Popularização do conhecimento científico via mídias digitais: relato de experiência de uma ação de extensão universitária
DOI:
https://doi.org/10.21284/elo.v14i.21531Palavras-chave:
Popularização do conhecimento, Podcasts, Mídias digitais, EducaçãoResumo
Este artigo relata a experiência de um projeto de extensão universitária realizado em uma universidade federal, com o objetivo de promover a popularização do conhecimento científico por meio de uma linguagem acessível e atrativa. A iniciativa buscou ampliar o acesso a informações relevantes e fomentar o diálogo entre a universidade e a sociedade. A metodologia adotada incluiu o planejamento de temas, a produção de episódios com entrevistas a especialistas e a edição de conteúdo com recursos interativos, além da divulgação dos podcasts em plataformas digitais. Como resultados, foram produzidas séries temáticas e abordados temas socioambientais, alcançando um público amplo e diversificado. Conclui-se que as mídias digitais são ferramentas eficazes para democratizar o conhecimento científico, embora desafios como a desinformação e a necessidade de ampliação do alcance para além dos círculos acadêmicos, persistam. A iniciativa reforçou a importância do engajamento público e da comunicação científica como pilares fundamentais para o desenvolvimento do país, evidenciando o potencial das novas mídias na construção de pontes entre a academia e a sociedade.
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