O uso do podcast como método de ensino e aprendizagem da geografia no ensino médio

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21284/elo.v14i.20469

Palavras-chave:

Ensino e aprendizagem, Geografia, Podcast, Metodologia ativa, Tecnologia de informação e comunicação

Resumo

As Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC’s), disponibilizadas pelo avanço tecnológico do mundo contemporâneo, trouxeram consigo contribuições para as mais diversas áreas. No ambiente escolar, a utilização de blog’s e podcast’s é vista como uma prática (re)inovadora no processo de ensino e aprendizagem, uma vez que, os dispositivos tecnológicos atraem mais os jovens evitando a dispersão, comum, quando se utiliza apenas os recursos tradicionais como o “quadro e giz”. Nesse sentido, o objetivo deste texto é apresentar o trabalho realizado com alunos dos 1os anos do Ensino Médio Técnico em Edificações, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES) - Campus Nova Venécia, cujo propósito foi contribuir com a formação dos discentes incentivando a prática da pesquisa e a construção do conhecimento por meio da produção de conteúdos para a utilização em podcast’s. A metodologia utilizada foi de natureza básica e de caráter interdisciplinar, já o produto se mostrou exitoso e promissor.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Clésio Barbosa LEMOS JÚNIOR, Universidade do Estado de Minas Gerais

Bacharel em Arquitetura e Urbanismo, Licenciado em Geografia, Especialista em Patrimônio Cultural e Urbanismo, Mestre e Doutor em Geografia. Professor da Universidade do Estado de Minas Gerais - Unidade Passos. 

Referências

BOSCARIOL, Matheus. Podcast: o que é, para que serve e como fazer um podcast. Disponível em: https://rockcontent.com/br/blog/podcast-o-que-e-como-fazer-um-podcast/. Acesso em: 15 jan. 2025.

BRASIL. PL 104/2015. Proíbe o uso de aparelhos eletrônicos portáteis nas salas de aula dos estabelecimentos de educação básica e superior. Disponível em: https://www.camara.leg.br/proposicoesWeb/fichadetramitacao?idProposicao=945492#:~:text=PL%20104%2F2015%20Inteiro%20teor,Projeto%20de%20Lei&text=Pro%C3%Adbe%20o%20uso%20de%20aparelhos,de%20educa%C3%A7%C3%A3o%20b%C3%A1sica%20e%20superior.&text=Proibi%C3%A7%C3%A3o%2C%20utiliza%C3%A7%C3%A3o%2C%20aparelho%20eletr%C3%B4nico%2C,atividade%2C%20autoriza%C3%A7%C3%A3o%2C%20corpo%20docente. Acesso em: 16 jan. 2025.

COSENTINO, Tânia. A importância da tecnologia para a transformação da indústria e da sociedade. Agência de notícias da indústria, 2023. Disponível em: https://noticias.portaldaindustria.com.br/artigos/tania-cosentino/a-importancia-da-tecnologia-para-a-transformacao-da-industria-e-da-sociedade/. Acesso em: 15 jan. 2025.

FRANCO, Carolina Machado dos Santos de Sousa. As possibilidades do podcast como ferramenta midiática na educação. (Dissertação de Mestrado). Universidade Presbiteriana Mackenzie. São Paulo, 2008. Disponível em: https://adelpha-api.mackenzie.br/server/api/core/bitstreams/d785f47a-8c12-4eb2-81ba-fc2905d6e790/content. Acesso em: 15 jan. 2025.

GAROFALO, Débora. Chegou a hora de inserir o podcast na sua aula. Nova Escola, 2019. Disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/18378/chegou-a-hora-de-inserir-o-podcast-na-sua-aula#:~:text=O%20podcast%20%C3%A9%20uma%20ferramenta,acrescentar%20muito%20ao%20fazer%20pedag%C3%B3gico. Acesso em: 16 jan. 2025.

LUIZ, Lúcio. Reflexões sobre o podcast. Rio de Janeiro: Marsupial, 2014.

MORAN, José. Gestão inovadora da escola com tecnologias. In: VIEIRA, Alexandre (org.). Gestão educacional e tecnologia. São Paulo, Avercamp, 2003. p. 151-164.

SANT’ANA, Vinícius Pickler; FARIAS, Karina. Podcast: a definição das comunidades virtuais e a segmentação de público. (Trabalho de Conclusão de Curso de Bacharelado em Jornalismo), Faculdade Satc, 2018. Disponível em: http://site.satc.edu.br/admin/arquivos/30070/Vinicius_Pickler.pdf. Acesso em: 30 out. 2024.

SILVA, Edna Lúcia da; MENEZES, Estera Muszat. Metodologia da pesquisa e elaboração de dissertação. 4. Ed. Florianópolis: UFSC, 2005. Disponível em: https://projetos.inf.ufsc.br/arquivos/Metodologia_de_pesquisa_e_elaboracao_de_tes es_e_dissertacoes_4ed.pdf. Acesso em: 15 jan. 2025.

SOUZA, Raone Ferreira de. Usos e possibilidades do podcast no ensino de história. (Dissertação de Mestrado). Universidade Federal do Rio de Janeiro. Instituto de História. Rio de Janeiro, 2016. Disponível em: https://educapes.capes.gov.br/bitstream/capes/174622/2/Disserta%C3%A7%C3%A3o%20Raone%20Ferreira%20de%20Souza.pdf. Acesso em: 15 jan. 2025.

Downloads

Publicado

25-04-2025

Como Citar

LEMOS JÚNIOR, C. B. (2025). O uso do podcast como método de ensino e aprendizagem da geografia no ensino médio. Revista ELO – Diálogos Em Extensão, 14. https://doi.org/10.21284/elo.v14i.20469

Edição

Seção

Relatos de Experiência

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)