Do digital ao real: engenharia civil construindo saberes e conexões com a comunidade
DOI:
https://doi.org/10.21284/elo.v14i.21412Palavras-chave:
AutoCAD, Revit, Extensão universitária, Construção CivilResumo
Este relato de experiência apresenta uma atividade extensionista desenvolvida por alunos do 1º e 9º períodos de Engenharia Civil da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), Unidade Passos. O projeto consistiu na confecção de maquetes arquitetônicas de projetos residenciais, utilizando ferramentas digitais como AutoCAD e Revit. A iniciativa teve como principais objetivos estimular o trabalho em equipe, integrar calouros e veteranos, desenvolver competências técnicas e promover a interação com a comunidade passense por meio da exposição pública dos projetos na Feira de Construção, Tecnologia e Extensão (FECTEX). Os resultados demonstraram o impacto positivo da atividade na formação dos estudantes, com fortalecimento de habilidades técnicas e interpessoais, além da aproximação entre a universidade e a comunidade. Como reconhecimento, foi concedida uma premiação em dinheiro ao grupo responsável pela melhor maquete, incentivando a dedicação e o empenho dos participantes.
Downloads
Referências
AMARÃES, Thais Kawamoto; DA SILVA, Nadyeska Bruna Copat. Exposição de maquetes. Revista da Extensão, v. 3, n. Edição Especial, 2021.
DE OLIVEIRA, Antônio Enagio Faria; VIEIRA, Cilene Daudt; ALVES, Wendel Guimarães; LEÃO, Otávio Miguel Rocha. Uso de oficinas de maquete como subsídio pedagógico para o ensino de geografia física: experiência na bacia hidrográfica do Rio Alcântara, São Gonçalo, RJ. In: XVII Simpósio Brasileiro de Geografia Física Aplicada. Campinas/SP, 2017.
FELCHER, Carla Denize Ott; BIERHALZ, Crisna Daniela Krause; DIAS, Lisete Funari. Construindo maquetes - uma estratégia didítica interdisciplinar no eixo geometrias: espaço e forma. Revista Científica em Educação a Distância, v. 5, n. 2, 2015. Disponível em: https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/238/141. Acesso em: 03 fev. 2025.
LEMOS JÚNIOR, C. B., REIS, M. J., & OLIVEIRA, J. M. de. A utilização de modelos tridimensionais como instrumento de aprendizagem em educação ambiental. Revista ELO – Diálogos Em Extensão, v.12, 2023. Disponível em: https://periodicos.ufv.br/elo/article/view/16578/8823. Acesso em: 03 fev. 2025
PITANO, Sandro de Castro; ROQUÉ, Bianca Beatriz. O uso de maquetes no processo de ensino-aprendizagem segundo licenciandos em Geografia. Educação Unisinos, [s.l.], v. 19, n. 2, p. 273-282, 2015. DOI: http://dx.doi.org/10.4013/edu.2015.192.11. Disponível em: https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=449644340012. Acesso em: 03 fev. 2025.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Revista ELO – Diálogos em Extensão

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- A Revista reserva-se o direito de efetuar alterações nos originais de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
- As opiniões emitidas pelos autores são de sua exclusiva responsabilidade.