https://periodicos.ufv.br/elo/issue/feedRevista ELO – Diálogos em Extensão2024-10-23T15:56:46-03:00Eloelo@ufv.brOpen Journal Systems<p class="western" align="justify"><span style="font-size: medium;">Revista Elo – Diálogos em Extensão – </span><strong style="font-size: medium;">ISSN 2317 5451</strong></p> <p class="western" align="justify"><span style="font-size: medium;">A Revista ELO – Diálogos em Extensão é uma publicação mantida pela Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da Universidade Federal de Viçosa. Lançada em novembro de 2010, a revista é voltada principalmente para a divulgação de artigos científicos relativos à extensão universitária desenvolvidos no Brasil e em outros países. A revista prevê as seções de artigos, relatos de experiência e resenha.</span></p> <p class="western" align="justify"><span style="font-size: medium;">A Revista ELO – Diálogos em Extensão recebe trabalhos relacionados às seguintes áreas temáticas da extensão universitária: Agroecologia, Associativismo, Cooperativismo, Comunicação, Cultura, Direitos Humanos, Educação, Gênero, Meio Ambiente, Políticas Públicas, Ruralidade, Saúde, Segurança Alimentar, Tecnologia, Teorias e Metodologias em Extensão, Trabalho, Territoriedade.</span></p> <p class="western" align="justify"><span style="font-size: medium;">O periódico atualmente adota o formato online, primando pela regularidade, qualidade e agilidade no processo de avaliação dos trabalhos submetidos, buscando, assim, alcançar os melhores resultados junto aos órgãos indexadores, mas a Revista ELO – Diálogos em Extensão já está indexada ao: DOAJ, Latindex, </span><span style="font-size: medium;">Google Acadêmico, Sumários, LivRe, Periodicos, Periodicos de Minas, Miar.</span></p> <p class="western" align="justify"><span style="font-size: medium;">A Revista ELO – Diálogos em Extensão é uma publicação eletrônica de periodicidade semestral e utiliza o Sistema de Editoração Eletrônica de Revistas (OJS/SEER), recebendo trabalhos em fluxo contínuo.</span></p> <p class="western" align="justify"><span style="font-size: medium;">Os interessados devem submeter trabalhos e o acompanhar o trâmite para publicação pelo site www.elo.ufv.br.</span></p> <p class="western" align="justify"><span style="font-size: medium;">Todos os trabalhos enviados para apreciação deverão enquadrar-se na formatação exigida no espaço “SUBMISSÕES ONLINE”, sob pena de não serem analisados quanto ao mérito e conteúdo.</span></p> <p class="western" align="justify"><span style="font-size: medium;">Os artigos devem ser submetidos em português, espanhol ou inglês.</span></p> <p class="western" align="justify"><span style="font-size: medium;">Os Editores reservam o direito de garantir um intervalo de duas edições entre duas publicações de um mesmo autor e/ou de um mesmo grupo de trabalho, projeto ou programa de extensão.</span></p> <p class="western" align="justify"><span style="font-size: medium;">Este periódico não faz nenhuma restrição à titulação acadêmica mínima para submissão de trabalhos e a avaliação é feita com base no sistema de análise “cega” por pares.</span></p>https://periodicos.ufv.br/elo/article/view/17776Sensibilizando para a acessibilidade linguística na comunicação: relato de experiência de uma ação de extensão universitária2023-12-20T07:50:23-03:00Renata de Lima SOUSArenatalima.dl@gmail.comJoicy Sabóia de Oliveira LUNAjoicysaboia@gmail.com<p><em>O acesso à informação é um direito humano e constitucional de todos os cidadãos. No entanto, existe um grande abismo entre o que é garantido por lei e a real efetivação do direito. Pessoas surdas correspondem a 5% da população brasileira, segundo dados do IBGE, e enfrentam barreiras cotidianas no exercício dos seus direitos como o acesso à informação. Poucos veículos de informação investem em produção de conteúdo jornalístico acessível e, quando há presença de conteúdo acessível, constata-se a ausência do respeito aos padrões previstos nas normativas da ABNT. A ação de extensão AcessCom, realizada em formato de seminário, buscou promover a sensibilização de profissionais e mediadores da comunicação para o direito ao acesso à informação e para as pautas do público surdo. Em dois dias de programação, 74 participantes do seminário debateram as vivências e os desafios das pessoas surdas no acesso à informação e conheceram produções informativas com acessibilidade linguística.</em></p>2024-01-08T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Revista ELO – Diálogos em Extensãohttps://periodicos.ufv.br/elo/article/view/17642Doença pulmonar obstrutiva crônica e educação em saúde: relato de experiência sobre ação extensionista em escola pública de Maceió - AL 2024-10-18T15:43:38-03:00Ana Karolina Barros de JESUSanakbjesus.incor@gmail.comMayara Ricardo MORAESmayararicardomed@gmail.comGabriel Carneiro de ARAÚJOaraujocgabriel10@gmail.comGiorbélio dos Santos SILVA JUNIORgiorbelio.junior@gmail.comMartha Pontes de Miranda BRANDÃOtitabrandao79@gmail.comLarissa Marques da Rocha GUEDESlarissa_guedes24@hotmail.comMarina de Barros BERNUCIOmarinabbernucio@gmail.comRoberta Correia DANTASrobertaoficial2015@gmail.comArlindo Garrote da SILVA JUNIORarlindobr11@gmail.comMorgana Barbosa DUARTEmorganabduarte@gmail.comSusana Alves Araújo RAMOSsualvesaraujo@hotmail.com<p><em>A Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC) é um desafio à saúde pública, caracterizado por </em><em>inflamação das vias respiratórias, diminuindo o fluxo aéreo. A principal causa da doença é o tabagismo, e </em><em>promover ações de prevenção primária, inclusive nas escolas, é crucial. Este relato descreve a vivência dos </em><em>universitários na atividade de extensão sobre a DPOC, realizada com escolares de Maceió - AL. Trata-se de um </em><em>relato de experiência compartilhado pelos acadêmicos do curso de Medicina, que realizaram atividades visando</em><br /><em>a prevenção primária da DPOC por meio de recursos visuais, jogos e distribuição de brindes aos alunos, que se </em><em>envolveram ativamente, fortalecendo a conscientização em saúde entre as instituições de ensino. A ação de </em><em>extensão permitiu a avaliação da importância da educação em saúde no ambiente escolar, com métodos simples </em><em>e acessíveis, sensibilizando os alunos sobre o tema, superando as expectativas em relação ao interesse dos </em><em>estudantes durante a atividade.</em></p>2024-02-02T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Revista ELO – Diálogos em Extensãohttps://periodicos.ufv.br/elo/article/view/17496Educação em saúde no contexto do Sistema Prisional de Viçosa-MG: relato de experiência2024-10-21T18:53:09-03:00Ricardo Eustaquio de FREITASricardo.e.freitas@ufv.brDeisiane Moreira NATIVIDADEdeisiane.natividade@ufv.brMaria Fernanda Barbosa DIASmaria.dias1@ufv.br<p><em>A Associação de Assistência aos Condenados (APAC) é uma entidade jurídica presente em diversas regiões do Brasil e que tem como objetivo promover a humanização das prisões e, por conseguinte, evitar a reincidência do recuperando no crime. Nessa parceria, os estudantes vinculados à Frente de População Privada de Liberdade (FPPL) da LUMA executam atividades de educação em saúde com os recuperandos que estão em cumprimento de pena no regime fechado na APAC. O principal objetivo do presente relato de experiência é expor as observações e impressões dos integrantes da LUMA da Universidade Federal de Viçosa (UFV) em atividade educativa sobre Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) na APAC de Viçosa-MG. Integrantes da da liga, junto à comunidade privada de liberdade, fizeram uma atividade em formato de grupo de conversa, a qual iniciou-se com uma dinâmica de jogo de tabuleiro, e ao final uma apresentação de slides interativa. Na avaliação entre os membros da LUMA, em reunião posterior ao encontro, foi possível identificar a necessidade de se repetir atividades como essa, mas também em outros temas como saúde reprodutiva e saúde mental.</em></p>2024-10-01T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Revista ELO – Diálogos em Extensãohttps://periodicos.ufv.br/elo/article/view/19208Tecido sanguíneo e educação em saúde no âmbito escolar: um relato de experiência extensionista2024-10-16T19:00:17-03:00Mariana Heloiza Ribeiro CARVALHOmarianaheloiza@hotmail.comGabriela Muniz de Albuquerque MELOgabriela.beiriz@cesmac.edu.brBrunna Lyana Cardoso dos SANTOSBrunnalyana@gmail.comLivia Vieira Do Carmo PEIXOTOliviavcpeixoto10@gmail.comLavinia Alves FERNANDESflavinia761@gmail.comMaryna Roberta Santos OLIVEIRAmarynaroberta32@gmail.comManuella Nunes MACHADOManuellaxe@outlook.comAna Clara Salles CAMPOSana.clara.sc@hotmail.comAline Tenório Lins CARNAÚBAaline.lins@cesmac.edu.br<p><em>A educação em saúde caracteriza-se como processo de construção da saúde por meio de ações educativas, promovendo na população a apropriação de um determinado tema. Este relato descreve a vivencia a partir de um projeto de extensão desenvolvido por discentes do segundo período do curso de Medicina, em conjunto com alunos de uma escola pública estadual de Maceió/AL. No qual abordou-se o tema tecido sanguíneo, tendo como foco o desenvolvimento de atividades voltadas à promoção da educação em saúde, utilizando como recursos atividades planejadas que possuíam intenção pedagógica. O ensino a respeito das características do sangue é fundamental, tendo em vista a sua importância no organismo e sua relação com doenças decorrentes de alterações sanguíneas. Posto isso, a ação de extensão ampliou a participação para além da sala de aula, sendo fundamental no aprendizado e desenvolvimento dos escolares.</em></p>2024-11-13T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Revista ELO – Diálogos em Extensãohttps://periodicos.ufv.br/elo/article/view/17291Utilização de plantas medicinais em oficinas terapêuticas para usuários de Centro de Atenção Psicossocial (CAPS): manipulação e uso racional.2024-10-22T19:26:16-03:00Janaína Gonçalves da Silva MELOjanaina.melo@fps.edu.brRenata Virgínia Bezerra da SILVArenatavirginiab@gmail.comThaysa Thayna Cavaliere SILVAthaysacavaliere@gmail.comYorrana Luna VILARIMyorrana.vilarim@hotmail.comVanessa Caroline da Silva CÂNDIDOvanessacaroline402@gmail.comRayanne Maria Espíndola Araújo de LUNArayanneluna3835@gmail.comApache Santiago FERREIRAapachesantiago@yahoo.com.br<p><em>Este relato de experiência visa apresentar as atividades desenvolvidas na extensão curricularizada </em><em>por estudantes do curso de farmácia da Faculdade Pernambucana de Saúde (FPS) localizada em Recife - </em><em>Pernambuco, com o objetivo de realizar oficinas terapêuticas para usuários de um Centro de Atenção </em><em>Psicossocial (CAPS) utilizando a manipulação com plantas medicinais e enfatizando seu uso racional. Durante </em><em>as oficinas, os participantes foram orientados a confeccionar seus próprios sachês de chá, xarope e loção </em><em>hidratante, manipulados com extratos de plantas medicinais. Como resultados, os participantes demonstraram </em><em>interesse e dedicação às atividades propostas e relataram ter tido uma melhora subjetiva no seu dia, através do </em><em>ambiente de socialização e fortalecimento da sua autonomia.</em></p>2024-04-02T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Revista ELO – Diálogos em Extensãohttps://periodicos.ufv.br/elo/article/view/17149Metodologia da problematização no desenvolvimento de uma ação educativa sobre infecções vulvovaginais2024-10-21T18:32:40-03:00Bruna Emilia da Costa TERRAbruna.emilia0509@gmail.comLívia Cristina Soares PANZOliviapanzo@hotmail.comGabriela Fernandes Nóbrega ALVIMgabrielafnobregaa@gmail.comRaul Vitor Nascimento Severi SILVAraul_vitorv@outlook.comJoão Gabriel Machado SILVAjoaogmineiros8@gmail.comIsabela Salgueiro MARQUEZisabelasalgueiro@icloud.comClesnan MENDES-RODRIGUESclesnan@ufu.brPatrícia Costa dos Santos da SILVApatriciacosta@ufu.br<p><em>As infecções vulvovaginais representam uma das doenças mais comuns nos consultórios </em><em>ginecológicos. Dentre as queixas mais recorrentes, estão os corrimentos vaginais causados por infecções como </em><em>candidíase, tricomoníase e vaginose bacteriana. Sendo assim, o objetivo é descrever a experiência dos alunos de </em><em>graduação em Enfermagem de uma Universidade Federal do Triângulo Mineiro com a utilização da </em><em>metodologia da problematização no desenvolvimento de uma ação educativa. Tal ação foi desenvolvida pelos</em><br /><em>alunos da disciplina de Projeto Interdisciplinar II. A ação educativa sobre infecções vulvovaginais realizada em </em><em>2019, foi planejada a partir do Arco de Maguerez e implementada em um ambulatório de Ginecologia e </em><em>Obstetrícia focada nas mulheres como público-alvo. A metodologia da problematização propiciou o trabalho em </em><em>equipe, incentivou a pesquisa, o protagonismo dos estudantes na busca por soluções que contribuíram na </em><em>construção do conhecimento sobre infecções vulvovaginais.</em></p>2024-09-13T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Revista ELO – Diálogos em Extensãohttps://periodicos.ufv.br/elo/article/view/17861O vínculo terapêutico com o paciente com deficiência do desenvolvimento: reflexões de um projeto de extensão2024-03-08T14:05:02-03:00Ênio Lacerda VILAÇAelvilaca@gmail.comJúlia Villemberg Turini CONSTANTINOvillembergstudy@gmail.comAmanda de Paula FERREIRAamandadepaulafr@gmail.comMaria Barros Lima MARTINSmariablmartins@gmail.comJúlia Rodrigues ANDRADEjulia.rodrigues.andrade@hotmail.comLucas Ambrósio LIMAlima.ambrosio@hotmail.comJúlia Freitas Viana GUERRAjuliafreitasguerraa@gmail.comMariana Ramos COIMBRAnanacoimbra4@gmail.comVictor Santos BATISTAvictorsb.lonesco@gmail.comRafaela Airoldi Dias HORTArafaelaairoldi@ufmg.brMaria Eduarda Palhares LIMAeduarda1palhares@gmail.comThayná Caroline Franças de Pinho CARVALHOthayna_cfpc@hotmail.comFelipe Diniz AGUIARfelipedinizaguiar@gmail.comIsadora Lima SARAIVAisadora.l.s@live.comLucas Wagner Lima ALVESlucaswla@ufmg.brVictoria Leonardo Machado Saber TEIXEIRAvic_saber@hotmail.comGustavo Lottermann LORENZgllorenz@ufmg.brCauã Gabriel dos SANTOSmini-man1820@odonto.grad.ufmg.brLia Silva de CASTILHOliasilvacastilho@gmail.com<p><em>Relato de experiência de uma atividade coletiva entre os participantes do Projeto de Extensão “Atendimento Odontológico à Pessoa com Deficiência do Desenvolvimento” na qual objetivou-se conhecer, a partir dos artigos publicados durante a duração do projeto, experiências que contemplassem o vínculo terapêutico entre profissional/paciente. Foram observadas várias vivências que abrangem os domínios da Vinculação Terapêutica: gestão dos serviços da atenção básica, ações específicas da atenção básica, assistência terapêutica, participação e democratização dos serviços, competência/formação profissional e práticas educativas na Atenção Primária em Saúde e que contemplam também as diretrizes da Extensão Universitária: relação dialógica com a sociedade, impacto e transformação social, impacto na formação do estudante, interdisciplinariedade e indissociabilidade ensino/pesquisa/extensão.</em></p>2024-09-04T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Revista ELO – Diálogos em Extensãohttps://periodicos.ufv.br/elo/article/view/17299Treinamento de suporte básico de vida: uma capacitação aos professores e funcionários da educação infantil2024-08-13T09:25:42-03:00Carina Pereira de Oliveira CARLETTOcarinapoliveirac@gmail.comRodolfo Jesus DIASrodolfomedpitagoras@gmail.comBeatriz Lopes SOBRALbialopessobral@hotmail.comKaroline Santana SILVAkarol20ssantana@gmail.comKamila Miwa OKADAmila_okada@hotmail.comIara Ramony Matos CANGUSSUiararamonymatos@yahoo.com.br<p><em>Este trabalho tem como propósito descrever a experiência vivenciada por estudantes da graduação de </em><em>medicina na capacitação de professores do ensino infantil para o primeiro atendimento em relação a acidentes </em><em>em ambiente escolar e munir esses profissionais de instrumentos para reduzir a cultura da hospitalização e os </em><em>gastos públicos desnecessários. Trata-se de um estudo qualitativo, de natureza descritiva do tipo relato de </em><em>experiência, acerca da capacitação de Suporte Básico de Vida ministrada pelos discentes do curso de Medicina </em><em>da Faculdade Pitágoras de Eunápolis e direcionada para os funcionários da educação infantil do município de </em><em>Eunápolis. As experiências realizadas pelos discentes tiveram uma aceitação positiva por parte dos professores </em><em>e funcionários da escola, porém, ainda é desafiadora, uma vez que, o emprego efetivo dentro das escolas, </em><em>principalmente públicas, requer interesse e investimento do poder público vigente.</em></p>2024-09-23T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Revista ELO – Diálogos em Extensãohttps://periodicos.ufv.br/elo/article/view/17024Extensão universitária: promovendo ações de Incentivo e divulgação da logística reversa em escola de ensino fundamental em Imperatriz – MA2024-10-23T15:37:00-03:00Elizabeth Nunes FERNANDESbethquim@gmail.comJoão Vitor Ferreira NASCIMENTOjoao.nascimento@uemasul.edu.brMirely Bento dos SANTOSmirely.santos@uemasul.edu.brDaniel dos Santos ROCHAdanielrocha@uemasul.edu.brSheila Elke Araújo NUNESsheilanunes@uemasul.edu.brIvaneide de Oliveira NASCIMENTOivaneide@uemasul.edu.brMarcia Guelma Santos BELFORTmarciguelma@hotmail.com<p><em>No Brasil, a Política Nacional de Resíduos Sólidos foi instituída pela Lei nº 12.305/2010, e </em><em>regulamentada pelo Decreto nº 10.936/2022. A legislação vigente apresenta a Logística Reversa (LR) como um </em><em>dos instrumentos da PNRS para minimizar o cenário de excessiva geração de resíduos sólidos, com vistas à </em><em>diminuição dos impactos originados pelo descarte inadequado de resíduos. Este trabalho aplicou ações de </em><em>incentivo e divulgação da LR na Escola Frei Manoel Procópio, Imperatriz - MA. Os estudantes foram bastante </em><em>receptivos, demostrando interesse nas primeiras ações que deram início aos trabalhos, o que resultou na </em><em>participação efetiva desses discentes no processo de coleta de seletiva de pilhas, baterias e medicamentos. </em><em>Investir em campanhas de educação ambiental, por meio de projetos de extensão universitária, promove </em><em>conhecimento sobre o tema desde a mais tenra idade e constitui uma excelente alternativa para conscientização</em><br /><em>das gerações futuras em defesa da sustentabilidade.</em></p>2024-04-22T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Revista ELO – Diálogos em Extensãohttps://periodicos.ufv.br/elo/article/view/18410Monitoria, movimentos sociais e curricularização da extensão: um relato de experiência a partir da disciplina "Sociedade, classes e movimentos sociais"2024-07-03T16:27:33-03:00Marco Aurélio Silva JUSCELINOmarco.juscelino@ufv.brJunia Marise Matos de SOUSAjunia.sousa@ufv.br<p><em>O presente relato de experiência é fruto das atividades de monitoria desenvolvidas na disciplina Sociedade, Classes e Movimentos Sociais (SES 221) do curso de Serviço Social da Universidade Federal de Viçosa (UFV). Tem como objetivo central a análise acerca da atuação do monitor na disciplina em questão tendo por vista as alterações trazidas pela resolução 06/2022 do Conselho de Pesquisa, Ensino e Extensão (CEPE) da UFV, que dispõe sobre a curricularização da extensão universitária nos cursos de graduação. Também debruça-se sobre os limites e potencialidades das atividades de monitoria aliadas aos movimentos sociais e populares. De caráter qualitativo e exploratório, utilizou-se do diário de campo e da revisão bibliográfica como instrumentos de coleta de dados e da Análise de Conteúdo para a interpretação e a sistematização dos resultados. Conclui-se que a atuação do monitor na cena em específico potencializa os objetivos da monitoria e possibilita a interação entre novos atores.</em></p>2024-11-11T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Revista ELO – Diálogos em Extensãohttps://periodicos.ufv.br/elo/article/view/17487Mulheres que Inspiram: Impacto de uma websérie para divulgação de mulheres que contribuíram com a história da humanidade2024-09-25T15:58:48-03:00Marisele dos Santos SOARESmariselesoares@gmail.comAna Carolina de Souza da ROSAanacdsdr2.aluno@unipampa.edu.brPâmela Billig Mello CARPESpamelacarpes@unipampa.edu.br<p><em><span style="font-weight: 400;">A divulgação da participação de mulheres em diferentes áreas da sociedade é importante, pois ainda há barreiras que limitam a representatividade feminina em vários espaços. O uso das redes sociais, em especial o Instagram, tem potencial para a popularização de conhecimentos, devido ao seu amplo alcance. Nosso objetivo</span></em> <em><span style="font-weight: 400;">foi produzir e avaliar o impacto de uma WebSérie na divulgação e popularização de personalidades femininas que contribuíram para a história da humanidade.</span></em> <em><span style="font-weight: 400;">A WebSérie foi produzida utilizando as plataformas Canva (canva.com) e Clipchamp (app.clipchamp.com) e publicada na rede social Instagram do Grupo de Pesquisa em Fisiologia da Universidade Federal do Pampa. Os resultados demonstram que a WebSérie apresentou um amplo alcance, possibilitou uma ampliação de conhecimentos histórico, social e cultural aos seguidores, além de ter o potencial de inspirar meninas e mulheres a buscarem diferentes oportunidades profissionais e seu empoderamento diante da sociedade.</span></em></p>2024-10-01T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Revista ELO – Diálogos em Extensãohttps://periodicos.ufv.br/elo/article/view/18739Extensão universitária e tecnologia grupal: refletindo a prática profissional na atenção psicossocial para transformar o modelo assistencial2024-07-12T08:20:20-03:00Johnatan Martins SOUSAjohnatanfen.ufg@gmail.comMarciana Gonçalves FARINHAmarciana@ufu.brCamila Cardoso CAIXETAcamilaccaixeta@ufg.brThatianny Tanferri de Brito PARANAGUÁparanagua@unb.brFernanda Costa NUNESfernandanunes@ufg.brAna Lúcia Queiroz BEZERRAaqueiroz.fen@gmail.com<p><em>Objetivou-se descrever reflexões de profissionais de saúde mental sobre as suas atuações em Centros de Atenção Psicossocial. Pesquisa-intervenção qualitativa realizada com 30 profissionais de dois Centros de Atenção Psicossocial da região central do Brasil, aprovada pelo comitê de ética Parecer n° 4.298.136. Para a coleta de dados foram implementadas quatro oficinas e para refletir sobre o componente do Método Clínico Centrado na Pessoa - fortalecendo a relação entre a pessoa e o médico/profissional de saúde, foi empregada técnica de aquecimento com as questões: Como você gostaria de ser atendido no serviço de saúde mental?; Como você costuma atender os usuários do serviço? Gostaria de ser atendido por si mesmo? Os dados foram submetidos à análise de conteúdo temática. Emergiram três categorias que revelam reflexões sobre a assistência à saúde mental:</em> <em>1. Invertendo os papéis; 2. Autopercepção da atuação profissional; 3. Entre o querer e o não querer.</em></p>2024-11-01T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Revista ELO – Diálogos em Extensãohttps://periodicos.ufv.br/elo/article/view/18576PET-Recebe: educação em saúde no ensino de parasitologia2024-07-15T09:41:29-03:00Doralice Conceição da PAZ NETAdoralice.paz@ufpe.brIngrid da Silva Florêncio FREIREingrid.ffreire@ufpe.brWesllen David Silva VILAwesllen.silva@ufpe.brKamylle Cynnara Tavares da SILVAkamylle.cynnara@ufpe.brRodrigo Ferreira da SILVArodrigo.rfs@ufpe.brIgor Marley Pereira de ANDRADEigor.marley@ufpe.brCaroline Paiva da SILVAcaroline.paiva@ufpe.brIsabela Marques de LIMAisabela.mlima@ufpe.brNayara dos Santos ARAÚJOnayara.santosaraujo@ufpe.brRutyelle Moreira de Melo SOUSArutyelle.sousa@ufpe.brMariana Santana QUEIRESmariana.queires@ufpe.brYasmin Vitória Moura de SENAyasmin.sena@ufpe.brAna Júlia SANTOSjulia.santos2@ufpe.brAndré de Lima AIRESandre.laires@ufpe.br<p><em>Educação em saúde é importante para construir conhecimento e modificar comportamentos na população escolar, além de contribuir para formação acadêmica humanizada e ética. O Grupo PET-Parasitologia conduz atividades de educação em saúde para alunos do ensino médio e fundamental, visando preencher lacunas na compreensão do ensino em parasitologia. Por meio de oficinas teórico-práticas, os escolares foram instruídos sobre biologia dos parasitos, suas infecções, transmissão, profilaxia, diagnóstico e tratamento. Os escolares reportaram conhecimento popular que foi trabalhado com o científico, revelaram entendimento sobre o tema e suas prevenções. A utilização de ferramentas eficazes e infraestrutura de laboratório de ensino são cruciais para o sucesso das ações de educação em saúde, destacando sua importância no ensino da parasitologia e na formação acadêmica.</em></p>2024-11-08T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Revista ELO – Diálogos em Extensãohttps://periodicos.ufv.br/elo/article/view/16808Ações de extensão no contexto universitário: promoção da saúde para pessoas diabéticas no norte de Minas Gerais2024-10-23T15:51:35-03:00Breno Alves FERREIRAbrenoalvesfrmed@gmail.comRenan de Oliveira CORDEIROrenanoliverpm@gmail.comLaiane Soares SILVA laianesoare69@gmail.comThiago Oliveira CORDEIROthiagooliveicord@gmail.comVictor Guilherme PEREIRAvguilherme.pereira17@gmail.comLanuza Borges OLIVEIRA lanuzaborges@hotmail.com<p><em>São consideradas exigências legais na matriz curricular da graduação as práticas extensionistas </em><em>acadêmicas, sendo reconhecidas como fatores de contribuição imprescindíveis para a formação universitária. </em><em>Objetivou-se relatar a experiência de acadêmicos do curso de medicina na realização de ações de extensão </em><em>universitária com pacientes portadores de diabetes mellitus cadastrados em uma Estratégia de Saúde da Família </em><em>(ESF) no município de Montes Claros, Minas Gerais. Trata-se de relato de experiência acerca das práticas </em><em>extensionistas realizadas em uma Estratégia de Saúde da Família como requisito para a disciplina de Práticas </em><em>Interdisciplinares de Extensão, Pesquisa e Ensino III. As ações foram conduzidas com pacientes diabéticos da </em><em>área de abrangência da unidade de saúde e possibilitou o aprimoramento do diálogo com os diabéticos, a partir </em><em>do desenvolvimento de atividades pedagógicas, as quais são importantes para o processo de aprendizagem na </em><br /><em>academia.</em></p> <p> </p>2024-03-04T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Revista ELO – Diálogos em Extensãohttps://periodicos.ufv.br/elo/article/view/18377A Hora do Campo: radiodifusão e espaços virtuais como ferramentas de extensão universitária2024-07-29T11:32:38-03:00Letícia Costa SANTOSleticia.s8786@ufob.edu.brLuanna Santos de Almeida e SANTOSluanna.s0899@ufob.edu.brFanuel Alves da SILVA FILHOf.fanuelalves@gmail.comEnirce Maria Nunes PEREIRAenirce.pereira@ufob.edu.brTomás Guilherme Pereira da SILVAtomas.guilherme@ifpi.edu.brAdérico Júnior Badaró PIMENTELaderico.pimentel@ufob.edu.brJanaina de Lima SILVAjanaina.lima@ufob.edu.br<p><em>Com o projeto “A Hora do Campo” objetivou-se promover e avaliar a efetividade do diálogo com a comunidade urbana e rural, utilizando o rádio e as redes sociais como ferramentas de comunicação. Os programas de rádio foram transmitidos semanalmente por meio de rádio comunitária do município de Barra - BA. As redes sociais (Instagram e Youtube) foram utilizadas para divulgação de informativos técnicos e entrevistas. Nos cinco anos do projeto de extensão foram realizados 141 programas de rádio. Na etapa de diálogos com a comunidade, foram ouvidas 200 pessoas, sendo 80% do sexo feminino. Do total de ouvintes, cerca de 30% são estudantes de graduação e 12% são produtores rurais, os quais consideram o projeto extremamente importante. A utilização das ferramentas de comunicação, por meio do rádio e redes sociais, no projeto de extensão “A Hora do Campo” é efetiva no compartilhamento e troca de saberes sobre assuntos relacionados à produção animal e vegetal, saúde única, meio ambiente e educação.</em></p>2024-11-11T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Revista ELO – Diálogos em Extensãohttps://periodicos.ufv.br/elo/article/view/17695Promoção da educação alimentar e nutricional através de oficinas de boas práticas em alimentação para adolescentes da rede pública de ensino2023-12-13T14:42:37-03:00Maria Eduarda Raielly da SILVAmadur@ufpi.edu.brAmanda Caroline Bandeira FRANÇAamandacaroline18.ac@gmail.comBianca Mickaela Santos CHAVESbia.mickaela@hotmail.comElane Natielly da Conceição SILVAelane.natielly@ufpi.edu.brNauale Lopes de ARAÚJOnaualea@gmail.comCecília Maria Resende Gonçalves de CARVALHOceciliacvalho@ufpi.edu.brClelia de Moura Fé CAMPOScleliamfc@ufpi.edu.br<p><em>As ações de educação alimentar e nutricional objetiva contribuir para a promoção da saúde, por meio </em><em>do incentivo de uma alimentação adequada e saudável. Este artigo refere-se à realização de oficinas de boas </em><em>práticas em alimentação em uma escola pública de Teresina, Piauí, em 2022. Ministrado por graduandos de </em><em>Nutrição da Universidade Federal do Piauí, o curso abordou temáticas como alimentação saudável, boas </em><em>práticas em alimentação para adolescentes, desperdício alimentar e áreas de atuação do nutricionista. </em><em>Destacam-se as atividades lúdicas como facilitadoras do processo de ensino-aprendizagem. As abordagens</em><br /><em>proporcionaram aos alunos não apenas informações teóricas, mas também experiências práticas. Evidencia-se </em><em>a importância dessas iniciativas na promoção de hábitos saudáveis e na disseminação de conhecimentos </em><em>nutricionais. Em suma, o curso atingiu seus objetivos educacionais e evidenciou o impacto positivo de métodos </em><em>interativos na educação alimentar e nutricional.</em></p>2024-09-10T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Revista ELO – Diálogos em Extensãohttps://periodicos.ufv.br/elo/article/view/17499Preservação e conservação do Córrego da Prata: a educação ambiental como agente transformador para sociedade2024-10-21T18:47:52-03:00Rômulo Amaral Faustino MAGRIromulomagri@hotmail.comAndiara Helena MELOandiara_melo@hotmail.com.brGuilherme Silva de SOUZAguilherme.2199560@discente.uemg.brPedro Augusto SOARESpedro.2138356@discente.uemg.br<p><em>Em Pratápolis-MG, nasce e percorre o Córrego da Prata, manancial de muita importância para a cidade. Apesar disso, o córrego encontra-se degradado com grande parte de sua mata ciliar desmatada e lançamento de esgoto. Diante disso, este trabalho promoveu a educação ambiental em escolas públicas do município, enfatizando a conservação e preservação do Córrego da Prata, por meio de palestras e atividades práticas (oficinas, visitas em campo com observação dos problemas ambientas e plantio de mudas nativas nas margens do córrego). </em><em>Após a realização das atividades, notou-se que os alunos se sentiram agentes contribuintes para com o meio ambiente, além de levantarem dados importantes para análises macroscópica do córrego e para o monitoramento dos recursos hídricos. Indiretamente, o projeto teve um impacto positivo nas famílias dos participantes, uma vez que esses se tornaram multiplicadores de ideias. A comunidade local também foi beneficiada com as atividades de revitalização do córrego.</em></p>2024-09-23T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Revista ELO – Diálogos em Extensãohttps://periodicos.ufv.br/elo/article/view/17495Levando a neurociência para todos - experiências do programa Popneuro em ações de divulgação científica2024-10-21T18:58:38-03:00Pedro Igo Lopes RIBEIROpedrolopes.aluno@unipampa.edu.brBruna Tarasuk Trein CRESPObrunacrespo.aluno@unipampa.edu.brAna Luiza Trombini TADIELOanatadielo.aluno@unipampa.edu.brPatricia Altermann Batista da ROSApatriciabatista@unipampa.edu.brPâmella Andrea Machado da Silva Laranja PINTOpamellapinto.aluno@unipampa.edu.brPâmela Billig MELLO-CARPESpamelacarpes@unipampa.edu.br<p><em>A divulgação da neurociência, destacando-se pelo estudo do cérebro e suas funções, ganha </em><em>importância na educação e sociedade. Através de esforços contínuos, como palestras e o uso inteligente das </em><em>mídias sociais, a neurociência se aproxima do público. Estudantes universitários, especialmente os </em><em>envolvidos com o Programa POPNEURO da Universidade Federal do Pampa, em Uruguaiana, RS, </em><em>desempenham papel fundamental, agindo como embaixadores científicos. As atividades, incluindo a Semana </em><em>Internacional do Cérebro, feiras de ciências e Neuroblitzes em escolas, além da capacitação de professores, </em><em>fomentam o interesse e compreensão sobre o Sistema Nervoso. Essas ações, marcadas pela inovação, não só </em><em>informam, mas também inspiram e engajam a comunidade, fortalecendo a cultura científica e a aplicação </em><em>prática do conhecimento neurocientífico no cotidiano. As ações exemplificam o impacto transformador da</em><br /><em>neurociência na educação e engajamento público, evidenciando seu valor além da academia. </em></p>2024-09-04T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Revista ELO – Diálogos em Extensãohttps://periodicos.ufv.br/elo/article/view/18891Extensão e impacto social: projeto “Capacitação de mulheres em situação de vulnerabilidade como estratégia de geração de renda e inclusão social” 2024-10-14T17:29:01-03:00Eliane Maciel CASTROelianemacielcastro@gmail.comRenato Gonçalves LEÃOrenatoleao594@gmail.comKaroline Wanzeler MACIEL karolwanzeler08@gmail.comJoão Marcos Lopes BARROSOmarkoslavin444@gmail.comGiovani Guimarães LISBOAgiovani.lisboa@ifpa.edu.brJosiele Pantoja de ANDRADE josiele.andrade@yahoo.com.brTamires da Silva MAGALHÃES tamires.magalhaes@ifpa.edu.brFagner Freires de SOUSA fagner.sousa@ifpa.edu.br<p><em>A vulnerabilidade social é uma situação enfrentada por grande parte da população brasileira, com destaque para as mulheres, portanto, são necessárias ações que contribuam para superação desse cenário, a exemplo de cursos de capacitação. Nesse contexto, em 2023, foi executado, no Campus Cametá do IFPA, o projeto “Capacitação de mulheres em situação de vulnerabilidade social como estratégia de geração de renda e inclusão social”, que teve como objetivo a qualificação profissional de mulheres em situação de vulnerabilidade. Assim, este artigo apresenta a experiência vivenciada no projeto. As capacitações ocorreram por meio de oficinas teórico-práticas que beneficiaram 82 mulheres, em boas práticas na manipulação de alimentos, produção de doces, geleias, sabão e sabonete, além de estratégias de comercialização, incentivando o empreendedorismo feminino. Além dos benefícios à comunidade, o projeto contribuiu à formação discente, estimulando o desenvolvimento profissional e de senso crítico.</em></p>2024-11-12T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Revista ELO – Diálogos em Extensãohttps://periodicos.ufv.br/elo/article/view/17221WebCiência IQ-UFG: uma escala do tipo Likert na mensuração da opinião dos participantes2024-10-23T15:03:08-03:00Lívia Flório SGOBBIlivia_sgobbi@ufg.brMartin Schwellberger BARBOSAmartin_barbosa@ufg.brBianca Fagundes TELES bianca@discente.ufg.brDaniel Santos de PAULAdaniel.santos@discente.ufg.brPedro Henrique FERRIpedro_ferri@ufg.br<p><em>A análise de atitudes compreende um conjunto de ferramentas imprescindíveis para a mensuração de opiniões, as quais são influenciadas por crenças, impressões e comportamentos. Neste contexto, utilizou-se de uma escala do tipo Likert de quatro pontos para avaliar a opinião dos participantes quanto ao tema (Q1), qualidade do material disponibilizado e clareza na exposição (Q2) dos webinários de uma ação de extensão na plataforma YouTube<sup>®</sup>. As análises exploratórias e preditivas dos resultados da escala indicaram um elevado percentual de satisfação dos participantes com os dois itens e conduziram à identificação das características dos respondentes associadas às opiniões. Características como pertencerem ou não à comunidade da instituição, a categoria ou atividade atual, além do local de onde foram acessados os webinários, foram importantes na modelagem e predição das opiniões dos participantes.</em></p>2024-07-02T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Revista ELO – Diálogos em Extensãohttps://periodicos.ufv.br/elo/article/view/18637Um estudo sobre a atividade de curricularização da Extensão Universitária nas universidades federais brasileiras2024-10-14T16:17:21-03:00Antonio Marcos Ribeiro FRUTUOSOamarcos.rf@gmail.comJonathas Luiz Carvalho SILVAjonathascarvalhos@yahoo.com.br<p><em>Trata sobre a Extensão Universitária e a atuação das universidades federais brasileiras no contexto da curricularização. Define no problema de pesquisa, como as universidades federais brasileiras vêm atuando no processo de curricularização da Extensão Universitária? Estabelece como objetivo geral, abordar o processo de curricularização da Extensão Universitária nas universidades federais brasileiras, tendo em visto o cumprimento da meta do Plano Nacional de Educação. Determina na metodologia as finalidades exploratória e descritiva, tendo como estratégia o método bibliográfico, o que caracteriza a pesquisa qualitativa. Conclui que o processo de curricularização da Extensão Universitária vem se consolidando através das resoluções que determinam a creditação das atividades extensionistas nos currículos dos cursos de graduação levando em conta os prazos para implementação e a diversidade de práticas propostas.</em></p>2024-11-05T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Revista ELO – Diálogos em Extensãohttps://periodicos.ufv.br/elo/article/view/16785Extensão e pesquisa para promoção e sustentabilidade da agricultura familiar no município de Conceição da Feira - Ba2024-10-23T15:56:46-03:00Thiago Pires SANTANAtpsantana@uefs.brRogério Gomes MATIASrgmatias@uefs.brIanca Rodrigues COSTAianca.rc@gmail.comAloísio Machado da SILVA FILHOaloisioestatistico@uefs.brRui Manuel Teixeira Santos DIASrui.dias@esce.ips.ptGilney Figueira ZEBENDEgfzebende@uefs.br<p><em>Este artigo descreve, no âmbito da pesquisa e extensão universitária, as ações desenvolvidas na associação rural </em><em>de moradores e agricultores do Cruzeiro, Tábua, Timbó e Adjacências situada na região de Conceição da Feira, Bahia-</em><em>Brasil. A proposta de trabalho foi discutir economia, agricultura familiar, formação e capacitação nesta associação. A </em><em>agricultura familiar desempenha um papel essencial nas pequenas comunidades rurais, colaborando e promovendo o </em><em>desenvolvimento sustentável, a geração de renda e a segurança alimentar. Partir deste entendimento e neste cenário, </em><em>desenvolvemos na associação rural rodas de conversa para discutir economia, agricultura familiar, formação e capacitação. </em><em>As rodas de conversa foram estruturadas em dois encontros, almejando promover e fortalecer a agricultura familiar dessa </em><em>localidade. Identificamos que a comunidade da associação rural não é autossuficiente e não está inserida diretamente na </em><em>produção avícola, que é o principal vetor econômico da região. Porém, existe interesse da comunidade em capacitar-se por </em><em>meio atividades presenciais e inserir-se nesse nicho econômico. Identificamos que, para alcançar o desenvolvimento </em><em>sustentável é necessário a colaboração de instituições públicas e privadas que possam apoiar a comunidade na superação </em><em>de suas necessidades.</em></p>2024-08-30T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Revista ELO – Diálogos em Extensãohttps://periodicos.ufv.br/elo/article/view/18225Saúde mental e comportamento alimentar de pessoas idosas durante a pandemia da COVID-192024-04-01T12:09:22-03:00Rafael Junio Rombardi da SILVArafael.rombardi@ufv.brCamila Stefany Carvalho RIBEIROcamilacarvalho.nutricao@gmail.comDalila Pinto de Souza FERNANDESdalilaf.ufv@gmail.comJoão Pedro Cruz COLOMBARIjoao.colombari@ufv.brAndréia Queiroz RIBEIROandreia.ribeiro@ufv.br<p><em>A pandemia da COVID-19 gerou impactos na população, sobretudo nas pessoas idosas, grupo de vulnerabilidade. Objetivou-se avaliar a relação entre comportamento alimentar e saúde mental de pessoas idosas participantes de um projeto de extensão durante a pandemia da COVID-19. Dados socioeconômicos e de saúde, comportamento alimentar e sintomas depressivos foram coletados. A amostra incluiu 26 indivíduos. Durante a pandemia, 38,5% relataram sintomas depressivos e 46,2% alteração do consumo alimentar. Identificou-se associação entre descontrole alimentar e alteração do consumo alimentar, bem como entre alimentação emocional e alteração da renda e sintomas depressivos. Além disso, a alteração do peso corporal foi superior nos indivíduos que realizavam as refeições sozinhos. Os resultados sugerem impactos da pandemia sobre a saúde mental e o comportamento alimentar das pessoas idosas, o que evidencia a importância da extensão universitária para mitigar os impactos em contextos pandêmicos.</em></p>2024-11-04T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Revista ELO – Diálogos em Extensão