Educação em saúde através do lúdico, desmistificando o tecido ósseo: um relato de experiência
DOI:
https://doi.org/10.21284/elo.v14i.19137Palavras-chave:
Educação em saúde, Tecido ósseo, Ludicidade, Metodologias ativas, Extensão universitáriaResumo
Este estudo relata uma experiência de educação em saúde focada no tecido ósseo em uma escola pública estadual de Alagoas. O projeto, conduzido por oito estudantes de Medicina, incluiu quatro encontros entre fevereiro e maio de 2024, com aulas expositivas, atividades práticas e preparação para uma feira de ciências. Abordagens lúdicas e interativas facilitaram a compreensão do tema pelos alunos, promovendo engajamento e aprendizado significativo. Os métodos utilizados envolveram apresentações visuais, jogos educativos e experimentos práticos. Destaca-se a importância de adaptar a linguagem e os métodos educativos à comunidade participante, bem como o desenvolvimento de habilidades de comunicação e ensino. A discussão revela a eficácia dessas estratégias na promoção da educação em saúde e destaca a necessidade contínua de inovação pedagógica para promover mudanças positivas de comportamento e saúde na comunidade escolar.
Downloads
Referências
ALVARENGA, Maria Eduarda; PAINI, Leonor Dias. A contribuição da ludicidade na educação infantil. Cadernos de Pós-graduação, [s.l.], v. 20, n. 1, p. 253-267, 2021.
BARCELOS, Nora Ney Santos; JACOBUCCI, Giuliano Buzá; JACOBUCCI, Daniela Franco Carvalho. Quando o cotidiano pede espaço na escola, o projeto da feira de ciências ''Vida em Sociedade'' se concretiza. Ciência & Educação, Bauru, v. 16, p. 215-233, 2010.
BONJOUR, Jean-Philippe. Dietary protein: an essential nutrient for bone health. Journal of the American College of Nutrition, [s.l.], v. 24, n. 6, p. 526S-536S, 2005.
CONCEIÇÃO, Dannicia Silva et al. A educação em saúde como instrumento de mudança social. Brazilian Journal of Development, [s.l.], v. 6, n. 8, p. 59412-59416, 2020.
COSTA, Thamara Rosa Leonel da et al. Educação em saúde e adolescência: desafios para estratégia saúde da família. Ciência, Cuidado e Saúde, [s.l.], v. 19, 2020.
DESLANDES, Maria S. S.; ARANTES, A. R. A extensão universitária como meio de transformação social e profissional. Sinapse Múltipla, [s.l.], v. 6, n. 2, p. 179-183, 2017.
DURÉ, Ravi Cajú; ANDRADE, Maria José Dias de; ABÍLIO, Francisco José Pegado. Ensino de Biologia e contextualização do conteúdo: quais temas o aluno de ensino médio relaciona com o seu cotidiano? Experiências em ensino de ciências, [s.l.], v. 13, n. 1, p. 259-272, 2018.
FERREIRA, Gabriel César et al. Experiência utilizando ossos de galinha em turmas do ensino fundamental da escola estadual João Batista de Carvalho. In: CAMARGOS, Chrisley Bruno Riveiro et al. Lutar e Esperançar: formação docente no IFMG. Belo Horizonte: Editora IFMG, 2023. p. 46-50.
FURTADO, Dária Maria Paiva; FONTENELES, Marcelle Naeli do Nascimento; SOUSA, Maria Stela Gomes; SOUZA, Nilciany Oliveira; ARAGÃO, Ana Clara; OLIVEIRA, Eliany Nazaré. Ações de extensão no contexto escolar: promovendo saúde mental para jovens do ensino médio. Revista ELO – Diálogos em Extensão –, Viçosa/MG, v. 12, 2023.
GONÇALVES, Daniele Raimundo dos Anjos et al. A importância do lúdico na educação infantil. Revista Ibero-Americana de Humanidades, Ciências e Educação, [s.l.], v. 7, n. 10, p. 621-631, 2021.
GONÇALVES, Romário de Souza et al. Educação em saúde como estratégia de prevenção e promoção da saúde de uma unidade básica de saúde. Brazilian Journal of Health Review, [s.l.], v. 3, n. 3, p. 5811-5817, 2020.
HARDY, Eugenio; FERNANDEZ-PATRON, Carlos. Destroy to rebuild: the connection between bone tissue remodeling and matrix metalloproteinases. Frontiers in physiology, [s.l.], v. 11, p. 47, 2020.
LANE, Jennifer C. E. et al. Preschool obesity is associated with an increased risk of childhood fracture: a longitudinal cohort study of 466,997 children and up to 11 years of follow?up in Catalonia, Spain. Journal of Bone and Mineral Research, [s.l.], v. 35, n. 6, p. 1022-1030, 2020.
SOARES, Junio de Souza et al. O papel das Atividades Lúdicas na Promoção da Saúde Mental Infantil. Caderno Impacto em Extensão, [s.l.], v. 5, n. 2, 2024.
SOUZA, Joelson Carvalho et al. A influência das emoções no aprendizado de escolares. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, [s.l.], v. 101, p. 382-403, 2020.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Revista ELO – Diálogos em Extensão

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- A Revista reserva-se o direito de efetuar alterações nos originais de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
- As opiniões emitidas pelos autores são de sua exclusiva responsabilidade.