De professor formador para professor formador

quatro desafios para formar para a docência nas licenciaturas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22294/eduper/ppge/ufv.v11i.8962

Palavras-chave:

Professor formador, Estudantes, Docência, Licenciaturas

Resumo

Neste artigo, discute-se a formação para a docência nos cursos de licenciatura relacionando-a a quatro indagações: será que os estudantes querem, cada vez menos, a docência? Como formar para a docência estudantes que não a querem, muitas vezes, como futura profissão? Até que ponto tem sido construído um trabalho coletivo, no contexto das licenciaturas, visando formar os estudantes para a docência? Além do mais, como formar professores em contextos onde se desconhece, ou desconsidera, muitas vezes, o valor da pedagogia na profissionalização docente? Este estudo, de natureza teórica, visa, numa perspectiva de (auto)questionamentos, interrogar e reconstruir o sentido da ação de ensinar nas licenciaturas no Brasil. Esta reflexão assenta o argumento do papel preponderante dos professores formadores de instigar os estudantes a se inscreverem na formação e na profissão docente.

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Biografia do Autor

Osmar Hélio Alves Araújo, Universidade Federal da Paraíba

Professor Adjunto da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Doutor em educação pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e Mestre em educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Líder do Grupo de Pesquisa: LACONEX@O/UFPB - Laboratório de práticas, estudos e pesquisas em formação de professores - Universidade e Escolas de Educação Básica.

Ivan Fortunato, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo

Doutor em Desenvolvimento Humano e Tecnologias e Doutor em Geografia, ambos pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho". Pós-doutorado em Ciências Humanas e Sociais pela Universidade Federal do ABC. Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), campus Itapetininga. Professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFSCar, campus Sorocaba.

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Publicado

2020-06-09

Como Citar

ARAÚJO, O. H. A.; FORTUNATO, I. De professor formador para professor formador: quatro desafios para formar para a docência nas licenciaturas. Educação em Perspectiva, Viçosa, MG, v. 11, n. 00, p. e020004, 2020. DOI: 10.22294/eduper/ppge/ufv.v11i.8962. Disponível em: https://periodicos.ufv.br/educacaoemperspectiva/article/view/8962. Acesso em: 19 abr. 2024.

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