https://periodicos.ufv.br/elo/issue/feed Revista ELO – Diálogos em Extensão 2025-01-15T14:35:08-03:00 Elo elo@ufv.br Open Journal Systems <p class="western" align="justify"><span style="font-size: medium;">Revista Elo – Diálogos em Extensão – </span><strong style="font-size: medium;">ISSN 2317-5451</strong></p> <p class="western" align="justify"><span style="font-size: medium;">A Revista ELO – Diálogos em Extensão é uma publicação mantida pela Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da Universidade Federal de Viçosa. Lançada em novembro de 2010, a revista é voltada principalmente para a divulgação de artigos científicos relativos à extensão universitária desenvolvidos no Brasil e em outros países. A revista prevê as seções de artigos, relatos de experiência e resenha.</span></p> <p class="western" align="justify"><span style="font-size: medium;">A Revista ELO – Diálogos em Extensão recebe trabalhos relacionados às seguintes áreas temáticas da extensão universitária: Agroecologia, Associativismo, Cooperativismo, Comunicação, Cultura, Direitos Humanos, Educação, Gênero, Meio Ambiente, Políticas Públicas, Ruralidade, Saúde, Segurança Alimentar, Tecnologia, Teorias e Metodologias em Extensão, Trabalho, Territoriedade.</span></p> <p class="western" align="justify"><span style="font-size: medium;">O periódico atualmente adota o formato online, primando pela regularidade, qualidade e agilidade no processo de avaliação dos trabalhos submetidos, buscando, assim, alcançar os melhores resultados junto aos órgãos indexadores, mas a Revista ELO – Diálogos em Extensão já está indexada ao: DOAJ, Latindex, </span><span style="font-size: medium;">Google Acadêmico, Sumários, LivRe, Periodicos, Periodicos de Minas, Miar.</span></p> <p class="western" align="justify"><span style="font-size: medium;">A Revista ELO – Diálogos em Extensão é uma publicação eletrônica de periodicidade semestral e utiliza o Sistema de Editoração Eletrônica de Revistas (OJS/SEER), recebendo trabalhos em fluxo contínuo.</span></p> <p class="western" align="justify"><span style="font-size: medium;">Os interessados devem submeter trabalhos e o acompanhar o trâmite para publicação pelo site www.elo.ufv.br.</span></p> <p class="western" align="justify"><span style="font-size: medium;">Todos os trabalhos enviados para apreciação deverão enquadrar-se na formatação exigida no espaço “SUBMISSÕES ONLINE”, sob pena de não serem analisados quanto ao mérito e conteúdo.</span></p> <p class="western" align="justify"><span style="font-size: medium;">Os artigos devem ser submetidos em português, espanhol ou inglês.</span></p> <p class="western" align="justify"><span style="font-size: medium;">Os Editores reservam o direito de garantir um intervalo de duas edições entre duas publicações de um mesmo autor e/ou de um mesmo grupo de trabalho, projeto ou programa de extensão.</span></p> <p class="western" align="justify"><span style="font-size: medium;">Este periódico não faz nenhuma restrição à titulação acadêmica mínima para submissão de trabalhos e a avaliação é feita com base no sistema de análise “cega” por pares.</span></p> https://periodicos.ufv.br/elo/article/view/19379 II Semana Mossoroense de Justiça Restaurativa: partilhando experiências e resultados 2024-09-25T17:11:43-03:00 Erik Dênio Gomes de OLIVEIRA FILHO erikd.oliver@gmail.com Ramon Rebouças Nolasco de OLIVEIRA ramonreboucas@gmail.com Jailson Alves NOGUEIRA jailsonalvesuern@hotmail.com <p><em>Em diferentes países do mundo, um movimento global denominado Semana da Justiça Restaurativa (SJR) se desenvolve no mês de novembro. Em Mossoró/RN, a II Semana Mossoroense de Justiça Restaurativa (II SEMJUR), promovida pelo projeto de extensão DH na Prática e realizada em 2023, teve como objetivo discutir e difundir as práticas restaurativas realizadas em solo potiguar, pensando suas potencialidades e desafios para sua aplicação. Para relatar essa experiência, o trabalho utilizou da metodologia descritiva-qualitativa, além da análise de dados quantitativos sobre o evento. A II SEMJUR contou com mesas redondas, minicursos e oficinas, abordando temas como socioeducação, violência doméstica e inclusão educacional. Quantitativamente, o evento reuniu cerca de 200 participantes diários, com 273 inscrições via SIGAA, 24 palestrantes de 18 instituições parceiras. Qualitativamente, o evento consolidou-se como um espaço de diálogo interdisciplinar de construção e difusão da JR e sua aplicação em contextos diversos. </em></p> 2025-03-14T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2025 Revista ELO – Diálogos em Extensão https://periodicos.ufv.br/elo/article/view/18947 Abuso de drogas e riscos para saúde mental: promoção da saúde no contexto escolar 2024-10-14T17:52:31-03:00 Pedro Lucas ALVES plucasalvs@gmail.com José Janailson HIPÓLITO janailsonhip26@gmail.com Fábio Lima LEITÃO leitaofabio95@gmail.com Eliany Nazaré OLIVEIRA elianyy@gmail.com <p><em>O consumo de álcool e drogas entre adolescentes tornou-se comum, afetando muitas famílias. Isso leva ao desenvolvimento de diversas situações, incluindo dependência, e sequelas psicológicas, como depressão e ansiedade. Diante disso, este trabalho descreveu as atividades de educação em saúde promovidas por estudantes do curso de enfermagem. Trata-se de um relato de experiência das ações de extensão realizadas com estudantes de uma escola de ensino médio em Sobral-CE, durante sete encontros, em abril de 2022.</em> <em>O trabalho destacou a importância da comunicação sobre saúde mental e o consumo de álcool e outras drogas, ressaltando a </em><em>promoção e reflexão quanto a conscientização entre os </em><em>adolescentes. Os resultados demonstraram trocas significativas entre os participantes, destacando </em><em>a importância de programas educativos contínuos para promover conscientização e prevenção eficazes dos jovens.</em> <em>Atividades dinâmicas foram essenciais para garantir a participação e o envolvimento dos adolescentes.</em></p> 2025-01-16T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2025 Revista ELO – Diálogos em Extensão https://periodicos.ufv.br/elo/article/view/19115 Ação extensionista de letramento e prevenção de doenças cardiovasculares para alunos do ensino fundamental II em Maceió 2024-12-02T18:35:37-03:00 Lavínia Bastos BITTENCOURT laviniabastosb@hotmail.com Roberta LIMA roberta.lima@cesmac.edu.br Ana Catarina Rebouças MARQUES anacatarinarm000@gmail.com Arriquenes Ferreira da SILVA arriquenes-ferreira@hotmail.com Débora Nunes de Deus BARROS debnunes-barros@hotmail.com Diego Nunes de Deus BARROS diegonunesd.barros@gmail.com Maria Renata Ferreira da SILVA frvvr33@gmail.com Vinícius Carvalho Brito LEITE viniciuscbl10@gmail.com Aline Tenório Lins CARNAÚBA aline.lins@cesmac.edu.br <p><em>As doenças cardiovasculares (DCV) são uma das principais causas de morbimortalidade no Brasil e no mundo, com fatores como sedentarismo, obesidade, diabetes e hipertensão aumentando o risco de sua ocorrência. Diante da ascensão desses fatores entre crianças e adolescentes no Brasil, torna-se essencial promover a saúde nessa faixa etária para incentivar hábitos saudáveis e melhorar a atenção básica a longo prazo. Este estudo descreve ações educativas realizadas com adolescentes do Ensino Fundamental II em uma escola estadual de Maceió/AL, abordando os potenciais e as limitações para prevenção efetiva de DCV. A iniciativa envolveu encontros teóricos sobre o sistema cardiovascular e doenças graves como hipertensão, trombose e infarto, seguidos de atividades práticas em que os alunos criaram cartazes explicativos e uma maquete do sistema circulatório, culminando em apresentações para comunidade escolar. O projeto mostrou-se eficaz na promoção da compreensão das medidas preventivas de DCV, aproximando os acadêmicos da comunidade e desenvolvendo suas habilidades de comunicação e criatividade, fundamentais para uma formação profissional ética e humanitária. </em></p> 2025-02-24T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2025 Revista ELO – Diálogos em Extensão https://periodicos.ufv.br/elo/article/view/19178 Acolhimento em uma Unidade Básica de Saúde: um relato de experiência 2024-08-13T13:03:33-03:00 Flávia Eloah Martins da SILVA contato.flaviaeloah@hotmail.com Jamile Ma-ya Xiang YU prof_jamileyu@camporeal.edu.br <p align="justify"><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><span style="font-size: small;"><em>O presente relato apresenta a experiência de acadêmicos de medicina sobre aspectos cotidianos do acolhimento, das capacitações, do atendimento e de demais atividades de uma Unidade Básica de Saúde localizada no município de Guarapuava, com supervisão da enfermeira coordenadora, no segundo semestre de 2023. O estudo teve como objetivo evidenciar a importância das diretrizes da Política Nacional de Atenção Básica na prática vivenciada na unidade de saúde. Trata-se de um relato de experiência de um projeto de extensão na Atenção Primária à Saúde com abordagem qualitativa e descritiva. Constatou-se que o acolhimento ao usuário depende da demanda populacional aos serviços prestados pela unidade e, nesse sentido, as experiências vividas apontaram para o fato de que o atendimento na Unidade Básica de Saúde analisada está dentro dos padrões estabelecidos na legislação.</em></span></span></p> 2025-02-27T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2025 Revista ELO – Diálogos em Extensão https://periodicos.ufv.br/elo/article/view/18921 Alerta vermelho: relato extensionista de um projeto sobre saúde menstrual 2024-10-14T17:38:11-03:00 Marília Kárita de OLIVEIRA mariliakaritaoliveira@gmail.com Sandylla Sabrinna Souza SANTOS sandyllasabrinna2486@gmail.com ⁠Isabela de Almeida MIRANDA isabelamiranda1002@gmail.com ⁠Ingrid Fernandes Borges BEZERRA ingridborges2018@hotmail.com Lorena Marques SANTOS lorenamsantos@academico.unirv.edu.br ⁠Layla Camargo Campos FRANÇA layla.c.c.franca@academico.unirv.edu.br Yasmin Godoy COSTA yasmingodoy_@hotmail.com Bruno Cassiano de LIMA bruno.cassiano@unirv.edu.br <p><em>Falar sobre menstruação, mesmo nos dias atuais, ainda é um tabu. Nesse contexto, o presente estudo tem como objetivo identificar como o projeto de extensão “Alerta vermelho: um olhar humanizado sobre a saúde menstrual” contribuiu para levar informações aos alunos de uma escola estadual. O projeto é uma parceria entre universidade e sociedade através das Ligas Acadêmicas de Humanização e Saúde da Mulher de uma universidade goiana e uma escola estadual do município de Goianésia-GO. Por meio da interação dialógica, interdisciplinaridade e interprofissionalidade, indissociabilidade ensino-pesquisa-extensão foi possível gerar impacto na formação de acadêmicos de medicina e transformação social. Por fim, é válido ressaltar que o projeto não apenas contribuiu para a disseminação de saberes científicos sobre o ciclo menstrual, mas também promoveu a quebra de paradigmas, a conscientização sobre saúde íntima e a formação de uma comunidade mais informada e colaborativa.</em></p> 2025-01-17T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2025 Revista ELO – Diálogos em Extensão https://periodicos.ufv.br/elo/article/view/19361 A Psicoeducação associada à Ludoterapia para o tratamento do medo de agulhas em crianças atendidas pelo setor de pediatria em um hospital de Foz do Iguaçu/PR 2024-09-25T17:09:50-03:00 Aline Almeida CABANHA line_cabanha@hotmail.com Samuel CABANHA samuelcabanha72@gmail.com <p><span style="color: #000000;"><span style="font-family: Liberation Serif, serif;"><span style="font-size: small;"><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><em>O presente relato de experiência resulta de um projeto de extensão (projeto integrador) do Centro Universitário União das Américas (Uniamérica). A área de atuação prática foi a Psicologia Hospitalar, atuando no atendimento de crianças inseridas no processo de hospitalização no setor de Pediatria do Hospital Municipal Padre Germano Lauck, na cidade de Foz do Iguaçu-PR. O objetivo deste relato de experiência é apresentar a associação da </em></span><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><em>Psicoeducação a técnicas de Ludoterapia e à dessensibilização sistemática em casos de medo de agulhas, injeções e procedimentos médicos afins. Foram associadas as técnicas de Psicoeducação e Ludoretapia em crianças internadas, a partir da contação de história(s). Os resultados obtidos a partir desta experiência apontam para a efetividade desta modalidade, assim como evidencia que a Psicoeducação aliada a técnicas de Ludoterapia são modalidades de intervenção importantes no acompanhamento psicológico de crianças que apresentam medo de procedimentos médicos, mostrando-se como ferramentas essenciais no âmbito de atuação profissional no ambiente hospitalar.</em></span></span></span></span></p> 2025-02-24T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2025 Revista ELO – Diálogos em Extensão https://periodicos.ufv.br/elo/article/view/18741 Avaliação antropométrica e educação alimentar e nutricional em instituições de acolhimento: relato de experiência 2024-08-06T15:23:44-03:00 Fabiana de Cássia Carvalho OLIVEIRA fadcco@gmail.com Daniela da Silva OLIVEIRA dani_ufv@yahoo.com.br Mirelle Lomar VIANA mirellelomar@gmail.com Betyna Clara Mello SILVA betyna.silva@edu.ufes.br Lucas Scardini NEVES lucas.s.neves@edu.ufes.br Aline Carare CANDIDO alinecarrare@gmail.com Ana Claudia Fontes da SILVA ana.cf.silva@ufes.br Rosimary Paula Ferreira VARGAS paulavargas.fafia@gmail.com Joyce Furtunato BARBOSA joycefurtunatobarbosa@gmail.com Nandyala Crisóstomo SANTOS nandyalacrs@gmail.com <p><em>A população institucionalizada encontra-se em situação de vulnerabilidade social, tendo seus direitos fragilizados. Este trabalho teve como objetivo apresentar o relato de experiência de um projeto de extensão universitária realizado em 2023 em quatro instituições de acolhimento do município de Alegre-ES, sendo três da rede assistencial municipal e uma Comunidade Terapêutica que acolhe mulheres dependentes químicas para reabilitação. O projeto realizou análise e acompanhamento do estado antropométrico dos residentes. Além disso, foram realizadas ações de Educação Alimentar e Nutricional mensais. Foi preocupante a prevalência de excesso de peso nas instituições avaliadas, variando de 44,5 a 64,8%. O acompanhamento nutricional por meio do projeto foi relevante para prevenção e recuperação da saúde dos indivíduos institucionalizados.</em></p> 2025-02-17T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2025 Revista ELO – Diálogos em Extensão https://periodicos.ufv.br/elo/article/view/19281 Educação alimentar e nutricional para grupos vulnerabilizados: um relato de experiência 2024-09-17T16:21:28-03:00 Maria Paula de LIMA mariapauladldelima@gmail.com Camila Procopio CUSTODIO camilapprocopiocustodio8@gmail.com Flávia Pascoal RAMOS flaviapramoss@gmail.com <p><em>A Educação Alimentar e Nutricional (EAN) é fundamental para a promoção de hábitos alimentares saudáveis e contribui para a garantia do Direito Humano à Alimentação Adequada (DHAA) e da Segurança Alimentar e Nutricional (SAN). Diante disso, objetivou-se relatar ações de EAN desenvolvidas com o público assistido pelo Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) em municípios no sudoeste do Paraná. Trata-se de ações desenvolvidas no projeto de extensão intitulado “Promoção da Alimentação Adequada e Saudável e da Segurança Alimentar e Nutricional (SAN) na Rede Socioassistencial do município de Realeza – PR e municípios vizinhos” da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) campus Realeza que realizou ações de EAN com o público referido. Foram desenvolvidas 17 atividades ao longo do ano de 2023 com diversos temas relacionados a alimentação e nutrição. As atividades foram bem avaliadas pelos participantes indicando uma recepção positiva por parte dos envolvidos.</em></p> 2025-03-06T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2025 Revista ELO – Diálogos em Extensão https://periodicos.ufv.br/elo/article/view/18742 Exposição sobre processo de extração e obtenção de pigmento da Tectona grandis L. f. 2024-10-14T16:43:01-03:00 Edilaine Marques de Andrade OLIVEIRA marquesedilaine2@gmail.com Bruno Santos de OLIVEIRA brunocaca200871@gmail.com Guilherme Oliveira SANTOLIN guilherme.santolin13@gmail.com Kelrely Gambeti FARIAS kelrelyfarias@gmail.com Andreza Pereira MENDONÇA andreza.mendonca@ifro.edu.br <p class="western"><span style="color: #000000;"><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><span style="font-size: small;"><em>A Tectona grandis é uma espécie valorizada comercialmente, amplamente distribuída em regiões tropicais. É utilizada no setor madeireiro e seus extratos possuem um potencial para aplicações em tinturas, bem como utilização para fármacos e polímeros. Apesar de promissor, o extrato da Teca ainda é pouco explorado comercialmente. A curricularização da extensão universitária, por meio do projeto “Manejo de Produtos Não Madeireiros: Uso múltiplo de Espécies Amazônicas”, tem como objetivo levar à comunidade os conhecimentos e possibilidades não madeiráveis dessa espécie que já é amplamente cultivada com intuito madeireiro. A apresentação foi realizada na 10° Rondônia Rural Show Internacional, onde foi explorado o potencial dos extratos da espécie para diversos fins, destacando sua versatilidade e importância econômica e sustentável.</em></span></span></span></p> 2025-03-14T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2025 Revista ELO – Diálogos em Extensão https://periodicos.ufv.br/elo/article/view/18599 Capacitação de estudantes do ensino médio em Ressuscitação Cardiopulmonar: percepção dos extensionistas 2024-08-23T08:17:02-03:00 Stefany Neves PORTO stefany.2145075@discente.uemg.br Adna Jwklezya de Santana SILVA adna.2143522@discente.uemg.br Caio Cesar GALDINO caio.2195843@discente.uemg.br Isabela Júdice OLIVEIRA isabela.2139159@discente.uemg.br Mateus ALVES mateus.alves@uemg.br <p class="western" lang="zh-CN" align="justify"><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><span style="font-size: small;"><em>A realização da Ressuscitação Cardiopulmonar (RCP) de forma ágil em situações emergenciais é indispensável para o aumento da sobrevida de vítimas de Parada Cardiorrespiratória (PCR). Assim, o presente </em></span></span><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><span style="font-size: small;"><span lang="pt-BR"><em>trabalho</em></span></span></span><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><span style="font-size: small;"><em> aborda um relato de experiência sobre o projeto de capacitação realizado por 10 alunos dos cursos de Medicina e Enfermagem da Universidade do Estado de Minas Gerais que foi ofertado aos discentes do terceiro ano do </em></span></span><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><span style="font-size: small;"><span lang="pt-BR"><em>e</em></span></span></span><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><span style="font-size: small;"><em>nsino </em></span></span><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><span style="font-size: small;"><span lang="pt-BR"><em>m</em></span></span></span><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><span style="font-size: small;"><em>édio de 9 escolas de Passos, Minas Gerais. Durante as ações nas escolas, é possível notar que muitos dos adolescentes desconhecem as práticas de primeiros socorros, diante disso</em></span></span><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><span style="font-size: small;"><span lang="pt-BR"><em>,</em></span></span></span><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><span style="font-size: small;"><em> reforça a importância do ensino das manobras de RCP. Cada capacitação foi feita a partir de explicações didáticas, simulações com manequins</em></span></span><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><span style="font-size: small;"><span lang="pt-BR"><em>,</em></span></span></span><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><span style="font-size: small;"><em> instrumentos de primeiros socorros e, por fim, uma entrevista dinâmica sobre o conteúdo ensinado. Ao final do treinamento, as entrevistas e os dados obtidos determinam que a experiência foi benéfica para o aprendizado tanto para os graduandos que aplicaram a capacitação quanto para os alunos do </em></span></span><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><span style="font-size: small;"><span lang="pt-BR"><em>e</em></span></span></span><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><span style="font-size: small;"><em>nsino </em></span></span><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><span style="font-size: small;"><span lang="pt-BR"><em>m</em></span></span></span><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><span style="font-size: small;"><em>édio.</em></span></span></p> 2025-02-17T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2025 Revista ELO – Diálogos em Extensão https://periodicos.ufv.br/elo/article/view/19129 Compostagem com idosos: sustentabilidade e inclusão social 2024-08-19T08:16:46-03:00 Maria José REIS mariajreiss@hotmail.com Érika Andressa SILVA erika.silva@ifc.edu.br Fernanda Medeiros Dutra REIS fernandamdreis@gmail.com Ester de Sena CARNEIRO estercarneirosena@gmail.com Gideão Gabriel GONÇALVES gideao4336@gmail.com Elisangela de ARAUJO elisangela.araujo@unesp.br João Vitor Ferreira da Silva REIS joaoengenheiroambiental@gmail.com Guilherme Suhadolnik Mandatti LOVATO suhadolnik.mandatti@gmail.com Debora Cazelato de SOUZA debora.souza@uemg.br Marcos Venicio ESPER marcos.esper@uemg.br João Carlos REIS joaocarlosreiss@hotmail.com <p><em>Este projeto propôs envolver a terceira idade em atividades de compostagem, visando não apenas promover a sustentabilidade ambiental, mas também fomentar o engajamento social. As ações propostas foram conduzidas por graduandos em Engenharia Ambiental e alunos da Universidade Aberta da Maturidade (UNABEM). Primeiramente, foram realizadas palestras educativas para os idosos sobre a importância da compostagem, o processo e os benefícios ambientais. Em seguida, foram conduzidas oficinas práticas onde os participantes aprenderam a montar e manter uma composteira, identificar materiais compostáveis e monitorar o processo de compostagem. Os resultados incluíram o engajamento ativo dos idosos em atividades comunitárias e sustentáveis.</em></p> 2025-01-30T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2025 Revista ELO – Diálogos em Extensão https://periodicos.ufv.br/elo/article/view/18153 Educação em saúde sobre complicações crônicas do Diabetes Mellitus 2024-12-06T14:20:36-03:00 Aline Ribeiro da CRUZ alinerib05@gmail.com Beatriz Gonçalves Barbosa da FONSECA beatriz.goncalves@discente.ufma.br Graziela Gama da Conceição GOMES grazy1502@hotmail.com Júlia Vinhati SODELLI juliavinhati108@gmail.com Safira Pontes de Almeida COSTA pontes.safira@discente.ufma.br Sueli de Souza COSTA sueli.costa@ufma.br <p class="western" align="justify"><span style="color: #000000;"><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><span style="font-size: small;"><em>Ações de educação em saúde são fundamentais ao considerar-se a promoção de informação à população, no</em></span></span></span><span style="color: #000000;"><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><span style="font-size: small;"><em> que diz respeito ao controle, prevenção e retardamento de questões inerentes às doenças presentes, como o Diabetes Mellitus (DM). </em></span></span></span><span style="color: #000000;"><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><span style="font-size: small;"><em>Nesse sentido, o presente relato tem como objetivo descrever a experiência dos autores na elaboração e na efetivação de uma ação educativa realizada por meio de palestra, oferta de material informativo gratuito e criação de espaço para diálogo, sobre as complicações crônicas do DM, com foco na conscientização dos cidadãos presentes no local. A ação foi desenvolvida por meio da metodologia da problematização com o uso das cinco etapas do Arco de Maguerez. O planejamento desse evento ampliou a habilidade de interação com o público, além da capacitação </em></span></span></span><span style="color: #000000;"><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><span style="font-size: small;"><em>da população acerca de medidas para melhora de hábitos de vida e identificação de sintomas, essenciais ao tema proposto, </em></span></span></span><span style="color: #000000;"><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><span style="font-size: small;"><em>implicando no melhor prognóstico e na menor sobrecarga do sistema de saúde.</em></span></span></span></p> 2025-01-14T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2025 Revista ELO – Diálogos em Extensão https://periodicos.ufv.br/elo/article/view/18995 Ensino de primeiros socorros na educação infantil: produção musical 2024-07-29T10:17:15-03:00 Ageu Costa PEREIRA ageu.pereiracosta@gmail.com Simone Yuriko KAMEO simonekameo@hotmail.com Carlos Kauan de Jesus SANTOS kaunsantos.2014@gmail.com Magna Galvão PEIXOTO magnagp@yahoo.com.br João Paulo Santos de JESUS joaopaulosantos81629063@gmail.com Simone Otília Cabral NEVES simonecaneves@gmail.com Ariana Izabely da Silva GOMES arianaizabelygomes@gmail.com <p><span style="color: #0d0d0d;"><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><span style="font-size: small;"><em>Trata-se de um relato de experiência com a finalidade de descrever a vivência de discentes da Universidade Federal de Sergipe (UFS) durante a ação no projeto de extensão intitulado Socorristas Mirins: ensinando crianças a salvar vidas. Este projeto visa capacitar crianças para exercer práticas iniciais de suporte básico de vida, utilizando a música como ferramenta auxiliadora na aprendizagem dos primeiros socorros. As músicas com os temas relacionados aos primeiros socorros foram criadas pelos discentes, aproximando e facilitando a aprendizagem das crianças. Foram realizadas visitas às escolas públicas e privadas com a equipe do projeto, constituída por docentes e discentes da UFS, campus Lagarto-Sergipe. Nessas visitas, os discentes promoveram a capacitação dos primeiros socorros, alinhando-se ao universo infantil e elencando os conteúdos de uma forma lúdica, dinâmica, criativa, eficaz e adequada à idade. Ao final das visitas, as crianças tornaram-se capacitadas com as habilidades sugeridas, dispondo a música, papel essencial nos resultados alcançados.</em></span></span></span></p> 2025-01-14T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2025 Revista ELO – Diálogos em Extensão https://periodicos.ufv.br/elo/article/view/19326 Facilitando a transferência de conhecimento na citricultura por meio de um pomar didático 2024-08-12T08:19:09-03:00 Sydney Pereira GALVÃO sydneygalvaoagro@gmail.com Cláudia Sales MARINHO claudia.marinho@uenf.br Raudielle Ferreira dos SANTOS raudielle@outlook.com Rachel Martins da Rocha SILVA rachelmartinsdarochasilva@gmail.com Angélica Couto CORRÊA angelicacoutocorrea7@gmail.com Antônio Elison da SILVA elisonsilvacdp@gmail.com Maria Júllia Ribeiro Pessanha MARCIANO mjulliarpm@gmail.com Victor Hugo Pereira ROCHA victorhugoprocha@hotmail.com <p><em>A citricultura brasileira desempenha um papel crucial na economia nacional. Pomares didáticos são necessários para respaldar o aprendizado teórico, e fortalecer habilidades práticas. Este estudo demonstra a importância de um pomar didático na formação dos alunos e na extensão rural, com ênfase na prática de enxertia. Variedades de copa e porta-enxertos foram catalogadas e documentadas em um pomar didático de citros, com a identificação das plantas e a vinculação destas a códigos QR, e estes a um site com informações detalhadas sobre essas plantas. Visitas guiadas e cursos de extensão foram fundamentais para disseminar conhecimentos sobre manejo agrícola sustentável, destacando a importância da escolha criteriosa de copa e porta-enxerto. Essa abordagem melhorou o acesso a esse acervo e alinhou conhecimentos teóricos a experiências práticas, beneficiando discentes, agricultores e comunidades locais com disponibilização de informação e práticas sustentáveis de manejo.</em></p> 2025-02-24T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2025 Revista ELO – Diálogos em Extensão https://periodicos.ufv.br/elo/article/view/18820 O papel da alimentação na prevenção de doenças crônicas não transmissíveis: uma ação extensionista virtual 2024-10-03T17:05:44-03:00 Giovanna Lima BORGES giovanna.limab@ufu.br Larissa Alves MARQUES larissaalvesmarques@gmail.com Ana Clara de Fátima da Cunha LEMES anaclaralemes1121@outlook.com Ana Clara Nogueira CEZAR anacnogueirac@gmail.com Brenda Louise Rodrigues SOUSA brendalouisers@gmail.com Gabriel Fellipe Rodrigues SOUSA gabrielfellipers@gmail.com Luan Carrijo FERREIRA luancarrijof@hotmail.com Laura Ferreira COSTA laura.laurafcosta@gmail.com Gabriel Junes MENDES junesmendes@gmail.com Marília Rodrigues MOREIRA marilia.moreira@ufu.br <p style="font-weight: 400;"><em>Atualmente, percebe-se divergências no estilo de vida dos cidadãos quanto à aquisição de uma alimentação saudável. Nesse cenário, o tema das Doenças Crônicas Não Transmissíveis merece destaque, pois muitos se entregaram à ingestão de alimentos ultraprocessados. O presente trabalho visa relatar a experiência de organização e execução da ação extensionista “Os impactos da ma? alimentac?a?o na sau?de individual e pu?blica“, promovida por acadêmicos de Medicina, que objetivou conscientizar a população sobre o papel preventivo da alimentação saudável em relação a tais doenças. O evento consistiu em uma palestra guiada por uma nutróloga, via YouTube, acompanhado de um quiz, o envio de formulários e um momento para tirar dúvidas dos telespectadores. Essa experiência ofereceu ganhos à formação pessoal, acadêmica e profissional dos discentes, além de popularizar a ciência, com a oferta de conhecimentos imprescindíveis ao bem-estar coletivo.</em></p> 2025-01-30T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2025 Revista ELO – Diálogos em Extensão https://periodicos.ufv.br/elo/article/view/18310 Plantando Sorrisos – Momento X: revitalização de um parque na cidade de Frutal-MG 2024-10-11T17:48:34-03:00 Marcos Vinicius Bohrer Monteiro SIQUEIRA marcos.siqueira@uemg.br Osania Emerenciano FERREIRA osania.ferreira@uemg.br Rafaela CABESTRÉ rafa.cabestre@hotmail.com Vitória Colognesi ABJAR abjarvitoria@gmail.com José Eduardo Lioti da SILVA jose.eduardoliotti@hotmail.com <p class="western"><em><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><span style="font-size: small;">A inclusão de grupos minoritários ou socialmente marginalizados dentro das atividades de educação ambiental pode trazer influência positiva na rotina desses indivíduos e das comunidades, além de favorecer o meio ambiente. O objetivo do Plantando Sorrisos – Momento 10 – foi realizar o plantio de 180 mudas nativas no Bairro Waldemar Marchi, em Frutal (MG), com a participação de crianças e jovens dos projetos sociais Delfina Luiza do Carmo e Duque de Caxias. No dia do evento, o local foi isolado pela Defesa Civil, e tambores de lixo foram distribuídos para a coleta de resíduos. Também foram instaladas barracas e disponibilizadas cadeiras para o conforto dos participantes. Após a abertura solene, houve um workshop para crianças e adolescentes sobre educação ambiental, entrega de cartões com sementes e animação com um palhaço e duas mascotes. Além do plantio e da adubação, ocorreu o posicionamento de condutores e a rega. A ação teve impacto positivo nos projetos sociais e na comunidade do bairro Waldemar Marchi. O Plantando Sorrisos atingiu seus objetivos de reintegração social, educação ambiental e possibilitou a rearborização de uma área importante para a cidade.</span></span></em></p> 2025-01-16T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2025 Revista ELO – Diálogos em Extensão https://periodicos.ufv.br/elo/article/view/17709 Relato de experiência: ação extensionista sobre avaliação cardiológica e nutricional em uma escola em Maceió 2025-01-09T16:16:06-03:00 Elayne Vieira dos SANTOS vieiraelayne@gmail.com Allana Maria Newton ARRUDA allananewtonfaculdade@gmail.com Aline Tenório Lins CARNAÚBA aline.lins@cesmac.edu.br Ângela Cavalcante PEIXOTO angel.peixotoo@icloud.com Áthina Karla Vieira Nunes BESERRA athinakarla@outlook.com Bruna Figueiredo Vasconcelos de SOUZA brunavasconcelos25@gmail.com Juliana Ester Ribeiro CARVALHO julianaribeirocarvalho@hotmail.com Letícia Brêda Rêgo MACHADO leticiabredamachado2@gmail.com Maria Fernanda Montenegro de Carvalho BRÊDA mariafernandabreda@hotmail.com Marina Guerra Coelho de JESUS mariguerra.ba@gmail.com Melina Pimentel Cavalcante PEDROSA melinapedrosa@hotmail.com <p class="western"><span style="color: #000000;"><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><span style="font-size: small;"><em>Promover saúde desde a infância é crucial para reduzir fatores de risco cardiovascular, considerando determinantes sociais. Este estudo descreve uma ação extensionista com o objetivo de avaliar riscos e promover hábitos saudáveis entre alunos do ensino médio em Maceió. Acadêmicos de medicina realizaram a ação em uma instituição pública com 106 escolares. Resultados indicaram que 10,37% dos alunos apresentaram risco cardiovascular de obesidade. Observou-se que 31,1% não praticavam atividades físicas, sendo 18,18% desses obesos, enquanto 45,45% dos obesos mantinham prática regular de atividade física. Hipertensão arterial sistêmica foi identificada em 4,71% dos alunos, sem correlação com obesidade. O consumo elevado de embutidos (89,6%) e a baixa ingestão de vegetais (23,8%) contribuíram para o aumento do risco cardiovascular. A ação promoveu conhecimento e interesse, destacando a integração entre universidade e comunidade para a transformação social na área da medicina.</em></span></span></span></p> 2025-02-24T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2025 Revista ELO – Diálogos em Extensão https://periodicos.ufv.br/elo/article/view/18542 Relato de experiência do projeto “Ei, jovem, você entende o que seu corpo fala?” 2024-08-12T09:35:15-03:00 Fernanda Daniela Dornelas NUNES fernandanieladn@gmail.com Luiz Eduardo de Oliveira Corrêa LIMA luiz.2197716@discente.uemg.br Fernanda Malheiros BARBOSA fernanda.2196806@discente.uemg.br Marcela Thaís Gonçalves APARECIDO marcela.2197251@discente.uemg.br Isabela Soares TEX isabela.2197187@discente.uemg.br Isadora Ramos FONSECA isadora.2115219@discente.uemg.br Julia Vitória Gusmão GUIDO julia.2117732@discente.uemg.br Giovana Dutra MARQUES giovana.2143677@discente.uemg.br Beatriz Gimenez ALVES beatriz.2198690@discente.uemg.br Ana Carolina Oliveira FERREIRA ana.2197675@discente.uemg.br Giovanna Freitas SANTOS giovanna.2198041@discente.uemg.br <p class="western"><span style="color: #000000;"><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><span style="font-size: small;"><em>O relato explora a adolescência como uma fase de transição significativa, caracterizada por mudanças físicas e psicossociais. Essas mudanças influenciam a identidade sexual dos jovens e podem levar a comportamentos de risco, como gravidez precoce e Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs). O projeto de extensão "Ei, jovem, você entende o que seu corpo fala?" foi realizado em uma cidade do interior de Minas Gerais, com o objetivo de educar adolescentes sobre saúde sexual. O projeto envolveu estudantes de Medicina que realizaram atividades em escolas públicas, abordando temas como fisiologia, ISTs e violência sexual. A capacitação dos participantes e a adaptação das estratégias de comunicação para diferentes contextos foram essenciais para o sucesso do projeto. A experiência também destacou a importância de uma rede de apoio escolar eficaz para lidar com relatos de violência. O projeto teve impacto positivo tanto na formação dos futuros médicos quanto na saúde sexual dos adolescentes participantes.</em></span></span></span></p> 2025-02-07T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2025 Revista ELO – Diálogos em Extensão https://periodicos.ufv.br/elo/article/view/18503 Relato de experiências sobre oficinas de aromaterapia e intervenções em Coxim-MS 2024-08-27T08:47:51-03:00 Lucas Silva PEIXOTO lucaspeixotofarmacia@gmail.com Clistiane Santos SANTANA clis.santtana@gmail.com Daniel Emanuel Cabral de OLIVEIRA daniel.oliveira@ifgoiano.edu.br Rogério FAVARETO rogerio.favareto@ifgoiano.edu.br Amanda BICHOFF amandabichoff403@gmail.com Darlene Marques FERNANDES darlenefernandes435@gmail.com Rutinéia Martins FREITAS nutrirutifreitas@gmail.com Mariza da Silva RODRIGUES maricruznauan@gmail.com João Paulo Assunção BORGES joaopaulo.ufms@gmail.com <p class="western"><span style="color: #000000;"><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><span style="font-size: small;"><em>A aromaterapia é uma Prática Integrativa e Complementar em Saúde (PICS) que envolve a aplicação de óleos essenciais (OE), promovendo benefícios à saúde física e mental. Objetivou-se relatar as experiências com oficinas de aromaterapia para profissionais de saúde e acadêmicos de enfermagem em Coxim, na região norte de Mato Grosso do Sul, entre 2023 e 2024. Consistiram em ações de educação permanente em saúde, com formação teórico-prática. Abordaram-se conceitos e definições, características dos OE, formas de extração, aplicabilidade prática e indicações. Foram realizadas sessões de aromaterapia, na forma de escalda-pés e aplicação de OE, em intervenções nas unidades de saúde e eventos com a comunidade, na forma de extensão universitária. Evidenciou-se a aplicação prática em campo da aromaterapia, bem como sua aceitação e adesão pela comunidade. Identificou-se o ensino incipiente das PICS e que atividades de extensão universitária são importantes espaços de formação acadêmica. Os profissionais de saúde ampliaram a carteira de serviços ofertados na prática assistencial, destacando a importância da educação permanente em saúde para melhorar a qualidade e integralidade das ações de saúde.</em></span></span></span></p> 2025-01-30T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2025 Revista ELO – Diálogos em Extensão https://periodicos.ufv.br/elo/article/view/19883 Revalorização de resíduos sólidos urbanos e industriais: experiência de extensão universitária com alunos da Educação de Jovens e Adultos 2025-01-15T14:35:08-03:00 Mariana Andrea BUZZI buzzimariana@gmail.com Maximiliano Mendes ROSA mendes.maximiliano464@gmail.com Micaela DIAZ diazmb37@gmail.com Alana LEIVA alanaleiva12@gmail.com <p class="western"><span style="color: #000000;"><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><span style="font-size: small;"><em>A extensão universitária é um processo que contribui para a formação de profissionais integrais e impacta a comunidade intra e extrauniversitária. A experiência surgiu com alunos do 3º ano da modalidade Educação de Jovens e Adultos da Escola Provincial nº 732, da cidade de Comodoro Rivadavia (Patagônia Argentina). O objetivo foi identificar e caracterizar diversos tipos de resíduos quanto ao teor de fósforo, pH e condutividade elétrica. Além disso, visa sensibilizar sobre a importância da gestão adequada dos resíduos. Para além dos resultados empíricos que emergem da experiência laboratorial, deve-se destacar a importância da extensão universitária como instrumento não apenas para a construção de espaços de diálogo e práticas pedagógicas, mas também para abordar esferas sociais que transcendem a nossa formação e o nosso próprio campo da ação cotidiana, gerando interações entre diversas esferas sociais.</em></span></span></span></p> 2025-01-24T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2025 Revista ELO – Diálogos em Extensão https://periodicos.ufv.br/elo/article/view/18685 Práticas corporais afro-brasileiras: relato de experiência de um projeto de extensão 2024-09-19T16:50:37-03:00 Ayra Lovisi OLIVEIRA ayralovisi@yahoo.com.br Leonardo Rezende TEIXEIRA leonardort642@gmail.com Ana Karolina Oliveira da SILVA anakarolods@gmail.com Carina de Almeida RAMOS cacaramos532@gmail.com <p class="western"><span style="color: #000000;"><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><span style="font-size: small;"><em>Trata-se de um relato de experiência do projeto de extensão Cultura Corporal em Movimento, da Faculdade de Educação Física da UFJF. O referido projeto atende em torno de 100 crianças, com idade entre 5 e 16 anos, ofertando aulas de Educação Física em uma instituição que acolhe essas crianças no contraturno escolar, situada na periferia da cidade. Temos como objetivo relatar a experiência do desenvolvimento da temática práticas corporais afro-brasileiras, bem como as potencialidades e fragilidades no desenvolvimento de uma ação educativa sobre a temática. Com base nas práticas corporais, surgiram questões relativas ao racismo, ao preconceito, às religiões, à aparência física, à mídia, às relações econômicas e às políticas públicas, suscitando discussões que auxiliaram na formação cidadã. Também os licenciandos bolsistas do projeto foram beneficiados ao vivenciarem uma prática pedagógica significativa em Educação Física que vai de encontro às propostas tradicionais da área. </em></span></span></span></p> 2025-03-13T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2025 Revista ELO – Diálogos em Extensão https://periodicos.ufv.br/elo/article/view/19327 Projeto de extensão universitária: uma abordagem lúdica envolvendo a biotecnologia para alunos de escola de ensino fundamental em Belém – PA 2024-08-19T08:09:30-03:00 João Pedro Pinheiro SILVA jppinheiro1920@gmail.com Natalia de Paula RODRIGUES natidepaula11@gmail.com Sara Cristine Farias de OLIVEIRA saracristinefariasdeoliveira@gmail.com Wellygton Lopes da GAMA wellygtongama@gmail.com Jéssica Saldanha SILVA jessicasaldanha568@gmail.com Herica Santos de OLIVEIRA herica.oliveira@ufra.edu.br Joanne Moraes de Melo SOUZA joanne.souza@ufra.edu.br <p><em>As universidades têm um papel crucial em proporcionar vivências imprescindíveis aos discentes através do conhecimento pluridisciplinar, no qual terão o dever de compartilhar seus feitos e experiências adquiridas com a comunidade, de acordo com a Lei Federal de Diretrizes e Bases da Educação. Dessa forma, executou-se um evento de extensão com os discentes da UFRA, denominado I Mostra de Biotecnologia Vegetal que teve o intuito de compartilhar o conhecimento da biotecnologia vegetal, micropropagação de plantas com alunos do 1° ao 4° ano de escolas de Belém/PA, com a finalidade de estimular o interesse &nbsp;e divulgar o conhecimento na área , de forma lúdica, utilizado ferramentas como banner, jogo da memória, quebra cabeça, quiz e plântulas in vitro.</em><em>&nbsp;</em><em>&nbsp;O conhecimento prévio dos alunos em relação aos temas da biotecnologia eram muito escassos. A abordagem lúdica aplicada nas escolas de ensino fundamental mostrou ser eficiente, contribuindo para a aprendizagem acerca da biotecnologia vegetal.</em></p> 2025-02-06T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2025 Revista ELO – Diálogos em Extensão https://periodicos.ufv.br/elo/article/view/18347 Rodas de conversa do Projeto Estímulo: a humanização entre acadêmicos e pacientes com a Doença de Parkinson 2024-10-11T17:50:45-03:00 Stefanny Alessandra Piana GOMES stefannypgomes@gmail.com Kátia Elisa Prus PINHO katiaprus@utfpr.edu.br Vinicius Borges LAUBE vini.laube2000@gmail.com Antonio Carlos PINHO antcarp@gmail.com <p class="western"><span style="color: #000000;"><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><span style="font-size: small;"><em>O Projeto Estímulo é um projeto de extensão da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) que fornece informações científicas de qualidade, ajudando pacientes com a Doença de Parkinson a melhorar sua qualidade de vida.</em></span></span></span> <span style="color: #000000;"><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><span style="font-size: small;"><em>O </em></span></span></span><span style="color: #000000;"><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><span style="font-size: small;"><em>objetivo deste artigo é apresentar como os acadêmicos e </em></span></span></span><span style="color: #000000;"><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><span style="font-size: small;"><em>pacientes </em></span></span></span><span style="color: #000000;"><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><span style="font-size: small;"><em>sentem-se </em></span></span></span><span style="color: #000000;"><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><span style="font-size: small;"><em>durante </em></span></span></span><span style="color: #000000;"><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><span style="font-size: small;"><em>e após </em></span></span></span><span style="color: #000000;"><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><span style="font-size: small;"><em>as rodas de conversa </em></span></span></span><span style="color: #000000;"><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><span style="font-size: small;"><em>sobre o Parkinson.</em></span></span></span><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><span style="font-size: small;"><em> As</em></span></span><span style="color: #000000;"><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><span style="font-size: small;"><em> rodas de conversa ocorrem em parceria com a comunidade externa, em universidades, escolas, igrejas e Associações</em></span></span></span><span style="color: #000000;"><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><span style="font-size: small;"><em> de </em></span></span></span><span style="color: #000000;"><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><span style="font-size: small;"><em>Parkinson localizadas no Paraná</em></span></span></span><span style="color: #000000;"><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><span style="font-size: small;"><em> e em Santa Catarina</em></span></span></span><span style="color: #000000;"><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><span style="font-size: small;"><em>.</em></span></span></span> <span style="font-family: Times New Roman, serif;"><span style="font-size: small;"><em>Notou-se que, nessa ação, o </em></span></span><span style="color: #000000;"><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><span style="font-size: small;"><em>Projeto Estímulo, além de desmistificar para a população que essa doença não é apenas identificada pelos tremores, propicia a conscientização e o entendimento sobre a doença para a sociedade em geral. Também inspira os acadêmicos a entenderem melhor os futuros produtos ou adaptações para as atividades diárias, e realiza conexões entre diversas pessoas, promovendo a humanização.</em></span></span></span></p> 2025-03-10T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2025 Revista ELO – Diálogos em Extensão https://periodicos.ufv.br/elo/article/view/18848 Transtorno dos sons da fala: relato de experiência de um projeto de extensão 2024-10-14T17:21:40-03:00 Thaís Nobre Uchoa SOUZA thaisnobre@hotmail.com Aline Tenório Lins CARNAÚBA aline.carnauba@uncisal.edu.br Luzia Miscow da Cruz PAYÃO luziapayao@uol.com.br Ranilde Cristiane Cavalcante COSTA ranilde@yahoo.com.br <p><em>Os transtornos dos sons da fala (TSF) representam qualquer dificuldade ou combinação de dificuldades com a percepção, produção motora ou representação dos sons. As alterações de fala apresentam alta prevalência na infância e, se não identificado e tratado precocemente, pode trazer repercussões negativas para interação social e aprendizagem. A partir dessa demanda observada na sociedade, surge o projeto de extensão Transtorno dos Sons da Fala que, em parceria com escolas municipais do território da universidade, realiza ações que abrangem os professores da comunidade escolar, os alunos, as famílias e os acadêmicos de fonoaudiologia, considerando a integração dos pilares extensão, pesquisa e ensino. Ao longo de anos, o projeto prestou assistência a mais de 300 crianças e contribuiu para a formação de mais de 150 fonoaudiólogos</em></p> 2025-02-12T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2025 Revista ELO – Diálogos em Extensão https://periodicos.ufv.br/elo/article/view/19742 Química e extensão universitária: desenvolvimento de ação extensionista no município de Alfenas-MG 2024-10-23T14:09:38-03:00 Elaine Angelina COLAGRANDE elaine.colagrande@unifal-mg.edu.br Danielle Ferreira DIAS danielle.dias@unifal-mg.edu.br Giovana de Fátima Lima MARTINS giovana.martins@unifal-mg.edu.br <p class="western"><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><span style="font-size: small;"><em>Uma importante finalidade de ações extensionistas é permitir o intercâmbio de aprendizado por meio da aproximação da universidade com a sociedade. Uma possibilidade para tais ações são os eventos de divulgação da ciência, nos quais a universidade promove espaços de diálogo e troca de saberes com a população local. Nesse contexto, o presente artigo apresenta uma ação extensionista de divulgação científica intitulada “QUÍMICA FAZ BEM”, ação idealizada pela UFMG com realização estendida a outras universidades. Essa ação ocorreu na praça central da cidade e foi promovida pelo Programa de Pós-graduação em Química da Universidade Federal de Alfenas. Para observar as percepções que tal atividade gerou, foi realizada uma enquete na qual os participantes do evento, de modo voluntário, expressaram suas impressões por meio de um questionário semiestruturado. Os resultados sugerem um impacto positivo gerado a partir dessa experiência e indicam como a Química pode promover ações que se aproximam de contextos sociais.</em></span></span></p> 2025-03-13T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2025 Revista ELO – Diálogos em Extensão https://periodicos.ufv.br/elo/article/view/19064 A evolução do número de instituições de ensino superior e a extensão universitária no Brasil em uma linha do tempo 2024-08-12T08:40:22-03:00 Leandro Gaspar CONTERATO leconterato@gmail.com Melissa Cavalcanti BANDOS melissafcb@gmail.com <p class="western"><span style="color: #000000;"><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><span style="font-size: small;"><em>A extensão é uma política pública que fortalece as bases do ensino superior e a formação profissional, articulando as instituições às necessidades da sociedade e ao território. O Conselho Nacional de Educação, por meio da Resolução nº. 7/2018, estabeleceu um prazo de até 2022 para que as instituições se adequassem às novas diretrizes. O objetivo geral deste artigo é apresentar a construção da cronologia sobre a extensão universitária, na qual a curricularização da extensão universitária se insere como uma política pública para o desenvolvimento social. Assim, a partir de uma pesquisa documental, foi elaborado um histórico da evolução da universidade brasileira em um recorte sobre a política pública de extensão até a conjuntura atual. O resultado consiste na composição de uma linha do tempo com a evolução do número de instituições de ensino superior e os principais marcos históricos que nortearam a extensão universitária no Brasil até o momento da curricularização da extensão. </em></span></span></span></p> 2025-02-27T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2025 Revista ELO – Diálogos em Extensão https://periodicos.ufv.br/elo/article/view/16180 Amêndoa de macaúba: incentivo à agricultura familiar por meio do desenvolvimento de produtos 2024-10-16T19:07:23-03:00 Maria Eduarda Soares ANDRADE eduardasoaresandrade9@gmail.com Dayane Helena da FONSECA dayane.fonseca@ufv.br Larissa Fernandes da SILVA larissa.fs@aluno.ufop.edu.br Renata Osaqui FLORIANO renata.floriano@aluno.ufop.edu.br Caroline Liboreiro PAIVA carolinepaiva7@gmail.com Priscila Cardoso FIDELIS priscila.fidelis@ufop.edu.br Frederico Augusto Ribeiro de BARROS carolinepaiva7@gmail.com <p class="western"><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><span style="font-size: small;"><em>A amêndoa de macaúba, rica em lipídeos, proteínas, fibras e minerais, é um ingrediente promissor para a elaboração de alimentos. Este projeto, uma parceria entre UFV, UFOP e UFMG, teve como objetivo promover o uso desta amêndoa junto a famílias afetadas pelo rompimento da barragem do Fundão e pelos efeitos econômicos causados pela pandemia de COVID-19, a partir da elaboração e divulgação de alimentos saudáveis. Agricultoras familiares de Goiabeiras/MG foram o público-alvo por fabricarem produtos para a merenda escolar e pelo fato de já possuírem a palmeira macaúba presente em suas propriedades. Foram desenvolvidos bolos, cookies, cocadas e extratos solúveis utilizando a amêndoa, os quais foram submetidos às análises de composição nutricional e sensorial. O projeto culminou com a realização de oficinas e cartilhas sobre a elaboração dos produtos. Acredita-se que a comercialização desses produtos seja uma oportunidade de geração de renda para aqueles que vivem do extrativismo da macaúba.</em></span></span></p> 2025-02-20T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2025 Revista ELO – Diálogos em Extensão https://periodicos.ufv.br/elo/article/view/19400 A potencialidade de planetários para o fomento de uma cidadania planetária 2024-11-06T19:12:37-03:00 Nathan Rafael Lima dos Santos PALMEIRA nathanpalmeira3@gmail.com Alessandro Damásio TRANI GOMES alessandrogomes@ufsj.edu.br <p><em>Este trabalho explora a potencialidade de planetários para fomentar uma cidadania planetária e foi desenvolvido no âmbito de um programa de extensão de divulgação científica em Astronomia. A pesquisa qualitativa contou com a participação de 36 alunos do 3º ano do Ensino Médio de escolas públicas e privadas da região do Campo das Vertentes, Minas Gerais, entrevistados após uma sessão no planetário. As perguntas focaram no papel da Astronomia e da atividade realizada na conscientização sobre a necessidade do desenvolvimento de uma cidadania planetária. Todos os alunos concordaram que a Astronomia, ao expandir nosso conhecimento sobre os astros, nos incentiva a valorizar e cuidar do nosso planeta. Segundo eles, a atividade no planetário contribuiu para uma melhor percepção de nossa posição no universo, da fragilidade e singularidade da Terra e da consequente responsabilidade de manter o planeta habitável para as futuras gerações.</em></p> 2025-02-28T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2025 Revista ELO – Diálogos em Extensão https://periodicos.ufv.br/elo/article/view/18374 As tecnologias da informação e comunicação e o lúdico associado ao processo de ensino-aprendizagem 2024-08-28T10:44:55-03:00 Letícia Costa Dias COCATI leticia.costa@uemg.br Alex Roddan Marta ALVES alex.0993177@discente.uemg.br <p class="western"><span style="color: #000000;"><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><span style="font-size: small;"><em>O trabalho focou na utilização do ChemSketch</em></span></span></span><span style="color: #000000;"><sup><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><span style="font-size: small;"><em>®</em></span></span></sup></span><span style="color: #000000;"><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><span style="font-size: small;"><em> para a criação de jogos educativos em Química, destinados principalmente a alunos do Ensino Médio. Os objetivos abrangeram a capacitação no uso do software, o desenvolvimento de jogos como memória e quiz e a divulgação através de redes sociais. O público-alvo consistiu em aproximadamente 38 discentes/docentes participantes dos jogos e em torno de 200 seguidores na página quimicagame. Teve-se resultados favoráveis em relação à </em></span></span></span><span style="color: #000000;"><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><span style="font-size: small;"><em>Sala de Jogos</em></span></span></span><span style="color: #000000;"><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><span style="font-size: small;"><em>, podendo ser observado através de questionário aplicado aos docentes/discentes, que acharam ótimo em relação à aplicação da teoria e conceito do assunto, a troca de informação e a relação entre professor-aluno, aprendizado do aluno relacionada ao conteúdo de química e interação dos alunos-alunos. Ademais, docentes e discentes não mudariam a </em></span></span></span><span style="color: #000000;"><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><span style="font-size: small;"><em>Sala de Jogos</em></span></span></span><span style="color: #000000;"><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><span style="font-size: small;"><em>, gostariam que na sua escola também tivesse uma, e apenas 10 conheciam a página do Instagram. Ao final, observou-se uma dinâmica incentivadora, de motivação e aprendizado. </em></span></span></span></p> 2025-01-24T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2025 Revista ELO – Diálogos em Extensão https://periodicos.ufv.br/elo/article/view/19252 Compreendendo o envelhecimento: relato de experiências e abordagem sobre o preconceito etário na pessoa idosa 2024-10-16T19:11:40-03:00 Lucien Vitor Carvalho Lopes RAMOS lucienvitorcarvalho@hotmail.com Maysa da Silva LEMOS maysalemos@ufpi.edu.br Nauale Lopes de ARAÚJO naualea@gmail.com Cecilia Maria Resende Gonçalves de CARVALHO ceciliacvalho@ufpi.edu.br <p class="western"><span style="color: #000000;"><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><span style="font-size: small;"><em>O Programa de Educação Tutorial, a partir de seus projetos, desenvolve atividades de extensão e pesquisa como forma de contribuir para a redução do preconceito de idade, na forma de estereótipos negativos e atos discriminatórios em relação à pessoa idosa. À vista disso, este trabalho aborda as experiências vivenciadas pelo PET junto a um grupo de idosos, bem como o uso das redes sociais como ferramenta para esclarecer e divulgar conhecimentos a respeito de temas relacionados ao envelhecimento, em especial, ao etarismo. Nesse intuito, realizou-se cursos de forma interativa e dinâmica e disseminou-se, por meio do Instagram, informações e postagens com imagens e vídeos sobre questões ligadas aos direitos da pessoa idosa. Os resultados mostraram que a intervenção educativa contribuiu para ampliar o conhecimento e trazer compreensões sobre as questões relacionadas ao aumento da idade, assimilando que é essencial mitigar o preconceito, evidenciado pelo número de interações obtidas nas redes sociais e depoimentos nas atividades presenciais como muitos relataram.</em></span></span></span></p> 2025-03-13T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2025 Revista ELO – Diálogos em Extensão https://periodicos.ufv.br/elo/article/view/18513 Educação alimentar e nutricional no contexto da doença celíaca 2024-10-10T15:32:37-03:00 Ana Clara Marsicano de Noronha ZINI ana.zini@ufv.br Tatiana Coura OLIVEIRA tatiana.coura@ufv.br Monise Viana ABRANCHES monise.abranches@ufv.br <p class="western"><span style="color: #000000;"><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><span style="font-size: small;"><em>Este trabalho promoveu ações de Educação Alimentar e Nutricional (EAN) que auxiliaram a ampliação do diálogo sobre a doença celíaca. O curso ConVIVER sem glúten: desafios e possibilidades foi desenvolvido nos meses de setembro e outubro de 2023. Participaram dos encontros 30 pessoas, com idade de 21,4 ± 2,4 anos. A proposta pedagógica incluiu: 1) Inscrição e preenchimento de questionário; 2) Realização do curso baseado nos círculos de cultura e oficina culinária; 3) Avaliação das atividades; e 4) Criação de e-book. O glúten foi caracterizado como carboidrato por 22,2% dos respondentes, e a doença celíaca, embora tenha sido relacionada ao consumo de alimentos com glúten por 70,4%, foi descrita como “alteração metabólica” e “intolerância”. As ações receberam nota máxima (10) pelos participantes, tendo sido destacada a dinamicidade das técnicas pedagógicas. As estratégias proporcionam conhecimento para o manejo da doença, autonomia para escolhas alimentares conscientes e construção de um espaço social alimentar saudável, na perspectiva da comensalidade. </em></span></span></span></p> 2025-01-30T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2025 Revista ELO – Diálogos em Extensão https://periodicos.ufv.br/elo/article/view/19453 Estratégias de implementação da extensão universitária no contexto da “curricularização”: o caso do Cineclube Abaeté (2022-2023) 2024-09-04T16:24:34-03:00 Tarcísio ARAÚJO FILHO tarcisioperdigao@gmail.com Gabriela Aparecida SANTOS gabriela.1753428@discente.uemg.br <p class="western"><span style="color: #000000;"><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><span style="font-size: small;"><em>A "curricularização” da extensão visou fortalecer a extensão, tornando-a obrigatória para todo o corpo discente. Este artigo examina as ações e os resultados do Cineclube Abaeté, implementado pela Universidade do Estado de Minas Gerais, entre 2022 e 2023, quando a medida passou a vigorar. Estabelecendo um paralelo com o relato de outros projetos cineclubistas universitários, discutimos de que formas as estratégias que desenvolvemos fortaleceram o potencial extensionista do cineclube. A principal delas foi estimular os estudantes a atuarem como mediadores entre a unidade acadêmica e a comunidade local por meio de parcerias com instituições locais. Concluímos que o engajamento de um número maior de estudantes aumenta, quantitativa e qualitativamente, as conexões da universidade com a sociedade, resultando em sessões movimentadas, com debates sobre temas de interesse social alinhados aos interesses do público, e com ganhos pedagógicos efetivos para os estudantes envolvidos.</em></span></span></span></p> 2025-02-27T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2025 Revista ELO – Diálogos em Extensão https://periodicos.ufv.br/elo/article/view/18545 Extensão e responsabilidade social universitária: a experiência do projeto IntegrAÇÃO UFV-CRP: Envelhecer Bem na Universidade 2024-10-03T16:28:11-03:00 Luciano Lopes PEREIRA luciano.pereira@ufv.br Virgínia Souza SANTOS virginiasantos@ufv.br Jaqueline Dias PEREIRA jaqueline.dias@ufv.br <p class="western" lang="pt-PT" align="justify"><span style="font-size: small;"><span lang="pt-BR"><em>Este</em></span> <span lang="pt-BR"><em>estudo</em></span> <span lang="pt-BR"><em>aborda</em></span> <span lang="pt-BR"><em>a</em></span> <span lang="pt-BR"><em>necessidade</em></span> <span lang="pt-BR"><em>de</em></span> <span lang="pt-BR"><em>integração</em></span> <span lang="pt-BR"><em>entre</em></span> <span lang="pt-BR"><em>ensino</em></span> <span lang="pt-BR"><em>e</em></span> <span lang="pt-BR"><em>extensão</em></span> <span lang="pt-BR"><em>nas</em></span> <span lang="pt-BR"><em>instituições</em></span> <span lang="pt-BR"><em>universitárias,</em></span> <span lang="pt-BR"><em>embasando-se</em></span> <span lang="pt-BR"><em>em</em></span> <span lang="pt-BR"><em>observações</em></span> <span lang="pt-BR"><em>e</em></span> <span lang="pt-BR"><em>resultados</em></span> <span lang="pt-BR"><em>do</em></span> <span lang="pt-BR"><em>projeto</em></span> <span lang="pt-BR"><em>"IntegrAÇÃO</em></span> <span lang="pt-BR"><em>UFV-CRP".</em></span> <span lang="pt-BR"><em>O</em></span> <span lang="pt-BR"><em>objetivo</em></span> <span lang="pt-BR"><em>foi</em></span> <span lang="pt-BR"><em>analisar</em></span> <span lang="pt-BR"><em>a</em></span> <span lang="pt-BR"><em>efetividade</em></span> <span lang="pt-BR"><em>da</em></span> <span lang="pt-BR"><em>integração</em></span> <span lang="pt-BR"><em>de</em></span> <span lang="pt-BR"><em>um</em></span> <span lang="pt-BR"><em>grupo</em></span> <span lang="pt-BR"><em>de</em></span> <span lang="pt-BR"><em>idosos</em></span> <span lang="pt-BR"><em>do</em></span> <span lang="pt-BR"><em>município</em></span> <span lang="pt-BR"><em>de</em></span> <span lang="pt-BR"><em>Rio</em></span> <span lang="pt-BR"><em>Paranaíba-MG</em></span> <span lang="pt-BR"><em>à</em></span> <span lang="pt-BR"><em>Universidade</em></span> <span lang="pt-BR"><em>Federal</em></span> <span lang="pt-BR"><em>de</em></span> <span lang="pt-BR"><em>Viçosa</em></span> <span lang="pt-BR"><em>–</em></span> <span lang="pt-BR"><em>Campus</em></span> <span lang="pt-BR"><em>Rio</em></span> <span lang="pt-BR"><em>Paranaíba –,</em></span> <span lang="pt-BR"><em>por</em></span> <span lang="pt-BR"><em>meio</em></span> <span lang="pt-BR"><em>da</em></span> <span lang="pt-BR"><em>promoção</em></span> <span lang="pt-BR"><em>do</em></span> <span lang="pt-BR"><em>conhecimento,</em></span> <span lang="pt-BR"><em>compartilhamento</em></span> <span lang="pt-BR"><em>de</em></span> <span lang="pt-BR"><em>experiências,</em></span> <span lang="pt-BR"><em>socialização</em></span> <span lang="pt-BR"><em>e</em></span> <span lang="pt-BR"><em>autonomia</em></span> <span lang="pt-BR"><em>individual.</em></span> <span lang="pt-BR"><em>Destaca-se</em></span> <span lang="pt-BR"><em>a</em></span> <span lang="pt-BR"><em>importância</em></span> <span lang="pt-BR"><em>de</em></span> <span lang="pt-BR"><em>políticas</em></span> <span lang="pt-BR"><em>públicas</em></span> <span lang="pt-BR"><em>e</em></span> <span lang="pt-BR"><em>iniciativas</em></span> <span lang="pt-BR"><em>que</em></span> <span lang="pt-BR"><em>atendam</em></span> <span lang="pt-BR"><em>às</em></span> <span lang="pt-BR"><em>demandas</em></span> <span lang="pt-BR"><em>da</em></span> <span lang="pt-BR"><em>população</em></span> <span lang="pt-BR"><em>idosa.</em></span> <span lang="pt-BR"><em>O</em></span> <span lang="pt-BR"><em>projeto</em></span> <span lang="pt-BR"><em>englobou</em></span> <span lang="pt-BR"><em>diversas</em></span> <span lang="pt-BR"><em>oficinas</em></span> <span lang="pt-BR"><em>e</em></span> <span lang="pt-BR"><em>atividades</em></span> <span lang="pt-BR"><em>educativas,</em></span> <span lang="pt-BR"><em>gastronômicas</em></span> <span lang="pt-BR"><em>e</em></span> <span lang="pt-BR"><em>de</em></span> <span lang="pt-BR"><em>inclusão</em></span> <span lang="pt-BR"><em>digital</em></span> <span lang="pt-BR"><em>que</em></span> <span lang="pt-BR"><em>proporcionaram</em></span> <span lang="pt-BR"><em>recursos</em></span> <span lang="pt-BR"><em>para</em></span> <span lang="pt-BR"><em>um</em></span> <span lang="pt-BR"><em>envelhecimento</em></span> <span lang="pt-BR"><em>saudável</em></span> <span lang="pt-BR"><em>e</em></span> <span lang="pt-BR"><em>ativo.</em></span> <span lang="pt-BR"><em>Este</em></span> <span lang="pt-BR"><em>trabalho</em></span> <span lang="pt-BR"><em>apresentou</em></span> <span lang="pt-BR"><em>resultados</em></span> <span lang="pt-BR"><em>positivos</em></span> <span lang="pt-BR"><em>do</em></span> <span lang="pt-BR"><em>projeto</em></span> <span lang="pt-BR"><em>na</em></span> <span lang="pt-BR"><em>promoção</em></span> <span lang="pt-BR"><em>do</em></span> <span lang="pt-BR"><em>bem-estar</em></span> <span lang="pt-BR"><em>físico</em></span> <span lang="pt-BR"><em>e</em></span> <span lang="pt-BR"><em>psíquico</em></span> <span lang="pt-BR"><em>dos</em></span> <span lang="pt-BR"><em>idosos,</em></span> <span lang="pt-BR"><em>ressaltando</em></span> <span lang="pt-BR"><em>a</em></span> <span lang="pt-BR"><em>relevância</em></span> <span lang="pt-BR"><em>da</em></span> <span lang="pt-BR"><em>responsabilidade</em></span> <span lang="pt-BR"><em>social</em></span> <span lang="pt-BR"><em>das</em></span> <span lang="pt-BR"><em>instituições</em></span> <span lang="pt-BR"><em>de</em></span> <span lang="pt-BR"><em>ensino.</em></span></span></p> 2025-02-04T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2025 Revista ELO – Diálogos em Extensão https://periodicos.ufv.br/elo/article/view/19310 Extensão universitária como ferramenta de divulgação de uma instituição de ensino superior no interior da Amazônia 2024-08-07T08:07:17-03:00 Marcos Antonio Barbosa da SILVA JUNIOR marcos.abs@ufopa.edu.br Jomara Mendes FERNANDES jomara.fernandes@ufba.br <p><em>Este artigo relata as estratégias de divulgação da Universidade Federal do Oeste do Pará e do curso de Engenharia Civil, através das práticas de extensão universitária junto à comunidade local do município de Itaituba-PA. Para isso, foram feitas campanhas de divulgação por mídias sociais e ações panfletárias em locais estratégicos da cidade. Adicionalmente, foram proferidas palestras em 10 escolas de ensino médio, tendo como público-alvo os alunos do 3º ano. Na oportunidade, foram aplicados questionários visando conhecer o perfil dos estudantes e obter um feedback sobre suas perspectivas para o ensino superior e sobre a estratégia de divulgação realizada. Estima-se que as ações de divulgação presencial alcançaram 950 pessoas, somando os estudantes e a população local. Dentre os estudantes, 93,7% classificaram a divulgação, em palestras, como boa e excelente. Em suma, o Projeto contribuiu na promoção da UFOPA e do curso, atenuando a desinformação entre a população local e a instituição.</em></p> 2025-02-17T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2025 Revista ELO – Diálogos em Extensão https://periodicos.ufv.br/elo/article/view/19227 Extensão universitária: uma contribuição para o ensino-aprendizagem de termoquímica no ensino médio 2024-08-15T08:50:21-03:00 Lohane Bianca Moreira dos REIS lohanebia47@gmail.com Margarida Carmo de SOUZA mcsouza@ufam.edu.br <p><em>Este artigo apresenta os resultados de uma atividade de extensão, desenvolvida em duas turmas do 2º ano do Ensino Médio, contemplando 40 alunos, na Escola Estadual Deputado João Valério de Oliveira, em Itacoatiara-AM, em que, experimentos demonstrativos de baixo custo e de fácil acesso foram realizados sobre o conteúdo de termoquímica, por ser considerado abstrato, desinteressante e complexo para os estudantes. A pesquisa utilizou o método estudo de caso único com abordagem quanti-qualitativa, e as atividades consistiram em cinco etapas: 1) Sondagem com a professora de Química; 2) Aplicação de questionário inicial; 3) Demonstração dos experimentos; 4) Aplicação de questionário final; 5) Análise dos dados quanti-qualitativos. Os resultados demonstram que a atividade de extensão fortalece o vínculo universidade-escola e que a realização de experimentos auxilia os discentes na aprendizagem da termoquímica, colaborando para a autonomia, por meio da percepção científica sobre Química.</em></p> 2025-02-24T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2025 Revista ELO – Diálogos em Extensão https://periodicos.ufv.br/elo/article/view/18815 Impactos da curricularização da extensão para o curso de Administração no Brasil frente às novas diretrizes curriculares 2024-10-14T17:05:21-03:00 Carolina Machado SARAIVA carolamsaraiva@gmail.com Alessia Cordeiro MARTINS alessiacmartins@gmail.com Raoni de Oliveira INÁCIO raoni.inacio@ufop.edu.br Fabio Viana de MOURA favimoura@ufop.edu.br <p><em>O Plano Nacional de Educação 2014/2024, Lei n° 13.005/2014, meta 12.7, determinou, para todos os cursos de graduação, a integralização da carga horária curricular com, no mínimo, 10% realizada em extensão universitária. Diante desta normativa e das novas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs), o objetivo da pesquisa foi estudar os impactos da curricularização da extensão universitária para o curso de Administração. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de objetivo descritivo conclusivo com análise documental comparativa, sendo os principais documentos analisados as Resoluções n° 7, de 18 de dezembro de 2018, e a Resolução n° 5, de 14 de outubro de 2021. Após a análise, os resultados encontrados permitem inferir que a extensão se alinha ao desenvolvimento de todas as atribuições gerais do egresso, ao método de aprendizagem do curso e ao preenchimento de lacunas na formação do gestor quanto a formação crítica e reflexiva, principalmente no âmbito social e ético.</em></p> 2025-02-03T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2025 Revista ELO – Diálogos em Extensão https://periodicos.ufv.br/elo/article/view/18797 O “estar na escola” em quadrinhos: laço escolar em tempos de reforma do Ensino Médio 2024-10-14T16:48:20-03:00 Andréa MARTELLO andrea.martello@unirio.br Cláudia Braga de ANDRADE claudia.andrade@unirio.br Diego Marinho LUIZ diegomarinholuiz@yahoo.com.br Aline Araújo LEWENKOPF alinelewenkopf@gmail.com Mariana Sousa D'AMICO marianadamico@edu.unirio.br Regina AFFONSO reafonso147@edu.unirio.br Caroline Maria de Jesus MARTINS martinscaroline806@gmail.com <p><em>Relato da experiência do projeto Da escola à universidade: escutando o mal-estar (UNIRIO) que trata de oficinas realizadas no ano de 2023 em uma escola estadual do Rio de Janeiro com estudantes do 2º. ano do Ensino Médio. Um ciclo de conversas e propostas de expressão (oral, escrita, teatral, em quadrinhos e exposição) sobre o “estar na escola” que representou importante avanço na interlocução dos estudantes com o ambiente escolar. A metodologia da construção de quadrinhos como forma de expressão trouxe leveza e humor para tratar de assuntos geralmente difíceis. Em um contexto de fragmentação das práticas devido às recentes transformações tecnológicas, políticas, sociais e curriculares, essas oficinas representaram uma aposta que a expressão dos estudantes tem o poder de agregar valor e fortalecer o laço com a escola. Apesar de toda desestruturação atravessada, a escola continua sendo um lugar privilegiado de endereçamento ao outro e reconhecimento de si.</em></p> 2025-02-20T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2025 Revista ELO – Diálogos em Extensão https://periodicos.ufv.br/elo/article/view/19107 Uso de poesias e músicas como estímulo do consumo alimentar e promoção da qualidade de vida em idosos institucionalizados 2024-08-22T13:27:04-03:00 Lauralice Carvalho EUGÊNIO lauralicenutri@gmail.com Rafaela Corrêa PEREIRA rafacpereira@gmail.com Michel Cardoso de ANGELIS-PEREIRA deangelis@ufla.br <p><em>Este trabalho teve como objetivo relatar a experiência de desenvolvimento de ações extensionistas com idosos residentes em uma instituição de longa permanência (ILP). Essas ações envolveram a obtenção de relatos autobiográficos para composição de poesias e seleção de músicas, que foram apresentadas momentos antes do jantar. O consumo alimentar foi avaliado antes e depois das apresentações, para avaliar os efeitos do engajamento em atividades de valor afetivo. As ações se mostraram capazes de aumentar em até 38,6% o consumo alimentar no jantar e exerceu influência positiva sobre o bem-estar dos participantes. A música e a poesia trouxeram benefícios psicológicos e emocionais pelo compartilhamento de experiências significativas ou pela sobreposição de estigmas relacionados ao envelhecimento. A construção poética com base nas histórias de vida forneceu ainda representação intrínseca da vida, oferecendo uma forma emocionalmente envolvente de comunicar dados de investigação.</em></p> 2025-02-28T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2025 Revista ELO – Diálogos em Extensão https://periodicos.ufv.br/elo/article/view/19330 Viabilidade econômica de composteira doméstica utilizada em projeto de extensão no município de Santarém/Pá 2024-10-17T13:54:33-03:00 Mauricio Dumont Ferreira SOUSA dumont.efsa@gmail.com Ione Iolanda dos SANTOS ionesantarem@gmail.com <p><em>O objetivo deste estudo foi avaliar a viabilidade econômica da produção de composteiras domésticas em um projeto de extensão em Santarém/PA. Foram pesquisados os preços dos insumos para confecção de quatro composteiras. Usou-se como indicadores de viabilidade, o Valor Presente Líquido (VPL), a Taxa Interna de Retorno (TIR). Os resultados mostraram VPL de R$ 1.627,20 e&nbsp; TIR de 118%, indicando que as composteiras são economicamente viáveis a Taxa Mínima de Atratividade de 13,8%. Esses indicadores superaram as taxas de mercado, confirmando a segurança do investimento. A simplicidade dos materiais e o baixo custo facilitam a implementação em pequena escala, apesar dos maiores custos na fase de manutenção. Sugere-se a formação de parcerias estratégicas e otimização de recursos para melhorar a viabilidade econômica do projeto ainda mais. Este modelo pode ser replicado em outras comunidades que desejem formar cooperativas para o gerenciamento de resíduos</em></p> 2025-03-05T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2025 Revista ELO – Diálogos em Extensão https://periodicos.ufv.br/elo/article/view/20014 WebCiência IQ-UFG: padrões temporais multiescala na transpandemia 2025-01-14T14:02:35-03:00 Martin Schwellberger BARBOSA martin_barbosa@ufg.br Lívia Flório SGOBBI livia_sgobbi@ufg.br Gustavo Nicolau PEREIRA gustavvo_nicolau@discente.ufg.br João Vitor Fernandes PAIVA joaoouvittor@gmail.com Bianca Fagundes TELES bianca@discente.ufg.br Daniel Santos PAULA daniel.santos@discente.ufg.br Pedro Henrique FERRI pedro_ferri@ufg.br <p class="western"><span style="color: #000000;"><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><span style="font-size: small;"><em>As redes sociais geram dados estruturados no espaço e no tempo, possibilitando analisar processos complexos em uma comunidade. O enorme fluxo de informação, no entanto, requer métodos para aquisição e análise de dados no tempo. Nesse contexto, avaliou-se o padrão temporal no desempenho do canal de divulgação científica WebCiência IQ-UFG, no YouTube®, durante a transpandemia. Para modelar a influência do tempo em múltiplas escalas, foram utilizados mapas de autovetores de Moran (MEM) em análises de redundância e variogramas multivariados. Os resultados indicaram que as métricas de desempenho do canal foram mais bem representadas por MEM gerados de conexões baseadas na distância temporal relativa e ponderadas não linearmente com a data de postagem dos webinários. As estruturas temporais relacionaram-se principalmente ao ensino remoto ou presencial e quanto à equipe de gestão (escala grande), bem como aos ciclos letivos e anos dos webinários (escala intermediária). Além de modelarem as múltiplas escalas, os MEM controlaram a variância crescente nas métricas de desempenho entre webinários vizinhos, ao longo do tempo, bem como a tendência unidirecional da coordenada temporal.</em></span></span></span></p> 2025-01-28T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2025 Revista ELO – Diálogos em Extensão