Avaliação de desempenho dos servidores públicos em teletrabalho no Brasil: um panorama sob os olhares de uma revisão da literatura
DOI:
https://doi.org/10.21118/apgs.v17i2.18651Palavras-chave:
Teletrabalho, Organizações públicas, Setor público, Avaliação de Desempenho, Servidores públicos.Resumo
Objetivo da pesquisa: Examinar de forma abrangeste o fenômeno da avaliação de desempenho dos servidores em teletrabalho nas organizações públicas, por meio de revisão da literatura nacional.
Enquadramento teórico: Conceitos e principais características do teletrabalho, com ênfase na necessidade de inovação da avaliação de desempenho no contexto da administração pública brasileira.
Metodologia: O estudo é de natureza descritiva, de abordagem qualitativa e utiliza técnicas bibliométricas e bibliográficas para caracterizar como o tema tem sido abordado na literatura. Para a análise dos artigos selecionados na revisão sistemática, utilizou o software livre IRAMUTEQ e a leitura em profundidade.
Resultados: Os resultados do estudo indicaram uma adesão expressiva ao teletrabalho entre os servidores públicos brasileiros, com eficiência e produtividade satisfatórias na avaliação de desempenho. No entanto, foram identificados desafios, como a escassez de estudos detalhados e de modelos de avaliação de desempenho, considerando as especificidades do teletrabalho no setor público, sinalizando a necessidade de pesquisas futuras nessa área.
Originalidade: Este estudo apresenta perspectiva inovadora, focalizando a avaliação de desempenho de servidores em teletrabalho no setor público, com ênfase na capacidade de inovação e compreensão mais aprofundada da temática. Utiliza análise interpretativa e técnicas estatísticas para agrupar dados, integrando resultados de acordo com a associação dos segmentos de texto dos artigos selecionados.
Contribuições teóricas e práticas: O estudo preenche lacunas teóricas na literatura sobre o impacto do teletrabalho no setor público brasileiro, destacando a importância da gestão e regulamentação para seu sucesso. De forma prática, oferece orientações para os gestores e subsidia práticas organizacionais.
Palavras-Chave: Teletrabalho, Organizações públicas, Setor público, Avaliação de Desempenho, Servidores públicos.
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