Ações de educação alimentar e nutricional com manipuladores de alimentos: uma abordagem voltada para o significado da alimentação e nutrição
DOI:
https://doi.org/10.21284/elo.v14i.21362Palavras-chave:
Alimentação escolar, Segurança alimentar e nutricional, Hábitos alimentares, Metodologias ativasResumo
Os manipuladores de alimentos no âmbito escolar desempenham papel crucial na garantia da segurança alimentar e nutricional e na promoção de hábitos alimentares saudáveis entre os estudantes. A capacitação desses profissionais visa promover seu conhecimento técnico e científico, qualificando-os como agentes promotores da saúde. Diante disso, este estudo teve como objetivo relatar a capacitação de manipuladores de alimentos para a produção de alimentos saudáveis no ambiente escolar. Trata-se de um estudo descritivo quantitativo e qualitativo da categoria relato de experiência de práticas de Educação Alimentar e Nutricional (EAN) com adoção de metodologia lúdica. Participaram 76 servidores estaduais e municipais de escolas da rede pública de ensino do município de Palmas - TO. Pelos resultados obtidos, a partir da aplicação de questionário antes e depois da capacitação, notou-se aumento no número de respostas corretas e mudanças nos conceitos pré-existentes sobre consumo alimentar. Indiretamente, observou-se uma efetividade das ações educativas adotadas na intervenção com a promoção do reconhecimento educacional dos manipuladores, reforçando seu papel como agentes de educação alimentar, esclarecendo mitos sobre nutrição e sensibilizando-os para a adoção de hábitos alimentares seguros e saudáveis.
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