Educação em saúde através do lúdico, desmistificando o tecido ósseo: um relato de experiência

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21284/elo.v14i.19137

Palavras-chave:

Educação em saúde, Tecido ósseo, Ludicidade, Metodologias ativas, Extensão universitária

Resumo

Este estudo relata uma experiência de educação em saúde focada no tecido ósseo em uma escola pública estadual de Alagoas. O projeto, conduzido por oito estudantes de Medicina, incluiu quatro encontros entre fevereiro e maio de 2024, com aulas expositivas, atividades práticas e preparação para uma feira de ciências. Abordagens lúdicas e interativas facilitaram a compreensão do tema pelos alunos, promovendo engajamento e aprendizado significativo. Os métodos utilizados envolveram apresentações visuais, jogos educativos e experimentos práticos. Destaca-se a importância de adaptar a linguagem e os métodos educativos à comunidade participante, bem como o desenvolvimento de habilidades de comunicação e ensino. A discussão revela a eficácia dessas estratégias na promoção da educação em saúde e destaca a necessidade contínua de inovação pedagógica para promover mudanças positivas de comportamento e saúde na comunidade escolar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALVARENGA, Maria Eduarda; PAINI, Leonor Dias. A contribuição da ludicidade na educação infantil. Cadernos de Pós-graduação, [s.l.], v. 20, n. 1, p. 253-267, 2021.

BARCELOS, Nora Ney Santos; JACOBUCCI, Giuliano Buzá; JACOBUCCI, Daniela Franco Carvalho. Quando o cotidiano pede espaço na escola, o projeto da feira de ciências ''Vida em Sociedade'' se concretiza. Ciência & Educação, Bauru, v. 16, p. 215-233, 2010.

BONJOUR, Jean-Philippe. Dietary protein: an essential nutrient for bone health. Journal of the American College of Nutrition, [s.l.], v. 24, n. 6, p. 526S-536S, 2005.

CONCEIÇÃO, Dannicia Silva et al. A educação em saúde como instrumento de mudança social. Brazilian Journal of Development, [s.l.], v. 6, n. 8, p. 59412-59416, 2020.

COSTA, Thamara Rosa Leonel da et al. Educação em saúde e adolescência: desafios para estratégia saúde da família. Ciência, Cuidado e Saúde, [s.l.], v. 19, 2020.

DESLANDES, Maria S. S.; ARANTES, A. R. A extensão universitária como meio de transformação social e profissional. Sinapse Múltipla, [s.l.], v. 6, n. 2, p. 179-183, 2017.

DURÉ, Ravi Cajú; ANDRADE, Maria José Dias de; ABÍLIO, Francisco José Pegado. Ensino de Biologia e contextualização do conteúdo: quais temas o aluno de ensino médio relaciona com o seu cotidiano? Experiências em ensino de ciências, [s.l.], v. 13, n. 1, p. 259-272, 2018.

FERREIRA, Gabriel César et al. Experiência utilizando ossos de galinha em turmas do ensino fundamental da escola estadual João Batista de Carvalho. In: CAMARGOS, Chrisley Bruno Riveiro et al. Lutar e Esperançar: formação docente no IFMG. Belo Horizonte: Editora IFMG, 2023. p. 46-50.

FURTADO, Dária Maria Paiva; FONTENELES, Marcelle Naeli do Nascimento; SOUSA, Maria Stela Gomes; SOUZA, Nilciany Oliveira; ARAGÃO, Ana Clara; OLIVEIRA, Eliany Nazaré. Ações de extensão no contexto escolar: promovendo saúde mental para jovens do ensino médio. Revista ELO – Diálogos em Extensão –, Viçosa/MG, v. 12, 2023.

GONÇALVES, Daniele Raimundo dos Anjos et al. A importância do lúdico na educação infantil. Revista Ibero-Americana de Humanidades, Ciências e Educação, [s.l.], v. 7, n. 10, p. 621-631, 2021.

GONÇALVES, Romário de Souza et al. Educação em saúde como estratégia de prevenção e promoção da saúde de uma unidade básica de saúde. Brazilian Journal of Health Review, [s.l.], v. 3, n. 3, p. 5811-5817, 2020.

HARDY, Eugenio; FERNANDEZ-PATRON, Carlos. Destroy to rebuild: the connection between bone tissue remodeling and matrix metalloproteinases. Frontiers in physiology, [s.l.], v. 11, p. 47, 2020.

LANE, Jennifer C. E. et al. Preschool obesity is associated with an increased risk of childhood fracture: a longitudinal cohort study of 466,997 children and up to 11 years of follow?up in Catalonia, Spain. Journal of Bone and Mineral Research, [s.l.], v. 35, n. 6, p. 1022-1030, 2020.

SOARES, Junio de Souza et al. O papel das Atividades Lúdicas na Promoção da Saúde Mental Infantil. Caderno Impacto em Extensão, [s.l.], v. 5, n. 2, 2024.

SOUZA, Joelson Carvalho et al. A influência das emoções no aprendizado de escolares. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, [s.l.], v. 101, p. 382-403, 2020.

Downloads

Publicado

19-03-2025

Como Citar

CARVALHO, L. C. L. de, SILVA, L. dos S., GOMES, M. A. V., LOPES, S. R. A., RODRIGUES, I. C. D., CORREIA, Y. L. S., ARAÚJO, G. M. D. de, ARAÚJO, K. L., RODRIGUES, Érica E. da S., & CARNAÚBA, A. T. L. (2025). Educação em saúde através do lúdico, desmistificando o tecido ósseo: um relato de experiência. Revista ELO – Diálogos Em Extensão, 14. https://doi.org/10.21284/elo.v14i.19137

Edição

Seção

Relatos de Experiência

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)