SEMANA CALOUROSA EM FRUTAL – Recepção dos novos alunos universitários na UEMG
DOI:
https://doi.org/10.21284/elo.v14i.21227Palavras-chave:
Calouros, Interação, Acolhimento, SocializaçãoResumo
A Semana Calourosa é um evento anual realizado pelo Centro de Pesquisa e Extensão da Universidade do Estado de Minas Gerais - UEMG, Unidade Frutal no início do primeiro semestre letivo do ano, que visa a recepção dos novos discentes no ambiente universitário. Com a participação de discentes veteranos, docentes e corpo técnico administrativo, o evento é marcado por atividades informativas, de integração e acolhimento entre os 9 cursos em funcionamento na atualidade na instituição (Administração, Direito, Engenharia Agronômica, Engenharia de Alimentos, Engenharia de Produção, Geografia, Sistemas de Informação, Jornalismo, Publicidade e Propaganda), propondo ações de cunho intelectual, social, cultural e ambiental.
Downloads
Referências
AKERMAN, Marco; CONCHÃO, Silmara; BOARETTO, Roberta Cristina; FONSECA, Fernando Luis Affonso; PINHAL, Maria Aparecida. Revelando fatos, sentidos, afetos e providências sobre o trote em uma faculdade de medicina: narrativa de uma experiência. Revista Brasileira de Educação Médica, v. 36, p. 249-254, 2012.
CRIVELLO JUNIOR, Osvaldo; BASTOS FILHO, Heliodoro Teixeira. A semana de Recepção aos Calouros da Universidade de São Paulo. Revista de Graduação USP, v. 1, n. 1, p. 107-113, 2016.
LIMA, Marcia Gisela; PADILHA, Lima. Acolhimento universitário aos calouros de psicologia: uma possibilidade de intervenção. Revista de Psicologia da UNESP [online], v.19, n. 2, 2020.
ROSSATO, Lucas; SCORSOLINI-COMIN, Fábio. Chega mais: o grupo reflexivo como espaço de acolhimento para ingressantes no ensino superior. Revista da SPAGESP, v. 20, n. 1, p. 1-8, 2019.
SANTOS, Anelise Schaurich dos; SOUTO, Daniele da Costa; SILVEIRA, Kátia Simone da Silva; PERRONE, Cláudia Maria; DIAS, Ana Cristina Garcia. Atuação do Psicólogo Escolar e Educacional no ensino superior: reflexões sobre práticas. Psicologia Escolar e Educacional, 19(3), p. 515-524, 2015.
SOUZA, Mariana Pinkoski; SILVA, Louise de Quadros; FOSSATTI, Paulo; JUNG, Hildegard. Universidade e inclusão: um estudo de caso sobre o acolhimento ao aluno. Revista Educação, Artes e Inclusão, v. 17, p. 1-27, 2021.
TEIXEIRA, Marco Antônio Pereira; DIAS, Ana Cristina Garcia; WOTTRICH, Shana Hastenpflug; OLIVEIRA, Adriano Machado. Adaptação à universidade em jovens calouros. Psicologia escolar e educacional, v. 12, p. 185-202, 2008.
TINTO, Vincent. Leaving college: Rethinking the causes and cures of student attrition. 2. ed. Chicago: University of Chicago Press, 1993.
VITORIA, Maria Inês Côrte; CASARTELLI, Alam; RIGO, Rosa Maria; COSTA, Priscila Trarbach. Engajamento acadêmico: desafios para a permanência do estudante na Educação Superior. Educação, v. 41, 2018.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Revista ELO – Diálogos em Extensão

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- A Revista reserva-se o direito de efetuar alterações nos originais de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
- As opiniões emitidas pelos autores são de sua exclusiva responsabilidade.