.br/RPV/article/view/10801. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos Científicos