Relevância das Instâncias de Governança no Turismo: Explorando Evidências em Escala Local
DOI:
https://doi.org/10.21118/apgs.v17i2.16764Resumo
Objetivo da pesquisa: Este estudo examina a aplicação da governança local do turismo, especificamente a dinâmica do Conselho Municipal do Turismo (COMTUR).
Enquadramento teórico: A governança turística tem sido considerada o princípio orientador para a sustentabilidade do turismo.
Metodologia: Trata-se de um estudo de caso exploratório, apoiado na pesquisa documental das atas das reuniões ocorridas entre 2013 e 2020 e dos documentos legais, além da observação participante.
Resultados: A pesquisa aponta dificuldades operacionais e de exercício que afetavam a legitimidade e a efetividade do COMTUR. Apesar das mudanças positivas, os desafios consistem em superar a governança centralizada e hierárquica, a fragmentação institucional e social, o atendimento parcial da transparência e prestação de contas, a dependência das instituições governamentais e a falta de recursos humanos e financeiros.
Originalidade: A pesquisa expande a literatura sobre os Conselhos Municipais de Turismo por resgatar o histórico de um destino turístico.
Contribuições teóricas e práticas: Conclui-se que a descentralização no nível local é complexa pela combinação de elementos estruturais e conjunturais, o que exige um esforço maior de integração entre as partes interessadas, socialização das informações e democratização nas tomadas de decisões.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Este trabalho é licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 3.0 International License.
Autores que publicam na Revista de Administração Pública e GestãoSocial (APGS) devem concordar com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado soba Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamentodo trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalhopublicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional oucomo capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar críticas e sugestões proveitosas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
- Autores reservam o direito da editoria desta revista de efetuar, nos trabalhos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a atender sua política editorial e a manter opadrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
- Autores assumem exclusiva responsabilidade pelas suas opiniões emitidas nos trabalhos publicados nesta revista.