Revista ELO – Diálogos em Extensão https://periodicos.ufv.br/elo <p class="western" align="justify"><span style="font-size: medium;">Revista Elo – Diálogos em Extensão – </span><strong style="font-size: medium;">ISSN 2317 5451</strong></p> <p class="western" align="justify"><span style="font-size: medium;">A Revista ELO – Diálogos em Extensão é uma publicação mantida pela Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da Universidade Federal de Viçosa. Lançada em novembro de 2010, a revista é voltada principalmente para a divulgação de artigos científicos relativos à extensão universitária desenvolvidos no Brasil e em outros países. A revista prevê as seções de artigos, relatos de experiência, resenha e a divulgação de programas de extensão.</span></p> <p class="western" align="justify"><span style="font-size: medium;">A Revista ELO – Diálogos em Extensão recebe trabalhos relacionados às seguintes áreas temáticas da extensão universitária: Agroecologia, Associativismo, Cooperativismo, Comunicação, Cultura, Direitos Humanos, Educação, Gênero, Meio Ambiente, Políticas Públicas, Ruralidade, Saúde, Segurança Alimentar, Tecnologia, Teorias e Metodologias em Extensão, Trabalho, Territoriedade.</span></p> <p class="western" align="justify"><span style="font-size: medium;">O periódico atualmente adota o formato online, primando pela regularidade, qualidade e agilidade no processo de avaliação dos trabalhos submetidos, buscando, assim, alcançar os melhores resultados junto aos órgãos indexadores, mas a Revista ELO – Diálogos em Extensão já está indexada ao: DOAJ, Latindex, </span><span style="font-size: medium;">Google Acadêmico, Sumários, LivRe, Periodicos, Periodicos de Minas, Miar.</span></p> <p class="western" align="justify"><span style="font-size: medium;">A Revista ELO – Diálogos em Extensão é uma publicação eletrônica de periodicidade semestral e utiliza o Sistema de Editoração Eletrônica de Revistas (OJS/SEER), recebendo trabalhos em fluxo contínuo.</span></p> <p class="western" align="justify"><span style="font-size: medium;">Os interessados devem submeter trabalhos e o acompanhar o trâmite para publicação pelo site www.elo.ufv.br.</span></p> <p class="western" align="justify"><span style="font-size: medium;">Todos os trabalhos enviados para apreciação deverão enquadrar-se na formatação exigida no espaço “SUBMISSÕES ONLINE”, sob pena de não serem analisados quanto ao mérito e conteúdo.</span></p> <p class="western" align="justify"><span style="font-size: medium;">Os artigos devem ser submetidos em português, espanhol ou inglês.</span></p> <p class="western" align="justify"><span style="font-size: medium;">Os Editores reservam o direito de garantir um intervalo de duas edições entre duas publicações de um mesmo autor e/ou de um mesmo grupo de trabalho, projeto ou programa de extensão.</span></p> <p class="western" align="justify"><span style="font-size: medium;">Este periódico não faz nenhuma restrição à titulação acadêmica mínima para submissão de trabalhos e a avaliação é feita com base no sistema de análise “cega” por pares.</span></p> pt-BR <p><strong>Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:</strong></p> <ol> <li class="show"><span style="font-weight: 400;"> Autores concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho&nbsp;simultaneamente licenciado sob a </span><em><span style="font-weight: 400;">Creative Commons Attribution License </span></em><span style="font-weight: 400;">que permite o&nbsp;compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta&nbsp;revista.</span></li> <li class="show"><span style="font-weight: 400;"> Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para&nbsp;distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar&nbsp;em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.</span></li> <li class="show"><span style="font-weight: 400;"> A Revista reserva-se o direito de efetuar alterações nos originais de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.</span></li> <li class="show"><span style="font-weight: 400;"> As opiniões emitidas pelos autores são de sua exclusiva responsabilidade.</span></li> </ol> elo@ufv.br (Elo) elo@ufv.br (Revista Elo Diálogos em Extensão) Sex, 29 Jan 2021 00:00:00 -0300 OJS 3.2.1.1 http://blogs.law.harvard.edu/tech/rss 60 Floresta Júnior: projeto de apoio à formação e a capacitação acadêmica https://periodicos.ufv.br/elo/article/view/10954 <p><em>O termo "Empresa Júnior'', surgiu em 1967, na França, e tratava-se de um projeto do governo para incentivar a criação de empresas no país. Hoje, o papel das empresas juniores é dar aos acadêmicos a oportunidade de aprimoramento técnico através da realização de trabalhos que possibilitem a resolução de tarefas práticas, desenvolvimento pessoal e valorização da profissão, além de contribuir com o desenvolvimento da sociedade, através dos trabalhos de extensão realizados em sua área de atuação, tendo como resultado final a interação Universidade/Comunidade. Como forma de cooperar para a formação técnica e humana da comunidade em geral e dos acadêmicos de Engenharia Florestal da Universidade Federal de Santa Maria, a Floresta Jr. propõe a realização de trabalhos técnicos, palestras e cursos. Deste modo, facilita a inserção dos acadêmicos no mercado de trabalho, com a criação de um canal de divulgação da profissão e de contato dos estudantes com empresas e profissionais do ramo.</em></p> Débora da Silva Teixeira, Jorge Antonio de Farias Copyright (c) 2021 Revista ELO – Diálogos em Extensão http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://periodicos.ufv.br/elo/article/view/10954 Seg, 22 Fev 2021 00:00:00 -0300 NAF: um projeto de extensão que contribui para o desenvolvimento de estudantes, sociedade e instituições públicas https://periodicos.ufv.br/elo/article/view/11625 <p><em>O “Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal da UFCA” é um projeto de extensão criado em 2019. O objetivo desse relato é descrever as atividades desenvolvidas pelo projeto de extensão NAF. Inicialmente, foram realizados treinamentos ofertados pela Receita Federal, SEFAZ-CE e pelo professor orientador para a capacitação dos discentes. Também realizou-se reuniões para a organização do projeto. Logo após, começaram os atendimentos para a sociedade. Percebeu-se que houve bastante participação dos alunos, aumento de suas relações interpessoais e melhoria na comunicação. Assim, identificou-se que o projeto é de grande relevância para todos os envolvidos</em>.</p> Geysa Gabriela Pinheiro GOMES, Hugo Azevedo Rangel de Morais MORAIS , Ricardo Aladim MONTEIRO Copyright (c) 2021 Revista ELO – Diálogos em Extensão http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://periodicos.ufv.br/elo/article/view/11625 Qui, 18 Mar 2021 00:00:00 -0300 Cultura de paz nas escolas de educação infantil: uma revisão de literatura https://periodicos.ufv.br/elo/article/view/11913 <p><em>Trata-se de um relato de experiência do projeto de extensão Diagnóstico da Violência e Estratégias de Construção da Paz nas Escolas Municipais de Feira de Santana-BA. O projeto de extensão é voltado a crianças quilombolas de três a cinco anos e seus familiares.Tem como objetivo descrever as atividades de um projeto extensionista realizado com crianças matriculadas na Escola Municipal de Educação Infantil em uma comunidade quilombola. A metodologia adotada foi a roda de conversa, apresentação da proposta e identificação dos fatores de risco relatados e proposição de atividades sobre prevenção da violência, noções básicas do corpo humano, higiene corporal e valores como ética, respeito e cooperação. O trabalho foi desenvolvido no período de outubro de 2018 a julho de 2019. A realização dos encontros com as crianças proporcionou a promoção do pensamento crítico, além da participação e dinamicidade nas atividades elaboradas.</em></p> Rayciane Santos Suzart RAMOS, Aisiane Cedraz MORAIS, Iandra Sara dos Santos FERREIRA, Sinara de Lima SOUZA, Rosely Cabral de CARVALHO Copyright (c) 2021 Revista ELO – Diálogos em Extensão http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://periodicos.ufv.br/elo/article/view/11913 Sex, 30 Abr 2021 00:00:00 -0300 A atuação do projeto de extensão “COMSEA, O QUE É?”, na propagação do conceito de Segurança Alimentar e Nutricional e seus deveres https://periodicos.ufv.br/elo/article/view/11014 <p><em>O propósito do artigo foi ressaltar a atuação do Projeto de Extensão da UFJF “COMSEA, o que é?” na cidade de Juiz de Fora/MG, enfatizando a necessária interação do saber popular e o conhecimento acadêmico. O projeto contribuiu para divulgação do Conselho Municipal de Segurança Alimentar, órgão municipal precursor do Direito Humano à Alimentação Adequada (DHAA) e criou-se um acervo sobre políticas públicas de SAN. A metodologia utilizada foi a abordagem qualitativa, de caráter exploratório. O método adotado envolve análise documental de atas das reuniões plenárias do COMSEA-JF no período de 5 anos, entrevistas com conselheiros da cidade e a realização de atividades de capacitação de conselheiros. Concluiu-se ser positiva a parceria do projeto “COMSEA, o que é?”, com o COMSEA-JF e a população, que em um processo dialógico conseguem articular políticas públicas efetivas de Segurança Alimentar e Nutricional. O marco teórico foi Paulo Freire e Luciene Burlandy.</em></p> Maria Clara Marinho RABELLO, Vitoria Maria Rodrigues Marques da Silva Pinto PEREIRA, Ana Claudia Peres RODRIGUES Copyright (c) 2021 Revista ELO – Diálogos em Extensão http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://periodicos.ufv.br/elo/article/view/11014 Sex, 29 Jan 2021 00:00:00 -0300 Inclusão Digital para adultos: Relato de experiência https://periodicos.ufv.br/elo/article/view/11869 <p><strong>Resumo:</strong> <em>Este artigo apresenta o relato de experiência do projeto de extensão Inclusão Digital para Adultos. O projeto teve como objetivo principal desenvolver a inclusão digital do educando, fazendo com que após sua inserção no mundo digital ele possa interagir com esse novo paradigma social, sentindo-se valorizado como indivíduo, realizando-se como profissional, contribuindo assim para a melhoria de seu contexto social, de acordo com a formação obtida por meio das oficinas práticas. O projeto desenvolveu, por meio de oficinas educativas e práticas, a inclusão do público específico a ser atendido, contribuindo assim para a aproximação da comunidade externa com o Instituto Federal de Santa Catarina - campus Tubarão. Ao final do projeto conclui-se que os objetivos foram alcançados. No total, foram atendidos 30 alunos.</em></p> <p>&nbsp;</p> Fernanda Corrêa GARCIA, Diego Ramos GOMES , Felipe Schneider COSTA, Rebeca Guedes Maria da SILVA Copyright (c) 2021 Revista ELO – Diálogos em Extensão http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://periodicos.ufv.br/elo/article/view/11869 Seg, 19 Abr 2021 00:00:00 -0300 Segurança alimentar de agricultores agroecológicos do Semiárido Brasileiro https://periodicos.ufv.br/elo/article/view/11021 <p><em>O presente estudo buscou descrever a situação de segurança alimentar vivenciada por famílias de agricultores agroecológicos dos municípios de Choró, Massapê e Tauá, assistidos pela ONG ESPLAR no Ceará. Utilizou-se a Escala Brasileira de Insegurança Alimentar (EBIA), que tem o fator renda como principal determinante e uma escala adaptada da EBIA que leva em consideração a produção para autoconsumo. Foram investigadas 61 famílias de agricultores agroecológicos que continham em seu núcleo pelo menos um membro menor e outra com todos os membros maiores de 18 anos. Os resultados sugerem que o fator renda não foi o único determinante na segurança alimentar e nutricional desses agricultores, enfatizando a importância da produção para autoconsumo. A verificação da insegurança alimentar pela EBIA pode ser superestimada por não considerar a produção para o autoconsumo. Os métodos agroecológicos combinados com a troca de conhecimentos podem aumentar a segurança alimentar.</em></p> José Vagner SILVA, Vanessa Schiavon LOPES, Maria Valdenira Rodrigues de ALMEIDA , Ana Leônia de Araújo GIRÃO, Pollyanna da Silva QUEMEL, Renato Teixeira de OLIVEIRA, Teogenes Senna de OLIVEIRA Copyright (c) 2021 Revista ELO – Diálogos em Extensão http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://periodicos.ufv.br/elo/article/view/11021 Ter, 06 Abr 2021 00:00:00 -0300 Formação de multiplicadores para reciclagem de resíduos orgânicos por meio da compostagem em tempos de pandemia https://periodicos.ufv.br/elo/article/view/11875 <p><em><span style="font-weight: 400;">Em 2016 o Brasil gerou cerca de 78,3 milhões de toneladas de Resíduos Sólidos Urbanos (RSU), sendo que a metade de todo este resíduo é orgânico. Na degradação da fração orgânica dos RSU aterrados ocorre a produção de gases do efeito estufa e lixiviados que oferecem riscos ao solo, ar, águas e à saúde pública. O tratamento mais simples para este tipo de resíduo é a compostagem. Por isso, este projeto de extensão teve como objetivo formar multiplicadores da comunidade externa para reciclagem de resíduos orgânicos por meio da compostagem. A capacitação ofertada à comunidade externa 100% online gerou quinze vídeos sobre o assunto, na forma de Lives, que estão disponíveis canal do YouTube do IFSC - Campus Garopaba, onde além das palestras, houve troca saberes com a comunidade externa. inicialmente foram recebidas 1291 inscrições de diversas regiões do Brasil e ao final foram emitidos 417 certificados de participação para aqueles que conseguiram cumprir 75% de frequência no curso.</span></em></p> Juliano da Cunha GOMES Copyright (c) 2021 Revista ELO – Diálogos em Extensão http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://periodicos.ufv.br/elo/article/view/11875 Seg, 26 Abr 2021 00:00:00 -0300 Agroecologia como alternativa de produção no campo: um estudo de caso no assentamento João Batista II, em Castanhal-PA https://periodicos.ufv.br/elo/article/view/12044 <p><em>Objetiva-se neste trabalho analisar a contribuição da agroecologia como forma de produção e de luta dos trabalhadores rurais que vivem no território do assentamento João Batista II em Castanhal/PA. Para tanto, adotamos como procedimento metodológico a elaboração de entrevistas com base em roteiro semiestruturado na perspectiva de Brumer et. al (2008) e conversas informais com as (os) agricultoras (es). Desse modo, observou-se, que uma característica marcante nos discursos dos entrevistados foi de que, para eles a agroecologia é muito mais do que uma técnica produtiva ou uma ciência, pois envolve uma variedade de outras dimensões, além do manejo de um determinado agroecossistema, o que permite concluir que os assentados possuem o processo agroecológico conscientemente internalizados, compreendendo que a forma de produção agroecológica possibilita benefícios não somente para si, mas também para todo o contexto social e ambiental em que estão inseridos.</em></p> Livia Silva SANTOS, Leonardo Figueiredo de SOUZA, Gilson da Silva COSTA Copyright (c) 2021 Revista ELO – Diálogos em Extensão http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://periodicos.ufv.br/elo/article/view/12044 Seg, 10 Mai 2021 00:00:00 -0300 A educação ambiental em curso formativo: uma proposta para a formação de jovens do ensino médio por meio das artes https://periodicos.ufv.br/elo/article/view/11373 <p><strong>Resumo: </strong><em>Considerando as macrotendências que se referem aos segmentos da Educação Ambiental, o presente trabalho teve como objetivo desenvolver ações que mitigassem os problemas ambientais. Para o alcance deste objetivo foram utilizadas práticas artísticas e ambientais visando o ensino de Educação Ambiental aos jovens do Ensino médio. Durante um curso, foram desenvolvidas atividades compostas por práticas a campo estruturadas em conceitos agroflorestais, resíduos sólidos urbanos mediadas por atividades artísticas, com animações e desenhos de observação (mapeamento ambiental). Os resultados mostraram que abordagens artísticas e práticas ambientais ajudam a promover um processo de sensibilização ambiental por serem integrativas com o meio ambiente, para tanto os cursistas realizaram apontamentos ilustrativos sobre problemas ambientais tendo como destaque resíduos de sólidos urbanos, posteriormente sugeriram a implantação de uma horta em uma área abandonada dentro da Universidade, estes processos contribuíram para que aos alunos adquirissem uma visão consciente dos recursos naturais e preservação do meio ambiente.</em></p> <p><strong>Palavras-Chaves</strong>: Educação ambiental. Práticas artísticas. Resíduos sólidos urbanos.</p> <p><strong>Área Temática: <em>Educação Ambiental</em></strong></p> Thiago EZIDIO, Dayanne da Silva ALVES, Lucken Bueno LUCAS, Rodrigo de Souza POLETTO Copyright (c) 2021 Revista ELO – Diálogos em Extensão http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://periodicos.ufv.br/elo/article/view/11373 Qui, 25 Fev 2021 00:00:00 -0300 Análise das técnicas argumentativas nos textos dissertativo-argumentativos dos alunos do curso de redação PROENEM (UNILAB) https://periodicos.ufv.br/elo/article/view/11702 <p><em>O presente trabalho tem o objetivo de analisar como os estudantes pré-universitários do Curso de Redação Gratuito ProEnem, promovido pelo Projeto Palestras Interdisciplinares e Oficinas de Produção Textual para o Enem (PROENEM), usam as estratégias argumentativas em redações dissertativo-argumentativas. Para darmos conta desse objetivo, a nossa base teórica está nos postulados de Perelman e Tyteca (1996), sobre as técnicas argumentativas, Fiorin (2018), em sua investigação sobre a argumentação, e Garantizado Júnior (2015), em seu modelo de análise e descrição do fenômeno argumentativo sob uma perspectiva textual e retórica. Para este trabalho, analisamos 25 redações produzidas por 25 estudantes pré-universitários da Turma 1 do primeiro módulo do Curso de Redação. Nossos resultados apontam que, após intervenção didática do ProEnem, as estratégias argumentativas de comparação, exemplificação, vínculo causal, e referência à autoridade foram mais adequadamente utilizadas nos textos produzidos pelos pré-universitários com os quais realizamos a pesquisa.</em></p> Leonardo FERREIRA, José Olavo da Silva Garantizado JÚNIOR Copyright (c) 2021 Revista ELO – Diálogos em Extensão http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://periodicos.ufv.br/elo/article/view/11702 Seg, 12 Abr 2021 00:00:00 -0300 Análise da pertinência do teatro do oprimido para a extensão universitária: perspectivas de jovens residentes em Crato, Ceará https://periodicos.ufv.br/elo/article/view/11904 <p><em>Esse artigo tem por objetivo avaliar a pertinência da metodologia Teatro do Oprimido para a promoção de ações de extensão universitária em contextos periférico-urbanos por meio da análise dos discursos dos jovens participantes das ações de extensão do Laurbs no bairro Alto da Penha, em Crato - CE. Mediante isso, realizou-se uma pesquisa exploratória, cuja coleta dos dados se deu a partir de um questionário semiestruturado aplicado com jovens residentes na comunidade. O tratamento dos dados qualitativos se deu por meio da técnica análise de conteúdo, já os quantitativos foram tratados com base na estatística descritiva. Os resultados apontam que os participantes enxergam a pertinência do Teatro do Oprimido, avaliando-o positivamente. Conclui-se que metodologias lúdicas como o Teatro do Oprimido são importantes para impactar positivamente a consciência dos jovens sobre o seu território e os seus papéis nele, provocando, assim, o despertar à participação social e cidadania.</em></p> Geovane Gesteira Sales TORRES, Caio Ricardo da SILVA, Regina Pimentel CRUZ, Maria Isabel de Sousa BEZERRA, Diego Coelho do NASCIMENTO Copyright (c) 2021 Revista ELO – Diálogos em Extensão http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://periodicos.ufv.br/elo/article/view/11904 Qui, 25 Mar 2021 00:00:00 -0300 Expediente https://periodicos.ufv.br/elo/article/view/11817 Admin Revista ELO Copyright (c) 2021 Revista ELO – Diálogos em Extensão http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://periodicos.ufv.br/elo/article/view/11817 Sex, 29 Jan 2021 00:00:00 -0300 SPIGOLON, Nima Imaculada; LEITE, Sandra Fernandes; PALMEN, Sueli; FABIANO, Edson; DRI, Wisllayne de Oliveira; SOUZA, Vanessa Cristina de (Orgs.). Reinventar a universidade: extensão universitária com a EJA. Uberlândia: Navegando Publicações, 2019 https://periodicos.ufv.br/elo/article/view/11963 <p>O resumo do artigo em português deve ser apresentado em fonte Times New Roman, em itálico, tamanho 10, espaçamento simples entre linhas e alinhamento justificado. Cada resumo deve conter, no máximo, 500 caracteres com espaço. Precedido da Palavra “Resumo:” com a mesma formatação e em negrito</p> Victor Hugo Nedel OLIVEIRA Copyright (c) 2021 Revista ELO – Diálogos em Extensão http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://periodicos.ufv.br/elo/article/view/11963 Ter, 02 Mar 2021 00:00:00 -0300