Educação financeira em uma escola pública municipal de Linhares
DOI:
https://doi.org/10.21284/elo.v14i.20856Palavras-chave:
Educação financeira, Escolas públicas, Relato de experiência, ConhecimentosResumo
Este relato de experiência teve como objetivo oferecer aos estudantes do quinto ano do Ensino Fundamental da Escola Marília de Rezende Scarton Coutinho, no município de Linhares-ES, conhecimentos sobre educação financeira. Utilizando métodos lúdicos e interativos, como apresentação de slides, teatros e simulações de jogos, abordaram-se temas como planilha de receitas e despesas, uso consciente do cartão de crédito e importância da pesquisa de preços. Os resultados demonstraram a participação efetiva dos alunos durante as oficinas ministradas e o conhecimento adquirido por meio das atividades executadas. A iniciativa reforça a importância da educação financeira precoce como instrumento de transformação social, promovendo autonomia e planejamento financeiro desde a infância.
Downloads
Referências
BRASIL. Comissão de Valores Mobiliários (CVM). Programa Bem-Estar Financeiro. Disponível em: ion://efaidnbmnnnibpcajpcglclefindmkaj/https://www.gov.br/investidor/pt-br/educacional/programa-bem-estar-financeiro/programa-bem-estar-financeiro-arquivos/apostila-03.pdf. Acesso em: 10 mar. 2023.
OCDE (Organização de Cooperação e de Desenvolvimento Econômico). OECD’s Financial Education Project. Assessoria de Comunicação Social, 2004. Disponível em: www.oecd.org/. Acesso em: 9 mar. 2023.
ORTIZ, Elaine. Cartão de crédito: o que é e como funciona. [S.l.], Serasa, 13 abr. 2023. Disponível em: https://www.serasa.com.br/credito/blog/cartao-de-credito-o-que-e-e-como-funciona/. Acesso em: 9 mar. 2023.
SAVÓIA, José Roberto Ferreira; SAITO, André Taue; SANTANA, Flávia de Angelis. Paradigmas da educação financeira no Brasil. Revista de Administração Pública, Rio de Janeiro, v. 41, n. 6, p. 1121-1141, 2007.
SERASA. Como pesquisar preços e economizar nas compras. [S.l.], Serasa, 17 out. 2023. Disponível em: https://www.serasa.com.br/credito/blog/pesquisar-precos/. Acesso em: 8 mar. 2023.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Revista ELO – Diálogos em Extensão

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- A Revista reserva-se o direito de efetuar alterações nos originais de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
- As opiniões emitidas pelos autores são de sua exclusiva responsabilidade.