Análise do Estilo de Liderança na Tensão Dinâmica do Sistema de Controle Gerencial e na Ambidestria em Subsecretaria do Ministério da Saúde

Autores

  • Leandro Jaime Dias Mendes Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
  • Viviane Theiss Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

DOI:

https://doi.org/10.21118/apgs.v17i2.16311

Resumo

Resumo:

Objetivo da pesquisa: analisa-se a relação do estilo de liderança na ambidestria das atividades, mediada pelo uso da tensão dinâmica de sistemas de controle gerencial, a partir da percepção de liderados do Ministério da Saúde.

Enquadramento teórico: para o desenvolvimento do modelo teórico e das hipóteses de estudo, discorreu-se sobre três constructos: estilos de liderança, framework de sistema de controle gerencial de Simons (1995) e ambidestria de atividades, formada pela existência concomitante de exploitation e exploration.

Metodologia: pesquisa realizada por meio de um questionário com 72 liderados, cujas respostas foram obtidas pelo Google Forms, em junho a agosto de 2022. Na análise de dados, aplicou-se a técnica de Modelagem de Equações Estruturais.

Resultados: a liderança transformacional não se caracteriza como antecedente do uso da tensão dinâmica do Sistema de Controle Gerencial (SCG), tampouco da ambidestria das atividades e que, no setor público, o uso da tensão dinâmica do SCG não é mediador de estilo de liderança nem da ambidestria. O estilo de liderança transacional é preditor da tensão dinâmica e esta é preditora da ambidestria. Percebe-se que existe relação positiva entre o uso da tensão dinâmica do SCG e a ambidestria das atividades.

Originalidade: as pesquisas atreladas à tríade liderança-SCG-ambidestria estavam construídas na área privada, sob a perspectiva do líder; estudos desse objeto no setor público brasileiro e sob o olhar do liderado são incipientes.

Contribuições teóricas e práticas: evidências atreladas ao estilo de liderança percebido pelos liderados e seu elo com o uso dinâmico do SCG e com o desenvolvimento de atividades ambidestras no setor público, o que auxilia ao líder na condução de sua gestão em relação ao estilo de liderança a ser adotado e sua respectiva consequência para o desenvolvimento de atividades ambidestras no primeiro setor.

Palavras chave: Tensão dinâmica no uso dos sistemas de controle gerencial, Estilos de liderança, Ambidestria das atividades.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2025-06-30

Como Citar

Dias Mendes, L. J., & Theiss, V. (2025). Análise do Estilo de Liderança na Tensão Dinâmica do Sistema de Controle Gerencial e na Ambidestria em Subsecretaria do Ministério da Saúde. Administração Pública E Gestão Social, 17(2). https://doi.org/10.21118/apgs.v17i2.16311

Edição

Seção

Artigos