Projeto de Extensão LACELI: formação docente, Linguística Aplicada Crítica e argumentação escolar

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21284/elo.v14i.21502

Palavras-chave:

Linguística Aplicada Crítica, Argumentação escolar, Projeto de extensão, Minicurso

Resumo

O projeto de extensão do GP LACELI (CNPq/UFRPE) criou um espaço de formação docente voltado à reflexão crítica, abordando temas como Linguística Aplicada Crítica (MOITA LOPES, 2006) e argumentação escolar e acadêmica (LARRÉ, 2017; LIBERALI, 2013). Utilizando metodologias ativas, como leituras dialogadas, seminários e um minicurso, promoveu a troca de experiências e o fortalecimento da autonomia intelectual dos participantes. A culminância em formato de minicurso permitiu divulgar produções acadêmicas e discutir práticas pedagógicas inovadoras no ensino de línguas e argumentação escolar. O projeto atingiu seus objetivos ao oferecer uma formação teórica e prática relevante, destacada pelos participantes como aplicável às suas realidades. O sucesso das ações reforça a importância da formação continuada e o compromisso do grupo com uma educação crítica e inclusiva.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Suzana Ferreira Paulino DOMINGOS, UFRPE

 

 

Referências

LARRÉ, Julia. Pensamentos esparsos sobre Linguística Aplicada: por uma prática intervencionista na educação através da argumentação na atual conjuntura (incerta) do Brasil e do mundo. Saberes para uma cidadania planetária: UECE, 2017. Disponível em: https://www.uece.br/eventos/spcp/anais/trabalhos_completos/247-38931-01042016-080810.pdf. Acessado em: 12/02/2025

LIBERALI, Fernanda Coelho. Argumentação em contexto escolar. São Paulo: Pontes, 2013.

MOITA LOPES, Luiz Paulo. Por uma Linguística Aplicada Indisciplinar. São Paulo: Parábola, 2006.

Downloads

Publicado

18-06-2025

Como Citar

LARRÉ, J. M. R. G. de M., DOMINGOS, S. F. P., RICHTER, C. L., SILVA, E. S. B. da, SILVA, J. C. da, & SANTOS, W. D. A. da S. (2025). Projeto de Extensão LACELI: formação docente, Linguística Aplicada Crítica e argumentação escolar. Revista ELO – Diálogos Em Extensão, 14. https://doi.org/10.21284/elo.v14i.21502

Edição

Seção

Relatos de Experiência