Do digital ao real: engenharia civil construindo saberes e conexões com a comunidade

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21284/elo.v14i.21412

Palavras-chave:

AutoCAD, Revit, Extensão universitária, Construção Civil

Resumo

Este relato de experiência apresenta uma atividade extensionista desenvolvida por alunos do 1º e 9º períodos de Engenharia Civil da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), Unidade Passos. O projeto consistiu na confecção de maquetes arquitetônicas de projetos residenciais, utilizando ferramentas digitais como AutoCAD e Revit. A iniciativa teve como principais objetivos estimular o trabalho em equipe, integrar calouros e veteranos, desenvolver competências técnicas e promover a interação com a comunidade passense por meio da exposição pública dos projetos na Feira de Construção, Tecnologia e Extensão (FECTEX). Os resultados demonstraram o impacto positivo da atividade na formação dos estudantes, com fortalecimento de habilidades técnicas e interpessoais, além da aproximação entre a universidade e a comunidade. Como reconhecimento, foi concedida uma premiação em dinheiro ao grupo responsável pela melhor maquete, incentivando a dedicação e o empenho dos participantes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

AMARÃES, Thais Kawamoto; DA SILVA, Nadyeska Bruna Copat. Exposição de maquetes. Revista da Extensão, v. 3, n. Edição Especial, 2021.

DE OLIVEIRA, Antônio Enagio Faria; VIEIRA, Cilene Daudt; ALVES, Wendel Guimarães; LEÃO, Otávio Miguel Rocha. Uso de oficinas de maquete como subsídio pedagógico para o ensino de geografia física: experiência na bacia hidrográfica do Rio Alcântara, São Gonçalo, RJ. In: XVII Simpósio Brasileiro de Geografia Física Aplicada. Campinas/SP, 2017.

FELCHER, Carla Denize Ott; BIERHALZ, Crisna Daniela Krause; DIAS, Lisete Funari. Construindo maquetes - uma estratégia didítica interdisciplinar no eixo geometrias: espaço e forma. Revista Científica em Educação a Distância, v. 5, n. 2, 2015. Disponível em: https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/238/141. Acesso em: 03 fev. 2025.

LEMOS JÚNIOR, C. B., REIS, M. J., & OLIVEIRA, J. M. de. A utilização de modelos tridimensionais como instrumento de aprendizagem em educação ambiental. Revista ELO – Diálogos Em Extensão, v.12, 2023. Disponível em: https://periodicos.ufv.br/elo/article/view/16578/8823. Acesso em: 03 fev. 2025

PITANO, Sandro de Castro; ROQUÉ, Bianca Beatriz. O uso de maquetes no processo de ensino-aprendizagem segundo licenciandos em Geografia. Educação Unisinos, [s.l.], v. 19, n. 2, p. 273-282, 2015. DOI: http://dx.doi.org/10.4013/edu.2015.192.11. Disponível em: https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=449644340012. Acesso em: 03 fev. 2025.

Downloads

Publicado

01-07-2025

Como Citar

REIS, M. J., SILVA, Érika A., BEZERRA, A. Y. U., CARVALHO, L. C., DE PAULA, R. C., REIS, J. C., TEIXEIRA, M. L., & REIS, F. M. D. (2025). Do digital ao real: engenharia civil construindo saberes e conexões com a comunidade. Revista ELO – Diálogos Em Extensão, 14. https://doi.org/10.21284/elo.v14i.21412

Edição

Seção

Relatos de Experiência

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)