Projetos para ensinar ou projetos para aprender? Uma proposta extensionista para formação continuada de professores(as)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21284/elo.v14i.18799

Palavras-chave:

Projetos de aprendizagem, Extensão universitária, Formação de professores

Resumo

É emergente buscar estratégias que façam com que a escola continue sendo um espaço capaz de contribuir para a formação de crianças, jovens e adultos que vivem em um contexto mediatizado pelas tecnologias digitais. Neste contexto, a extensão universitária surge como um elemento potente para promover atividades que extrapolem a limitação acadêmica da formação inicial. Neste contexto o presente artigo apresenta uma proposta de formação continuada realizada com professores(as) que ensinam matemática na educação básica e licenciandos que ensinarão matemática em sua futura ação docente. O curso denominado “Curso de Aperfeiçoamento para Professores(as) que Ensinam Matemática: Projetos para aprender ou projetos para ensinar? Entrelaçando metodologias ativas e tecnologias digitais” foi desenvolvido no formato online e contemplou 15 professores(as) e 15 estudantes. Com o curso foi possível criar uma rede colaborativa e formativa em torno da temática que abordou a Metodologia de Projetos de Aprendizagem e o imbricamento com tecnologias digitais, impactando de forma positiva nos seguintes casos: social, econômico, tecnológico, acadêmico.   Com o curso foi possível ofertar e formação envolvendo uma temática emergente no campo da educação e constituindo um espaço propício para o estudo e para despertar o interesse para o trabalho coletivo e colaborativo nos espaços educativos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

FAGUNDES, Léa da Cruz; SATO, Luciane Sayuri; LAURINO, Débora Laurino. Aprendizes do futuro: as inovações começaram. Brasília: PROINFO/SEED/MEC, 2001.

MORAN, José. Metodologias ativas para uma aprendizagem mais profunda. In: MORAN, J.; BACICH, L. (Orsgs.). Metodologias ativas para uma educação inovadora: uma abordagem teórico-prática. Porto Alegre: Penso, p. 1-25, 2018.

TARDIF, Maurice; LESSARD, Claude. O trabalho docente: elementos para uma teoria da docência como profissão de interações humanas. 8. Ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2013.

Downloads

Publicado

30-04-2025

Como Citar

FIGUEIREDO, T. D. (2025). Projetos para ensinar ou projetos para aprender? Uma proposta extensionista para formação continuada de professores(as). Revista ELO – Diálogos Em Extensão, 14. https://doi.org/10.21284/elo.v14i.18799

Edição

Seção

Relatos de Experiência