https://periodicos.ufv.br/elo/issue/feed Revista ELO – Diálogos em Extensão 2020-05-29T18:31:51-03:00 Elo elo@ufv.br Open Journal Systems <p class="western" align="justify"><span style="font-size: medium;">Revista Elo – Diálogos em Extensão – </span><strong style="font-size: medium;">ISSN 2317 5451</strong></p> <p class="western" align="justify"><span style="font-size: medium;">A Revista ELO – Diálogos em Extensão é uma publicação mantida pela Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da Universidade Federal de Viçosa. Lançada em novembro de 2010, a revista é voltada principalmente para a divulgação de artigos científicos relativos à extensão universitária desenvolvidos no Brasil e em outros países. A revista prevê as seções de artigos, relatos de experiência, resenha e a divulgação de uma instituição ou programa de extensão.</span></p> <p class="western" align="justify"><span style="font-size: medium;">A Revista ELO – Diálogos em Extensão recebe trabalhos relacionados às seguintes áreas temáticas da extensão universitária: Agroecologia, Associativismo, Cooperativismo, Comunicação, Cultura, Direitos Humanos, Educação, Gênero, Meio Ambiente, Políticas Públicas, Ruralidade, Saúde, Segurança Alimentar, Tecnologia, Teorias e Metodologias em Extensão, Trabalho, Territoriedade.</span></p> <p class="western" align="justify"><span style="font-size: medium;">O periódico atualmente adota o formato online, primando pela regularidade, qualidade e agilidade no processo de avaliação dos trabalhos submetidos, buscando, assim, alcançar os melhores resultados junto aos órgãos indexadores, mas a Revista ELO – Diálogos em Extensão já está indexada ao: DOAJ, Latindex,&nbsp;</span><span style="font-size: medium;">Google Acadêmico, Sumários, LivRe, .periodicos., Miar, EuroPub.</span></p> <p class="western" align="justify"><span style="font-size: medium;">A Revista ELO – Diálogos em Extensão é uma publicação eletrônica de periodicidade semestral e utiliza o Sistema de Editoração Eletrônica de Revistas (OJS/SEER), recebendo trabalhos em fluxo contínuo.</span></p> <p class="western" align="justify"><span style="font-size: medium;">Os interessados devem submeter trabalhos e o acompanhar o trâmite para publicação pelo site www.elo.ufv.br.</span></p> <p class="western" align="justify"><span style="font-size: medium;">Todos os trabalhos enviados para apreciação deverão enquadrar-se na formatação exigida no espaço “SUBMISSÕES ONLINE”, sob pena de não serem analisados quanto ao mérito e conteúdo.</span></p> <p class="western" align="justify"><span style="font-size: medium;">Os artigos devem ser submetidos em português, espanhol ou inglês.</span></p> <p class="western" align="justify"><span style="font-size: medium;">Os Editores reservam o direito de garantir um intervalo de duas edições entre duas publicações de um mesmo autor e/ou de um mesmo grupo de trabalho, projeto ou programa de extensão.</span></p> <p class="western" align="justify"><span style="font-size: medium;">Este periódico não faz nenhuma restrição à titulação acadêmica mínima para submissão de trabalhos e a avaliação é feita com base no sistema de análise “cega” por pares.</span></p> https://periodicos.ufv.br/elo/article/view/10363 Expediente 2020-05-29T18:31:51-03:00 Admin Revista ELO elo@ufv.br 2020-05-28T16:48:07-03:00 Copyright (c) 2020 Revista ELO – Diálogos em Extensão https://periodicos.ufv.br/elo/article/view/1283 Os símbolos das linguagens artísticas do congado de Paula Cândido 2020-05-27T17:02:35-03:00 Vanessa Lana vanessalana@ufv.br Lorena Oliveira Vieira lorenahist2014@gmail.com Flaviane Leite flavianeleite@ufv.br <p><span>A proposta desta artigo é apresentar e discutir os resultados do projeto de pesquisa intitulado “Os símbolos das linguagens artísticas do congado de Paula Cândido”, realizado por meio do Programa Institucional de Bolsas de Cultura e Arte Universitária – Procultura, da Universidade Federal de Viçosa. O projeto analisou os simbolismos e rituais do congado na Festa de Nossa Senhora do Rosário, buscando perceber as linguagens artísticas da celebração, o envolvimento e significados para a comunidade local. Como resultado do projeto foi elaborada e distribuída uma cartilha discutindo cultura, congado e tradições.</span></p> 2020-05-27T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2020 Revista ELO – Diálogos em Extensão https://periodicos.ufv.br/elo/article/view/8176 Estudo das características da produção, comercialização e qualidade de produtos derivados de jabuticaba no município de Sabará-Minas Gerais, Brasil. 2020-05-27T17:02:36-03:00 Nathália Andrade Neves andradeneves.nathalia@gmail.com Luiza Aparecida Carneiro Fernandes luizacf93@gmail.com Maria Emilia Rodrigues Valente millaeal2003@yahoo.com.br Frederico Augusto Ribeiro de Barros fredbarros83@gmail.com Paulo César Stringheta p.stringheta@ufv.br <p>O Festival da Jabuticaba, evento tradicional em Sabará-MG, ocorre graças à Associação dos Produtores de Derivados de Jabuticaba de Sabará (ASPRODEJAS), o qual os membros produzem e comercializam diversas iguarias a partir da fruta. Objetivando conhecer as características de produção, comercialização e o potencial do município para a obtenção de um selo de indicação geográfica (IG), foram aplicados questionários às produtoras e coletadas amostras de geleias e licores para análise da qualidade. Os resultados mostraram uma produção de caráter artesanal e comercialização informal. Algumas das geleias e licores analisados apresentaram-se fora dos padrões de qualidade estabelecidos na legislação e apresentaram falta de padronização na forma de obtenção. Os resultados obtidos permitiram concluir que a criação de um selo de IG no município é pertinente, embora seja notória a necessidade de investimento em infraestrutura e capacitação técnicas para a obtenção de produtos de maior qualidade. </p><p> </p> 2020-05-27T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2020 Revista ELO – Diálogos em Extensão https://periodicos.ufv.br/elo/article/view/8478 A leitura literária na escola: ação e formação docente 2020-05-27T17:02:37-03:00 Sheila Ferreira Gonçalo sheila.goncalo@ifsp.edu.br Ana Carolina Machado anacarolinamachado2903@gmail.com Cícera Jéssica Paes Casarin Monteiro jessicapaes@gmail.com Lizandra Bianchi de Jesus lizandra.bianchi@gmail.com Manoela dos Santos Pereira manoelasantos045@gmail.com <p>Esse relato de experiência discute as ações realizadas no âmbito do projeto de extensão “Leitura Literária na Escola: Ação e Formação Docente”, desenvolvido no Instituto Federal de São Paulo – Campos do Jordão. O projeto teve como objetivo aprimorar a formação inicial de professores, aprofundando seus conhecimentos referentes à didática envolvida na prática pedagógica de leitura de textos literários em sala de aula. Além disso, por meio de intervenções pedagógicas diferenciadas, o projeto buscou estimular o prazer pela leitura, atendendo alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Foram planejadas e aplicadas situações de intervenção, envolvendo a leitura de livros de literatura infantil, seguida de uma atividade relacionada ao enredo da história lida. O planejamento das intervenções e a atuação em sala de aula possibilitaram às extensionistas a análise reflexiva sobre a efetividade das estratégias didáticas propostas, viabilizando uma investigação de caráter didático.</p> 2020-05-27T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2020 Revista ELO – Diálogos em Extensão