Revista ELO – Diálogos em Extensão https://periodicos.ufv.br/elo <p class="western" align="justify"><span style="font-size: medium;">Revista Elo – Diálogos em Extensão – </span><strong style="font-size: medium;">ISSN 2317 5451</strong></p> <p class="western" align="justify"><span style="font-size: medium;">A Revista ELO – Diálogos em Extensão é uma publicação mantida pela Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da Universidade Federal de Viçosa. Lançada em novembro de 2010, a revista é voltada principalmente para a divulgação de artigos científicos relativos à extensão universitária desenvolvidos no Brasil e em outros países. A revista prevê as seções de artigos, relatos de experiência, resenha e a divulgação de uma instituição ou programa de extensão.</span></p> <p class="western" align="justify"><span style="font-size: medium;">A Revista ELO – Diálogos em Extensão recebe trabalhos relacionados às seguintes áreas temáticas da extensão universitária: Agroecologia, Associativismo, Cooperativismo, Comunicação, Cultura, Direitos Humanos, Educação, Gênero, Meio Ambiente, Políticas Públicas, Ruralidade, Saúde, Segurança Alimentar, Tecnologia, Teorias e Metodologias em Extensão, Trabalho, Territoriedade.</span></p> <p class="western" align="justify"><span style="font-size: medium;">O periódico atualmente adota o formato online, primando pela regularidade, qualidade e agilidade no processo de avaliação dos trabalhos submetidos, buscando, assim, alcançar os melhores resultados junto aos órgãos indexadores, mas a Revista ELO – Diálogos em Extensão já está indexada ao: DOAJ, Latindex,&nbsp;</span><span style="font-size: medium;">Google Acadêmico, Sumários, LivRe, .periodicos., Miar, EuroPub.</span></p> <p class="western" align="justify"><span style="font-size: medium;">A Revista ELO – Diálogos em Extensão é uma publicação eletrônica de periodicidade semestral e utiliza o Sistema de Editoração Eletrônica de Revistas (OJS/SEER), recebendo trabalhos em fluxo contínuo.</span></p> <p class="western" align="justify"><span style="font-size: medium;">Os interessados devem submeter trabalhos e o acompanhar o trâmite para publicação pelo site www.elo.ufv.br.</span></p> <p class="western" align="justify"><span style="font-size: medium;">Todos os trabalhos enviados para apreciação deverão enquadrar-se na formatação exigida no espaço “SUBMISSÕES ONLINE”, sob pena de não serem analisados quanto ao mérito e conteúdo.</span></p> <p class="western" align="justify"><span style="font-size: medium;">Os artigos devem ser submetidos em português, espanhol ou inglês.</span></p> <p class="western" align="justify"><span style="font-size: medium;">Os Editores reservam o direito de garantir um intervalo de duas edições entre duas publicações de um mesmo autor e/ou de um mesmo grupo de trabalho, projeto ou programa de extensão.</span></p> <p class="western" align="justify"><span style="font-size: medium;">Este periódico não faz nenhuma restrição à titulação acadêmica mínima para submissão de trabalhos e a avaliação é feita com base no sistema de análise “cega” por pares.</span></p> pt-BR <p><strong>Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:</strong></p> <ol> <li class="show"><span style="font-weight: 400;"> Autores concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho&nbsp;simultaneamente licenciado sob a </span><em><span style="font-weight: 400;">Creative Commons Attribution License </span></em><span style="font-weight: 400;">que permite o&nbsp;compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta&nbsp;revista.</span></li> <li class="show"><span style="font-weight: 400;"> Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para&nbsp;distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar&nbsp;em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.</span></li> <li class="show"><span style="font-weight: 400;"> A Revista reserva-se o direito de efetuar alterações nos originais de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.</span></li> <li class="show"><span style="font-weight: 400;"> As opiniões emitidas pelos autores são de sua exclusiva responsabilidade.</span></li> </ol> elo@ufv.br (Elo) elo@ufv.br (Revista Elo Diálogos em Extensão) Qua, 27 Mai 2020 00:00:00 -0300 OJS 3.1.2.4 http://blogs.law.harvard.edu/tech/rss 60 Expediente https://periodicos.ufv.br/elo/article/view/10363 Admin Revista ELO Copyright (c) 2020 Revista ELO – Diálogos em Extensão http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://periodicos.ufv.br/elo/article/view/10363 Qui, 28 Mai 2020 16:48:07 -0300 Os símbolos das linguagens artísticas do congado de Paula Cândido https://periodicos.ufv.br/elo/article/view/1283 <p>A proposta deste artigo é apresentar e discutir os resultados do projeto de pesquisa intitulado "Os símbolos das linguagens artísticas do congado de Paula Cândido", realizado por meio do Programa Institucional de Bolsas de Cultura e Arte Universitária - Procultura, da Universidade Federal de Viçosa. O projeto analisou, através de pesquisa documental, observação participante e realização de entrevistas, os simbolismos e rituais do congado na Festa de Nossa Senhora do Rosário, buscando perceber as linguagens artísticas da celebração, o envolvimento e significados para a comunidade local. Como resultado do projeto, foi elaborada e distribuída uma cartilha, como atividade extensionista, discutindo cultura, congado e tradições.</p> Vanessa LANA, Lorena Oliveira VIEIRA, Flaviane LEITE Copyright (c) 2020 Revista ELO – Diálogos em Extensão https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://periodicos.ufv.br/elo/article/view/1283 Qua, 27 Mai 2020 00:00:00 -0300 Estudo das características da produção, comercialização e qualidade de produtos derivados de jabuticaba no município de Sabará-Minas Gerais, Brasil. https://periodicos.ufv.br/elo/article/view/8176 <p>Produtores&nbsp; de&nbsp; Derivados&nbsp; de&nbsp; Jabuticaba&nbsp; de&nbsp; Sabará&nbsp; (ASPRODEJAS),&nbsp; a&nbsp; qual&nbsp; os&nbsp; membros&nbsp; produzem&nbsp; e comercializam&nbsp; diversas&nbsp; iguarias&nbsp; a&nbsp; partir&nbsp; da&nbsp; fruta.&nbsp; Objetivando conhecer as&nbsp; características&nbsp; de&nbsp; produção, comercialização e o potencial do município para a obtenção de um registro de indicação geográfica (IG), foram aplicados questionários às produtoras e coletadas amostras de geleias e licores para análise da qualidade. Os resultados mostraram uma produção de caráter artesanal e comercialização informal. Alguns dos produtos analisados apresentaram-se fora dos padrões de qualidade estabelecidos na legislação e apresentaram falta de padronização na forma&nbsp; de&nbsp; produção. Os resultados obtidos&nbsp; permitiram&nbsp; concluir&nbsp; que&nbsp; o&nbsp; registro&nbsp; de&nbsp; IG&nbsp; no município é pertinente, embora seja notória a necessidade de &nbsp;investimento em infraestrutura e capacitação técnica para a obtenção de produtos &nbsp;de maior qualidade.</p> Nathália Andrade NEVES, Luiza Aparecida Carneiro FERNANDES, Maria Emilia Rodrigues VALENTE, Frederico Augusto Ribeiro de BARROS, Paulo César STRINGHETA Copyright (c) 2020 Revista ELO – Diálogos em Extensão https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://periodicos.ufv.br/elo/article/view/8176 Qua, 27 Mai 2020 00:00:00 -0300 A leitura literária na escola: ação e formação docente https://periodicos.ufv.br/elo/article/view/8478 <p>Este relato de experiência discute as ações realizadas no âmbito do projeto de extensão "Leitura Literária na Escola: Ação e Formação Docente", desenvolvido no Instituto Federal de São Paulo - Campos do Jordão.&nbsp; O projeto&nbsp; teve&nbsp; como&nbsp; objetivo&nbsp; aprimorar &nbsp;a&nbsp; formação&nbsp; inicial&nbsp; de&nbsp; professores,&nbsp; aprofundando&nbsp; seus conhecimentos referentes à didática envolvida na prática pedagógica de leitura em voz alta de textos literários em&nbsp; sala&nbsp; de&nbsp; aula.&nbsp; Além disso, o&nbsp; projeto&nbsp; buscou&nbsp; estimular&nbsp; o&nbsp; prazer&nbsp; pela&nbsp; leitura,&nbsp; atendendo&nbsp; alunos&nbsp; dos&nbsp; anos iniciais do Ensino Fundamental. Foram planejadas e aplicadas situações de intervenção, envolvendo a leitura de livros de literatura infantil, seguida de uma atividade relacionada ao enredo da história lida. O planejamento das intervenções e a atuação em sala de aula possibilitaram às extensionistas a análise reflexiva sobre a efetividade das estratégias didáticas propostas, viabilizando uma investigação de caráter didático.</p> Sheila Ferreira GONÇALO, Ana Carolina MACHADO, Cícera Jéssica Paes Casarin MONTEIRO, Lizandra Bianchi de JESUS, Manoela dos Santos PEREIRA Copyright (c) 2020 Revista ELO – Diálogos em Extensão https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://periodicos.ufv.br/elo/article/view/8478 Qua, 27 Mai 2020 00:00:00 -0300