Projeto de Extensão LACELI: formação docente, Linguística Aplicada Crítica e argumentação escolar
DOI:
https://doi.org/10.21284/elo.v14i.21502Palavras-chave:
Linguística Aplicada Crítica, Argumentação escolar, Projeto de extensão, MinicursoResumo
O projeto de extensão do GP LACELI (CNPq/UFRPE) criou um espaço de formação docente voltado à reflexão crítica, abordando temas como Linguística Aplicada Crítica (MOITA LOPES, 2006) e argumentação escolar e acadêmica (LARRÉ, 2017; LIBERALI, 2013). Utilizando metodologias ativas, como leituras dialogadas, seminários e um minicurso, promoveu a troca de experiências e o fortalecimento da autonomia intelectual dos participantes. A culminância em formato de minicurso permitiu divulgar produções acadêmicas e discutir práticas pedagógicas inovadoras no ensino de línguas e argumentação escolar. O projeto atingiu seus objetivos ao oferecer uma formação teórica e prática relevante, destacada pelos participantes como aplicável às suas realidades. O sucesso das ações reforça a importância da formação continuada e o compromisso do grupo com uma educação crítica e inclusiva.
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Referências
LARRÉ, Julia. Pensamentos esparsos sobre Linguística Aplicada: por uma prática intervencionista na educação através da argumentação na atual conjuntura (incerta) do Brasil e do mundo. Saberes para uma cidadania planetária: UECE, 2017. Disponível em: https://www.uece.br/eventos/spcp/anais/trabalhos_completos/247-38931-01042016-080810.pdf. Acessado em: 12/02/2025
LIBERALI, Fernanda Coelho. Argumentação em contexto escolar. São Paulo: Pontes, 2013.
MOITA LOPES, Luiz Paulo. Por uma Linguística Aplicada Indisciplinar. São Paulo: Parábola, 2006.
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