https://periodicos.ufv.br/elo/issue/feed Revista ELO – Diálogos em Extensão 2025-01-15T14:35:08-03:00 Elo elo@ufv.br Open Journal Systems <p class="western" align="justify"><span style="font-size: medium;">Revista Elo – Diálogos em Extensão – </span><strong style="font-size: medium;">ISSN 2317-5451</strong></p> <p class="western" align="justify"><span style="font-size: medium;">A Revista ELO – Diálogos em Extensão é uma publicação mantida pela Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da Universidade Federal de Viçosa. Lançada em novembro de 2010, a revista é voltada principalmente para a divulgação de artigos científicos relativos à extensão universitária desenvolvidos no Brasil e em outros países. A revista prevê as seções de artigos, relatos de experiência e resenha.</span></p> <p class="western" align="justify"><span style="font-size: medium;">A Revista ELO – Diálogos em Extensão recebe trabalhos relacionados às seguintes áreas temáticas da extensão universitária: Agroecologia, Associativismo, Cooperativismo, Comunicação, Cultura, Direitos Humanos, Educação, Gênero, Meio Ambiente, Políticas Públicas, Ruralidade, Saúde, Segurança Alimentar, Tecnologia, Teorias e Metodologias em Extensão, Trabalho, Territoriedade.</span></p> <p class="western" align="justify"><span style="font-size: medium;">O periódico atualmente adota o formato online, primando pela regularidade, qualidade e agilidade no processo de avaliação dos trabalhos submetidos, buscando, assim, alcançar os melhores resultados junto aos órgãos indexadores, mas a Revista ELO – Diálogos em Extensão já está indexada ao: DOAJ, Latindex, </span><span style="font-size: medium;">Google Acadêmico, Sumários, LivRe, Periodicos, Periodicos de Minas, Miar.</span></p> <p class="western" align="justify"><span style="font-size: medium;">A Revista ELO – Diálogos em Extensão é uma publicação eletrônica de periodicidade semestral e utiliza o Sistema de Editoração Eletrônica de Revistas (OJS/SEER), recebendo trabalhos em fluxo contínuo.</span></p> <p class="western" align="justify"><span style="font-size: medium;">Os interessados devem submeter trabalhos e o acompanhar o trâmite para publicação pelo site www.elo.ufv.br.</span></p> <p class="western" align="justify"><span style="font-size: medium;">Todos os trabalhos enviados para apreciação deverão enquadrar-se na formatação exigida no espaço “SUBMISSÕES ONLINE”, sob pena de não serem analisados quanto ao mérito e conteúdo.</span></p> <p class="western" align="justify"><span style="font-size: medium;">Os artigos devem ser submetidos em português, espanhol ou inglês.</span></p> <p class="western" align="justify"><span style="font-size: medium;">Os Editores reservam o direito de garantir um intervalo de duas edições entre duas publicações de um mesmo autor e/ou de um mesmo grupo de trabalho, projeto ou programa de extensão.</span></p> <p class="western" align="justify"><span style="font-size: medium;">Este periódico não faz nenhuma restrição à titulação acadêmica mínima para submissão de trabalhos e a avaliação é feita com base no sistema de análise “cega” por pares.</span></p> https://periodicos.ufv.br/elo/article/view/18848 Transtorno dos sons da fala: relato de experiência de um projeto de extensão 2024-10-14T17:21:40-03:00 Thaís Nobre Uchoa SOUZA thaisnobre@hotmail.com Aline Tenório Lins CARNAÚBA aline.carnauba@uncisal.edu.br Luzia Miscow da Cruz PAYÃO luziapayao@uol.com.br Ranilde Cristiane Cavalcante COSTA ranilde@yahoo.com.br <p><em>Os transtornos dos sons da fala (TSF) representam qualquer dificuldade ou combinação de dificuldades com a percepção, produção motora ou representação dos sons. As alterações de fala apresentam alta prevalência na infância e, se não identificado e tratado precocemente, pode trazer repercussões negativas para interação social e aprendizagem. A partir dessa demanda observada na sociedade, surge o projeto de extensão Transtorno dos Sons da Fala que, em parceria com escolas municipais do território da universidade, realiza ações que abrangem os professores da comunidade escolar, os alunos, as famílias e os acadêmicos de fonoaudiologia, considerando a integração dos pilares extensão, pesquisa e ensino. Ao longo de anos, o projeto prestou assistência a mais de 300 crianças e contribuiu para a formação de mais de 150 fonoaudiólogos</em></p> 2025-02-12T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2025 Revista ELO – Diálogos em Extensão https://periodicos.ufv.br/elo/article/view/18947 Abuso de drogas e riscos para saúde mental: promoção da saúde no contexto escolar 2024-10-14T17:52:31-03:00 Pedro Lucas ALVES plucasalvs@gmail.com José Janailson HIPÓLITO janailsonhip26@gmail.com Fábio Lima LEITÃO leitaofabio95@gmail.com Eliany Nazaré OLIVEIRA elianyy@gmail.com <p><em>O consumo de álcool e drogas entre adolescentes tornou-se comum, afetando muitas famílias. Isso leva ao desenvolvimento de diversas situações, incluindo dependência, e sequelas psicológicas, como depressão e ansiedade. Diante disso, este trabalho descreveu as atividades de educação em saúde promovidas por estudantes do curso de enfermagem. Trata-se de um relato de experiência das ações de extensão realizadas com estudantes de uma escola de ensino médio em Sobral-CE, durante sete encontros, em abril de 2022.</em> <em>O trabalho destacou a importância da comunicação sobre saúde mental e o consumo de álcool e outras drogas, ressaltando a </em><em>promoção e reflexão quanto a conscientização entre os </em><em>adolescentes. Os resultados demonstraram trocas significativas entre os participantes, destacando </em><em>a importância de programas educativos contínuos para promover conscientização e prevenção eficazes dos jovens.</em> <em>Atividades dinâmicas foram essenciais para garantir a participação e o envolvimento dos adolescentes.</em></p> 2025-01-16T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2025 Revista ELO – Diálogos em Extensão https://periodicos.ufv.br/elo/article/view/18921 Alerta vermelho: relato extensionista de um projeto sobre saúde menstrual 2024-10-14T17:38:11-03:00 Marília Kárita de OLIVEIRA mariliakaritaoliveira@gmail.com Sandylla Sabrinna Souza SANTOS sandyllasabrinna2486@gmail.com ⁠Isabela de Almeida MIRANDA isabelamiranda1002@gmail.com ⁠Ingrid Fernandes Borges BEZERRA ingridborges2018@hotmail.com Lorena Marques SANTOS lorenamsantos@academico.unirv.edu.br ⁠Layla Camargo Campos FRANÇA layla.c.c.franca@academico.unirv.edu.br Yasmin Godoy COSTA yasmingodoy_@hotmail.com Bruno Cassiano de LIMA bruno.cassiano@unirv.edu.br <p><em>Falar sobre menstruação, mesmo nos dias atuais, ainda é um tabu. Nesse contexto, o presente estudo tem como objetivo identificar como o projeto de extensão “Alerta vermelho: um olhar humanizado sobre a saúde menstrual” contribuiu para levar informações aos alunos de uma escola estadual. O projeto é uma parceria entre universidade e sociedade através das Ligas Acadêmicas de Humanização e Saúde da Mulher de uma universidade goiana e uma escola estadual do município de Goianésia-GO. Por meio da interação dialógica, interdisciplinaridade e interprofissionalidade, indissociabilidade ensino-pesquisa-extensão foi possível gerar impacto na formação de acadêmicos de medicina e transformação social. Por fim, é válido ressaltar que o projeto não apenas contribuiu para a disseminação de saberes científicos sobre o ciclo menstrual, mas também promoveu a quebra de paradigmas, a conscientização sobre saúde íntima e a formação de uma comunidade mais informada e colaborativa.</em></p> 2025-01-17T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2025 Revista ELO – Diálogos em Extensão https://periodicos.ufv.br/elo/article/view/19129 Compostagem com idosos: sustentabilidade e inclusão social 2024-08-19T08:16:46-03:00 Maria José REIS mariajreiss@hotmail.com Érika Andressa SILVA erika.silva@ifc.edu.br Fernanda Medeiros Dutra REIS fernandamdreis@gmail.com Ester de Sena CARNEIRO estercarneirosena@gmail.com Gideão Gabriel GONÇALVES gideao4336@gmail.com Elisangela de ARAUJO elisangela.araujo@unesp.br João Vitor Ferreira da Silva REIS joaoengenheiroambiental@gmail.com Guilherme Suhadolnik Mandatti LOVATO suhadolnik.mandatti@gmail.com Debora Cazelato de SOUZA debora.souza@uemg.br Marcos Venicio ESPER marcos.esper@uemg.br João Carlos REIS joaocarlosreiss@hotmail.com <p><em>Este projeto propôs envolver a terceira idade em atividades de compostagem, visando não apenas promover a sustentabilidade ambiental, mas também fomentar o engajamento social. As ações propostas foram conduzidas por graduandos em Engenharia Ambiental e alunos da Universidade Aberta da Maturidade (UNABEM). Primeiramente, foram realizadas palestras educativas para os idosos sobre a importância da compostagem, o processo e os benefícios ambientais. Em seguida, foram conduzidas oficinas práticas onde os participantes aprenderam a montar e manter uma composteira, identificar materiais compostáveis e monitorar o processo de compostagem. Os resultados incluíram o engajamento ativo dos idosos em atividades comunitárias e sustentáveis.</em></p> 2025-01-30T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2025 Revista ELO – Diálogos em Extensão https://periodicos.ufv.br/elo/article/view/18153 Educação em saúde sobre complicações crônicas do Diabetes Mellitus 2024-12-06T14:20:36-03:00 Aline Ribeiro da CRUZ alinerib05@gmail.com Beatriz Gonçalves Barbosa da FONSECA beatriz.goncalves@discente.ufma.br Graziela Gama da Conceição GOMES grazy1502@hotmail.com Júlia Vinhati SODELLI juliavinhati108@gmail.com Safira Pontes de Almeida COSTA pontes.safira@discente.ufma.br Sueli de Souza COSTA sueli.costa@ufma.br <p class="western" align="justify"><span style="color: #000000;"><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><span style="font-size: small;"><em>Ações de educação em saúde são fundamentais ao considerar-se a promoção de informação à população, no</em></span></span></span><span style="color: #000000;"><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><span style="font-size: small;"><em> que diz respeito ao controle, prevenção e retardamento de questões inerentes às doenças presentes, como o Diabetes Mellitus (DM). </em></span></span></span><span style="color: #000000;"><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><span style="font-size: small;"><em>Nesse sentido, o presente relato tem como objetivo descrever a experiência dos autores na elaboração e na efetivação de uma ação educativa realizada por meio de palestra, oferta de material informativo gratuito e criação de espaço para diálogo, sobre as complicações crônicas do DM, com foco na conscientização dos cidadãos presentes no local. A ação foi desenvolvida por meio da metodologia da problematização com o uso das cinco etapas do Arco de Maguerez. O planejamento desse evento ampliou a habilidade de interação com o público, além da capacitação </em></span></span></span><span style="color: #000000;"><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><span style="font-size: small;"><em>da população acerca de medidas para melhora de hábitos de vida e identificação de sintomas, essenciais ao tema proposto, </em></span></span></span><span style="color: #000000;"><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><span style="font-size: small;"><em>implicando no melhor prognóstico e na menor sobrecarga do sistema de saúde.</em></span></span></span></p> 2025-01-14T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2025 Revista ELO – Diálogos em Extensão https://periodicos.ufv.br/elo/article/view/18995 Ensino de primeiros socorros na educação infantil: produção musical 2024-07-29T10:17:15-03:00 Ageu Costa PEREIRA ageu.pereiracosta@gmail.com Simone Yuriko KAMEO simonekameo@hotmail.com Carlos Kauan de Jesus SANTOS kaunsantos.2014@gmail.com Magna Galvão PEIXOTO magnagp@yahoo.com.br João Paulo Santos de JESUS joaopaulosantos81629063@gmail.com Simone Otília Cabral NEVES simonecaneves@gmail.com Ariana Izabely da Silva GOMES arianaizabelygomes@gmail.com <p><span style="color: #0d0d0d;"><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><span style="font-size: small;"><em>Trata-se de um relato de experiência com a finalidade de descrever a vivência de discentes da Universidade Federal de Sergipe (UFS) durante a ação no projeto de extensão intitulado Socorristas Mirins: ensinando crianças a salvar vidas. Este projeto visa capacitar crianças para exercer práticas iniciais de suporte básico de vida, utilizando a música como ferramenta auxiliadora na aprendizagem dos primeiros socorros. As músicas com os temas relacionados aos primeiros socorros foram criadas pelos discentes, aproximando e facilitando a aprendizagem das crianças. Foram realizadas visitas às escolas públicas e privadas com a equipe do projeto, constituída por docentes e discentes da UFS, campus Lagarto-Sergipe. Nessas visitas, os discentes promoveram a capacitação dos primeiros socorros, alinhando-se ao universo infantil e elencando os conteúdos de uma forma lúdica, dinâmica, criativa, eficaz e adequada à idade. Ao final das visitas, as crianças tornaram-se capacitadas com as habilidades sugeridas, dispondo a música, papel essencial nos resultados alcançados.</em></span></span></span></p> 2025-01-14T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2025 Revista ELO – Diálogos em Extensão https://periodicos.ufv.br/elo/article/view/18820 O papel da alimentação na prevenção de doenças crônicas não transmissíveis: uma ação extensionista virtual 2024-10-03T17:05:44-03:00 Giovanna Lima BORGES giovanna.limab@ufu.br Larissa Alves MARQUES larissaalvesmarques@gmail.com Ana Clara de Fátima da Cunha LEMES anaclaralemes1121@outlook.com Ana Clara Nogueira CEZAR anacnogueirac@gmail.com Brenda Louise Rodrigues SOUSA brendalouisers@gmail.com Gabriel Fellipe Rodrigues SOUSA gabrielfellipers@gmail.com Luan Carrijo FERREIRA luancarrijof@hotmail.com Laura Ferreira COSTA laura.laurafcosta@gmail.com Gabriel Junes MENDES junesmendes@gmail.com Marília Rodrigues MOREIRA marilia.moreira@ufu.br <p style="font-weight: 400;"><em>Atualmente, percebe-se divergências no estilo de vida dos cidadãos quanto à aquisição de uma alimentação saudável. Nesse cenário, o tema das Doenças Crônicas Não Transmissíveis merece destaque, pois muitos se entregaram à ingestão de alimentos ultraprocessados. O presente trabalho visa relatar a experiência de organização e execução da ação extensionista “Os impactos da ma? alimentac?a?o na sau?de individual e pu?blica“, promovida por acadêmicos de Medicina, que objetivou conscientizar a população sobre o papel preventivo da alimentação saudável em relação a tais doenças. O evento consistiu em uma palestra guiada por uma nutróloga, via YouTube, acompanhado de um quiz, o envio de formulários e um momento para tirar dúvidas dos telespectadores. Essa experiência ofereceu ganhos à formação pessoal, acadêmica e profissional dos discentes, além de popularizar a ciência, com a oferta de conhecimentos imprescindíveis ao bem-estar coletivo.</em></p> 2025-01-30T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2025 Revista ELO – Diálogos em Extensão https://periodicos.ufv.br/elo/article/view/18310 Plantando Sorrisos – Momento X: revitalização de um parque na cidade de Frutal-MG 2024-10-11T17:48:34-03:00 Marcos Vinicius Bohrer Monteiro SIQUEIRA marcos.siqueira@uemg.br Osania Emerenciano FERREIRA osania.ferreira@uemg.br Rafaela CABESTRÉ rafa.cabestre@hotmail.com Vitória Colognesi ABJAR abjarvitoria@gmail.com José Eduardo Lioti da SILVA jose.eduardoliotti@hotmail.com <p class="western"><em><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><span style="font-size: small;">A inclusão de grupos minoritários ou socialmente marginalizados dentro das atividades de educação ambiental pode trazer influência positiva na rotina desses indivíduos e das comunidades, além de favorecer o meio ambiente. O objetivo do Plantando Sorrisos – Momento 10 – foi realizar o plantio de 180 mudas nativas no Bairro Waldemar Marchi, em Frutal (MG), com a participação de crianças e jovens dos projetos sociais Delfina Luiza do Carmo e Duque de Caxias. No dia do evento, o local foi isolado pela Defesa Civil, e tambores de lixo foram distribuídos para a coleta de resíduos. Também foram instaladas barracas e disponibilizadas cadeiras para o conforto dos participantes. Após a abertura solene, houve um workshop para crianças e adolescentes sobre educação ambiental, entrega de cartões com sementes e animação com um palhaço e duas mascotes. Além do plantio e da adubação, ocorreu o posicionamento de condutores e a rega. A ação teve impacto positivo nos projetos sociais e na comunidade do bairro Waldemar Marchi. O Plantando Sorrisos atingiu seus objetivos de reintegração social, educação ambiental e possibilitou a rearborização de uma área importante para a cidade.</span></span></em></p> 2025-01-16T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2025 Revista ELO – Diálogos em Extensão https://periodicos.ufv.br/elo/article/view/19327 Projeto de extensão universitária: uma abordagem lúdica envolvendo a biotecnologia para alunos de escola de ensino fundamental em Belém – PA 2024-08-19T08:09:30-03:00 João Pedro Pinheiro SILVA jppinheiro1920@gmail.com Natalia de Paula RODRIGUES natidepaula11@gmail.com Sara Cristine Farias de OLIVEIRA saracristinefariasdeoliveira@gmail.com Wellygton Lopes da GAMA wellygtongama@gmail.com Jéssica Saldanha SILVA jessicasaldanha568@gmail.com Herica Santos de OLIVEIRA herica.oliveira@ufra.edu.br Joanne Moraes de Melo SOUZA joanne.souza@ufra.edu.br <p><em>As universidades têm um papel crucial em proporcionar vivências imprescindíveis aos discentes através do conhecimento pluridisciplinar, no qual terão o dever de compartilhar seus feitos e experiências adquiridas com a comunidade, de acordo com a Lei Federal de Diretrizes e Bases da Educação. Dessa forma, executou-se um evento de extensão com os discentes da UFRA, denominado I Mostra de Biotecnologia Vegetal que teve o intuito de compartilhar o conhecimento da biotecnologia vegetal, micropropagação de plantas com alunos do 1° ao 4° ano de escolas de Belém/PA, com a finalidade de estimular o interesse &nbsp;e divulgar o conhecimento na área , de forma lúdica, utilizado ferramentas como banner, jogo da memória, quebra cabeça, quiz e plântulas in vitro.</em><em>&nbsp;</em><em>&nbsp;O conhecimento prévio dos alunos em relação aos temas da biotecnologia eram muito escassos. A abordagem lúdica aplicada nas escolas de ensino fundamental mostrou ser eficiente, contribuindo para a aprendizagem acerca da biotecnologia vegetal.</em></p> 2025-02-06T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2025 Revista ELO – Diálogos em Extensão https://periodicos.ufv.br/elo/article/view/18542 Relato de experiência do projeto “Ei, jovem, você entende o que seu corpo fala?” 2024-08-12T09:35:15-03:00 Fernanda Daniela Dornelas NUNES fernandanieladn@gmail.com Luiz Eduardo de Oliveira Corrêa LIMA luiz.2197716@discente.uemg.br Fernanda Malheiros BARBOSA fernanda.2196806@discente.uemg.br Marcela Thaís Gonçalves APARECIDO marcela.2197251@discente.uemg.br Isabela Soares TEX isabela.2197187@discente.uemg.br Isadora Ramos FONSECA isadora.2115219@discente.uemg.br Julia Vitória Gusmão GUIDO julia.2117732@discente.uemg.br Giovana Dutra MARQUES giovana.2143677@discente.uemg.br Beatriz Gimenez ALVES beatriz.2198690@discente.uemg.br Ana Carolina Oliveira FERREIRA ana.2197675@discente.uemg.br Giovanna Freitas SANTOS giovanna.2198041@discente.uemg.br <p class="western"><span style="color: #000000;"><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><span style="font-size: small;"><em>O relato explora a adolescência como uma fase de transição significativa, caracterizada por mudanças físicas e psicossociais. Essas mudanças influenciam a identidade sexual dos jovens e podem levar a comportamentos de risco, como gravidez precoce e Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs). O projeto de extensão "Ei, jovem, você entende o que seu corpo fala?" foi realizado em uma cidade do interior de Minas Gerais, com o objetivo de educar adolescentes sobre saúde sexual. O projeto envolveu estudantes de Medicina que realizaram atividades em escolas públicas, abordando temas como fisiologia, ISTs e violência sexual. A capacitação dos participantes e a adaptação das estratégias de comunicação para diferentes contextos foram essenciais para o sucesso do projeto. A experiência também destacou a importância de uma rede de apoio escolar eficaz para lidar com relatos de violência. O projeto teve impacto positivo tanto na formação dos futuros médicos quanto na saúde sexual dos adolescentes participantes.</em></span></span></span></p> 2025-02-07T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2025 Revista ELO – Diálogos em Extensão https://periodicos.ufv.br/elo/article/view/18503 Relato de experiências sobre oficinas de aromaterapia e intervenções em Coxim-MS 2024-08-27T08:47:51-03:00 Lucas Silva PEIXOTO lucaspeixotofarmacia@gmail.com Clistiane Santos SANTANA clis.santtana@gmail.com Daniel Emanuel Cabral de OLIVEIRA daniel.oliveira@ifgoiano.edu.br Rogério FAVARETO rogerio.favareto@ifgoiano.edu.br Amanda BICHOFF amandabichoff403@gmail.com Darlene Marques FERNANDES darlenefernandes435@gmail.com Rutinéia Martins FREITAS nutrirutifreitas@gmail.com Mariza da Silva RODRIGUES maricruznauan@gmail.com João Paulo Assunção BORGES joaopaulo.ufms@gmail.com <p class="western"><span style="color: #000000;"><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><span style="font-size: small;"><em>A aromaterapia é uma Prática Integrativa e Complementar em Saúde (PICS) que envolve a aplicação de óleos essenciais (OE), promovendo benefícios à saúde física e mental. Objetivou-se relatar as experiências com oficinas de aromaterapia para profissionais de saúde e acadêmicos de enfermagem em Coxim, na região norte de Mato Grosso do Sul, entre 2023 e 2024. Consistiram em ações de educação permanente em saúde, com formação teórico-prática. Abordaram-se conceitos e definições, características dos OE, formas de extração, aplicabilidade prática e indicações. Foram realizadas sessões de aromaterapia, na forma de escalda-pés e aplicação de OE, em intervenções nas unidades de saúde e eventos com a comunidade, na forma de extensão universitária. Evidenciou-se a aplicação prática em campo da aromaterapia, bem como sua aceitação e adesão pela comunidade. Identificou-se o ensino incipiente das PICS e que atividades de extensão universitária são importantes espaços de formação acadêmica. Os profissionais de saúde ampliaram a carteira de serviços ofertados na prática assistencial, destacando a importância da educação permanente em saúde para melhorar a qualidade e integralidade das ações de saúde.</em></span></span></span></p> 2025-01-30T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2025 Revista ELO – Diálogos em Extensão https://periodicos.ufv.br/elo/article/view/19883 Revalorização de resíduos sólidos urbanos e industriais: experiência de extensão universitária com alunos da Educação de Jovens e Adultos 2025-01-15T14:35:08-03:00 Mariana Andrea BUZZI buzzimariana@gmail.com Maximiliano Mendes ROSA mendes.maximiliano464@gmail.com Micaela DIAZ diazmb37@gmail.com Alana LEIVA alanaleiva12@gmail.com <p class="western"><span style="color: #000000;"><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><span style="font-size: small;"><em>A extensão universitária é um processo que contribui para a formação de profissionais integrais e impacta a comunidade intra e extrauniversitária. A experiência surgiu com alunos do 3º ano da modalidade Educação de Jovens e Adultos da Escola Provincial nº 732, da cidade de Comodoro Rivadavia (Patagônia Argentina). O objetivo foi identificar e caracterizar diversos tipos de resíduos quanto ao teor de fósforo, pH e condutividade elétrica. Além disso, visa sensibilizar sobre a importância da gestão adequada dos resíduos. Para além dos resultados empíricos que emergem da experiência laboratorial, deve-se destacar a importância da extensão universitária como instrumento não apenas para a construção de espaços de diálogo e práticas pedagógicas, mas também para abordar esferas sociais que transcendem a nossa formação e o nosso próprio campo da ação cotidiana, gerando interações entre diversas esferas sociais.</em></span></span></span></p> 2025-01-24T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2025 Revista ELO – Diálogos em Extensão https://periodicos.ufv.br/elo/article/view/16180 Amêndoa de macaúba: incentivo à agricultura familiar por meio do desenvolvimento de produtos 2024-10-16T19:07:23-03:00 Caroline Liboreiro PAIVA carolinepaiva7@gmail.com Maria Eduarda Soares ANDRADE eduardasoaresandrade9@gmail.com Dayane Helena da FONSECA dayane.fonseca@ufv.br Larissa Fernandes da SILVA larissa.fs@aluno.ufop.edu.br Renata Osaqui FLORIANO renata.floriano@aluno.ufop.edu.br Priscila Cardoso FIDELIS priscila.fidelis@ufop.edu.br Frederico Augusto Ribeiro de BARROS carolinepaiva7@gmail.com <p class="western"><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><span style="font-size: small;"><em>A amêndoa de macaúba, rica em lipídeos, proteínas, fibras e minerais, é um ingrediente promissor para a elaboração de alimentos. Este projeto, uma parceria entre UFV, UFOP e UFMG, teve como objetivo promover o uso desta amêndoa junto a famílias afetadas pelo rompimento da barragem do Fundão e pelos efeitos econômicos causados pela pandemia de COVID-19, a partir da elaboração e divulgação de alimentos saudáveis. Agricultoras familiares de Goiabeiras/MG foram o público-alvo por fabricarem produtos para a merenda escolar e pelo fato de já possuírem a palmeira macaúba presente em suas propriedades. Foram desenvolvidos bolos, cookies, cocadas e extratos solúveis utilizando a amêndoa, os quais foram submetidos às análises de composição nutricional e sensorial. O projeto culminou com a realização de oficinas e cartilhas sobre a elaboração dos produtos. Acredita-se que a comercialização desses produtos seja uma oportunidade de geração de renda para aqueles que vivem do extrativismo da macaúba.</em></span></span></p> 2025-01-13T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2025 Revista ELO – Diálogos em Extensão https://periodicos.ufv.br/elo/article/view/18374 As tecnologias da informação e comunicação e o lúdico associado ao processo de ensino-aprendizagem 2024-08-28T10:44:55-03:00 Letícia Costa Dias COCATI leticia.costa@uemg.br Alex Roddan Marta ALVES alex.0993177@discente.uemg.br <p class="western"><span style="color: #000000;"><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><span style="font-size: small;"><em>O trabalho focou na utilização do ChemSketch</em></span></span></span><span style="color: #000000;"><sup><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><span style="font-size: small;"><em>®</em></span></span></sup></span><span style="color: #000000;"><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><span style="font-size: small;"><em> para a criação de jogos educativos em Química, destinados principalmente a alunos do Ensino Médio. Os objetivos abrangeram a capacitação no uso do software, o desenvolvimento de jogos como memória e quiz e a divulgação através de redes sociais. O público-alvo consistiu em aproximadamente 38 discentes/docentes participantes dos jogos e em torno de 200 seguidores na página quimicagame. Teve-se resultados favoráveis em relação à </em></span></span></span><span style="color: #000000;"><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><span style="font-size: small;"><em>Sala de Jogos</em></span></span></span><span style="color: #000000;"><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><span style="font-size: small;"><em>, podendo ser observado através de questionário aplicado aos docentes/discentes, que acharam ótimo em relação à aplicação da teoria e conceito do assunto, a troca de informação e a relação entre professor-aluno, aprendizado do aluno relacionada ao conteúdo de química e interação dos alunos-alunos. Ademais, docentes e discentes não mudariam a </em></span></span></span><span style="color: #000000;"><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><span style="font-size: small;"><em>Sala de Jogos</em></span></span></span><span style="color: #000000;"><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><span style="font-size: small;"><em>, gostariam que na sua escola também tivesse uma, e apenas 10 conheciam a página do Instagram. Ao final, observou-se uma dinâmica incentivadora, de motivação e aprendizado. </em></span></span></span></p> 2025-01-24T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2025 Revista ELO – Diálogos em Extensão https://periodicos.ufv.br/elo/article/view/18513 Educação alimentar e nutricional no contexto da doença celíaca 2024-10-10T15:32:37-03:00 Ana Clara Marsicano de Noronha ZINI ana.zini@ufv.br Tatiana Coura OLIVEIRA tatiana.coura@ufv.br Monise Viana ABRANCHES monise.abranches@ufv.br <p class="western"><span style="color: #000000;"><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><span style="font-size: small;"><em>Este trabalho promoveu ações de Educação Alimentar e Nutricional (EAN) que auxiliaram a ampliação do diálogo sobre a doença celíaca. O curso ConVIVER sem glúten: desafios e possibilidades foi desenvolvido nos meses de setembro e outubro de 2023. Participaram dos encontros 30 pessoas, com idade de 21,4 ± 2,4 anos. A proposta pedagógica incluiu: 1) Inscrição e preenchimento de questionário; 2) Realização do curso baseado nos círculos de cultura e oficina culinária; 3) Avaliação das atividades; e 4) Criação de e-book. O glúten foi caracterizado como carboidrato por 22,2% dos respondentes, e a doença celíaca, embora tenha sido relacionada ao consumo de alimentos com glúten por 70,4%, foi descrita como “alteração metabólica” e “intolerância”. As ações receberam nota máxima (10) pelos participantes, tendo sido destacada a dinamicidade das técnicas pedagógicas. As estratégias proporcionam conhecimento para o manejo da doença, autonomia para escolhas alimentares conscientes e construção de um espaço social alimentar saudável, na perspectiva da comensalidade. </em></span></span></span></p> 2025-01-30T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2025 Revista ELO – Diálogos em Extensão https://periodicos.ufv.br/elo/article/view/18545 Extensão e responsabilidade social universitária: a experiência do projeto IntegrAÇÃO UFV-CRP: Envelhecer Bem na Universidade 2024-10-03T16:28:11-03:00 Luciano Lopes PEREIRA luciano.pereira@ufv.br Virgínia Souza SANTOS virginiasantos@ufv.br Jaqueline Dias PEREIRA jaqueline.dias@ufv.br <p class="western" lang="pt-PT" align="justify"><span style="font-size: small;"><span lang="pt-BR"><em>Este</em></span> <span lang="pt-BR"><em>estudo</em></span> <span lang="pt-BR"><em>aborda</em></span> <span lang="pt-BR"><em>a</em></span> <span lang="pt-BR"><em>necessidade</em></span> <span lang="pt-BR"><em>de</em></span> <span lang="pt-BR"><em>integração</em></span> <span lang="pt-BR"><em>entre</em></span> <span lang="pt-BR"><em>ensino</em></span> <span lang="pt-BR"><em>e</em></span> <span lang="pt-BR"><em>extensão</em></span> <span lang="pt-BR"><em>nas</em></span> <span lang="pt-BR"><em>instituições</em></span> <span lang="pt-BR"><em>universitárias,</em></span> <span lang="pt-BR"><em>embasando-se</em></span> <span lang="pt-BR"><em>em</em></span> <span lang="pt-BR"><em>observações</em></span> <span lang="pt-BR"><em>e</em></span> <span lang="pt-BR"><em>resultados</em></span> <span lang="pt-BR"><em>do</em></span> <span lang="pt-BR"><em>projeto</em></span> <span lang="pt-BR"><em>"IntegrAÇÃO</em></span> <span lang="pt-BR"><em>UFV-CRP".</em></span> <span lang="pt-BR"><em>O</em></span> <span lang="pt-BR"><em>objetivo</em></span> <span lang="pt-BR"><em>foi</em></span> <span lang="pt-BR"><em>analisar</em></span> <span lang="pt-BR"><em>a</em></span> <span lang="pt-BR"><em>efetividade</em></span> <span lang="pt-BR"><em>da</em></span> <span lang="pt-BR"><em>integração</em></span> <span lang="pt-BR"><em>de</em></span> <span lang="pt-BR"><em>um</em></span> <span lang="pt-BR"><em>grupo</em></span> <span lang="pt-BR"><em>de</em></span> <span lang="pt-BR"><em>idosos</em></span> <span lang="pt-BR"><em>do</em></span> <span lang="pt-BR"><em>município</em></span> <span lang="pt-BR"><em>de</em></span> <span lang="pt-BR"><em>Rio</em></span> <span lang="pt-BR"><em>Paranaíba-MG</em></span> <span lang="pt-BR"><em>à</em></span> <span lang="pt-BR"><em>Universidade</em></span> <span lang="pt-BR"><em>Federal</em></span> <span lang="pt-BR"><em>de</em></span> <span lang="pt-BR"><em>Viçosa</em></span> <span lang="pt-BR"><em>–</em></span> <span lang="pt-BR"><em>Campus</em></span> <span lang="pt-BR"><em>Rio</em></span> <span lang="pt-BR"><em>Paranaíba –,</em></span> <span lang="pt-BR"><em>por</em></span> <span lang="pt-BR"><em>meio</em></span> <span lang="pt-BR"><em>da</em></span> <span lang="pt-BR"><em>promoção</em></span> <span lang="pt-BR"><em>do</em></span> <span lang="pt-BR"><em>conhecimento,</em></span> <span lang="pt-BR"><em>compartilhamento</em></span> <span lang="pt-BR"><em>de</em></span> <span lang="pt-BR"><em>experiências,</em></span> <span lang="pt-BR"><em>socialização</em></span> <span lang="pt-BR"><em>e</em></span> <span lang="pt-BR"><em>autonomia</em></span> <span lang="pt-BR"><em>individual.</em></span> <span lang="pt-BR"><em>Destaca-se</em></span> <span lang="pt-BR"><em>a</em></span> <span lang="pt-BR"><em>importância</em></span> <span lang="pt-BR"><em>de</em></span> <span lang="pt-BR"><em>políticas</em></span> <span lang="pt-BR"><em>públicas</em></span> <span lang="pt-BR"><em>e</em></span> <span lang="pt-BR"><em>iniciativas</em></span> <span lang="pt-BR"><em>que</em></span> <span lang="pt-BR"><em>atendam</em></span> <span lang="pt-BR"><em>às</em></span> <span lang="pt-BR"><em>demandas</em></span> <span lang="pt-BR"><em>da</em></span> <span lang="pt-BR"><em>população</em></span> <span lang="pt-BR"><em>idosa.</em></span> <span lang="pt-BR"><em>O</em></span> <span lang="pt-BR"><em>projeto</em></span> <span lang="pt-BR"><em>englobou</em></span> <span lang="pt-BR"><em>diversas</em></span> <span lang="pt-BR"><em>oficinas</em></span> <span lang="pt-BR"><em>e</em></span> <span lang="pt-BR"><em>atividades</em></span> <span lang="pt-BR"><em>educativas,</em></span> <span lang="pt-BR"><em>gastronômicas</em></span> <span lang="pt-BR"><em>e</em></span> <span lang="pt-BR"><em>de</em></span> <span lang="pt-BR"><em>inclusão</em></span> <span lang="pt-BR"><em>digital</em></span> <span lang="pt-BR"><em>que</em></span> <span lang="pt-BR"><em>proporcionaram</em></span> <span lang="pt-BR"><em>recursos</em></span> <span lang="pt-BR"><em>para</em></span> <span lang="pt-BR"><em>um</em></span> <span lang="pt-BR"><em>envelhecimento</em></span> <span lang="pt-BR"><em>saudável</em></span> <span lang="pt-BR"><em>e</em></span> <span lang="pt-BR"><em>ativo.</em></span> <span lang="pt-BR"><em>Este</em></span> <span lang="pt-BR"><em>trabalho</em></span> <span lang="pt-BR"><em>apresentou</em></span> <span lang="pt-BR"><em>resultados</em></span> <span lang="pt-BR"><em>positivos</em></span> <span lang="pt-BR"><em>do</em></span> <span lang="pt-BR"><em>projeto</em></span> <span lang="pt-BR"><em>na</em></span> <span lang="pt-BR"><em>promoção</em></span> <span lang="pt-BR"><em>do</em></span> <span lang="pt-BR"><em>bem-estar</em></span> <span lang="pt-BR"><em>físico</em></span> <span lang="pt-BR"><em>e</em></span> <span lang="pt-BR"><em>psíquico</em></span> <span lang="pt-BR"><em>dos</em></span> <span lang="pt-BR"><em>idosos,</em></span> <span lang="pt-BR"><em>ressaltando</em></span> <span lang="pt-BR"><em>a</em></span> <span lang="pt-BR"><em>relevância</em></span> <span lang="pt-BR"><em>da</em></span> <span lang="pt-BR"><em>responsabilidade</em></span> <span lang="pt-BR"><em>social</em></span> <span lang="pt-BR"><em>das</em></span> <span lang="pt-BR"><em>instituições</em></span> <span lang="pt-BR"><em>de</em></span> <span lang="pt-BR"><em>ensino.</em></span></span></p> 2025-02-04T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2025 Revista ELO – Diálogos em Extensão https://periodicos.ufv.br/elo/article/view/18815 Impactos da curricularização da extensão para o curso de Administração no Brasil frente às novas diretrizes curriculares 2024-10-14T17:05:21-03:00 Carolina Machado SARAIVA carolamsaraiva@gmail.com Alessia Cordeiro MARTINS alessiacmartins@gmail.com Raoni de Oliveira INÁCIO raoni.inacio@ufop.edu.br Fabio Viana de MOURA favimoura@ufop.edu.br <p><em>O Plano Nacional de Educação 2014/2024, Lei n° 13.005/2014, meta 12.7, determinou, para todos os cursos de graduação, a integralização da carga horária curricular com, no mínimo, 10% realizada em extensão universitária. Diante desta normativa e das novas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs), o objetivo da pesquisa foi estudar os impactos da curricularização da extensão universitária para o curso de Administração. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de objetivo descritivo conclusivo com análise documental comparativa, sendo os principais documentos analisados as Resoluções n° 7, de 18 de dezembro de 2018, e a Resolução n° 5, de 14 de outubro de 2021. Após a análise, os resultados encontrados permitem inferir que a extensão se alinha ao desenvolvimento de todas as atribuições gerais do egresso, ao método de aprendizagem do curso e ao preenchimento de lacunas na formação do gestor quanto a formação crítica e reflexiva, principalmente no âmbito social e ético.</em></p> 2025-02-03T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2025 Revista ELO – Diálogos em Extensão https://periodicos.ufv.br/elo/article/view/20014 WebCiência IQ-UFG: padrões temporais multiescala na transpandemia 2025-01-14T14:02:35-03:00 Martin Schwellberger BARBOSA martin_barbosa@ufg.br Lívia Flório SGOBBI livia_sgobbi@ufg.br Gustavo Nicolau PEREIRA gustavvo_nicolau@discente.ufg.br João Vitor Fernandes PAIVA joaoouvittor@gmail.com Bianca Fagundes TELES bianca@discente.ufg.br Daniel Santos PAULA daniel.santos@discente.ufg.br Pedro Henrique FERRI pedro_ferri@ufg.br <p class="western"><span style="color: #000000;"><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><span style="font-size: small;"><em>As redes sociais geram dados estruturados no espaço e no tempo, possibilitando analisar processos complexos em uma comunidade. O enorme fluxo de informação, no entanto, requer métodos para aquisição e análise de dados no tempo. Nesse contexto, avaliou-se o padrão temporal no desempenho do canal de divulgação científica WebCiência IQ-UFG, no YouTube®, durante a transpandemia. Para modelar a influência do tempo em múltiplas escalas, foram utilizados mapas de autovetores de Moran (MEM) em análises de redundância e variogramas multivariados. Os resultados indicaram que as métricas de desempenho do canal foram mais bem representadas por MEM gerados de conexões baseadas na distância temporal relativa e ponderadas não linearmente com a data de postagem dos webinários. As estruturas temporais relacionaram-se principalmente ao ensino remoto ou presencial e quanto à equipe de gestão (escala grande), bem como aos ciclos letivos e anos dos webinários (escala intermediária). Além de modelarem as múltiplas escalas, os MEM controlaram a variância crescente nas métricas de desempenho entre webinários vizinhos, ao longo do tempo, bem como a tendência unidirecional da coordenada temporal.</em></span></span></span></p> 2025-01-28T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2025 Revista ELO – Diálogos em Extensão