https://periodicos.ufv.br/elo/issue/feed Revista ELO – Diálogos em Extensão 2024-10-23T15:56:46-03:00 Elo elo@ufv.br Open Journal Systems <p class="western" align="justify"><span style="font-size: medium;">Revista Elo – Diálogos em Extensão – </span><strong style="font-size: medium;">ISSN 2317 5451</strong></p> <p class="western" align="justify"><span style="font-size: medium;">A Revista ELO – Diálogos em Extensão é uma publicação mantida pela Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da Universidade Federal de Viçosa. Lançada em novembro de 2010, a revista é voltada principalmente para a divulgação de artigos científicos relativos à extensão universitária desenvolvidos no Brasil e em outros países. A revista prevê as seções de artigos, relatos de experiência e resenha.</span></p> <p class="western" align="justify"><span style="font-size: medium;">A Revista ELO – Diálogos em Extensão recebe trabalhos relacionados às seguintes áreas temáticas da extensão universitária: Agroecologia, Associativismo, Cooperativismo, Comunicação, Cultura, Direitos Humanos, Educação, Gênero, Meio Ambiente, Políticas Públicas, Ruralidade, Saúde, Segurança Alimentar, Tecnologia, Teorias e Metodologias em Extensão, Trabalho, Territoriedade.</span></p> <p class="western" align="justify"><span style="font-size: medium;">O periódico atualmente adota o formato online, primando pela regularidade, qualidade e agilidade no processo de avaliação dos trabalhos submetidos, buscando, assim, alcançar os melhores resultados junto aos órgãos indexadores, mas a Revista ELO – Diálogos em Extensão já está indexada ao: DOAJ, Latindex, </span><span style="font-size: medium;">Google Acadêmico, Sumários, LivRe, Periodicos, Periodicos de Minas, Miar.</span></p> <p class="western" align="justify"><span style="font-size: medium;">A Revista ELO – Diálogos em Extensão é uma publicação eletrônica de periodicidade semestral e utiliza o Sistema de Editoração Eletrônica de Revistas (OJS/SEER), recebendo trabalhos em fluxo contínuo.</span></p> <p class="western" align="justify"><span style="font-size: medium;">Os interessados devem submeter trabalhos e o acompanhar o trâmite para publicação pelo site www.elo.ufv.br.</span></p> <p class="western" align="justify"><span style="font-size: medium;">Todos os trabalhos enviados para apreciação deverão enquadrar-se na formatação exigida no espaço “SUBMISSÕES ONLINE”, sob pena de não serem analisados quanto ao mérito e conteúdo.</span></p> <p class="western" align="justify"><span style="font-size: medium;">Os artigos devem ser submetidos em português, espanhol ou inglês.</span></p> <p class="western" align="justify"><span style="font-size: medium;">Os Editores reservam o direito de garantir um intervalo de duas edições entre duas publicações de um mesmo autor e/ou de um mesmo grupo de trabalho, projeto ou programa de extensão.</span></p> <p class="western" align="justify"><span style="font-size: medium;">Este periódico não faz nenhuma restrição à titulação acadêmica mínima para submissão de trabalhos e a avaliação é feita com base no sistema de análise “cega” por pares.</span></p> https://periodicos.ufv.br/elo/article/view/17776 Sensibilizando para a acessibilidade linguística na comunicação: relato de experiência de uma ação de extensão universitária 2023-12-20T07:50:23-03:00 Renata de Lima SOUSA renatalima.dl@gmail.com Joicy Sabóia de Oliveira LUNA joicysaboia@gmail.com <p><em>O acesso à informação é um direito humano e constitucional de todos os cidadãos. No entanto, existe um grande abismo entre o que é garantido por lei e a real efetivação do direito. Pessoas surdas correspondem a 5% da população brasileira, segundo dados do IBGE, e enfrentam barreiras cotidianas no exercício dos seus direitos como o acesso à informação. Poucos veículos de informação investem em produção de conteúdo jornalístico acessível e, quando há presença de conteúdo acessível, constata-se a ausência do respeito aos padrões previstos nas normativas da ABNT. A ação de extensão AcessCom, realizada em formato de seminário, buscou promover a sensibilização de profissionais e mediadores da comunicação para o direito ao acesso à informação e para as pautas do público surdo. Em dois dias de programação, 74 participantes do seminário debateram as vivências e os desafios das pessoas surdas no acesso à informação e conheceram produções informativas com acessibilidade linguística.</em></p> 2024-01-08T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Revista ELO – Diálogos em Extensão https://periodicos.ufv.br/elo/article/view/17642 Doença pulmonar obstrutiva crônica e educação em saúde: relato de experiência sobre ação extensionista em escola pública de Maceió - AL 2024-10-18T15:43:38-03:00 Ana Karolina Barros de JESUS anakbjesus.incor@gmail.com Mayara Ricardo MORAES mayararicardomed@gmail.com Gabriel Carneiro de ARAÚJO araujocgabriel10@gmail.com Giorbélio dos Santos SILVA JUNIOR giorbelio.junior@gmail.com Martha Pontes de Miranda BRANDÃO titabrandao79@gmail.com Larissa Marques da Rocha GUEDES larissa_guedes24@hotmail.com Marina de Barros BERNUCIO marinabbernucio@gmail.com Roberta Correia DANTAS robertaoficial2015@gmail.com Arlindo Garrote da SILVA JUNIOR arlindobr11@gmail.com Morgana Barbosa DUARTE morganabduarte@gmail.com Susana Alves Araújo RAMOS sualvesaraujo@hotmail.com <p><em>A Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC) é um desafio à saúde pública, caracterizado por </em><em>inflamação das vias respiratórias, diminuindo o fluxo aéreo. A principal causa da doença é o tabagismo, e </em><em>promover ações de prevenção primária, inclusive nas escolas, é crucial. Este relato descreve a vivência dos </em><em>universitários na atividade de extensão sobre a DPOC, realizada com escolares de Maceió - AL. Trata-se de um </em><em>relato de experiência compartilhado pelos acadêmicos do curso de Medicina, que realizaram atividades visando</em><br /><em>a prevenção primária da DPOC por meio de recursos visuais, jogos e distribuição de brindes aos alunos, que se </em><em>envolveram ativamente, fortalecendo a conscientização em saúde entre as instituições de ensino. A ação de </em><em>extensão permitiu a avaliação da importância da educação em saúde no ambiente escolar, com métodos simples </em><em>e acessíveis, sensibilizando os alunos sobre o tema, superando as expectativas em relação ao interesse dos </em><em>estudantes durante a atividade.</em></p> 2024-02-02T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Revista ELO – Diálogos em Extensão https://periodicos.ufv.br/elo/article/view/17496 Educação em saúde no contexto do Sistema Prisional de Viçosa-MG: relato de experiência 2024-10-21T18:53:09-03:00 Ricardo Eustaquio de FREITAS ricardo.e.freitas@ufv.br Deisiane Moreira NATIVIDADE deisiane.natividade@ufv.br Maria Fernanda Barbosa DIAS maria.dias1@ufv.br <p><em>A Associação de Assistência aos Condenados (APAC) é uma entidade jurídica presente em diversas regiões do Brasil e que tem como objetivo promover a humanização das prisões e, por conseguinte, evitar a reincidência do recuperando no crime. Nessa parceria, os estudantes vinculados à Frente de População Privada de Liberdade (FPPL) da LUMA executam atividades de educação em saúde com os recuperandos que estão em cumprimento de pena no regime fechado na APAC. O principal objetivo do presente relato de experiência é expor as observações e impressões dos integrantes da LUMA da Universidade Federal de Viçosa (UFV) em atividade educativa sobre Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) na APAC de Viçosa-MG. Integrantes da da liga, junto à comunidade privada de liberdade, fizeram uma atividade em formato de grupo de conversa, a qual iniciou-se com uma dinâmica de jogo de tabuleiro, e ao final uma apresentação de slides interativa. Na avaliação entre os membros da LUMA, em reunião posterior ao encontro, foi possível identificar a necessidade de se repetir atividades como essa, mas também em outros temas como saúde reprodutiva e saúde mental.</em></p> 2024-10-01T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Revista ELO – Diálogos em Extensão https://periodicos.ufv.br/elo/article/view/19208 Tecido sanguíneo e educação em saúde no âmbito escolar: um relato de experiência extensionista 2024-10-16T19:00:17-03:00 Mariana Heloiza Ribeiro CARVALHO marianaheloiza@hotmail.com Gabriela Muniz de Albuquerque MELO gabriela.beiriz@cesmac.edu.br Brunna Lyana Cardoso dos SANTOS Brunnalyana@gmail.com Livia Vieira Do Carmo PEIXOTO liviavcpeixoto10@gmail.com Lavinia Alves FERNANDES flavinia761@gmail.com Maryna Roberta Santos OLIVEIRA marynaroberta32@gmail.com Manuella Nunes MACHADO Manuellaxe@outlook.com Ana Clara Salles CAMPOS ana.clara.sc@hotmail.com Aline Tenório Lins CARNAÚBA aline.lins@cesmac.edu.br <p><em>A educação em saúde caracteriza-se como processo de construção da saúde por meio de ações educativas, promovendo na população a apropriação de um determinado tema. Este relato descreve a vivencia a partir de um projeto de extensão desenvolvido por discentes do segundo período do curso de Medicina, em conjunto com alunos de uma escola pública estadual de Maceió/AL. No qual abordou-se o tema tecido sanguíneo, tendo como foco o desenvolvimento de atividades voltadas à promoção da educação em saúde, utilizando como recursos atividades planejadas que possuíam intenção pedagógica. O ensino a respeito das características do sangue é fundamental, tendo em vista a sua importância no organismo e sua relação com doenças decorrentes de alterações sanguíneas. Posto isso, a ação de extensão ampliou a participação para além da sala de aula, sendo fundamental no aprendizado e desenvolvimento dos escolares.</em></p> 2024-11-13T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Revista ELO – Diálogos em Extensão https://periodicos.ufv.br/elo/article/view/17291 Utilização de plantas medicinais em oficinas terapêuticas para usuários de Centro de Atenção Psicossocial (CAPS): manipulação e uso racional. 2024-10-22T19:26:16-03:00 Janaína Gonçalves da Silva MELO janaina.melo@fps.edu.br Renata Virgínia Bezerra da SILVA renatavirginiab@gmail.com Thaysa Thayna Cavaliere SILVA thaysacavaliere@gmail.com Yorrana Luna VILARIM yorrana.vilarim@hotmail.com Vanessa Caroline da Silva CÂNDIDO vanessacaroline402@gmail.com Rayanne Maria Espíndola Araújo de LUNA rayanneluna3835@gmail.com Apache Santiago FERREIRA apachesantiago@yahoo.com.br <p><em>Este relato de experiência visa apresentar as atividades desenvolvidas na extensão curricularizada </em><em>por estudantes do curso de farmácia da Faculdade Pernambucana de Saúde (FPS) localizada em Recife - </em><em>Pernambuco, com o objetivo de realizar oficinas terapêuticas para usuários de um Centro de Atenção </em><em>Psicossocial (CAPS) utilizando a manipulação com plantas medicinais e enfatizando seu uso racional. Durante </em><em>as oficinas, os participantes foram orientados a confeccionar seus próprios sachês de chá, xarope e loção </em><em>hidratante, manipulados com extratos de plantas medicinais. Como resultados, os participantes demonstraram </em><em>interesse e dedicação às atividades propostas e relataram ter tido uma melhora subjetiva no seu dia, através do </em><em>ambiente de socialização e fortalecimento da sua autonomia.</em></p> 2024-04-02T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Revista ELO – Diálogos em Extensão https://periodicos.ufv.br/elo/article/view/17149 Metodologia da problematização no desenvolvimento de uma ação educativa sobre infecções vulvovaginais 2024-10-21T18:32:40-03:00 Bruna Emilia da Costa TERRA bruna.emilia0509@gmail.com Lívia Cristina Soares PANZO liviapanzo@hotmail.com Gabriela Fernandes Nóbrega ALVIM gabrielafnobregaa@gmail.com Raul Vitor Nascimento Severi SILVA raul_vitorv@outlook.com João Gabriel Machado SILVA joaogmineiros8@gmail.com Isabela Salgueiro MARQUEZ isabelasalgueiro@icloud.com Clesnan MENDES-RODRIGUES clesnan@ufu.br Patrícia Costa dos Santos da SILVA patriciacosta@ufu.br <p><em>As infecções vulvovaginais representam uma das doenças mais comuns nos consultórios </em><em>ginecológicos. Dentre as queixas mais recorrentes, estão os corrimentos vaginais causados por infecções como </em><em>candidíase, tricomoníase e vaginose bacteriana. Sendo assim, o objetivo é descrever a experiência dos alunos de </em><em>graduação em Enfermagem de uma Universidade Federal do Triângulo Mineiro com a utilização da </em><em>metodologia da problematização no desenvolvimento de uma ação educativa. Tal ação foi desenvolvida pelos</em><br /><em>alunos da disciplina de Projeto Interdisciplinar II. A ação educativa sobre infecções vulvovaginais realizada em </em><em>2019, foi planejada a partir do Arco de Maguerez e implementada em um ambulatório de Ginecologia e </em><em>Obstetrícia focada nas mulheres como público-alvo. A metodologia da problematização propiciou o trabalho em </em><em>equipe, incentivou a pesquisa, o protagonismo dos estudantes na busca por soluções que contribuíram na </em><em>construção do conhecimento sobre infecções vulvovaginais.</em></p> 2024-09-13T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Revista ELO – Diálogos em Extensão https://periodicos.ufv.br/elo/article/view/17861 O vínculo terapêutico com o paciente com deficiência do desenvolvimento: reflexões de um projeto de extensão 2024-03-08T14:05:02-03:00 Ênio Lacerda VILAÇA elvilaca@gmail.com Júlia Villemberg Turini CONSTANTINO villembergstudy@gmail.com Amanda de Paula FERREIRA amandadepaulafr@gmail.com Maria Barros Lima MARTINS mariablmartins@gmail.com Júlia Rodrigues ANDRADE julia.rodrigues.andrade@hotmail.com Lucas Ambrósio LIMA lima.ambrosio@hotmail.com Júlia Freitas Viana GUERRA juliafreitasguerraa@gmail.com Mariana Ramos COIMBRA nanacoimbra4@gmail.com Victor Santos BATISTA victorsb.lonesco@gmail.com Rafaela Airoldi Dias HORTA rafaelaairoldi@ufmg.br Maria Eduarda Palhares LIMA eduarda1palhares@gmail.com Thayná Caroline Franças de Pinho CARVALHO thayna_cfpc@hotmail.com Felipe Diniz AGUIAR felipedinizaguiar@gmail.com Isadora Lima SARAIVA isadora.l.s@live.com Lucas Wagner Lima ALVES lucaswla@ufmg.br Victoria Leonardo Machado Saber TEIXEIRA vic_saber@hotmail.com Gustavo Lottermann LORENZ gllorenz@ufmg.br Cauã Gabriel dos SANTOS mini-man1820@odonto.grad.ufmg.br Lia Silva de CASTILHO liasilvacastilho@gmail.com <p><em>Relato de experiência de uma atividade coletiva entre os participantes do Projeto de Extensão “Atendimento Odontológico à Pessoa com Deficiência do Desenvolvimento” na qual objetivou-se conhecer, a partir dos artigos publicados durante a duração do projeto, experiências que contemplassem o vínculo terapêutico entre profissional/paciente. Foram observadas várias vivências que abrangem os domínios da Vinculação Terapêutica: gestão dos serviços da atenção básica, ações específicas da atenção básica, assistência terapêutica, participação e democratização dos serviços, competência/formação profissional e práticas educativas na Atenção Primária em Saúde e que contemplam também as diretrizes da Extensão Universitária: relação dialógica com a sociedade, impacto e transformação social, impacto na formação do estudante, interdisciplinariedade e indissociabilidade ensino/pesquisa/extensão.</em></p> 2024-09-04T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Revista ELO – Diálogos em Extensão https://periodicos.ufv.br/elo/article/view/17299 Treinamento de suporte básico de vida: uma capacitação aos professores e funcionários da educação infantil 2024-08-13T09:25:42-03:00 Carina Pereira de Oliveira CARLETTO carinapoliveirac@gmail.com Rodolfo Jesus DIAS rodolfomedpitagoras@gmail.com Beatriz Lopes SOBRAL bialopessobral@hotmail.com Karoline Santana SILVA karol20ssantana@gmail.com Kamila Miwa OKADA mila_okada@hotmail.com Iara Ramony Matos CANGUSSU iararamonymatos@yahoo.com.br <p><em>Este trabalho tem como propósito descrever a experiência vivenciada por estudantes da graduação de </em><em>medicina na capacitação de professores do ensino infantil para o primeiro atendimento em relação a acidentes </em><em>em ambiente escolar e munir esses profissionais de instrumentos para reduzir a cultura da hospitalização e os </em><em>gastos públicos desnecessários. Trata-se de um estudo qualitativo, de natureza descritiva do tipo relato de </em><em>experiência, acerca da capacitação de Suporte Básico de Vida ministrada pelos discentes do curso de Medicina </em><em>da Faculdade Pitágoras de Eunápolis e direcionada para os funcionários da educação infantil do município de </em><em>Eunápolis. As experiências realizadas pelos discentes tiveram uma aceitação positiva por parte dos professores </em><em>e funcionários da escola, porém, ainda é desafiadora, uma vez que, o emprego efetivo dentro das escolas, </em><em>principalmente públicas, requer interesse e investimento do poder público vigente.</em></p> 2024-09-23T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Revista ELO – Diálogos em Extensão https://periodicos.ufv.br/elo/article/view/17024 Extensão universitária: promovendo ações de Incentivo e divulgação da logística reversa em escola de ensino fundamental em Imperatriz – MA 2024-10-23T15:37:00-03:00 Elizabeth Nunes FERNANDES bethquim@gmail.com João Vitor Ferreira NASCIMENTO joao.nascimento@uemasul.edu.br Mirely Bento dos SANTOS mirely.santos@uemasul.edu.br Daniel dos Santos ROCHA danielrocha@uemasul.edu.br Sheila Elke Araújo NUNES sheilanunes@uemasul.edu.br Ivaneide de Oliveira NASCIMENTO ivaneide@uemasul.edu.br Marcia Guelma Santos BELFORT marciguelma@hotmail.com <p><em>No Brasil, a Política Nacional de Resíduos Sólidos foi instituída pela Lei nº 12.305/2010, e </em><em>regulamentada pelo Decreto nº 10.936/2022. A legislação vigente apresenta a Logística Reversa (LR) como um </em><em>dos instrumentos da PNRS para minimizar o cenário de excessiva geração de resíduos sólidos, com vistas à </em><em>diminuição dos impactos originados pelo descarte inadequado de resíduos. Este trabalho aplicou ações de </em><em>incentivo e divulgação da LR na Escola Frei Manoel Procópio, Imperatriz - MA. Os estudantes foram bastante </em><em>receptivos, demostrando interesse nas primeiras ações que deram início aos trabalhos, o que resultou na </em><em>participação efetiva desses discentes no processo de coleta de seletiva de pilhas, baterias e medicamentos. </em><em>Investir em campanhas de educação ambiental, por meio de projetos de extensão universitária, promove </em><em>conhecimento sobre o tema desde a mais tenra idade e constitui uma excelente alternativa para conscientização</em><br /><em>das gerações futuras em defesa da sustentabilidade.</em></p> 2024-04-22T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Revista ELO – Diálogos em Extensão https://periodicos.ufv.br/elo/article/view/18410 Monitoria, movimentos sociais e curricularização da extensão: um relato de experiência a partir da disciplina "Sociedade, classes e movimentos sociais" 2024-07-03T16:27:33-03:00 Marco Aurélio Silva JUSCELINO marco.juscelino@ufv.br Junia Marise Matos de SOUSA junia.sousa@ufv.br <p><em>O presente relato de experiência é fruto das atividades de monitoria desenvolvidas na disciplina Sociedade, Classes e Movimentos Sociais (SES 221) do curso de Serviço Social da Universidade Federal de Viçosa (UFV). Tem como objetivo central a análise acerca da atuação do monitor na disciplina em questão tendo por vista as alterações trazidas pela resolução 06/2022 do Conselho de Pesquisa, Ensino e Extensão (CEPE) da UFV, que dispõe sobre a curricularização da extensão universitária nos cursos de graduação. Também debruça-se sobre os limites e potencialidades das atividades de monitoria aliadas aos movimentos sociais e populares. De caráter qualitativo e exploratório, utilizou-se do diário de campo e da revisão bibliográfica como instrumentos de coleta de dados e da Análise de Conteúdo para a interpretação e a sistematização dos resultados. Conclui-se que a atuação do monitor na cena em específico potencializa os objetivos da monitoria e possibilita a interação entre novos atores.</em></p> 2024-11-11T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Revista ELO – Diálogos em Extensão https://periodicos.ufv.br/elo/article/view/17487 Mulheres que Inspiram: Impacto de uma websérie para divulgação de mulheres que contribuíram com a história da humanidade 2024-09-25T15:58:48-03:00 Marisele dos Santos SOARES mariselesoares@gmail.com Ana Carolina de Souza da ROSA anacdsdr2.aluno@unipampa.edu.br Pâmela Billig Mello CARPES pamelacarpes@unipampa.edu.br <p><em><span style="font-weight: 400;">A divulgação da participação de mulheres em diferentes áreas da sociedade é importante, pois ainda há barreiras que limitam a representatividade feminina em vários espaços. O uso das redes sociais, em especial o Instagram, tem potencial para a popularização de conhecimentos, devido ao seu amplo alcance. Nosso objetivo</span></em> <em><span style="font-weight: 400;">foi produzir e avaliar o impacto de uma WebSérie na divulgação e popularização de personalidades femininas que contribuíram para a história da humanidade.</span></em> <em><span style="font-weight: 400;">A WebSérie foi produzida utilizando as plataformas Canva (canva.com) e Clipchamp (app.clipchamp.com) e publicada na rede social Instagram do Grupo de Pesquisa em Fisiologia da Universidade Federal do Pampa. Os resultados demonstram que a WebSérie apresentou um amplo alcance, possibilitou uma ampliação de conhecimentos histórico, social e cultural aos seguidores, além de ter o potencial de inspirar meninas e mulheres a buscarem diferentes oportunidades profissionais e seu empoderamento diante da sociedade.</span></em></p> 2024-10-01T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Revista ELO – Diálogos em Extensão https://periodicos.ufv.br/elo/article/view/18739 Extensão universitária e tecnologia grupal: refletindo a prática profissional na atenção psicossocial para transformar o modelo assistencial 2024-07-12T08:20:20-03:00 Johnatan Martins SOUSA johnatanfen.ufg@gmail.com Marciana Gonçalves FARINHA marciana@ufu.br Camila Cardoso CAIXETA camilaccaixeta@ufg.br Thatianny Tanferri de Brito PARANAGUÁ paranagua@unb.br Fernanda Costa NUNES fernandanunes@ufg.br Ana Lúcia Queiroz BEZERRA aqueiroz.fen@gmail.com <p><em>Objetivou-se descrever reflexões de profissionais de saúde mental sobre as suas atuações em Centros de Atenção Psicossocial. Pesquisa-intervenção qualitativa realizada com 30 profissionais de dois Centros de Atenção Psicossocial da região central do Brasil, aprovada pelo comitê de ética Parecer n° 4.298.136. Para a coleta de dados foram implementadas quatro oficinas e para refletir sobre o componente do Método Clínico Centrado na Pessoa - fortalecendo a relação entre a pessoa e o médico/profissional de saúde, foi empregada técnica de aquecimento com as questões: Como você gostaria de ser atendido no serviço de saúde mental?; Como você costuma atender os usuários do serviço? Gostaria de ser atendido por si mesmo? Os dados foram submetidos à análise de conteúdo temática. Emergiram três categorias que revelam reflexões sobre a assistência à saúde mental:</em> <em>1. Invertendo os papéis; 2. Autopercepção da atuação profissional; 3. Entre o querer e o não querer.</em></p> 2024-11-01T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Revista ELO – Diálogos em Extensão https://periodicos.ufv.br/elo/article/view/18576 PET-Recebe: educação em saúde no ensino de parasitologia 2024-07-15T09:41:29-03:00 Doralice Conceição da PAZ NETA doralice.paz@ufpe.br Ingrid da Silva Florêncio FREIRE ingrid.ffreire@ufpe.br Wesllen David Silva VILA wesllen.silva@ufpe.br Kamylle Cynnara Tavares da SILVA kamylle.cynnara@ufpe.br Rodrigo Ferreira da SILVA rodrigo.rfs@ufpe.br Igor Marley Pereira de ANDRADE igor.marley@ufpe.br Caroline Paiva da SILVA caroline.paiva@ufpe.br Isabela Marques de LIMA isabela.mlima@ufpe.br Nayara dos Santos ARAÚJO nayara.santosaraujo@ufpe.br Rutyelle Moreira de Melo SOUSA rutyelle.sousa@ufpe.br Mariana Santana QUEIRES mariana.queires@ufpe.br Yasmin Vitória Moura de SENA yasmin.sena@ufpe.br Ana Júlia SANTOS julia.santos2@ufpe.br André de Lima AIRES andre.laires@ufpe.br <p><em>Educação em saúde é importante para construir conhecimento e modificar comportamentos na população escolar, além de contribuir para formação acadêmica humanizada e ética. O Grupo PET-Parasitologia conduz atividades de educação em saúde para alunos do ensino médio e fundamental, visando preencher lacunas na compreensão do ensino em parasitologia. Por meio de oficinas teórico-práticas, os escolares foram instruídos sobre biologia dos parasitos, suas infecções, transmissão, profilaxia, diagnóstico e tratamento. Os escolares reportaram conhecimento popular que foi trabalhado com o científico, revelaram entendimento sobre o tema e suas prevenções. A utilização de ferramentas eficazes e infraestrutura de laboratório de ensino são cruciais para o sucesso das ações de educação em saúde, destacando sua importância no ensino da parasitologia e na formação acadêmica.</em></p> 2024-11-08T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Revista ELO – Diálogos em Extensão https://periodicos.ufv.br/elo/article/view/16808 Ações de extensão no contexto universitário: promoção da saúde para pessoas diabéticas no norte de Minas Gerais 2024-10-23T15:51:35-03:00 Breno Alves FERREIRA brenoalvesfrmed@gmail.com Renan de Oliveira CORDEIRO renanoliverpm@gmail.com Laiane Soares SILVA laianesoare69@gmail.com Thiago Oliveira CORDEIRO thiagooliveicord@gmail.com Victor Guilherme PEREIRA vguilherme.pereira17@gmail.com Lanuza Borges OLIVEIRA lanuzaborges@hotmail.com <p><em>São consideradas exigências legais na matriz curricular da graduação as práticas extensionistas </em><em>acadêmicas, sendo reconhecidas como fatores de contribuição imprescindíveis para a formação universitária. </em><em>Objetivou-se relatar a experiência de acadêmicos do curso de medicina na realização de ações de extensão </em><em>universitária com pacientes portadores de diabetes mellitus cadastrados em uma Estratégia de Saúde da Família </em><em>(ESF) no município de Montes Claros, Minas Gerais. Trata-se de relato de experiência acerca das práticas </em><em>extensionistas realizadas em uma Estratégia de Saúde da Família como requisito para a disciplina de Práticas </em><em>Interdisciplinares de Extensão, Pesquisa e Ensino III. As ações foram conduzidas com pacientes diabéticos da </em><em>área de abrangência da unidade de saúde e possibilitou o aprimoramento do diálogo com os diabéticos, a partir </em><em>do desenvolvimento de atividades pedagógicas, as quais são importantes para o processo de aprendizagem na </em><br /><em>academia.</em></p> <p> </p> 2024-03-04T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Revista ELO – Diálogos em Extensão https://periodicos.ufv.br/elo/article/view/18377 A Hora do Campo: radiodifusão e espaços virtuais como ferramentas de extensão universitária 2024-07-29T11:32:38-03:00 Letícia Costa SANTOS leticia.s8786@ufob.edu.br Luanna Santos de Almeida e SANTOS luanna.s0899@ufob.edu.br Fanuel Alves da SILVA FILHO f.fanuelalves@gmail.com Enirce Maria Nunes PEREIRA enirce.pereira@ufob.edu.br Tomás Guilherme Pereira da SILVA tomas.guilherme@ifpi.edu.br Adérico Júnior Badaró PIMENTEL aderico.pimentel@ufob.edu.br Janaina de Lima SILVA janaina.lima@ufob.edu.br <p><em>Com o projeto “A Hora do Campo” objetivou-se promover e avaliar a efetividade do diálogo com a comunidade urbana e rural, utilizando o rádio e as redes sociais como ferramentas de comunicação. Os programas de rádio foram transmitidos semanalmente por meio de rádio comunitária do município de Barra - BA. As redes sociais (Instagram e Youtube) foram utilizadas para divulgação de informativos técnicos e entrevistas. Nos cinco anos do projeto de extensão foram realizados 141 programas de rádio. Na etapa de diálogos com a comunidade, foram ouvidas 200 pessoas, sendo 80% do sexo feminino. Do total de ouvintes, cerca de 30% são estudantes de graduação e 12% são produtores rurais, os quais consideram o projeto extremamente importante. A utilização das ferramentas de comunicação, por meio do rádio e redes sociais, no projeto de extensão “A Hora do Campo” é efetiva no compartilhamento e troca de saberes sobre assuntos relacionados à produção animal e vegetal, saúde única, meio ambiente e educação.</em></p> 2024-11-11T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Revista ELO – Diálogos em Extensão https://periodicos.ufv.br/elo/article/view/17695 Promoção da educação alimentar e nutricional através de oficinas de boas práticas em alimentação para adolescentes da rede pública de ensino 2023-12-13T14:42:37-03:00 Maria Eduarda Raielly da SILVA madur@ufpi.edu.br Amanda Caroline Bandeira FRANÇA amandacaroline18.ac@gmail.com Bianca Mickaela Santos CHAVES bia.mickaela@hotmail.com Elane Natielly da Conceição SILVA elane.natielly@ufpi.edu.br Nauale Lopes de ARAÚJO naualea@gmail.com Cecília Maria Resende Gonçalves de CARVALHO ceciliacvalho@ufpi.edu.br Clelia de Moura Fé CAMPOS cleliamfc@ufpi.edu.br <p><em>As ações de educação alimentar e nutricional objetiva contribuir para a promoção da saúde, por meio </em><em>do incentivo de uma alimentação adequada e saudável. Este artigo refere-se à realização de oficinas de boas </em><em>práticas em alimentação em uma escola pública de Teresina, Piauí, em 2022. Ministrado por graduandos de </em><em>Nutrição da Universidade Federal do Piauí, o curso abordou temáticas como alimentação saudável, boas </em><em>práticas em alimentação para adolescentes, desperdício alimentar e áreas de atuação do nutricionista. </em><em>Destacam-se as atividades lúdicas como facilitadoras do processo de ensino-aprendizagem. As abordagens</em><br /><em>proporcionaram aos alunos não apenas informações teóricas, mas também experiências práticas. Evidencia-se </em><em>a importância dessas iniciativas na promoção de hábitos saudáveis e na disseminação de conhecimentos </em><em>nutricionais. Em suma, o curso atingiu seus objetivos educacionais e evidenciou o impacto positivo de métodos </em><em>interativos na educação alimentar e nutricional.</em></p> 2024-09-10T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Revista ELO – Diálogos em Extensão https://periodicos.ufv.br/elo/article/view/17499 Preservação e conservação do Córrego da Prata: a educação ambiental como agente transformador para sociedade 2024-10-21T18:47:52-03:00 Rômulo Amaral Faustino MAGRI romulomagri@hotmail.com Andiara Helena MELO andiara_melo@hotmail.com.br Guilherme Silva de SOUZA guilherme.2199560@discente.uemg.br Pedro Augusto SOARES pedro.2138356@discente.uemg.br <p><em>Em Pratápolis-MG, nasce e percorre o Córrego da Prata, manancial de muita importância para a cidade. Apesar disso, o córrego encontra-se degradado com grande parte de sua mata ciliar desmatada e lançamento de esgoto. Diante disso, este trabalho promoveu a educação ambiental em escolas públicas do município, enfatizando a conservação e preservação do Córrego da Prata, por meio de palestras e atividades práticas (oficinas, visitas em campo com observação dos problemas ambientas e plantio de mudas nativas nas margens do córrego). </em><em>Após a realização das atividades, notou-se que os alunos se sentiram agentes contribuintes para com o meio ambiente, além de levantarem dados importantes para análises macroscópica do córrego e para o monitoramento dos recursos hídricos. Indiretamente, o projeto teve um impacto positivo nas famílias dos participantes, uma vez que esses se tornaram multiplicadores de ideias. A comunidade local também foi beneficiada com as atividades de revitalização do córrego.</em></p> 2024-09-23T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Revista ELO – Diálogos em Extensão https://periodicos.ufv.br/elo/article/view/17495 Levando a neurociência para todos - experiências do programa Popneuro em ações de divulgação científica 2024-10-21T18:58:38-03:00 Pedro Igo Lopes RIBEIRO pedrolopes.aluno@unipampa.edu.br Bruna Tarasuk Trein CRESPO brunacrespo.aluno@unipampa.edu.br Ana Luiza Trombini TADIELO anatadielo.aluno@unipampa.edu.br Patricia Altermann Batista da ROSA patriciabatista@unipampa.edu.br Pâmella Andrea Machado da Silva Laranja PINTO pamellapinto.aluno@unipampa.edu.br Pâmela Billig MELLO-CARPES pamelacarpes@unipampa.edu.br <p><em>A divulgação da neurociência, destacando-se pelo estudo do cérebro e suas funções, ganha </em><em>importância na educação e sociedade. Através de esforços contínuos, como palestras e o uso inteligente das </em><em>mídias sociais, a neurociência se aproxima do público. Estudantes universitários, especialmente os </em><em>envolvidos com o Programa POPNEURO da Universidade Federal do Pampa, em Uruguaiana, RS, </em><em>desempenham papel fundamental, agindo como embaixadores científicos. As atividades, incluindo a Semana </em><em>Internacional do Cérebro, feiras de ciências e Neuroblitzes em escolas, além da capacitação de professores, </em><em>fomentam o interesse e compreensão sobre o Sistema Nervoso. Essas ações, marcadas pela inovação, não só </em><em>informam, mas também inspiram e engajam a comunidade, fortalecendo a cultura científica e a aplicação </em><em>prática do conhecimento neurocientífico no cotidiano. As ações exemplificam o impacto transformador da</em><br /><em>neurociência na educação e engajamento público, evidenciando seu valor além da academia. </em></p> 2024-09-04T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Revista ELO – Diálogos em Extensão https://periodicos.ufv.br/elo/article/view/18891 Extensão e impacto social: projeto “Capacitação de mulheres em situação de vulnerabilidade como estratégia de geração de renda e inclusão social” 2024-10-14T17:29:01-03:00 Eliane Maciel CASTRO elianemacielcastro@gmail.com Renato Gonçalves LEÃO renatoleao594@gmail.com Karoline Wanzeler MACIEL karolwanzeler08@gmail.com João Marcos Lopes BARROSO markoslavin444@gmail.com Giovani Guimarães LISBOA giovani.lisboa@ifpa.edu.br Josiele Pantoja de ANDRADE josiele.andrade@yahoo.com.br Tamires da Silva MAGALHÃES tamires.magalhaes@ifpa.edu.br Fagner Freires de SOUSA fagner.sousa@ifpa.edu.br <p><em>A vulnerabilidade social é uma situação enfrentada por grande parte da população brasileira, com destaque para as mulheres, portanto, são necessárias ações que contribuam para superação desse cenário, a exemplo de cursos de capacitação. Nesse contexto, em 2023, foi executado, no Campus Cametá do IFPA, o projeto “Capacitação de mulheres em situação de vulnerabilidade social como estratégia de geração de renda e inclusão social”, que teve como objetivo a qualificação profissional de mulheres em situação de vulnerabilidade. Assim, este artigo apresenta a experiência vivenciada no projeto. As capacitações ocorreram por meio de oficinas teórico-práticas que beneficiaram 82 mulheres, em boas práticas na manipulação de alimentos, produção de doces, geleias, sabão e sabonete, além de estratégias de comercialização, incentivando o empreendedorismo feminino. Além dos benefícios à comunidade, o projeto contribuiu à formação discente, estimulando o desenvolvimento profissional e de senso crítico.</em></p> 2024-11-12T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Revista ELO – Diálogos em Extensão https://periodicos.ufv.br/elo/article/view/17221 WebCiência IQ-UFG: uma escala do tipo Likert na mensuração da opinião dos participantes 2024-10-23T15:03:08-03:00 Lívia Flório SGOBBI livia_sgobbi@ufg.br Martin Schwellberger BARBOSA martin_barbosa@ufg.br Bianca Fagundes TELES bianca@discente.ufg.br Daniel Santos de PAULA daniel.santos@discente.ufg.br Pedro Henrique FERRI pedro_ferri@ufg.br <p><em>A análise de atitudes compreende um conjunto de ferramentas imprescindíveis para a mensuração de opiniões, as quais são influenciadas por crenças, impressões e comportamentos. Neste contexto, utilizou-se de uma escala do tipo Likert de quatro pontos para avaliar a opinião dos participantes quanto ao tema (Q1), qualidade do material disponibilizado e clareza na exposição (Q2) dos webinários de uma ação de extensão na plataforma YouTube<sup>®</sup>. As análises exploratórias e preditivas dos resultados da escala indicaram um elevado percentual de satisfação dos participantes com os dois itens e conduziram à identificação das características dos respondentes associadas às opiniões. Características como pertencerem ou não à comunidade da instituição, a categoria ou atividade atual, além do local de onde foram acessados os webinários, foram importantes na modelagem e predição das opiniões dos participantes.</em></p> 2024-07-02T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Revista ELO – Diálogos em Extensão https://periodicos.ufv.br/elo/article/view/18637 Um estudo sobre a atividade de curricularização da Extensão Universitária nas universidades federais brasileiras 2024-10-14T16:17:21-03:00 Antonio Marcos Ribeiro FRUTUOSO amarcos.rf@gmail.com Jonathas Luiz Carvalho SILVA jonathascarvalhos@yahoo.com.br <p><em>Trata sobre a Extensão Universitária e a atuação das universidades federais brasileiras no contexto da curricularização. Define no problema de pesquisa, como as universidades federais brasileiras vêm atuando no processo de curricularização da Extensão Universitária? Estabelece como objetivo geral, abordar o processo de curricularização da Extensão Universitária nas universidades federais brasileiras, tendo em visto o cumprimento da meta do Plano Nacional de Educação. Determina na metodologia as finalidades exploratória e descritiva, tendo como estratégia o método bibliográfico, o que caracteriza a pesquisa qualitativa. Conclui que o processo de curricularização da Extensão Universitária vem se consolidando através das resoluções que determinam a creditação das atividades extensionistas nos currículos dos cursos de graduação levando em conta os prazos para implementação e a diversidade de práticas propostas.</em></p> 2024-11-05T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Revista ELO – Diálogos em Extensão https://periodicos.ufv.br/elo/article/view/16785 Extensão e pesquisa para promoção e sustentabilidade da agricultura familiar no município de Conceição da Feira - Ba 2024-10-23T15:56:46-03:00 Thiago Pires SANTANA tpsantana@uefs.br Rogério Gomes MATIAS rgmatias@uefs.br Ianca Rodrigues COSTA ianca.rc@gmail.com Aloísio Machado da SILVA FILHO aloisioestatistico@uefs.br Rui Manuel Teixeira Santos DIAS rui.dias@esce.ips.pt Gilney Figueira ZEBENDE gfzebende@uefs.br <p><em>Este artigo descreve, no âmbito da pesquisa e extensão universitária, as ações desenvolvidas na associação rural </em><em>de moradores e agricultores do Cruzeiro, Tábua, Timbó e Adjacências situada na região de Conceição da Feira, Bahia-</em><em>Brasil. A proposta de trabalho foi discutir economia, agricultura familiar, formação e capacitação nesta associação. A </em><em>agricultura familiar desempenha um papel essencial nas pequenas comunidades rurais, colaborando e promovendo o </em><em>desenvolvimento sustentável, a geração de renda e a segurança alimentar. Partir deste entendimento e neste cenário, </em><em>desenvolvemos na associação rural rodas de conversa para discutir economia, agricultura familiar, formação e capacitação. </em><em>As rodas de conversa foram estruturadas em dois encontros, almejando promover e fortalecer a agricultura familiar dessa </em><em>localidade. Identificamos que a comunidade da associação rural não é autossuficiente e não está inserida diretamente na </em><em>produção avícola, que é o principal vetor econômico da região. Porém, existe interesse da comunidade em capacitar-se por </em><em>meio atividades presenciais e inserir-se nesse nicho econômico. Identificamos que, para alcançar o desenvolvimento </em><em>sustentável é necessário a colaboração de instituições públicas e privadas que possam apoiar a comunidade na superação </em><em>de suas necessidades.</em></p> 2024-08-30T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Revista ELO – Diálogos em Extensão https://periodicos.ufv.br/elo/article/view/18225 Saúde mental e comportamento alimentar de pessoas idosas durante a pandemia da COVID-19 2024-04-01T12:09:22-03:00 Rafael Junio Rombardi da SILVA rafael.rombardi@ufv.br Camila Stefany Carvalho RIBEIRO camilacarvalho.nutricao@gmail.com Dalila Pinto de Souza FERNANDES dalilaf.ufv@gmail.com João Pedro Cruz COLOMBARI joao.colombari@ufv.br Andréia Queiroz RIBEIRO andreia.ribeiro@ufv.br <p><em>A pandemia da COVID-19 gerou impactos na população, sobretudo nas pessoas idosas, grupo de vulnerabilidade. Objetivou-se avaliar a relação entre comportamento alimentar e saúde mental de pessoas idosas participantes de um projeto de extensão durante a pandemia da COVID-19. Dados socioeconômicos e de saúde, comportamento alimentar e sintomas depressivos foram coletados. A amostra incluiu 26 indivíduos. Durante a pandemia, 38,5% relataram sintomas depressivos e 46,2% alteração do consumo alimentar. Identificou-se associação entre descontrole alimentar e alteração do consumo alimentar, bem como entre alimentação emocional e alteração da renda e sintomas depressivos. Além disso, a alteração do peso corporal foi superior nos indivíduos que realizavam as refeições sozinhos. Os resultados sugerem impactos da pandemia sobre a saúde mental e o comportamento alimentar das pessoas idosas, o que evidencia a importância da extensão universitária para mitigar os impactos em contextos pandêmicos.</em></p> 2024-11-04T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Revista ELO – Diálogos em Extensão