https://periodicos.ufv.br/elo/issue/feed Revista ELO – Diálogos em Extensão 2023-03-09T15:01:33-03:00 Elo elo@ufv.br Open Journal Systems <p class="western" align="justify"><span style="font-size: medium;">Revista Elo – Diálogos em Extensão – </span><strong style="font-size: medium;">ISSN 2317 5451</strong></p> <p class="western" align="justify"><span style="font-size: medium;">A Revista ELO – Diálogos em Extensão é uma publicação mantida pela Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da Universidade Federal de Viçosa. Lançada em novembro de 2010, a revista é voltada principalmente para a divulgação de artigos científicos relativos à extensão universitária desenvolvidos no Brasil e em outros países. A revista prevê as seções de artigos, relatos de experiência e resenha.</span></p> <p class="western" align="justify"><span style="font-size: medium;">A Revista ELO – Diálogos em Extensão recebe trabalhos relacionados às seguintes áreas temáticas da extensão universitária: Agroecologia, Associativismo, Cooperativismo, Comunicação, Cultura, Direitos Humanos, Educação, Gênero, Meio Ambiente, Políticas Públicas, Ruralidade, Saúde, Segurança Alimentar, Tecnologia, Teorias e Metodologias em Extensão, Trabalho, Territoriedade.</span></p> <p class="western" align="justify"><span style="font-size: medium;">O periódico atualmente adota o formato online, primando pela regularidade, qualidade e agilidade no processo de avaliação dos trabalhos submetidos, buscando, assim, alcançar os melhores resultados junto aos órgãos indexadores, mas a Revista ELO – Diálogos em Extensão já está indexada ao: DOAJ, Latindex, </span><span style="font-size: medium;">Google Acadêmico, Sumários, LivRe, Periodicos, Periodicos de Minas, Miar.</span></p> <p class="western" align="justify"><span style="font-size: medium;">A Revista ELO – Diálogos em Extensão é uma publicação eletrônica de periodicidade semestral e utiliza o Sistema de Editoração Eletrônica de Revistas (OJS/SEER), recebendo trabalhos em fluxo contínuo.</span></p> <p class="western" align="justify"><span style="font-size: medium;">Os interessados devem submeter trabalhos e o acompanhar o trâmite para publicação pelo site www.elo.ufv.br.</span></p> <p class="western" align="justify"><span style="font-size: medium;">Todos os trabalhos enviados para apreciação deverão enquadrar-se na formatação exigida no espaço “SUBMISSÕES ONLINE”, sob pena de não serem analisados quanto ao mérito e conteúdo.</span></p> <p class="western" align="justify"><span style="font-size: medium;">Os artigos devem ser submetidos em português, espanhol ou inglês.</span></p> <p class="western" align="justify"><span style="font-size: medium;">Os Editores reservam o direito de garantir um intervalo de duas edições entre duas publicações de um mesmo autor e/ou de um mesmo grupo de trabalho, projeto ou programa de extensão.</span></p> <p class="western" align="justify"><span style="font-size: medium;">Este periódico não faz nenhuma restrição à titulação acadêmica mínima para submissão de trabalhos e a avaliação é feita com base no sistema de análise “cega” por pares.</span></p> https://periodicos.ufv.br/elo/article/view/15353 “LADHAS nas redes”: relato de experiência de uma liga acadêmica da UNIFAL-MG 2023-03-06T08:30:09-03:00 Anna Luiza ARAÚJO anna.ribeiro@sou.unifal-mg.edu.br Caroline Magrini TURINI caroline.turini@sou.unifal-mg.edu.br Jéssica Aparecida Silva LOPES jessica.lopes@sou.unifal-mg.edu.br Any Karoline Serafim SILVA any.silva@sou.unifal-mg.edu.br Evelise Aline SOARES evelise.anatomia@gmail.com <p><em>A hipertensão arterial sistêmica (HAS) e o diabetes mellitus (DM) são patologias muito prevalentes no Brasil, quando não tratadas adequadamente podem ocasionar complicações severas. Neste cenário, nós da Liga Acadêmica de Diabetes e Hipertensão Arterial Sistêmica (LADHAS), identificamos a importância de nos dedicarmos a um projeto de extensão que tenha por intuito a disseminação de informações sobre essas doenças, atendendo, assim à população leiga e acadêmica. Utilizamos como meio de veiculação dessas informações a rede social Instagram. Trata-se de um relato de experiência, denominado de “LADHAS nas redes” realizado por 13 discentes ligantes, responsáveis pela divulgação de informações. Foram produzidas 44 publicações. Tivemos como retorno um total 786 curtidas, 166 envios e 34 salvos. Concluímos que as redes sociais são ferramentas de grande utilidade para veiculação de educação em saúde e devem ser cada vez mais utilizadas.</em></p> 2023-03-17T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2023 Revista ELO – Diálogos em Extensão https://periodicos.ufv.br/elo/article/view/15107 Utilização de metodologia da problematização no desenvolvimento de uma ação educativa em saúde com uso de óleos essenciais e massagem 2023-01-31T08:42:03-03:00 Ideon Alves PIRES JUNIOR ideonjr@outlook.com Ana Júlia Ferreira GOMES ana.gomes1@ufu.br Davi Ferreira SEGATO davisegato4@gmail.com Mônica Manzi FERNANDES monicamanzi.enf@gmail.com Maria Antonia CAMPOS mariantoniacampos@outlook.com.br Isabella Azevedo VITAL belavital1@hotmail.com Arynne Gabrielle TIBURCIO arynnetiburcio@gmail.com Carla Martins FERNANDES carla.fernandes@ufu.br Gabriela Siqueira Araujo RAMOS gabsaraujo0103@gmail.com Sirlene Aparecida Borges VICTOR sirlene.victor@ufu.br Deriely Lazara BARBOSA barbosaderiely@gmail.com Raphaelly Cristiny Bessa LUCIANO raphynha2015@icloud.com Patrícia Costa dos Santos da SILVA patriciacosta@ufu.br <p class="western"><em>O emprego de metodologias ativas no ensino superior na área de saúde possibilita que os estudantes alcancem maior protagonismo no desenvolvimento de ações em saúde. Nesse contexto, este estudo objetivou relatar a experiência do uso da metodologia da Problematização com apoio do Arco de Maguerez no curso de graduação em Enfermagem. A experiência se deu com 12 alunos de uma instituição de ensino superior pública. No retorno às aulas presenciais, foram realizadas as cinco etapas do Arco de Maguerez: 1. Observação da realidade; 2. Pontos-chave; 3. Teorização; 4. Hipóteses de solução; 5. Aplicação à realidade. A vivência resultou no desenvolvimento de uma ação educativa intitulada “Desatando nós”. Tal ação educativa focou na integralidade da assistência e agregou a todos envolvidos conhecimentos de métodos alternativos para a promoção e para a prevenção de agravos da saúde mental e física por meio do uso dos óleos essenciais e da massagem relaxante.</em></p> 2023-03-01T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2023 Revista ELO – Diálogos em Extensão https://periodicos.ufv.br/elo/article/view/14541 Atuação extensionista do laboratório de prototipagem aberta IFMaker Luzerna em 2021 e 2022: os LabMakers como espaços privilegiados para a extensão tecnológica 2023-01-09T09:32:22-03:00 Illyushin Zaak SARAIVA illyushin.saraiva@ifc.edu.br Rodrigo Cardoso COSTA rodrigo.costa@ifc.edu.br Eduardo BUTZEN eduardo.butzen@ifc.edu.br Mario WOLFART JR. mario.wolfart@ifc.edu.br Fernando Prando DACAS fernando.dacas@ifc.edu.br Brenna Raíssa Siqueira SANTOS brennag3@gmail.com Nathan Felipe Beux Oliveira PINTO nathanbeuxpinto@gmail.com Matheus CERUTTI matheusc3rutti@gmail.com <p><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><span style="font-size: small;"><em>Segundo o Decreto 9283/2018 os Laboratórios Abertos de Prototipagem se destacam entre os Ambientes Promotores de Inovação por efetuarem atividades de pesquisa, desenvolvimento e inovação voltadas à solução de problemas técnicos ou criação de produtos, serviços e processos inovadores. Concebido através do Edital 35/2020 Setec/MEC e localizado na Incubadora Tecnológica de Luzerna(ITL), o Laboratório IFMaker Luzerna conta com equipamentos de prototipagem de alto nível e equipe própria, atendendo escolas, Startups e indústrias locais. Este texto analisa resultados de um projeto integrado voltado a gerar produtos inovadores em parceria com as Startups da ITL no âmbito do IFMaker Luzerna, a partir de oficinas e desafios criativos com alunos da rede pública de Luzerna entre 2021 e 2022. Como resultados, a realização de oficinas com centenas de estudantes, e a criação de quatro produtos inovadores demandados pelas Startups da ITL, concluindo-se ser real o potencial de impacto do laboratório no ecossistema local de inovação.</em></span></span></p> 2023-02-06T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2023 Revista ELO – Diálogos em Extensão https://periodicos.ufv.br/elo/article/view/15132 Educação em saúde sobre Zika, Chikungunya e Dengue 2023-01-31T08:34:56-03:00 Maria Julia ONOFRE maria.julia.onofre@gmail.com Olivia da Conceição TAVARES oliviatavares70@gmail.com Lorena Leite de OLIVEIRA lorena_leite13@hotmail.com Anne Stefanny Paiva PAULINO stefanny_paiva@hotmail.com Iasmin de Moura CARREIRO iasmin.carreiro@ufu.br Adriely Soares de OLIVEIRA adrielysoares1612@gmail.com Geovanna Eduarda Silva OLIVEIRA geovannaoliveira459@gmail.com Manuely Furtado OLIVEIRA manuelyfurtado@gmail.com Ana Catarina de Castro NATAL acastronatal@hotmail.com Sophia Bertoldi VASCONCELOS sophiabertoldi2004@gmail.com Patrícia Costa dos Santos da SILVA patriciacosta@ufu.br <p><em>A educação em saúde sobre Zika, Chikungunya e Dengue é fundamental como uma medida para conscientização da população sobre a prevenção e o controle de tais arboviroses. Nesse sentido, o presente estudo tem como objetivo relatar a experiência dos autores na elaboração e na implementação de uma ação em saúde em um ambulatório localizado em um município do Triângulo Mineiro no Brasil. A ação educativa foi realizada no dia 8 de julho de 2022, com foco na conscientização da população presente no local, em relação ao Aedes Aegypti e às doenças que são transmitidas por esse vetor, com a finalidade de criar um espaço para o diálogo e para a troca de saberes. A ação foi desenvolvida por meio da metodologia da problematização com o uso das cinco etapas do arco de Maguerez. O planejamento dessa ação em saúde permitiu o desenvolvimento da capacidade de interagir com o público, a aquisição de habilidades e de competências como a comunicação, a capacidade de liderança e a tomada de decisão.</em></p> 2023-02-13T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2023 Revista ELO – Diálogos em Extensão https://periodicos.ufv.br/elo/article/view/14937 Guarda responsável, bem estar animal e zoonoses: trabalhando conceitos 2023-01-19T09:43:42-03:00 Laís de Albuquerque CARNEIRO lais.albuquerque@edu.unirio.br Yasmin Rocha de ALMEIDA yasminrocha@edu.unirio.br Giovana Tavares VECHI giovanavechi@edu.unirio.br Naiara Rossato dos SANTOS naiararossato@edu.unirio.br Lio MOREIRA lio.moreira@unirio.br Fernanda do Carmo SILVA carmosilvaf@gmail.com <p><em>O convívio saudável com animais tem resultados benéficos para as crianças/adolescentes. No entanto, apesar do grande número de animais domiciliados cresce também o abandono gerando uma superpopulação de animais errantes e negligenciados, expondo a população a riscos de zoonoses e acidentes. O projeto objetiva expor os conceitos de bem-estar animal, guarda responsável e zoonoses para crianças/adolescentes e professores do ensino fundamental.</em></p> 2023-02-27T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2023 Revista ELO – Diálogos em Extensão https://periodicos.ufv.br/elo/article/view/14988 Cenas de racismo na escola: discursos dos/as jovens do Sertão do Pajeú 2023-02-01T09:08:17-03:00 Maria Marcia da SILVA marcyahonoratto@gmail.com José Willian de Souza SILVA willianeduc.ensino@gmail.com Roseane Amorim da SILVA roseaneamorims@gmail.com <p class="western"><em>Este estudo buscou realizar reflexões sobre episódios de racismo que acontecem nos contextos </em><em>escolares, sejam estes realizados por discentes e/ou docentes. Foi realizado em uma escola pública de Serra </em><em>Talhada - PE, desenvolvido em duas etapas: A primeira, voltada a investigação do perfil dos/as jovens </em><em>participantes e as práticas de racismo sofridas e/ou presenciadas no contexto escolar. Na 2ª etapa, realizamos 4 </em><em>rodas de conversa, de modo online. As rodas foram analisadas uma a uma através da análise temática, </em><em>considerando os marcadores sociais que se interseccionam com raça, gênero e classe. As práticas racistas são </em><em>reproduzidas por discentes e docentes e se fazem presente na linguagem, na forma de se referir aos estudantes, e </em><em>através do que alguns compreendiam como “brincadeira”, “piadas”. Uma questão que se destacou e apareceu </em><em>em todas as rodas de conversa foi o preconceito em relação ao cabelo, e, sobretudo as jovens, sendo alvo de </em><em>xingamentos e apelidos.</em></p> 2023-02-16T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2023 Revista ELO – Diálogos em Extensão https://periodicos.ufv.br/elo/article/view/14882 Educação sexual: avaliação do conhecimento de adolescentes de uma escola do Vale do Jequitinhonha - MG 2023-02-01T09:10:43-03:00 Andressa Duarte de SOUZA andressa.duarte@ufvjm.edu.br Michelly Siman GLÓRIA michelly.siman@ufvjm.edu.br Gabriel Peixoto SANTOS gabriel.peixoto@ufvjm.edu.br Victoria de Paula PEREIRA victoria.paula@ufvjm.edu.br Ariel Castro Mendes SÁ arielcastrosa1993@gmail.com Ana Beatriz Barreto MARQUES ana.barreto@ufvjm.edu.br Matheus Ribeiro MOREIRA moreira.matheus@ufvjm.edu.br Ítalo Gustavo GONÇALVES gustavo.goncalves@ufvjm.edu.br José Francisco GONÇALVES jose.francisco@ufvjm.edu.br Lissia Torres GABRIEL lissia.torres@ufvjm.edu.br Luciana Fernandes Amaro LEITE luciana.amaro@ufvjm.edu.br <p class="western"><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><span style="font-size: small;"><em>A adolescência é marcada por um complexo processo de crescimento e desenvolvimento em que se destacam diversas mudanças biopsicossociais. Frente a estas transformações, o desenvolvimento da sexualidade está intimamente ligado ao desenvolvimento integral do indivíduo. Nesse contexto, através de um diagnóstico situacional realizado por discentes de Medicina da Universidade, notou-se a defasagem no conhecimento em sexualidade dos adolescentes de uma escola estadual. O presente estudo objetiva comprovar essa deficiência educacional. Para tal, os discentes realizaram atividades educativas e interativas para avaliação. Os resultados comprovam que, apesar de certos conhecimentos corretos, há muitos mitos e inverdades que precisam ser desfeitos entre os adolescentes, a fim de trazer maior consciência corporal e sexual. Conclui-se, então, a necessidade de intervenções eficazes e educativas para adolescentes.</em></span></span></p> 2023-02-28T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2023 Revista ELO – Diálogos em Extensão https://periodicos.ufv.br/elo/article/view/15503 Expediente 2023-03-09T15:01:33-03:00 Admin Revista ELO elo@ufv.br 2023-03-09T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2023 Revista ELO – Diálogos em Extensão