Popularizando a ciência no ensino de química: casos investigativos no combate ao negacionismo científico
DOI:
https://doi.org/10.21284/elo.v14i.21228Palavras-chave:
Ensino de química, Negacionismo científico, Iniciação científicaResumo
O avanço digital e o surgimento de redes sociais intensificaram o negacionismo científico, afetando áreas como saúde, educação e meio ambiente. No ensino de Química, esse fenômeno prejudica o desenvolvimento do pensamento crítico dos estudantes e interfere na aprendizagem dos conceitos químicos. Este relato de experiência apresenta uma proposta pedagógica para combater o negacionismo científico por meio de casos investigativos, promovendo a argumentação científica no Ensino Médio. O estudo foi realizado com estudantes do 3º ano de uma escola pública de Viçosa/MG, utilizando o caso investigativo "o grande banquete". A metodologia envolveu quatro fases: diagnóstico, desenvolvimento de intervenções, implementação e avaliação. Os resultados mostraram que a abordagem investigativa conectou conceitos químicos ao cotidiano dos estudantes, estimulando pesquisa, análise de dados e reflexão crítica, além de promover aspectos atitudinais, como trabalho em equipe e o diálogo.
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