Movimento e transformação: a dança como agente de mudança social na extensão universitária

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21284/elo.v14i.19923

Palavras-chave:

Extensão universitária, Dança, Transformação social, Projeto bonecas Ahosis

Resumo

Este artigo examina o papel transformador da dança em projetos de extensão universitária. Trata-se de um ensaio teórico fundamentado numa revisão bibliográfica de autores como Freire, Deus e Garaudy, aliado à análise de experiências práticas e documentais, com enfoque nas oficinas de dança realizadas em comunidades periféricas. Ressalta-se a importância de uma formação acadêmica mais ampla e a contribuição da dança para o bem-estar físico e mental, o resgate de identidades culturais e o fortalecimento dos laços comunitários. Conclui-se que a extensão contribui para promoção da inclusão social e formação cidadã, aproximando a universidade das demandas reais da sociedade, reforçando seu compromisso com a transformação social.

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Biografia do Autor

Andrea Oliveira da SILVA, PUC-Rio

Doutoranda e Mestre em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), onde realiza pesquisa sobre Extensão Universitária. Possui graduação em Ciências Econômicas pela Sociedade Unificada de Ensino Superior Augusto Motta (1995), em Serviço Social (2001) e em Direito (2011) pela PUC-Rio. Atuou como coordenadora da Rede de Empreendimentos Sociais da PUC-Rio (RESPUC). Atualmente, integra o Núcleo de Estudos em Saúde e Gênero (NEGAS/PUC-Rio), registrado no DGP/CNPq. Responsável por assessorar a Coordenação Central de Inovação em Estratégia Pedagógica, setor da Vice-reitoria de Extensão da PUC-Rio. Possui experiência nas áreas de Extensão Universitária e Ação Comunitária, Responsabilidade Social, Direito das Famílias e Serviço Social, com ênfase em Serviço Social e Filantropia na Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: teorias e práticas, responsabilidade social universitária (RSU), coordenação e elaboração de projetos sociais participativos, educação e avaliação de ações de Extensão.

Jocineia Pereira dos SANTOS, PUC-Rio

Graduada em Licenciatura Plena em Educação Física na UGF (Universidade Gama Filho) em 1992. Cursou especialização em Educação Física Escolar pela Universidade Federal Fluminense - UFF em 2013, Educação Inclusiva SME/IHA (Secretaria Municipal de Educação no Instituto Municipal Helena Antipoff) e Ergonomia: Aplicações, Projetos e Pesquisas pelo Departamento de Artes & Design da PUC-Rio em 2005. Desenvolveu junto à Coordenação de Educação Física da PUC-Rio a Caminhada Ecológica, Ginástica Laboral e Dança Afro. Integrante da Equipe de Professores com a Dança no Projeto AEIOU (Arte, Educação e Introdução à Orientação Universitária) no Departamento de Artes & Design da PUC-Rio - 2017. Foi coordenadora da Oficinas de Artes -SME/IHA - CIAD (Centro Integrado de Atenção às Pessoas com Deficiência) - 2016. É coordenadora no projeto Fala Família no Instituto Municipal Helena Antipoff.

http://lattes.cnpq.br/0765631990442800

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Publicado

30-04-2025

Como Citar

SILVA, A. O. da, & SANTOS, J. P. dos. (2025). Movimento e transformação: a dança como agente de mudança social na extensão universitária. Revista ELO – Diálogos Em Extensão, 14. https://doi.org/10.21284/elo.v14i.19923

Edição

Seção

Artigos