O Dilema de Júlia: Servir à Administração ou Reprovar no Estágio Probatório?

Autores

  • Valéria de Oliveira Lemos Novato Universidade Federal de Goiás
  • Lourival Ribeiro Chaves Júnior UEM https://orcid.org/0000-0002-6332-3240
  • Maria Salete Batista Freitag Universidade Federal de Goiás

DOI:

https://doi.org/10.21118/apgs.v17i2.18540

Resumo

Contexto: O centro da narrativa é o dilema de Júlia, nova servidora pública federal da Universidade Vale dos Sonhos. Ela tem propostas inovadoras para seu setor de trabalho e vivencia um embate com um grupo de funcionários antigos e resistentes às mudanças. O grupo é liderado por Maria que manifesta atitudes antiéticas e ameaçadoras contra Júlia e o diretor do setor adota uma postura omissa perante os comportamentos deliberados de Maria.

Dilema: Diante da situação, Júlia precisa decidir entre prosseguir com a ideia da implementação do mapeamento dos processos e correr o risco de reprovar em estágio probatório ou desistir da implementação, mas afetando o setor. Instalado o conflito, Júlia necessita tomar decisões.

Fechamento do caso: O objetivo deste caso de ensino é direcionar os estudantes a refletirem sobre situações antiéticas no contexto do trabalho e quais mecanismos de governança devem ser adotados diante de tais circunstâncias.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2025-06-30

Como Citar

de Oliveira Lemos Novato, V., Ribeiro Chaves Júnior, L., & Salete Batista Freitag, M. (2025). O Dilema de Júlia: Servir à Administração ou Reprovar no Estágio Probatório?. Administração Pública E Gestão Social, 17(2). https://doi.org/10.21118/apgs.v17i2.18540

Edição

Seção

Casos para ensino