https://periodicos.ufv.br/elo/issue/feedRevista ELO – Diálogos em Extensão2025-01-15T14:35:08-03:00Eloelo@ufv.brOpen Journal Systems<p class="western" align="justify"><span style="font-size: medium;">Revista Elo – Diálogos em Extensão – </span><strong style="font-size: medium;">ISSN 2317-5451</strong></p> <p class="western" align="justify"><span style="font-size: medium;">A Revista ELO – Diálogos em Extensão é uma publicação mantida pela Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da Universidade Federal de Viçosa. Lançada em novembro de 2010, a revista é voltada principalmente para a divulgação de artigos científicos relativos à extensão universitária desenvolvidos no Brasil e em outros países. A revista prevê as seções de artigos, relatos de experiência e resenha.</span></p> <p class="western" align="justify"><span style="font-size: medium;">A Revista ELO – Diálogos em Extensão recebe trabalhos relacionados às seguintes áreas temáticas da extensão universitária: Agroecologia, Associativismo, Cooperativismo, Comunicação, Cultura, Direitos Humanos, Educação, Gênero, Meio Ambiente, Políticas Públicas, Ruralidade, Saúde, Segurança Alimentar, Tecnologia, Teorias e Metodologias em Extensão, Trabalho, Territoriedade.</span></p> <p class="western" align="justify"><span style="font-size: medium;">O periódico atualmente adota o formato online, primando pela regularidade, qualidade e agilidade no processo de avaliação dos trabalhos submetidos, buscando, assim, alcançar os melhores resultados junto aos órgãos indexadores, mas a Revista ELO – Diálogos em Extensão já está indexada ao: DOAJ, Latindex, </span><span style="font-size: medium;">Google Acadêmico, Sumários, LivRe, Periodicos, Periodicos de Minas, Miar.</span></p> <p class="western" align="justify"><span style="font-size: medium;">A Revista ELO – Diálogos em Extensão é uma publicação eletrônica de periodicidade semestral e utiliza o Sistema de Editoração Eletrônica de Revistas (OJS/SEER), recebendo trabalhos em fluxo contínuo.</span></p> <p class="western" align="justify"><span style="font-size: medium;">Os interessados devem submeter trabalhos e o acompanhar o trâmite para publicação pelo site www.elo.ufv.br.</span></p> <p class="western" align="justify"><span style="font-size: medium;">Todos os trabalhos enviados para apreciação deverão enquadrar-se na formatação exigida no espaço “SUBMISSÕES ONLINE”, sob pena de não serem analisados quanto ao mérito e conteúdo.</span></p> <p class="western" align="justify"><span style="font-size: medium;">Os artigos devem ser submetidos em português, espanhol ou inglês.</span></p> <p class="western" align="justify"><span style="font-size: medium;">Os Editores reservam o direito de garantir um intervalo de duas edições entre duas publicações de um mesmo autor e/ou de um mesmo grupo de trabalho, projeto ou programa de extensão.</span></p> <p class="western" align="justify"><span style="font-size: medium;">Este periódico não faz nenhuma restrição à titulação acadêmica mínima para submissão de trabalhos e a avaliação é feita com base no sistema de análise “cega” por pares.</span></p>https://periodicos.ufv.br/elo/article/view/18848Transtorno dos sons da fala: relato de experiência de um projeto de extensão2024-10-14T17:21:40-03:00Thaís Nobre Uchoa SOUZAthaisnobre@hotmail.comAline Tenório Lins CARNAÚBAaline.carnauba@uncisal.edu.brLuzia Miscow da Cruz PAYÃOluziapayao@uol.com.brRanilde Cristiane Cavalcante COSTAranilde@yahoo.com.br<p><em>Os transtornos dos sons da fala (TSF) representam qualquer dificuldade ou combinação de dificuldades com a percepção, produção motora ou representação dos sons. As alterações de fala apresentam alta prevalência na infância e, se não identificado e tratado precocemente, pode trazer repercussões negativas para interação social e aprendizagem. A partir dessa demanda observada na sociedade, surge o projeto de extensão Transtorno dos Sons da Fala que, em parceria com escolas municipais do território da universidade, realiza ações que abrangem os professores da comunidade escolar, os alunos, as famílias e os acadêmicos de fonoaudiologia, considerando a integração dos pilares extensão, pesquisa e ensino. Ao longo de anos, o projeto prestou assistência a mais de 300 crianças e contribuiu para a formação de mais de 150 fonoaudiólogos</em></p>2025-02-12T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 Revista ELO – Diálogos em Extensãohttps://periodicos.ufv.br/elo/article/view/18947Abuso de drogas e riscos para saúde mental: promoção da saúde no contexto escolar2024-10-14T17:52:31-03:00Pedro Lucas ALVESplucasalvs@gmail.comJosé Janailson HIPÓLITOjanailsonhip26@gmail.comFábio Lima LEITÃOleitaofabio95@gmail.comEliany Nazaré OLIVEIRAelianyy@gmail.com<p><em>O consumo de álcool e drogas entre adolescentes tornou-se comum, afetando muitas famílias. Isso leva ao desenvolvimento de diversas situações, incluindo dependência, e sequelas psicológicas, como depressão e ansiedade. Diante disso, este trabalho descreveu as atividades de educação em saúde promovidas por estudantes do curso de enfermagem. Trata-se de um relato de experiência das ações de extensão realizadas com estudantes de uma escola de ensino médio em Sobral-CE, durante sete encontros, em abril de 2022.</em> <em>O trabalho destacou a importância da comunicação sobre saúde mental e o consumo de álcool e outras drogas, ressaltando a </em><em>promoção e reflexão quanto a conscientização entre os </em><em>adolescentes. Os resultados demonstraram trocas significativas entre os participantes, destacando </em><em>a importância de programas educativos contínuos para promover conscientização e prevenção eficazes dos jovens.</em> <em>Atividades dinâmicas foram essenciais para garantir a participação e o envolvimento dos adolescentes.</em></p>2025-01-16T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 Revista ELO – Diálogos em Extensãohttps://periodicos.ufv.br/elo/article/view/18921Alerta vermelho: relato extensionista de um projeto sobre saúde menstrual2024-10-14T17:38:11-03:00Marília Kárita de OLIVEIRAmariliakaritaoliveira@gmail.comSandylla Sabrinna Souza SANTOSsandyllasabrinna2486@gmail.comIsabela de Almeida MIRANDAisabelamiranda1002@gmail.comIngrid Fernandes Borges BEZERRAingridborges2018@hotmail.comLorena Marques SANTOSlorenamsantos@academico.unirv.edu.brLayla Camargo Campos FRANÇAlayla.c.c.franca@academico.unirv.edu.brYasmin Godoy COSTAyasmingodoy_@hotmail.comBruno Cassiano de LIMAbruno.cassiano@unirv.edu.br<p><em>Falar sobre menstruação, mesmo nos dias atuais, ainda é um tabu. Nesse contexto, o presente estudo tem como objetivo identificar como o projeto de extensão “Alerta vermelho: um olhar humanizado sobre a saúde menstrual” contribuiu para levar informações aos alunos de uma escola estadual. O projeto é uma parceria entre universidade e sociedade através das Ligas Acadêmicas de Humanização e Saúde da Mulher de uma universidade goiana e uma escola estadual do município de Goianésia-GO. Por meio da interação dialógica, interdisciplinaridade e interprofissionalidade, indissociabilidade ensino-pesquisa-extensão foi possível gerar impacto na formação de acadêmicos de medicina e transformação social. Por fim, é válido ressaltar que o projeto não apenas contribuiu para a disseminação de saberes científicos sobre o ciclo menstrual, mas também promoveu a quebra de paradigmas, a conscientização sobre saúde íntima e a formação de uma comunidade mais informada e colaborativa.</em></p>2025-01-17T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 Revista ELO – Diálogos em Extensãohttps://periodicos.ufv.br/elo/article/view/19129Compostagem com idosos: sustentabilidade e inclusão social2024-08-19T08:16:46-03:00Maria José REISmariajreiss@hotmail.comÉrika Andressa SILVAerika.silva@ifc.edu.brFernanda Medeiros Dutra REISfernandamdreis@gmail.comEster de Sena CARNEIRO estercarneirosena@gmail.comGideão Gabriel GONÇALVESgideao4336@gmail.comElisangela de ARAUJOelisangela.araujo@unesp.brJoão Vitor Ferreira da Silva REISjoaoengenheiroambiental@gmail.comGuilherme Suhadolnik Mandatti LOVATOsuhadolnik.mandatti@gmail.comDebora Cazelato de SOUZAdebora.souza@uemg.brMarcos Venicio ESPERmarcos.esper@uemg.brJoão Carlos REISjoaocarlosreiss@hotmail.com<p><em>Este projeto propôs envolver a terceira idade em atividades de compostagem, visando não apenas promover a sustentabilidade ambiental, mas também fomentar o engajamento social. As ações propostas foram conduzidas por graduandos em Engenharia Ambiental e alunos da Universidade Aberta da Maturidade (UNABEM). Primeiramente, foram realizadas palestras educativas para os idosos sobre a importância da compostagem, o processo e os benefícios ambientais. Em seguida, foram conduzidas oficinas práticas onde os participantes aprenderam a montar e manter uma composteira, identificar materiais compostáveis e monitorar o processo de compostagem. Os resultados incluíram o engajamento ativo dos idosos em atividades comunitárias e sustentáveis.</em></p>2025-01-30T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 Revista ELO – Diálogos em Extensãohttps://periodicos.ufv.br/elo/article/view/18153Educação em saúde sobre complicações crônicas do Diabetes Mellitus2024-12-06T14:20:36-03:00Aline Ribeiro da CRUZalinerib05@gmail.comBeatriz Gonçalves Barbosa da FONSECAbeatriz.goncalves@discente.ufma.brGraziela Gama da Conceição GOMESgrazy1502@hotmail.comJúlia Vinhati SODELLIjuliavinhati108@gmail.comSafira Pontes de Almeida COSTApontes.safira@discente.ufma.brSueli de Souza COSTAsueli.costa@ufma.br<p class="western" align="justify"><span style="color: #000000;"><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><span style="font-size: small;"><em>Ações de educação em saúde são fundamentais ao considerar-se a promoção de informação à população, no</em></span></span></span><span style="color: #000000;"><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><span style="font-size: small;"><em> que diz respeito ao controle, prevenção e retardamento de questões inerentes às doenças presentes, como o Diabetes Mellitus (DM). </em></span></span></span><span style="color: #000000;"><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><span style="font-size: small;"><em>Nesse sentido, o presente relato tem como objetivo descrever a experiência dos autores na elaboração e na efetivação de uma ação educativa realizada por meio de palestra, oferta de material informativo gratuito e criação de espaço para diálogo, sobre as complicações crônicas do DM, com foco na conscientização dos cidadãos presentes no local. A ação foi desenvolvida por meio da metodologia da problematização com o uso das cinco etapas do Arco de Maguerez. O planejamento desse evento ampliou a habilidade de interação com o público, além da capacitação </em></span></span></span><span style="color: #000000;"><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><span style="font-size: small;"><em>da população acerca de medidas para melhora de hábitos de vida e identificação de sintomas, essenciais ao tema proposto, </em></span></span></span><span style="color: #000000;"><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><span style="font-size: small;"><em>implicando no melhor prognóstico e na menor sobrecarga do sistema de saúde.</em></span></span></span></p>2025-01-14T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 Revista ELO – Diálogos em Extensãohttps://periodicos.ufv.br/elo/article/view/18995Ensino de primeiros socorros na educação infantil: produção musical2024-07-29T10:17:15-03:00Ageu Costa PEREIRAageu.pereiracosta@gmail.comSimone Yuriko KAMEOsimonekameo@hotmail.comCarlos Kauan de Jesus SANTOS kaunsantos.2014@gmail.comMagna Galvão PEIXOTO magnagp@yahoo.com.brJoão Paulo Santos de JESUSjoaopaulosantos81629063@gmail.comSimone Otília Cabral NEVESsimonecaneves@gmail.comAriana Izabely da Silva GOMES arianaizabelygomes@gmail.com<p><span style="color: #0d0d0d;"><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><span style="font-size: small;"><em>Trata-se de um relato de experiência com a finalidade de descrever a vivência de discentes da Universidade Federal de Sergipe (UFS) durante a ação no projeto de extensão intitulado Socorristas Mirins: ensinando crianças a salvar vidas. Este projeto visa capacitar crianças para exercer práticas iniciais de suporte básico de vida, utilizando a música como ferramenta auxiliadora na aprendizagem dos primeiros socorros. As músicas com os temas relacionados aos primeiros socorros foram criadas pelos discentes, aproximando e facilitando a aprendizagem das crianças. Foram realizadas visitas às escolas públicas e privadas com a equipe do projeto, constituída por docentes e discentes da UFS, campus Lagarto-Sergipe. Nessas visitas, os discentes promoveram a capacitação dos primeiros socorros, alinhando-se ao universo infantil e elencando os conteúdos de uma forma lúdica, dinâmica, criativa, eficaz e adequada à idade. Ao final das visitas, as crianças tornaram-se capacitadas com as habilidades sugeridas, dispondo a música, papel essencial nos resultados alcançados.</em></span></span></span></p>2025-01-14T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 Revista ELO – Diálogos em Extensãohttps://periodicos.ufv.br/elo/article/view/18820O papel da alimentação na prevenção de doenças crônicas não transmissíveis: uma ação extensionista virtual2024-10-03T17:05:44-03:00Giovanna Lima BORGESgiovanna.limab@ufu.brLarissa Alves MARQUESlarissaalvesmarques@gmail.comAna Clara de Fátima da Cunha LEMESanaclaralemes1121@outlook.comAna Clara Nogueira CEZARanacnogueirac@gmail.comBrenda Louise Rodrigues SOUSAbrendalouisers@gmail.comGabriel Fellipe Rodrigues SOUSAgabrielfellipers@gmail.comLuan Carrijo FERREIRAluancarrijof@hotmail.comLaura Ferreira COSTAlaura.laurafcosta@gmail.comGabriel Junes MENDESjunesmendes@gmail.comMarília Rodrigues MOREIRAmarilia.moreira@ufu.br<p style="font-weight: 400;"><em>Atualmente, percebe-se divergências no estilo de vida dos cidadãos quanto à aquisição de uma alimentação saudável. Nesse cenário, o tema das Doenças Crônicas Não Transmissíveis merece destaque, pois muitos se entregaram à ingestão de alimentos ultraprocessados. O presente trabalho visa relatar a experiência de organização e execução da ação extensionista “Os impactos da ma? alimentac?a?o na sau?de individual e pu?blica“, promovida por acadêmicos de Medicina, que objetivou conscientizar a população sobre o papel preventivo da alimentação saudável em relação a tais doenças. O evento consistiu em uma palestra guiada por uma nutróloga, via YouTube, acompanhado de um quiz, o envio de formulários e um momento para tirar dúvidas dos telespectadores. Essa experiência ofereceu ganhos à formação pessoal, acadêmica e profissional dos discentes, além de popularizar a ciência, com a oferta de conhecimentos imprescindíveis ao bem-estar coletivo.</em></p>2025-01-30T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 Revista ELO – Diálogos em Extensãohttps://periodicos.ufv.br/elo/article/view/18310Plantando Sorrisos – Momento X: revitalização de um parque na cidade de Frutal-MG2024-10-11T17:48:34-03:00Marcos Vinicius Bohrer Monteiro SIQUEIRAmarcos.siqueira@uemg.brOsania Emerenciano FERREIRAosania.ferreira@uemg.brRafaela CABESTRÉrafa.cabestre@hotmail.comVitória Colognesi ABJARabjarvitoria@gmail.comJosé Eduardo Lioti da SILVAjose.eduardoliotti@hotmail.com<p class="western"><em><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><span style="font-size: small;">A inclusão de grupos minoritários ou socialmente marginalizados dentro das atividades de educação ambiental pode trazer influência positiva na rotina desses indivíduos e das comunidades, além de favorecer o meio ambiente. O objetivo do Plantando Sorrisos – Momento 10 – foi realizar o plantio de 180 mudas nativas no Bairro Waldemar Marchi, em Frutal (MG), com a participação de crianças e jovens dos projetos sociais Delfina Luiza do Carmo e Duque de Caxias. No dia do evento, o local foi isolado pela Defesa Civil, e tambores de lixo foram distribuídos para a coleta de resíduos. Também foram instaladas barracas e disponibilizadas cadeiras para o conforto dos participantes. Após a abertura solene, houve um workshop para crianças e adolescentes sobre educação ambiental, entrega de cartões com sementes e animação com um palhaço e duas mascotes. Além do plantio e da adubação, ocorreu o posicionamento de condutores e a rega. A ação teve impacto positivo nos projetos sociais e na comunidade do bairro Waldemar Marchi. O Plantando Sorrisos atingiu seus objetivos de reintegração social, educação ambiental e possibilitou a rearborização de uma área importante para a cidade.</span></span></em></p>2025-01-16T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 Revista ELO – Diálogos em Extensãohttps://periodicos.ufv.br/elo/article/view/19327Projeto de extensão universitária: uma abordagem lúdica envolvendo a biotecnologia para alunos de escola de ensino fundamental em Belém – PA2024-08-19T08:09:30-03:00João Pedro Pinheiro SILVAjppinheiro1920@gmail.comNatalia de Paula RODRIGUESnatidepaula11@gmail.comSara Cristine Farias de OLIVEIRAsaracristinefariasdeoliveira@gmail.comWellygton Lopes da GAMAwellygtongama@gmail.comJéssica Saldanha SILVAjessicasaldanha568@gmail.comHerica Santos de OLIVEIRAherica.oliveira@ufra.edu.brJoanne Moraes de Melo SOUZAjoanne.souza@ufra.edu.br<p><em>As universidades têm um papel crucial em proporcionar vivências imprescindíveis aos discentes através do conhecimento pluridisciplinar, no qual terão o dever de compartilhar seus feitos e experiências adquiridas com a comunidade, de acordo com a Lei Federal de Diretrizes e Bases da Educação. Dessa forma, executou-se um evento de extensão com os discentes da UFRA, denominado I Mostra de Biotecnologia Vegetal que teve o intuito de compartilhar o conhecimento da biotecnologia vegetal, micropropagação de plantas com alunos do 1° ao 4° ano de escolas de Belém/PA, com a finalidade de estimular o interesse e divulgar o conhecimento na área , de forma lúdica, utilizado ferramentas como banner, jogo da memória, quebra cabeça, quiz e plântulas in vitro.</em><em> </em><em> O conhecimento prévio dos alunos em relação aos temas da biotecnologia eram muito escassos. A abordagem lúdica aplicada nas escolas de ensino fundamental mostrou ser eficiente, contribuindo para a aprendizagem acerca da biotecnologia vegetal.</em></p>2025-02-06T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 Revista ELO – Diálogos em Extensãohttps://periodicos.ufv.br/elo/article/view/18542Relato de experiência do projeto “Ei, jovem, você entende o que seu corpo fala?”2024-08-12T09:35:15-03:00Fernanda Daniela Dornelas NUNESfernandanieladn@gmail.comLuiz Eduardo de Oliveira Corrêa LIMAluiz.2197716@discente.uemg.brFernanda Malheiros BARBOSAfernanda.2196806@discente.uemg.brMarcela Thaís Gonçalves APARECIDOmarcela.2197251@discente.uemg.brIsabela Soares TEXisabela.2197187@discente.uemg.brIsadora Ramos FONSECAisadora.2115219@discente.uemg.brJulia Vitória Gusmão GUIDOjulia.2117732@discente.uemg.brGiovana Dutra MARQUESgiovana.2143677@discente.uemg.brBeatriz Gimenez ALVES beatriz.2198690@discente.uemg.brAna Carolina Oliveira FERREIRA ana.2197675@discente.uemg.brGiovanna Freitas SANTOSgiovanna.2198041@discente.uemg.br<p class="western"><span style="color: #000000;"><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><span style="font-size: small;"><em>O relato explora a adolescência como uma fase de transição significativa, caracterizada por mudanças físicas e psicossociais. Essas mudanças influenciam a identidade sexual dos jovens e podem levar a comportamentos de risco, como gravidez precoce e Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs). O projeto de extensão "Ei, jovem, você entende o que seu corpo fala?" foi realizado em uma cidade do interior de Minas Gerais, com o objetivo de educar adolescentes sobre saúde sexual. O projeto envolveu estudantes de Medicina que realizaram atividades em escolas públicas, abordando temas como fisiologia, ISTs e violência sexual. A capacitação dos participantes e a adaptação das estratégias de comunicação para diferentes contextos foram essenciais para o sucesso do projeto. A experiência também destacou a importância de uma rede de apoio escolar eficaz para lidar com relatos de violência. O projeto teve impacto positivo tanto na formação dos futuros médicos quanto na saúde sexual dos adolescentes participantes.</em></span></span></span></p>2025-02-07T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 Revista ELO – Diálogos em Extensãohttps://periodicos.ufv.br/elo/article/view/18503Relato de experiências sobre oficinas de aromaterapia e intervenções em Coxim-MS2024-08-27T08:47:51-03:00Lucas Silva PEIXOTOlucaspeixotofarmacia@gmail.comClistiane Santos SANTANAclis.santtana@gmail.comDaniel Emanuel Cabral de OLIVEIRAdaniel.oliveira@ifgoiano.edu.brRogério FAVARETOrogerio.favareto@ifgoiano.edu.brAmanda BICHOFFamandabichoff403@gmail.comDarlene Marques FERNANDESdarlenefernandes435@gmail.comRutinéia Martins FREITASnutrirutifreitas@gmail.comMariza da Silva RODRIGUESmaricruznauan@gmail.comJoão Paulo Assunção BORGESjoaopaulo.ufms@gmail.com<p class="western"><span style="color: #000000;"><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><span style="font-size: small;"><em>A aromaterapia é uma Prática Integrativa e Complementar em Saúde (PICS) que envolve a aplicação de óleos essenciais (OE), promovendo benefícios à saúde física e mental. Objetivou-se relatar as experiências com oficinas de aromaterapia para profissionais de saúde e acadêmicos de enfermagem em Coxim, na região norte de Mato Grosso do Sul, entre 2023 e 2024. Consistiram em ações de educação permanente em saúde, com formação teórico-prática. Abordaram-se conceitos e definições, características dos OE, formas de extração, aplicabilidade prática e indicações. Foram realizadas sessões de aromaterapia, na forma de escalda-pés e aplicação de OE, em intervenções nas unidades de saúde e eventos com a comunidade, na forma de extensão universitária. Evidenciou-se a aplicação prática em campo da aromaterapia, bem como sua aceitação e adesão pela comunidade. Identificou-se o ensino incipiente das PICS e que atividades de extensão universitária são importantes espaços de formação acadêmica. Os profissionais de saúde ampliaram a carteira de serviços ofertados na prática assistencial, destacando a importância da educação permanente em saúde para melhorar a qualidade e integralidade das ações de saúde.</em></span></span></span></p>2025-01-30T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 Revista ELO – Diálogos em Extensãohttps://periodicos.ufv.br/elo/article/view/19883Revalorização de resíduos sólidos urbanos e industriais: experiência de extensão universitária com alunos da Educação de Jovens e Adultos2025-01-15T14:35:08-03:00Mariana Andrea BUZZIbuzzimariana@gmail.comMaximiliano Mendes ROSAmendes.maximiliano464@gmail.comMicaela DIAZdiazmb37@gmail.comAlana LEIVAalanaleiva12@gmail.com<p class="western"><span style="color: #000000;"><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><span style="font-size: small;"><em>A extensão universitária é um processo que contribui para a formação de profissionais integrais e impacta a comunidade intra e extrauniversitária. A experiência surgiu com alunos do 3º ano da modalidade Educação de Jovens e Adultos da Escola Provincial nº 732, da cidade de Comodoro Rivadavia (Patagônia Argentina). O objetivo foi identificar e caracterizar diversos tipos de resíduos quanto ao teor de fósforo, pH e condutividade elétrica. Além disso, visa sensibilizar sobre a importância da gestão adequada dos resíduos. Para além dos resultados empíricos que emergem da experiência laboratorial, deve-se destacar a importância da extensão universitária como instrumento não apenas para a construção de espaços de diálogo e práticas pedagógicas, mas também para abordar esferas sociais que transcendem a nossa formação e o nosso próprio campo da ação cotidiana, gerando interações entre diversas esferas sociais.</em></span></span></span></p>2025-01-24T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 Revista ELO – Diálogos em Extensãohttps://periodicos.ufv.br/elo/article/view/16180Amêndoa de macaúba: incentivo à agricultura familiar por meio do desenvolvimento de produtos2024-10-16T19:07:23-03:00Caroline Liboreiro PAIVAcarolinepaiva7@gmail.comMaria Eduarda Soares ANDRADEeduardasoaresandrade9@gmail.comDayane Helena da FONSECAdayane.fonseca@ufv.brLarissa Fernandes da SILVAlarissa.fs@aluno.ufop.edu.brRenata Osaqui FLORIANOrenata.floriano@aluno.ufop.edu.brPriscila Cardoso FIDELISpriscila.fidelis@ufop.edu.brFrederico Augusto Ribeiro de BARROScarolinepaiva7@gmail.com<p class="western"><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><span style="font-size: small;"><em>A amêndoa de macaúba, rica em lipídeos, proteínas, fibras e minerais, é um ingrediente promissor para a elaboração de alimentos. Este projeto, uma parceria entre UFV, UFOP e UFMG, teve como objetivo promover o uso desta amêndoa junto a famílias afetadas pelo rompimento da barragem do Fundão e pelos efeitos econômicos causados pela pandemia de COVID-19, a partir da elaboração e divulgação de alimentos saudáveis. Agricultoras familiares de Goiabeiras/MG foram o público-alvo por fabricarem produtos para a merenda escolar e pelo fato de já possuírem a palmeira macaúba presente em suas propriedades. Foram desenvolvidos bolos, cookies, cocadas e extratos solúveis utilizando a amêndoa, os quais foram submetidos às análises de composição nutricional e sensorial. O projeto culminou com a realização de oficinas e cartilhas sobre a elaboração dos produtos. Acredita-se que a comercialização desses produtos seja uma oportunidade de geração de renda para aqueles que vivem do extrativismo da macaúba.</em></span></span></p>2025-01-13T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 Revista ELO – Diálogos em Extensãohttps://periodicos.ufv.br/elo/article/view/18374As tecnologias da informação e comunicação e o lúdico associado ao processo de ensino-aprendizagem2024-08-28T10:44:55-03:00Letícia Costa Dias COCATIleticia.costa@uemg.brAlex Roddan Marta ALVESalex.0993177@discente.uemg.br<p class="western"><span style="color: #000000;"><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><span style="font-size: small;"><em>O trabalho focou na utilização do ChemSketch</em></span></span></span><span style="color: #000000;"><sup><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><span style="font-size: small;"><em>®</em></span></span></sup></span><span style="color: #000000;"><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><span style="font-size: small;"><em> para a criação de jogos educativos em Química, destinados principalmente a alunos do Ensino Médio. Os objetivos abrangeram a capacitação no uso do software, o desenvolvimento de jogos como memória e quiz e a divulgação através de redes sociais. O público-alvo consistiu em aproximadamente 38 discentes/docentes participantes dos jogos e em torno de 200 seguidores na página quimicagame. Teve-se resultados favoráveis em relação à </em></span></span></span><span style="color: #000000;"><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><span style="font-size: small;"><em>Sala de Jogos</em></span></span></span><span style="color: #000000;"><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><span style="font-size: small;"><em>, podendo ser observado através de questionário aplicado aos docentes/discentes, que acharam ótimo em relação à aplicação da teoria e conceito do assunto, a troca de informação e a relação entre professor-aluno, aprendizado do aluno relacionada ao conteúdo de química e interação dos alunos-alunos. Ademais, docentes e discentes não mudariam a </em></span></span></span><span style="color: #000000;"><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><span style="font-size: small;"><em>Sala de Jogos</em></span></span></span><span style="color: #000000;"><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><span style="font-size: small;"><em>, gostariam que na sua escola também tivesse uma, e apenas 10 conheciam a página do Instagram. Ao final, observou-se uma dinâmica incentivadora, de motivação e aprendizado. </em></span></span></span></p>2025-01-24T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 Revista ELO – Diálogos em Extensãohttps://periodicos.ufv.br/elo/article/view/18513Educação alimentar e nutricional no contexto da doença celíaca2024-10-10T15:32:37-03:00Ana Clara Marsicano de Noronha ZINIana.zini@ufv.brTatiana Coura OLIVEIRAtatiana.coura@ufv.brMonise Viana ABRANCHESmonise.abranches@ufv.br<p class="western"><span style="color: #000000;"><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><span style="font-size: small;"><em>Este trabalho promoveu ações de Educação Alimentar e Nutricional (EAN) que auxiliaram a ampliação do diálogo sobre a doença celíaca. O curso ConVIVER sem glúten: desafios e possibilidades foi desenvolvido nos meses de setembro e outubro de 2023. Participaram dos encontros 30 pessoas, com idade de 21,4 ± 2,4 anos. A proposta pedagógica incluiu: 1) Inscrição e preenchimento de questionário; 2) Realização do curso baseado nos círculos de cultura e oficina culinária; 3) Avaliação das atividades; e 4) Criação de e-book. O glúten foi caracterizado como carboidrato por 22,2% dos respondentes, e a doença celíaca, embora tenha sido relacionada ao consumo de alimentos com glúten por 70,4%, foi descrita como “alteração metabólica” e “intolerância”. As ações receberam nota máxima (10) pelos participantes, tendo sido destacada a dinamicidade das técnicas pedagógicas. As estratégias proporcionam conhecimento para o manejo da doença, autonomia para escolhas alimentares conscientes e construção de um espaço social alimentar saudável, na perspectiva da comensalidade. </em></span></span></span></p>2025-01-30T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 Revista ELO – Diálogos em Extensãohttps://periodicos.ufv.br/elo/article/view/18545Extensão e responsabilidade social universitária: a experiência do projeto IntegrAÇÃO UFV-CRP: Envelhecer Bem na Universidade2024-10-03T16:28:11-03:00Luciano Lopes PEREIRAluciano.pereira@ufv.brVirgínia Souza SANTOSvirginiasantos@ufv.brJaqueline Dias PEREIRAjaqueline.dias@ufv.br<p class="western" lang="pt-PT" align="justify"><span style="font-size: small;"><span lang="pt-BR"><em>Este</em></span> <span lang="pt-BR"><em>estudo</em></span> <span lang="pt-BR"><em>aborda</em></span> <span lang="pt-BR"><em>a</em></span> <span lang="pt-BR"><em>necessidade</em></span> <span lang="pt-BR"><em>de</em></span> <span lang="pt-BR"><em>integração</em></span> <span lang="pt-BR"><em>entre</em></span> <span lang="pt-BR"><em>ensino</em></span> <span lang="pt-BR"><em>e</em></span> <span lang="pt-BR"><em>extensão</em></span> <span lang="pt-BR"><em>nas</em></span> <span lang="pt-BR"><em>instituições</em></span> <span lang="pt-BR"><em>universitárias,</em></span> <span lang="pt-BR"><em>embasando-se</em></span> <span lang="pt-BR"><em>em</em></span> <span lang="pt-BR"><em>observações</em></span> <span lang="pt-BR"><em>e</em></span> <span lang="pt-BR"><em>resultados</em></span> <span lang="pt-BR"><em>do</em></span> <span lang="pt-BR"><em>projeto</em></span> <span lang="pt-BR"><em>"IntegrAÇÃO</em></span> <span lang="pt-BR"><em>UFV-CRP".</em></span> <span lang="pt-BR"><em>O</em></span> <span lang="pt-BR"><em>objetivo</em></span> <span lang="pt-BR"><em>foi</em></span> <span lang="pt-BR"><em>analisar</em></span> <span lang="pt-BR"><em>a</em></span> <span lang="pt-BR"><em>efetividade</em></span> <span lang="pt-BR"><em>da</em></span> <span lang="pt-BR"><em>integração</em></span> <span lang="pt-BR"><em>de</em></span> <span lang="pt-BR"><em>um</em></span> <span lang="pt-BR"><em>grupo</em></span> <span lang="pt-BR"><em>de</em></span> <span lang="pt-BR"><em>idosos</em></span> <span lang="pt-BR"><em>do</em></span> <span lang="pt-BR"><em>município</em></span> <span lang="pt-BR"><em>de</em></span> <span lang="pt-BR"><em>Rio</em></span> <span lang="pt-BR"><em>Paranaíba-MG</em></span> <span lang="pt-BR"><em>à</em></span> <span lang="pt-BR"><em>Universidade</em></span> <span lang="pt-BR"><em>Federal</em></span> <span lang="pt-BR"><em>de</em></span> <span lang="pt-BR"><em>Viçosa</em></span> <span lang="pt-BR"><em>–</em></span> <span lang="pt-BR"><em>Campus</em></span> <span lang="pt-BR"><em>Rio</em></span> <span lang="pt-BR"><em>Paranaíba –,</em></span> <span lang="pt-BR"><em>por</em></span> <span lang="pt-BR"><em>meio</em></span> <span lang="pt-BR"><em>da</em></span> <span lang="pt-BR"><em>promoção</em></span> <span lang="pt-BR"><em>do</em></span> <span lang="pt-BR"><em>conhecimento,</em></span> <span lang="pt-BR"><em>compartilhamento</em></span> <span lang="pt-BR"><em>de</em></span> <span lang="pt-BR"><em>experiências,</em></span> <span lang="pt-BR"><em>socialização</em></span> <span lang="pt-BR"><em>e</em></span> <span lang="pt-BR"><em>autonomia</em></span> <span lang="pt-BR"><em>individual.</em></span> <span lang="pt-BR"><em>Destaca-se</em></span> <span lang="pt-BR"><em>a</em></span> <span lang="pt-BR"><em>importância</em></span> <span lang="pt-BR"><em>de</em></span> <span lang="pt-BR"><em>políticas</em></span> <span lang="pt-BR"><em>públicas</em></span> <span lang="pt-BR"><em>e</em></span> <span lang="pt-BR"><em>iniciativas</em></span> <span lang="pt-BR"><em>que</em></span> <span lang="pt-BR"><em>atendam</em></span> <span lang="pt-BR"><em>às</em></span> <span lang="pt-BR"><em>demandas</em></span> <span lang="pt-BR"><em>da</em></span> <span lang="pt-BR"><em>população</em></span> <span lang="pt-BR"><em>idosa.</em></span> <span lang="pt-BR"><em>O</em></span> <span lang="pt-BR"><em>projeto</em></span> <span lang="pt-BR"><em>englobou</em></span> <span lang="pt-BR"><em>diversas</em></span> <span lang="pt-BR"><em>oficinas</em></span> <span lang="pt-BR"><em>e</em></span> <span lang="pt-BR"><em>atividades</em></span> <span lang="pt-BR"><em>educativas,</em></span> <span lang="pt-BR"><em>gastronômicas</em></span> <span lang="pt-BR"><em>e</em></span> <span lang="pt-BR"><em>de</em></span> <span lang="pt-BR"><em>inclusão</em></span> <span lang="pt-BR"><em>digital</em></span> <span lang="pt-BR"><em>que</em></span> <span lang="pt-BR"><em>proporcionaram</em></span> <span lang="pt-BR"><em>recursos</em></span> <span lang="pt-BR"><em>para</em></span> <span lang="pt-BR"><em>um</em></span> <span lang="pt-BR"><em>envelhecimento</em></span> <span lang="pt-BR"><em>saudável</em></span> <span lang="pt-BR"><em>e</em></span> <span lang="pt-BR"><em>ativo.</em></span> <span lang="pt-BR"><em>Este</em></span> <span lang="pt-BR"><em>trabalho</em></span> <span lang="pt-BR"><em>apresentou</em></span> <span lang="pt-BR"><em>resultados</em></span> <span lang="pt-BR"><em>positivos</em></span> <span lang="pt-BR"><em>do</em></span> <span lang="pt-BR"><em>projeto</em></span> <span lang="pt-BR"><em>na</em></span> <span lang="pt-BR"><em>promoção</em></span> <span lang="pt-BR"><em>do</em></span> <span lang="pt-BR"><em>bem-estar</em></span> <span lang="pt-BR"><em>físico</em></span> <span lang="pt-BR"><em>e</em></span> <span lang="pt-BR"><em>psíquico</em></span> <span lang="pt-BR"><em>dos</em></span> <span lang="pt-BR"><em>idosos,</em></span> <span lang="pt-BR"><em>ressaltando</em></span> <span lang="pt-BR"><em>a</em></span> <span lang="pt-BR"><em>relevância</em></span> <span lang="pt-BR"><em>da</em></span> <span lang="pt-BR"><em>responsabilidade</em></span> <span lang="pt-BR"><em>social</em></span> <span lang="pt-BR"><em>das</em></span> <span lang="pt-BR"><em>instituições</em></span> <span lang="pt-BR"><em>de</em></span> <span lang="pt-BR"><em>ensino.</em></span></span></p>2025-02-04T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 Revista ELO – Diálogos em Extensãohttps://periodicos.ufv.br/elo/article/view/18815Impactos da curricularização da extensão para o curso de Administração no Brasil frente às novas diretrizes curriculares2024-10-14T17:05:21-03:00Carolina Machado SARAIVAcarolamsaraiva@gmail.comAlessia Cordeiro MARTINSalessiacmartins@gmail.comRaoni de Oliveira INÁCIOraoni.inacio@ufop.edu.brFabio Viana de MOURAfavimoura@ufop.edu.br<p><em>O Plano Nacional de Educação 2014/2024, Lei n° 13.005/2014, meta 12.7, determinou, para todos os cursos de graduação, a integralização da carga horária curricular com, no mínimo, 10% realizada em extensão universitária. Diante desta normativa e das novas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs), o objetivo da pesquisa foi estudar os impactos da curricularização da extensão universitária para o curso de Administração. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de objetivo descritivo conclusivo com análise documental comparativa, sendo os principais documentos analisados as Resoluções n° 7, de 18 de dezembro de 2018, e a Resolução n° 5, de 14 de outubro de 2021. Após a análise, os resultados encontrados permitem inferir que a extensão se alinha ao desenvolvimento de todas as atribuições gerais do egresso, ao método de aprendizagem do curso e ao preenchimento de lacunas na formação do gestor quanto a formação crítica e reflexiva, principalmente no âmbito social e ético.</em></p>2025-02-03T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 Revista ELO – Diálogos em Extensãohttps://periodicos.ufv.br/elo/article/view/20014WebCiência IQ-UFG: padrões temporais multiescala na transpandemia2025-01-14T14:02:35-03:00Martin Schwellberger BARBOSAmartin_barbosa@ufg.brLívia Flório SGOBBIlivia_sgobbi@ufg.brGustavo Nicolau PEREIRAgustavvo_nicolau@discente.ufg.brJoão Vitor Fernandes PAIVAjoaoouvittor@gmail.comBianca Fagundes TELESbianca@discente.ufg.brDaniel Santos PAULAdaniel.santos@discente.ufg.brPedro Henrique FERRIpedro_ferri@ufg.br<p class="western"><span style="color: #000000;"><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><span style="font-size: small;"><em>As redes sociais geram dados estruturados no espaço e no tempo, possibilitando analisar processos complexos em uma comunidade. O enorme fluxo de informação, no entanto, requer métodos para aquisição e análise de dados no tempo. Nesse contexto, avaliou-se o padrão temporal no desempenho do canal de divulgação científica WebCiência IQ-UFG, no YouTube®, durante a transpandemia. Para modelar a influência do tempo em múltiplas escalas, foram utilizados mapas de autovetores de Moran (MEM) em análises de redundância e variogramas multivariados. Os resultados indicaram que as métricas de desempenho do canal foram mais bem representadas por MEM gerados de conexões baseadas na distância temporal relativa e ponderadas não linearmente com a data de postagem dos webinários. As estruturas temporais relacionaram-se principalmente ao ensino remoto ou presencial e quanto à equipe de gestão (escala grande), bem como aos ciclos letivos e anos dos webinários (escala intermediária). Além de modelarem as múltiplas escalas, os MEM controlaram a variância crescente nas métricas de desempenho entre webinários vizinhos, ao longo do tempo, bem como a tendência unidirecional da coordenada temporal.</em></span></span></span></p>2025-01-28T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 Revista ELO – Diálogos em Extensão