Gestão Social Em Ação: Uma Análise Integrativa Do Diagnóstico Rápido Participativo Emancipador (DRPE) E Do Método Altadir De Planificación Popular (MAPP)
DOI:
https://doi.org/10.21118/apgs.v17i2.17873Palavras-chave:
Gestão Social, Metodologias participativas, Cidadania Deliberativa, Diagnóstico Rápido Participativo Emancipador, Método Altadir de Planificación PopularResumo
Objetivo da pesquisa: O objetivo do ensaio teórico é analisar os instrumentos metodológicos que contribuem para o construto epistemológico e paradigmático da Gestão Social.
Enquadramento teórico: A Gestão Social é considerada a “linha de fuga” em relação à racionalidade utilitária do pensamento administrativo dominante (Cançado, Tenório, & Pereira, 2015). Fundamentada em Guerreiro Ramos e na Escola de Frankfurt, ela se constrói com bases teórico-epistemológicas críticas, admitindo características reflexivas e que guiam a ação humana (preparam os atores no reconhecimento de seus interesses e promovem emancipação).
Metodologia: Elaborou-se um ensaio teórico a partir da análise integrativa dos métodos participativos Diagnóstico Rápido Participativo Emancipador - DRPE e Método Altadir de Planificación Popular (MAPP) e suas técnicas, com base nos critérios da Cidadania Deliberativa habermasiana e nas categorias teóricas da Gestão Social.
Resultados: A integração dos métodos DRPE e MAPP mostrou como metodologias participativas mais robustas e bem planejadas tem potencial para a consolidação epistemológica e paradigmática da Gestão Social. Isso porque a interligação entre as várias técnicas, amparada por um propósito geral (método), adquire um caráter de processo educativo contínuo.
Originalidade: Surge o momento para consolidar a Gestão Social, em termos epistemológicos e como campo prático (Leal & Corá, 2020). As metodologias participativas surgem como possibilidades para o fortalecimento de seus pressupostos teóricos e superação dos equívocos apontados em sua realização. Estabelece-se a necessidade de caracterização e aprofundamento dessas metodologias, a partir da análise das categorias teóricas do campo (Carmo, Pereira & Rezende, 2022).
Contribuições teóricas e práticas: O desenho sugerido poderá orientar ciclos participativos que envolvam o diagnóstico da coletividade e a proposição de um plano de ação para solução de problemas. Será possível analisar se um método ou técnica participativa possui, verdadeiramente, caráter propulsor de contribuição para a Gestão Social.
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