Celebração ao dia do nutricionista: resgate da identidade profissional em tempo pós-COVID-19

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21284/elo.v14i.20233

Palavras-chave:

Alimentação, Interação social, Nutrição

Resumo

As medidas adotadas para o enfrentamento da COVID-19 impactaram fortemente no convívio social. Diante disso, este artigo visa apresentar as ações extensionistas desenvolvidas em celebração ao dia do nutricionista após o período da pandemia. Foram realizadas, no campus universitário, atividades dedicadas ao nutricionista, como cartaz de boas-vindas, utilização de template de slides comemorativos por todos os docentes do curso de Nutrição, quizzes sobre o histórico e o juramento do curso, cortina interativa com corações, atividades de Educação Alimentar e Nutricional com escolares e café da manhã festivo, com preparações culinárias alinhadas ao Guia Alimentar para a população brasileira, bolo comemorativo, música e um brinde com espumante não alcoólico. Por fim, houve um talk show com nutricionistas de diversas áreas, oportunizando discussão com o público participante, sobre as áreas de atuação e os enfrentamentos pós-covid-19. As ações realizadas foram avaliadas de acordo com o nível de participação e com os relatos durante a roda de conversa pós ação. A celebração foi relevante para o desenvolvimento coletivo, possibilitando o resgate da identidade profissional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Karina Zanoti FONSECA, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

Professora do quadro efetivo da UFRB, doutora em Bioquímica Agrícula, atua nas seguintes linhas de pesquisa: Alimentação Coeltiva, Flavonoides, Química de produtos naturais.

Anna Beatriz Santana LUZ, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

Docente adjunta I do curso de Nutrição, na área de Ciência dos Alimentos, do Centro de Ciências da Saúde - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (CCS/UFRB). Atualmente é coordenadora da área de conhecimento Ciência dos Alimentos. É membro do grupo de pesquisa Nutrição e Substâncias Bioativas para Saúde (NutriSBioativoS) e do grupo de pesquisa Saúde, Alimentos, Nutrição e Ambiente (SANA), com estudos direcionados para função de proteínas bioativas, peptídeos antivirais, estudos computacionais, processamento de alimentos e fatores interferentes no processo produtivo. Doutora pelo Programa de Pós Graduação em Bioquímica e Biologia Molecular da Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN (2023). Mestra em Nutrição (2018) e Nutricionista (2015) pela mesma instituição (UFRN).

Referências

ACUÑA, Katia; CRUZ, Thomaz. Surgimento da ciência da nutrição e breve histórico das políticas de alimentação no Brasil. Revista Baiana de Saúde Pública, Salvador, v. 27, n. 1/2, p. 114-123, 2003.

AQUINO, Estela Maria Leão; SILVEIRA, Ismael Henrique; PESCARINI, Julia Moreira; SOUZA-FILHO, Jaime Almeida; ROCHA, Aline dos Santos; FERREIRA, Andrea. Medidas de distanciamento social no controle da pandemia de COVID-19: Potenciais impactos e desafios no Brasil. Revista Ciência & Saúde Coletiva, v. 25, n. 1, p. 2423-2446, 2020.

BANDUK, Maria Luiza Sampaio; RUIZ-MORENO, Lidia; BATISTA, Nildo Alves. A construção da identidade profissional na graduação do nutricionista. Interface – Comunicação, Saúde, Educação, v. 13, n. 28, p. 111-120, 2009.

BONDÍA, Jorge Larrosa. Notas sobre a experiência e o saber da experiência. Revista Brasileira de Educação, n. 19, p. 20-28, 2002.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil: texto constitucional promulgado em 5 de outubro de 1988, com as alterações determinadas pelas Emendas Constitucionais de Revisão nº 1 a 6/94, pelas Emendas Constitucionais nº 1/92 a 91/2016 e pelo Decreto Legislativo nº 186/2008. Brasília: Senado Federal. Disponível em: https://www2.senado.leg.br/bdsf/bitstream/handle/id/518231/CF88_Livro_EC91_2016.pdf. Acesso em: 03 out. 2024.

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Guia alimentar para a população brasileira. Brasília, 2. ed., 2014.

CONSELHO FEDERAL DE NUTRICIONISTAS. Resolução CFN nº 599, de 25 de fevereiro de 2018. Aprova o Código de Ética e de Conduta do Nutricionista e dá outras providências, 2018.

CONSELHO FEDERAL DE NUTRICIONISTAS. 31 de agosto: Dia do Nutricionista. Revista CFN, v. 25, n. 4, p. 9-12, 2008.

CRUZ, Rodrigo Ramos. Voltando ao “novo normal”: desafios, oportunidades e paradoxos do retorno ao trabalho docente no contexto da pandemia. Dissertação (Mestrado em Administração Pública) - Centro de Educação Aberta e à Distância, Universidade Federal do Piauí. Teresina, 189 f., 2023.

DONNELLY, Rachael; KELLER, Heather. Challenges providing nutrition care during the COVID-19 pandemic: Canadian dietitian perspectives. The Journal of nutrition, health and aging, v. 25, n. 5, p. 710-711, 2021.

FERIGATO, Sabrina Helena; TEIXEIRA, Ricardo Rodrigues; FRAGELLI, Maria Cláudia Bullio. A universidade e a atividade docente: Desafios em uma experiência pandêmica. Revista Docência do Ensino Superior, v. 10, p. 1-17, 2020.

FLEURY, Maria Tereza Leme; FLEURY, Afonso. Construindo o conceito de competência. Revista de Administração Contemporânea, v. 5, p. 183-196, 2001.

FONSECA, Karina Zanoti; PAMPONET, Juliana Miranda Santana; CAFÉ, Ana Gabriela Matos dos Prazeres; LIMA, Carlla Larissa Batista; SANTOS, Ivaneide Pereira. Ação educativa sobre flavonoides na alimentação escolar: Relato de experiência. Revista Educação em Saúde, v. 1, p. 60-70, 2023.

LOPES, Adriana Rezende; NIHEI, Oscar Kenji. Preditores de impactos negativos da pandemia de COVID-19 em universitários brasileiros. Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR, Umuarama, v. 27, n. 4, p. 1552-1568, 2023.

LUZ, Anna Beatriz Santana; MEDEIROS, Amanda Fernandes; BEZERRA, Lucas Lima; LIMA, Mayara Santa Rosa, PEREIRA, Annemberg Salvino; OLIVEIRA E SILVA, Emilly Guedes, PASSOS, Thaís Souza; MONTEIRO, Norberto de Kássio Vieira; MORAIS, Ana Heloneida de Araújo. Prospecting native and analogous peptides with anti-SARS-CoV-2 potential derived from the trypsin inhibitor purified from tamarind seeds. Arabian Journal of Chemistry, v. 16, n. 8, p. 1-12, 2023.

MATOS, Raquel Adjafre da Costa; AKUTSU, Rita de Cássia Coelho de Almeida; ZANDONADI, Renata Puppin; ROCHA, Ada; BOTELHO, Raquel Braz Assunção. Wellbeing at Work before and during the SARS-COV-2 Pandemic: A Brazilian Nationwide Study among Dietitians. International Journal of Environmental Research and Public Health, v. 17, n. 15, p. 1-15, 2020.

MELO, Marcela Araújo.; SILVA, Sérgio Antônio. Textos urbanos: Dispositivos de emoção para transformação social. Estudos em design (online), v. 24, n. 3, p. 88-103, 2016.

NONATO, Eunice Maria Nazarethe; NOVAES, Edmarcius Carvalho; PEREIRA, Andreza de Magalhães. Comensalidade e companheirismo: A relação de jovens com a alimentação em uma prática de pesquisa e extensão. Revista de Educação Popular, v. 21, n. 1, p. 94-110, 2022.

OLIVER, Tracy Lynn; SHENKMAN, Rebeca; MENSINGER, Janell; MOORE, Carolina; DIEWALD, Lisa. A Study of United States Registered Dietitian Nutritionists during COVID-19: From Impact to Adaptation. Nutrients, Basileia, v. 14, n. 4, p. 1-14, 2022.

ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS PARA A EDUCAÇÃO, A CIÊNCIA E A CULTURA - UNESCO. Avaliação do desenvolvimento da internet no Brasil: Usando os indicadores de universalidade da internet DAAM-X. Disponível em: https://bibliotecadigital.acervo.nic.br/items/39cfebd0-4593-47d0-b4b2-efc47061f524/full. Acesso em: 04 out. 2024.

ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE - OMS. Histórico da pandemia de COVID-19. Disponível em: https://www.paho.org/pt/covid19/historico-da-pandemia-covid-19. Acesso em: 20 ago. 2024.

SANTOS, Bruna Moraes. As estratégias lúdicas no desenvolvimento das inteligências múltiplas. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso Superior de Pedagogia) - Centro Universitário UNIFACIG, Manhuaçu-MG, 2021.

SCOZ, Tatiane Melissa; WALOTEK, Juliani Brignol; CRUZ, Clariziene Duarte. Curricularização da extensão na pandemia: O III Seminário das Armações Baleeiras de Santa Catarina. Revista da Extensão, v. 23, p. 168-175, 2021.

SILVA, Taynara da Costa; MATOS, Maria Jaciele de Jesus; REIS, Bruna Teresa Alves; PENHA, José Renêr Ferreira; OLIVEIRA, Letícia Gomes. Desafios da equipe multidisciplinar de saúde durante a COVID-19. In: FONTES, Francisco Lucas de Lima. A saúde pública brasileira em tempos de pandemia, Teresina: Literacia Científica Editora & Cursos, p. 36-46, 2021.

VASCONCELOS, Francisco de Assis Guedes. O nutricionista no Brasil: Uma análise histórica. Revista de Nutrição, v. 15, n. 2, p. 127-138, 2002.

VERMA, Anjali; VERMA, Surender; GARG, Pradeep; GODARA, Rajesh. Online Teaching During COVID-19: Perception of Medical Undergraduate Students. Indian Journal of Surgery, v. 82, n. 3, p. 299-300, 2020.

VIEIRA, Vivian Bréglia Rosa; TEO, Carla Rosane Paz Arruda; TOMBINI, Fátima Ferretti. Potencialidades e desafios no processo de formação de nutricionistas. Revista do Centro de Ciências da Educação, v. 35, n. 1, p. 308-329, 2018.

Downloads

Publicado

15-05-2025

Como Citar

FONSECA, K. Z., & LUZ, A. B. S. (2025). Celebração ao dia do nutricionista: resgate da identidade profissional em tempo pós-COVID-19. Revista ELO – Diálogos Em Extensão, 14. https://doi.org/10.21284/elo.v14i.20233

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)