Popularizando a ciência no ensino de química: casos investigativos no combate ao negacionismo científico

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21284/elo.v14i.21228

Palavras-chave:

Ensino de química, Negacionismo científico, Iniciação científica

Resumo

O avanço digital e o surgimento de redes sociais intensificaram o negacionismo científico, afetando áreas como saúde, educação e meio ambiente. No ensino de Química, esse fenômeno prejudica o desenvolvimento do pensamento crítico dos estudantes e interfere na aprendizagem dos conceitos químicos. Este relato de experiência apresenta uma proposta pedagógica para combater o negacionismo científico por meio de casos investigativos, promovendo a argumentação científica no Ensino Médio. O estudo foi realizado com estudantes do 3º ano de uma escola pública de Viçosa/MG, utilizando o caso investigativo "o grande banquete". A metodologia envolveu quatro fases: diagnóstico, desenvolvimento de intervenções, implementação e avaliação. Os resultados mostraram que a abordagem investigativa conectou conceitos químicos ao cotidiano dos estudantes, estimulando pesquisa, análise de dados e reflexão crítica, além de promover aspectos atitudinais, como trabalho em equipe e o diálogo.

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Biografia do Autor

Kamille Victória Reis VIANA, Escola Estadual Dr° Raimundo Alves Torres

Estudante do 3º Ano da Escola Estadual Dr° Raimundo Alves Torres

Rita Márcia Andrade Vaz de MELLO, Universidade Federal de Viçosa

Possui Graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Viçosa, Mestrado em Extensão Rural pela Universidade Federal de Viçosa, Doutorado em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais e Pós-doutorado em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e Université Paris Descartes (Sorbonne). Já foi professora de educação infantil e ensino fundamental. Foi Presidente da Comissão de Pesquisa do Departamento de Educação; Foi membro do CONSU. Atuou como Coordenadora dos Cursos Lato Sensu em Educação do Departamento de Educação da Universidade Federal de Viçosa. Atuou como Coordenadora geral dos Cursos Lato Sensu da Universidade Federal de Viçosa/Programa Nacional Escola de Gestores. Professora Titular da Universidade Federal de Viçosa. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Didática, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação, formação de professores, avaliação e políticas públicas educacionais.

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Publicado

05-06-2025

Como Citar

VIANA, K. V. R., SANTOS, M. J. dos, & MELLO, R. M. A. V. de. (2025). Popularizando a ciência no ensino de química: casos investigativos no combate ao negacionismo científico. Revista ELO – Diálogos Em Extensão, 14. https://doi.org/10.21284/elo.v14i.21228

Edição

Seção

Relatos de Experiência