Relevância das Instâncias de Governança no Turismo: Explorando Evidências em Escala Local

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21118/apgs.v17i2.16764

Resumo

Objetivo da pesquisa: Este estudo examina a aplicação da governança local do turismo, especificamente a dinâmica do Conselho Municipal do Turismo (COMTUR).

Enquadramento teórico: A governança turística tem sido considerada o princípio orientador para a sustentabilidade do turismo.

Metodologia: Trata-se de um estudo de caso exploratório, apoiado na pesquisa documental das atas das reuniões ocorridas entre 2013 e 2020 e dos documentos legais, além da observação participante.

Resultados: A pesquisa aponta dificuldades operacionais e de exercício que afetavam a legitimidade e a efetividade do COMTUR. Apesar das mudanças positivas, os desafios consistem em superar a governança centralizada e hierárquica, a fragmentação institucional e social, o atendimento parcial da transparência e prestação de contas, a dependência das instituições governamentais e a falta de recursos humanos e financeiros.

Originalidade: A pesquisa expande a literatura sobre os Conselhos Municipais de Turismo por resgatar o histórico de um destino turístico.

Contribuições teóricas e práticas: Conclui-se que a descentralização no nível local é complexa pela combinação de elementos estruturais e conjunturais, o que exige um esforço maior de integração entre as partes interessadas, socialização das informações e democratização nas tomadas de decisões.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2025-06-30

Como Citar

Machado e Souza, J. P., & do Amaral Figueiredo, M. (2025). Relevância das Instâncias de Governança no Turismo: Explorando Evidências em Escala Local. Administração Pública E Gestão Social, 17(2). https://doi.org/10.21118/apgs.v17i2.16764

Edição

Seção

Artigos