A Disciplina de Sociologia no Colégio de Aplicação da UFV

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47328/rpv.v9i02.10818

Palavras-chave:

Sociologia; matriz curricular; representação discente

Resumo

Considerando a importância de estudar os sistemas educacionais e as dinâmicas institucionais e sociais no Brasil, o presente artigo busca analisar a construção da disciplina de sociologia no Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Viçosa, a partir da sua inserção obrigatória na matriz curricular do ensino médio, e a possível relação dessa inclusão com a mobilização dos estudantes do CAp-COLUNI em torno de pautas por maior participação política e representação discente nos espaços institucionais. Com o objetivo inicial de delinear os caminhos a serem percorridos no projeto, foi feita uma revisão bibliográfica sobre a metodologia e epistemologia da pesquisa científica, seguida de um levantamento de dados relativos à obrigatoriedade da disciplina no ensino médio e à sua estruturação no Colégio de Aplicação, através de uma análise documental qualitativa, acompanhada da intepretação histórica dos documentos referentes às alterações nas matrizes curriculares e à participação dos alunos nos órgãos institucionais do Colégio. Destarte, observou-se o incremento das práticas políticas adotadas pelos estudantes no espaço escolar e o acréscimo de demandas específicas do corpo discente, apontando a necessidade da continuidade da pesquisa para consolidação e ampliação da análise sobre os efeitos da inclusão da sociologia no Colégio de Aplicação da UFV.

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Biografia do Autor

Daniel de Moura Rocha, UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA

Bolsista de Iniciação Científica para o Ensino Médio financiado pelo CNPq e aluno da 3ª série do ensino regular médio do Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Viçosa.

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Publicado

01-10-2020

Como Citar

TOSTES, A. G. M.; DE MOURA ROCHA, D.; PIMENTEL MIRANDA, G. A Disciplina de Sociologia no Colégio de Aplicação da UFV. Revista Ponto de Vista, [S. l.], v. 9, n. 2, p. 104–115, 2020. DOI: 10.47328/rpv.v9i02.10818. Disponível em: https://periodicos.ufv.br/RPV/article/view/10818. Acesso em: 16 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos de Iniciação Científica