Monitoria em análise e intervenção em Psicologia Social: um relato de experiência
Un Relato de Experiencia
DOI:
https://doi.org/10.21284/elo.v14i.21087Palavras-chave:
Monitoria Acadêmica, Psicologia Social, Relato de ExperiênciaResumo
A Monitoria Acadêmica é um programa que visa o aprimoramento de ensino/aprendizagem em perspectiva discente, sendo um espaço oportuno para ampliação e compartilhamento do conhecimento adquirido em sala de aula. Deste modo, o presente trabalho teve por finalidade apresentar experiências significativas da atividade de monitoria desenvolvida na Unidade Curricular (UC) de Análise e Intervenção em Psicologia Social, no período do primeiro semestre de 2024. Utilizou-se o modelo de Relato de Experiência, a fim de transmitir as percepções, desafios e aprendizados dos monitores envolvidos. As ações realizadas, aliadas aos planejamentos junto ao professor-orientador, proporcionaram o desenvolvimento de habilidades associadas à prática docente. Com o relato, foi possível observar a importância do Programa de Monitoria para uma prática pedagógica sensível às necessidades de cada estudante, sendo um facilitador para o processo de ensino e aprendizagem.
Downloads
Referências
BRASIL. Lei no 9394, de 20 de dezembro de 1996. Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasil, 1996.
BZUNECK, José Aloyseo. A psicologia educacional e a formação de professores: tendências contemporâneas. Psicologia escolar e educacional, v. 3, p. 41-52, 1999.
CENTRO UNIVERSITÁRIO AGES (BA). Edital de Monitoria Voluntária – Nº 2024.1. Edital de Monitoria Voluntária, Paripiranga-BA, n. 2024.1, p. 19, 2024. Disponível em: https://www.ages.edu.br/wp-content/uploads/2024/03/AGES-Edital-Monitoria-24.1.pdf. Acesso em: 16 ago. 2024.
DALTRO, Mônica Ramos; FARIA, Anna Amélia. Relato de experiência: Uma narrativa científica na pós-modernidade. Estudos e pesquisas em psicologia, v. 19, n. 1, p. 223-237, 2019.
FIALHE, Sheila Rocha; RODRIGUES, Karen Lúcia Abreu. Intervenções da Psicologia Frente à Ansiedade Infantil no Ambiente Escolar. Revista Saúde Multidisciplinar, v. 15, n. 2, 2023.
FREUD, Sigmund. Freud (1920-1923) - Obras completas volume 15: Psicologia das massas e análise do Eu e outros textos. Editora Companhia das Letras, 2020.
GONÇALVES, Mariana Fiuza et al. A importância da monitoria acadêmica no ensino superior. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades-Rev. Pemo, v. 3, n. 1, p. e313757-e313757, 2021.
LEONARDO, Nilza Sanches Tessaro; SILVA, Valéria Garcia da. A relação entre aprendizagem e desenvolvimento na compreensão de professores do Ensino Fundamental. Psicologia Escolar e Educacional, v. 17, p. 309-317, 2013.
MOUTINHO, Paula Maria Nunes. Monitoria: sua contribuição para o ensino-aprendizagem na graduação em enfermagem. 2015. Tese de Doutorado. Universidade de São Paulo.
MUSSI, Ricardo Franklin de Freitas; FLORES, Fábio Fernandes; ALMEIDA, Claudio Bispo de. Pressupostos para a elaboração de relato de experiência como conhecimento científico. Revista práxis educacional, v. 17, n. 48, p. 60-77, 2021.
NUNES, Ana Ignez Belém Lima; SILVEIRA, Rosemary do Nascimento. Psicologia da aprendizagem. História, v. 9, n. 3, 2015.
OLIVEIRA, Juliane de; VOSGERAU, Dilmeire Sant’Anna Ramos. Práticas de monitoria acadêmica no contexto brasileiro. Educação: teoria e prática, v. 31, n. 64, 2021.
PINTO, Marta; LEITE, Carlinda. As tecnologias digitais nos percursos de sucesso acadêmico de estudantes não tradicionais do Ensino Superior. Educação e Pesquisa, v. 46, p. e216818, 2020.
RIEDNER, Daiani Damm Tonetto; PISCHETOLA, Magda. A inovação das práticas pedagógicas com uso de tecnologias digitais no ensino superior: um estudo no âmbito da formação inicial de professores. ETD Educação Temática Digital, v. 23, n. 1, p. 64-81, 2021.
RODRIGUES, Aroldo; ASSMAR, Eveline Maria Leal; JABLONSKI, Bernardo. Psicologia social. Editora Vozes, 2022.
SILVA-TIBÚRCIO, Nadiane Maria; RIBEIRO, Cynara Teixeira. Reflexões sobre a história do ensino de Psicologia nos cursos de licenciatura. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades-Rev. Pemo, v. 5, p. e510352-e510352, 2023.
VALA, Jorge; MONTEIRO, Maria Benedicta. Psicologia social. Fundação Calouste Gulbenkian, 2013.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Revista ELO – Diálogos em Extensão

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- A Revista reserva-se o direito de efetuar alterações nos originais de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
- As opiniões emitidas pelos autores são de sua exclusiva responsabilidade.