Educação financeira em uma escola pública municipal de Linhares

Autores

  • Osmar José Bertholini PIANCA Instituto Federal de Educação, ciência e Tecnologia do Espírito Santo - Campus Linhares https://orcid.org/0000-0002-1263-4647
  • Karollayne da Silva DIOGO Instituto Federal de Educação, ciência e Tecnologia do Espírito Santo - Campus Linhares https://orcid.org/0009-0005-3162-8049
  • Yasmim VIÇOZA Instituto Federal de Educação, ciência e Tecnologia do Espírito Santo - Campus Linhares https://orcid.org/0009-0007-5700-6066
  • Julia de Souza REIS Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo - campus Linhares https://orcid.org/0009-0007-8823-9508
  • Kaylane Lopes dos SANTOS Instituto Federal de Educação, ciência e Tecnologia do Espírito Santo - Campus Linhares https://orcid.org/0009-0000-8352-4157
  • Maria Luisa dos Reis ALVES Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo - campus Linhares https://orcid.org/0009-0002-5913-5842
  • Lua Letizia Fernandes de Moraes SOEIRO Instituto Federal de Educação, ciência e Tecnologia do Espírito Santo - Campus Linhares https://orcid.org/0009-0001-2268-7339
  • Rúbia Borges RANGEL Instituto Federal de Educação, ciência e Tecnologia do Espírito Santo - Campus Linhares https://orcid.org/0009-0002-3572-5012

DOI:

https://doi.org/10.21284/elo.v14i.20856

Palavras-chave:

Educação financeira, Escolas públicas, Relato de experiência, Conhecimentos

Resumo

Este relato de experiência teve como objetivo oferecer aos estudantes do quinto ano do Ensino Fundamental da Escola Marília de Rezende Scarton Coutinho, no município de Linhares-ES, conhecimentos sobre educação financeira. Utilizando métodos lúdicos e interativos, como apresentação de slides, teatros e simulações de jogos, abordaram-se temas como planilha de receitas e despesas, uso consciente do cartão de crédito e importância da pesquisa de preços. Os resultados demonstraram a participação efetiva dos alunos durante as oficinas ministradas e o conhecimento adquirido por meio das atividades executadas. A iniciativa reforça a importância da educação financeira precoce como instrumento de transformação social, promovendo autonomia e planejamento financeiro desde a infância.

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Referências

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Publicado

04-06-2025

Como Citar

PIANCA, O. J. B., DIOGO, K. da S., VIÇOZA, Y., REIS, J. de S., SANTOS, K. L. dos, ALVES, M. L. dos R., SOEIRO, L. L. F. de M., & RANGEL, R. B. (2025). Educação financeira em uma escola pública municipal de Linhares. Revista ELO – Diálogos Em Extensão, 14. https://doi.org/10.21284/elo.v14i.20856

Edição

Seção

Relatos de Experiência