https://periodicos.ufv.br/elo/issue/feed Revista ELO – Diálogos em Extensão 2024-02-19T17:01:28-03:00 Elo elo@ufv.br Open Journal Systems <p class="western" align="justify"><span style="font-size: medium;">Revista Elo – Diálogos em Extensão – </span><strong style="font-size: medium;">ISSN 2317 5451</strong></p> <p class="western" align="justify"><span style="font-size: medium;">A Revista ELO – Diálogos em Extensão é uma publicação mantida pela Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da Universidade Federal de Viçosa. Lançada em novembro de 2010, a revista é voltada principalmente para a divulgação de artigos científicos relativos à extensão universitária desenvolvidos no Brasil e em outros países. A revista prevê as seções de artigos, relatos de experiência e resenha.</span></p> <p class="western" align="justify"><span style="font-size: medium;">A Revista ELO – Diálogos em Extensão recebe trabalhos relacionados às seguintes áreas temáticas da extensão universitária: Agroecologia, Associativismo, Cooperativismo, Comunicação, Cultura, Direitos Humanos, Educação, Gênero, Meio Ambiente, Políticas Públicas, Ruralidade, Saúde, Segurança Alimentar, Tecnologia, Teorias e Metodologias em Extensão, Trabalho, Territoriedade.</span></p> <p class="western" align="justify"><span style="font-size: medium;">O periódico atualmente adota o formato online, primando pela regularidade, qualidade e agilidade no processo de avaliação dos trabalhos submetidos, buscando, assim, alcançar os melhores resultados junto aos órgãos indexadores, mas a Revista ELO – Diálogos em Extensão já está indexada ao: DOAJ, Latindex, </span><span style="font-size: medium;">Google Acadêmico, Sumários, LivRe, Periodicos, Periodicos de Minas, Miar.</span></p> <p class="western" align="justify"><span style="font-size: medium;">A Revista ELO – Diálogos em Extensão é uma publicação eletrônica de periodicidade semestral e utiliza o Sistema de Editoração Eletrônica de Revistas (OJS/SEER), recebendo trabalhos em fluxo contínuo.</span></p> <p class="western" align="justify"><span style="font-size: medium;">Os interessados devem submeter trabalhos e o acompanhar o trâmite para publicação pelo site www.elo.ufv.br.</span></p> <p class="western" align="justify"><span style="font-size: medium;">Todos os trabalhos enviados para apreciação deverão enquadrar-se na formatação exigida no espaço “SUBMISSÕES ONLINE”, sob pena de não serem analisados quanto ao mérito e conteúdo.</span></p> <p class="western" align="justify"><span style="font-size: medium;">Os artigos devem ser submetidos em português, espanhol ou inglês.</span></p> <p class="western" align="justify"><span style="font-size: medium;">Os Editores reservam o direito de garantir um intervalo de duas edições entre duas publicações de um mesmo autor e/ou de um mesmo grupo de trabalho, projeto ou programa de extensão.</span></p> <p class="western" align="justify"><span style="font-size: medium;">Este periódico não faz nenhuma restrição à titulação acadêmica mínima para submissão de trabalhos e a avaliação é feita com base no sistema de análise “cega” por pares.</span></p> https://periodicos.ufv.br/elo/article/view/17776 Sensibilizando para a acessibilidade linguística na comunicação: relato de experiência de uma ação de extensão universitária 2023-12-20T07:50:23-03:00 Renata de Lima SOUSA renatalima.dl@gmail.com Joicy Sabóia de Oliveira LUNA joicysaboia@gmail.com <p><em>O acesso à informação é um direito humano e constitucional de todos os cidadãos. No entanto, existe um grande abismo entre o que é garantido por lei e a real efetivação do direito. Pessoas surdas correspondem a 5% da população brasileira, segundo dados do IBGE, e enfrentam barreiras cotidianas no exercício dos seus direitos como o acesso à informação. Poucos veículos de informação investem em produção de conteúdo jornalístico acessível e, quando há presença de conteúdo acessível, constata-se a ausência do respeito aos padrões previstos nas normativas da ABNT. A ação de extensão AcessCom, realizada em formato de seminário, buscou promover a sensibilização de profissionais e mediadores da comunicação para o direito ao acesso à informação e para as pautas do público surdo. Em dois dias de programação, 74 participantes do seminário debateram as vivências e os desafios das pessoas surdas no acesso à informação e conheceram produções informativas com acessibilidade linguística.</em></p> 2024-01-08T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Revista ELO – Diálogos em Extensão https://periodicos.ufv.br/elo/article/view/17291 Utilização de plantas medicinais em oficinas terapêuticas para usuários de Centro de Atenção Psicossocial (CAPS): manipulação e uso racional. 2024-02-09T10:05:55-03:00 Janaína Gonçalves da Silva MELO janaina.melo@fps.edu.br Renata Virgínia Bezerra da SILVA renatavirginiab@gmail.com Thaysa Thayna Cavaliere SILVA thaysacavaliere@gmail.com Yorrana Luna VILARIM yorrana.vilarim@hotmail.com Vanessa Caroline da Silva CÂNDIDO vanessacaroline402@gmail.com Rayanne Maria Espíndola Araújo de LUNA rayanneluna3835@gmail.com Apache Santiago FERREIRA apachesantiago@yahoo.com.br <p><em>Este relato de experiência visa apresentar as atividades desenvolvidas na extensão curricularizada </em><em>por estudantes do curso de farmácia da Faculdade Pernambucana de Saúde (FPS) localizada em Recife - </em><em>Pernambuco, com o objetivo de realizar oficinas terapêuticas para usuários de um Centro de Atenção </em><em>Psicossocial (CAPS) utilizando a manipulação com plantas medicinais e enfatizando seu uso racional. Durante </em><em>as oficinas, os participantes foram orientados a confeccionar seus próprios sachês de chá, xarope e loção </em><em>hidratante, manipulados com extratos de plantas medicinais. Como resultados, os participantes demonstraram </em><em>interesse e dedicação às atividades propostas e relataram ter tido uma melhora subjetiva no seu dia, através do </em><em>ambiente de socialização e fortalecimento da sua autonomia.</em></p> 2024-04-02T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Revista ELO – Diálogos em Extensão https://periodicos.ufv.br/elo/article/view/17642 Doença pulmonar obstrutiva crônica e educação em saúde: relato de experiência sobre ação extensionista em escola pública de Maceió - AL 2024-01-09T08:13:25-03:00 Ana Karolina Barros de JESUS anakbjesus.incor@gmail.com Mayara Ricardo MORAES mayararicardomed@gmail.com Gabriel Carneiro de ARAÚJO araujocgabriel10@gmail.com Giorbélio dos Santos SILVA JUNIOR giorbelio.junior@gmail.com Martha Pontes de Miranda BRANDÃO titabrandao79@gmail.com Larissa Marques da Rocha GUEDES larissa_guedes24@hotmail.com Marina de Barros BERNUCIO marinabbernucio@gmail.com Roberta Correia DANTAS robertaoficial2015@gmail.com Arlindo Garrote da SILVA JUNIOR arlindobr11@gmail.com Morgana Barbosa DUARTE morganabduarte@gmail.com Susana Alves Araújo RAMOS sualvesaraujo@hotmail.com <p><em>A Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC) é um desafio à saúde pública, caracterizado por </em><em>inflamação das vias respiratórias, diminuindo o fluxo aéreo. A principal causa da doença é o tabagismo, e </em><em>promover ações de prevenção primária, inclusive nas escolas, é crucial. Este relato descreve a vivência dos </em><em>universitários na atividade de extensão sobre a DPOC, realizada com escolares de Maceió - AL. Trata-se de um </em><em>relato de experiência compartilhado pelos acadêmicos do curso de Medicina, que realizaram atividades visando</em><br /><em>a prevenção primária da DPOC por meio de recursos visuais, jogos e distribuição de brindes aos alunos, que se </em><em>envolveram ativamente, fortalecendo a conscientização em saúde entre as instituições de ensino. A ação de </em><em>extensão permitiu a avaliação da importância da educação em saúde no ambiente escolar, com métodos simples </em><em>e acessíveis, sensibilizando os alunos sobre o tema, superando as expectativas em relação ao interesse dos </em><em>estudantes durante a atividade.</em></p> 2024-02-02T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Revista ELO – Diálogos em Extensão https://periodicos.ufv.br/elo/article/view/17024 Extensão universitária: promovendo ações de Incentivo e divulgação da logística reversa em escola de ensino fundamental em Imperatriz – MA 2024-02-19T17:01:28-03:00 Elizabeth Nunes FERNANDES bethquim@gmail.com João Vitor Ferreira NASCIMENTO joao.nascimento@uemasul.edu.br Mirely Bento dos SANTOS mirely.santos@uemasul.edu.br Daniel dos Santos ROCHA danielrocha@uemasul.edu.br Sheila Elke Araújo NUNES sheilanunes@uemasul.edu.br Ivaneide de Oliveira NASCIMENTO ivaneide@uemasul.edu.br Marcia Guelma Santos BELFORT marciguelma@hotmail.com <p><em>No Brasil, a Política Nacional de Resíduos Sólidos foi instituída pela Lei nº 12.305/2010, e </em><em>regulamentada pelo Decreto nº 10.936/2022. A legislação vigente apresenta a Logística Reversa (LR) como um </em><em>dos instrumentos da PNRS para minimizar o cenário de excessiva geração de resíduos sólidos, com vistas à </em><em>diminuição dos impactos originados pelo descarte inadequado de resíduos. Este trabalho aplicou ações de </em><em>incentivo e divulgação da LR na Escola Frei Manoel Procópio, Imperatriz - MA. Os estudantes foram bastante </em><em>receptivos, demostrando interesse nas primeiras ações que deram início aos trabalhos, o que resultou na </em><em>participação efetiva desses discentes no processo de coleta de seletiva de pilhas, baterias e medicamentos. </em><em>Investir em campanhas de educação ambiental, por meio de projetos de extensão universitária, promove </em><em>conhecimento sobre o tema desde a mais tenra idade e constitui uma excelente alternativa para conscientização</em><br /><em>das gerações futuras em defesa da sustentabilidade.</em></p> 2024-04-22T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Revista ELO – Diálogos em Extensão https://periodicos.ufv.br/elo/article/view/16808 Ações de extensão no contexto universitário: promoção da saúde para pessoas diabéticas no norte de Minas Gerais 2023-11-17T10:23:38-03:00 Breno Alves FERREIRA brenoalvesfrmed@gmail.com Renan de Oliveira CORDEIRO renanoliverpm@gmail.com Laiane Soares SILVA laianesoare69@gmail.com Thiago Oliveira CORDEIRO thiagooliveicord@gmail.com Victor Guilherme PEREIRA vguilherme.pereira17@gmail.com Lanuza Borges OLIVEIRA lanuzaborges@hotmail.com <p><em>São consideradas exigências legais na matriz curricular da graduação as práticas extensionistas </em><em>acadêmicas, sendo reconhecidas como fatores de contribuição imprescindíveis para a formação universitária. </em><em>Objetivou-se relatar a experiência de acadêmicos do curso de medicina na realização de ações de extensão </em><em>universitária com pacientes portadores de diabetes mellitus cadastrados em uma Estratégia de Saúde da Família </em><em>(ESF) no município de Montes Claros, Minas Gerais. Trata-se de relato de experiência acerca das práticas </em><em>extensionistas realizadas em uma Estratégia de Saúde da Família como requisito para a disciplina de Práticas </em><em>Interdisciplinares de Extensão, Pesquisa e Ensino III. As ações foram conduzidas com pacientes diabéticos da </em><em>área de abrangência da unidade de saúde e possibilitou o aprimoramento do diálogo com os diabéticos, a partir </em><em>do desenvolvimento de atividades pedagógicas, as quais são importantes para o processo de aprendizagem na </em><br /><em>academia.</em></p> <p> </p> 2024-03-04T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Revista ELO – Diálogos em Extensão