Tribunal de Contas e Controle Social: um Estudo a Partir do Novo Serviço Público
DOI:
https://doi.org/10.21118/apgs.v17i2.18392Palavras-chave:
Novo Serviço P´´ublico, Controle Social, Gestão Social, Tribunal de ContasResumo
Objetivo da pesquisa: Este trabalho tem o objetivo de compreender o exercício do controle social num tribunal de contas, frente aos pressupostos estruturantes do Novo Serviço Público.
Enquadramento teórico: A revisão da literatura compreendeu: as teorias da administração pública até o Novo Serviço Público; o controle social dentro da gestão social; e o controle público exercido pelos tribunais de contas.
Metodologia: Da aproximação entre o Novo Serviço Público e o controle social resultou um modelo de análise para tribunais de contas, composto por oito categorias – cidadania, democracia, interesse público, accountability, governança, protagonista da ação, interesse bem compreendido e esfera pública. Esse modelo foi validado em um estudo empírico, realizado no Tribunal de Contas do Estado de Santa Catarina (TCE/SC).
Resultados: A análise dos dados permite concluir que o TCE/SC tem se baseado em um modelo legal-formal de controle, e indica encaminhamentos nas categorias da accountability e na governança.
Originalidade: Realizar uma aproximação entre o Novo Serviço Público (NSP) e as teorias do controle social, numa perspectiva da Gestão Social.
Contribuições teóricas e práticas: Existem demandas da sociedade civil em relação aos tribunais de contas, especialmente na sua aproximação com a própria sociedade civil e outras entidades da administração pública. Tais demandas tornam importante o estudo de categorias relacionadas ao interesse público, à cidadania e à democracia, as quais se relacionam tanto ao Novo Serviço Público quanto ao controle social.
Palavras-Chave: Novo Serviço Público; Controle Social; Gestão Social; Tribunal de Contas.
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